befreela logo 2

Trabalho remoto: o que é e suas principais características

trabalho remoto o que e imagem 1

Você já deve ter ouvido falar em trabalho remoto, não é mesmo? Afinal, cada vez mais estão sendo quebradas as barreiras do mercado corporativo que, por muitos anos, dificultaram a disseminação dessa forma de se trabalhar.

Para entender o que é trabalho remoto, é preciso conhecer as suas peculiaridades, vantagens e desvantagens.

Basicamente, se trata de um modelo de trabalho que oferece muito mais liberdade ao profissional, pois significa trabalhar à distância, ou seja, de qualquer lugar do mundo. Ficou curioso para saber mais? Então, continue a leitura deste artigo para descobrir tudo sobre o assunto!

Como funciona o trabalho remoto?

Não é difícil entender o que é trabalho remoto e como ele funciona. A lógica é muito simples: o profissional tem a flexibilidade para trabalhar de onde quiser. Isso significa que é possível morar em uma cidade e trabalhar para uma empresa de outra localidade, afinal, não é necessário ir ao escritório.

Aliás, com as mudanças provocadas pela pandemia, muitas organizações passaram a adotar o trabalho remoto parcial ou completo, sendo que, neste segundo caso, extinguiