Sites para ganhar dinheiro – 26 opções para começar

sites para ganhar dinheiro imagem 1

Hoje os sites para ganhar dinheiro na internet chamam a atenção de muitos profissionais. Inclusive, boas histórias de freelancers começam em sites e plataformas deste tipo, permitindo ter uma renda extra ou até mesmo principal.

Em geral, esses sites não dão dinheiro de graça. Muito pelo contrário, apenas uma fração do valor é transferido para você. Ou seja, os ganhos não passam de uma recompensa por ter feito determinada tarefa, seja responder um questionário online ou ter atendido uma determinada pessoa a partir de tal plataforma.

Felizmente, os ganhos quase não têm burocracias. Portanto, o seu faturamento sempre depende da sua disponibilidade de trabalhar e, claro, do valor da sua mão de obra, que tende aumentar conforme avaliações positivas e conhecimentos agregados.

Hoje nós listamos as melhores alternativas e mostramos como pode ser fácil dar o seu primeiro passa para lucrar!

1. Blog autoral

Sem dúvida alguma, o melhor site para ganhar dinheiro na internet é o seu próprio. Isto é, ao invés de ter valores descontados, todo o ganho é apenas seu. Além disso, hoje qualquer pessoa consegue criar um blog próprio e bem personalizado.

Basta alguns minutos no YouTube ou uma breve navegada no fórum do WordPress para saber como pôr um blog no ar.

Caso fique na dúvida de por onde começar, nós já antecipamos que requer um certo tempo e muita dedicação. Se você estiver pensando sobre o assunto, pode ler nosso artigo sobre como ganhar dinheiro com blog e também este artigo com uma lista de ideias para sites.

2. Ecommerce

Um ecommerce também é uma excelente fonte de renda. Anos antes, uma loja virtual demandaria um investimento alto. Por sorte, hoje há plataformas que oferecem planos e soluções para gestão facilitada.

Entre bons exemplos, vale a pena dar uma olhada nas soluções da Nuvem Shop e da Shopify. Ambos contam com planos bem acessíveis na hora de começar. Há também templates próprios para o ecommerce, porém são mais difíceis na hora de deixar funcional. 

Vale destacar também que você sempre pode aproveitar um domínio com alguma palavra chave relevante. A partir disso, você consegue ranquear com mais facilidade e promover os conteúdos da sua loja.

3. Mercado Livre

O Mercado Livre está entre os principais sites para ganhar dinheiro rápido por ser um marketplace que investiu em acessibilidade para pequenas e médias empresas. Atualmente, a plataforma cria soluções para agilizar a entrega e maximizar os resultados dos anunciantes.

Inclusive, muitos anunciantes na verdade são lojas físicas que estão há anos no site. Como recompensa, os veteranos têm mais avaliações acumuladas e aparecem mais nos mecanismos de buscas do site, resultando em mais vendas.

Mesmo assim, o site continua um ambiente bem democrático e toda pessoa física ou empresa consegue anunciar praticamente tudo no site. E melhor, conforme mais vendas acontecem, as avaliações positivas aumentam e o seu ranking de posicionamento também.

4. Smart Research

A Smart Research é um site que presta diferentes serviços às grandes empresas. Entre eles está a pesquisa qualitativa e quantitativa encomendada, que costuma recompensar quem participa das pesquisas.

Todo o trâmite é bem ágil: você realiza um cadastro, preenche um formulário para identificar os seus gostos e conhecimentos, responde um questionário online, presencial ou por telefone e pronto. A partir disso, o próprio site faz a transferência para a sua conta.

No entanto, os ganhos são bem baixos e dificilmente se mostram úteis para se tornar uma grande fonte de renda. Ainda assim, o site se mostra bem funcional e pode ser uma alternativa interessante.

5. Troc

A Troc é um dos sites que mais crescem em popularidade, principalmente entre os fanáticos por moda. Isso acontece por conta do seu conceito de moda circular, pauta relevante tendo em mente as crises ambientes que os países têm enfrentado.

A moda circular parte da ideia que as roupas não devem ser descartadas, mas sim reutilizadas, ganhando um novo papel social. Neste caso, o site entra com a premissa de brechó online.

Na prática, você vende as suas peças (ou garimpa roupas e as revende) e deste modo ganha dinheiro.

6. Enjoei

Fora a Troc, há também o Enjoei, site que se posiciona como o principal marketplace dedicado à compra e venda de roupas. Em termos de acesso e alcance, a Enjoei se destaca mais do que a Troc.

Porém, há alguns pontos a serem comparados antes de definir qual o melhor site. A Enjoei, por exemplo, tem um banco digital próprio, o Enjubank. Ao vender uma peça de roupa, o valor é transferido para essa carteira digital e não cai diretamente na sua conta.

Além disso, há muitos brechós grandes que dificultam bastante na hora de começar. Ainda assim, esse site se mostra útil caso o interessado tenha tempo e um dinheiro a mais para investir.

7. Elo7

A Elo7 é um site bom para ganhar dinheiro com artesanato. Chamados de empreendedores criativos, o site oferece a opção para qualquer pessoa criar uma loja personalizada e livre de qualquer tipo de compromisso mensal.

Uma vez ativa, a loja fica disponível para milhares de pessoas e conta com facilidades de pagamento. Entre os principais produtos no site estão lembranças de casamentos e festas, brinquedos infantis e adereços de decoração.

Por fim, vale destacar que toda venda intermediada pela plataforma conta com uma comissão retida, que varia entre 12% a 18%.

8. Opinion Outpost

O Opinion Outpost foca nas pesquisas aprofundadas, isto é, ele é pago para elaborar pesquisas sobre determinados assuntos e gostos. Por não ter a quantidade ideal de pessoas, o site busca interessados em responder alguns formulários e ganhar uma grana extra.

Toda a proposta é bem interessante e conta com muitos interessados ao redor do mundo. Justamente por isso, dezenas de empresas buscam o Opinion Outpost para validar alguns detalhes antes de lançar novos produtos no mercado.

Porém, vale destacar que o Opinion Outpost está em inglês e isso dificulta um pouco para quem não domina o idioma. Fora isso, os ganhos precisam ser acumulados antes de serem transferidos via PayPal.

9. Foap

Entre as melhores opções, o Foap se destaca por oferecer um ambiente acessível e, acima de tudo, funcional. Ele conta com um marketplace prático que permite comprar e vender fotografias em poucos cliques.

As fotos ficam disponíveis para milhares de pessoas ao redor do mundo e podem avaliar ou comentar sobre os trabalhos do usuário. Ao acumular avaliações positivas e muitos comentários, o próprio site promove ainda mais os seus trabalhos.

Na prática, quanto mais vendas acontecem na plataforma, mais pessoas chegam ao seu perfil e compram novas fotos de você. Isso tudo torna este site interessante até mesmo para quem busca ganhos recorrentes.

Vale lembrar que além desse site, existem diversas possibilidade e plataformas que te ajudam a lucrar com suas fotos. Falamos mais sobre isso e te mostramos como você pode lucrar com suas imagens neste artigo.

10. Toluna

O Toluna é mais uma alternativa para quem busca um site para ganhar dinheiro respondendo perguntas. Porém, ao contrário do Smart Research e do Opinion Outpost, este paga em reais e conta com menos burocracia, afinal não há nenhuma alteração de câmbio.

Outro ponto positivo do Toluna é a sua alta recompensa. De acordo com o seu perfil, um único formulário respondido pode valer até 2.000 pontos. Ao acumular 20.000 pontos, você já consegue fazer a transferência para sacar o valor.

No entanto, vale destacar que a falta de burocracia é “compensada” pela demora da transferência, que leva até três semanas para enfim se concretizar. De qualquer forma, o Toluna é uma ótima oportunidade de renda extra.

11. Udemy

O Udemy é um site que oferece cursos acessíveis e com certificado para milhares de pessoas diariamente. Indo além disso, ele também permite que toda pessoa disponibilize um curso relevante aos visitantes do site.

Na prática, isso significa que se você tiver conhecimento, didática para ensinar e uma boa câmera, consegue produzir um conteúdo relevante e adicionar ao site. Inclusive, o próprio site ainda oferece apoio na hora de montar a grade do curso e de realizar a edição.

Os ganhos não são tão expressivos nos meses iniciais, porém conforme as avaliações aumentam, os atuais e próximos cursos ficam melhores posicionados no site, aumentando as vendas e melhorando os resultados ao longo dos dias.

12. TranscribeMe

O TranscribeMe é um site que paga os interessados em transcrever áudios em outro idioma. Entre os muitos áudios e vídeos, o usuário precisa ter paciência para ouvir longas horas de áudio e contar com um entendimento pleno no idioma a ser traduzido.

Todo o processo até começar a trabalhar acontece em minutos: você se cadastra, atesta o seu domínio e já pode selecionar alguns áudios para começar.

Os ganhos variam entre 15 a 22 dólares por hora de áudio decupado e traduzido. Embora os valores sejam altos, a transferência do valor acumulado pode ser feita de seis a seis meses. Portanto, talvez seja melhor ver isto como uma renda extra.

13. UBX – Ubook Exchange

A UBX é uma plataforma que conecta autores de livros com narradores para possibilitar a publicação de um livro em formato de audiolivro. Portanto, se você tem uma boa dicção e voz, este pode ser um ótimo site para ganhar uma grana.

O site é o maior neste ramo na América Latina, e oferece ótimas oportunidades para narradores.

Vale a pena se cadastrar na UBX para ficar por dentro das oportunidades. Além disso, se você quer saber mais sobre as possibilidades de rentabilizar seu talento de contar histórias, dá uma olhada no artigo que escrevemos sobre como ganhar dinheiro narrando livros.

14. Quinto Andar

O Quinto Andar é um site que tem crescido bastante nos últimos anos e isso se dá por suas recompensas para os usuários que decidam prestar serviços. Os interessados podem usar o site para administrar aluguéis, corrigir problemas estruturais e tirar fotos.

Recentemente, o site anunciou o projeto Indica Aí, onde os usuários que fizerem indicações ganham 100 reais ao ter um link convertido em anúncios no site.

Fora isso, caso o anúncio indicado pelo usuário converta em aluguel, 10% do primeiro aluguel é repassado ao usuário que indicou. Caso alguma venda se concretize, a bonificação é de mil reais.

15. Hotmart

Um ótimo site para ganhar uma renda extra é o Hotmart por conta do seu programa de afiliados. Na prática, toda pessoa pode se tornar um afiliado e deste modo vender diferentes infoprodutos, com comissões que variam entre cada produto.

Muitos profissionais se dedicam exclusivamente ao marketing de afiliados e relatam altos ganhos. Porém, nos meses iniciais, dificilmente alguém pode ter uma renda principal a partir do programa de afiliados.

Caso tenha uma comunidade engajada ou uma alta quantidade de acesso em seu blog, com certeza você deve avaliar e até mesmo trabalhar com o programa da Hotmart.

Além disso, você pode criar seu próprio infoproduto – seja ele um e-book, curso, ou programa de assinaturas – e vendê-lo através da plataforma!

16. Monetizze

Um dos principais concorrentes da Hotmart é o site Monetizze, que trabalha de maneira semelhante ao seu concorrente.

Fora a oferta de cursos e algumas burocracias em relação ao pagamento, este site não conta com nenhuma solução que o torne melhor. Do mesmo modo, não há nada que justifique não considerá-lo.

17. Twitch

Entre os melhores sites para faturar, o Twitch fica facilmente entre as melhores posições. Embora os ganhos não sejam imediatos, todo o seu ecossistema tem criado um público cada vez mais engajado e participativo nos conteúdos, possibilitando bons ganhos para uma renda extra.

Não à toa, hoje diferentes nomes e muitos influenciadores têm se arriscado em transmissões ao vivo. Felizmente, toda pessoa consegue ter um espaço na plataforma e rentabilizá-lo.

Inclusive, já criamos um guia sobre como ganhar dinheiro na Twitch. Vale a leitura para quem deseja começar as transmissões ao vivo.

18. YouTube

O YouTube é um site que se tornou potência mundial e até hoje lidera isoladamente quando o assunto é transmissão de vídeos. Inclusive, hoje muitas produtoras de vídeos focam apenas na produção de conteúdo para o site.

A plataforma impulsiona a produção de conteúdo independente a partir da monetização de novos conteúdos. Para quem tem carisma e facilidade para falar diante da câmera, o YouTube é um ótimo começo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, dá uma olhada no nosso artigo sobre como ganhar dinheiro no YouTube!

19. Pinterest

O Pinterest, ao contrário do que muitos pensam, é um mecanismo de buscas, e não uma rede social. Ou seja, ele é muito mais parecido com o Google do que com o Instagram.

Isso significa que muitas pessoas vão até a plataforma para procurar por referências, inspiração e até mesmo por produtos que querem comprar.

O Pinterest, portanto, tem um grande potencial de conversão, já que grande parte dos usuários entra na plataforma para planejar suas compras futuras.

Além disso, existem outras indiretas de ganhar dinheiro no Pinterest (que explicamos neste artigo sobre o tema), como publicar pins patrocinados, ou até mesmo monetizar seu blog através dos milhares de acessos mensais que a plataforma pode te proporcionar.

20. 99Freelas

Outro ótimo site é o 99Freelas, plataforma que intermedia clientes e freelancers. Ele é uma ótima opção esteja você buscando uma renda extra ou um trabalhos para te ocupar em tempo integral.

Em comparação com outros sites para encontrar trabalhos, ela se destaca por ser mais direta: o cliente disponibiliza um projeto, os interessados enviam orçamentos e prazo para finalizar a atividade e o freelancer selecionado começa a trabalhar assim que o dinheiro for garantido.

Todo esse dinamismo se mostra bem útil para todos os lados. Além disso, não há nenhum impedimento na hora de se cadastrar.

21. Surfmappers

O Surfmappers é um site para quem quer combinar a paixão por surfe com a fotografia. Basicamente, este marketplace foca na venda para quem foi fotografado durante uma sessão de surfe.

O site funciona da seguinte maneira: um fotógrafo entra na plataforma, tira diversas fotos de surfistas ao longo do dia e faz o upload dentro do site, marcando o horário, o preço de cada foto e, claro, a praia em questão.

A partir disso, o protagonista da foto pode comprar uma ou até mesmo todas as fotos de uma única vez. Caso goste muito do resultado, o surfista pode convidar o fotógrafo para fazer uma sessão exclusiva.

22. GetNinjas

O GetNinjas é um site bem relevante entre os trabalhadores autônomos, principalmente aqueles que executam tarefas mais manuais. Ainda assim, ele se mostra bem útil para as mais diversas profissões.

Há muitos projetos e freelas que entram diariamente no site. Entre as muitas categorias existentes, o interessado consegue encontrar oportunidades nas áreas de direito, de comunicação e dos serviços mais braçais, como elétrica e marcenaria.

Porém, o site se mostra muito burocrático e até mesmo o processo de receber o dinheiro parece confuso nos primeiros dias. Sendo assim, dependendo da área, este site não se torna uma alternativa tão viável.

23. OLX

A OLX está entre os principais marketplaces do Brasil e tudo pode ser comprado e vendido no site. Porém, ao contrário do Mercado Livre, este site foca muito mais nas trocas entre pessoas e justamente por isso não conta com taxas de intermediação.

Ainda assim, há formas de impulsionar o seu item a ser vendido ou tornar o processo 100% dentro do aplicativo. Em casos assim, o site cobra uma taxa extra por facilitar e promover a venda.

Mesmo assim, essas alternativas pagas são todas facultativas e muitos interessados em desapegar no site sequer cogitam adicionar vantagens visto que tudo acontece em poucos dias.

24. Facebook Marketplace

Através do Facebook Marketplace você pode montar sua própria loja online sem se preocupar em ter que personalizar um site. Com poucos cliques é possível colocar os mais diversos produtos à venda.

Basta ter uma conta pessoal na rede social e pronto, já é possível vender para o país inteiro, sejam objetos novos ou usados.

Através das diversas ferramentas do Facebook também é possível criar anúncios, o que torna esta opção interessante por evita seus produtos fiquem parados.

PS: dá uma olhada neste artigo para ver mais formas de ganhar dinheiro com o Facebook!

25. Workana 

O Workana é um dos sites para freelancers mais conhecidos no Brasil.

Embora um pouco mais burocrático que o 99Freelas, já que a plataforma exige uma avaliação do perfil antes de disponibilizá-lo para uso do site, é sem dúvida uma ótima forma de encontrar trabalhos e faturar uma boa grana.

Aqui os trabalhos são um pouco mais direcionados para a área de comunicação, mas se você é um bom redator, design, editor de vídeo, ou até mesmo programador, não dispense esta opção.

26. Eduzz

Se você detém um grande conhecimento sobre qualquer área profissional, acadêmica ou de crescimento pessoal, o Eduzz é o site certo para você ganhar lucrar.

Esta plataforma disponibiliza ferramentas e soluções, para professores, influenciadores e especialistas criarem e disponibilizarem cursos online, serviços, consultorias e até produtos. Com ele, você pode ter uma boa possibilidade de renda extra.

Os cursos, por exemplo, criados uma vez ficaram sempre disponíveis, ou seja, continuam dando lucro durante muito tempo. 

PS: quer saber mais sobre esta opção? Então, dá uma olhada no nosso artigo sobre como ganhar dinheiro no Eduzz!

27. Shopify

Se você é do tipo empreendedor, uma ótima forma de começar a faturar é usando o Shopify para começar seu negócio de dropshipping. O modelo é uma ótima alternativa às lojas online em que você precisa ter um estoque.

No dropshipping, você não fica responsável nem pelo estoque nem pelo envio dos produtos que vende. É, basicamente, como se você servisse de intermediário entre o cliente e o fornecedor. Portanto, o seu meio de ganhar dinheiro é através da sua margem de lucro (uma taxa definida por você, cobrada em cima do preço dos produtos).

A melhor forma de começar sua loja virtual neste modelo é através da Shopify, que é uma plataforma versátil e completa, oferecendo diversas possibilidades de utilização, vários templates de loja prontos para uso e todo o suporte que você precisa para começar.

Ah, e se você precisar de mais informações sobre o assunto, não esqueça de ler nosso artigo sobre como ganhar dinheiro com dropshipping!

FAQ – Perguntas Frequentes

Assim como há sites para ganhar dinheiro, você também encontra apps para ganhar dinheiro na tela do celular. Entre tantas opções, você precisa avaliar quais são as melhores alternativas de acordo com o seu perfil e conhecimento.

Felizmente, nós temos uma lista que reúne todos os melhores apps para ganhar dinheiro. Sendo assim, dê uma lida e encontre o app certo para começar!

Sim, é possível ganhar dinheiro online a partir dos muitos sites e apps que intermediam vendas e projetos. Porém, para viver apenas de renda online, você precisa de certo planejamento.

Não há nenhuma fórmula milagrosa. Felizmente você pode trabalhar para que o seu esquema de trabalho favoreça os ganhos online até que seja possível viver apenas do digital.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!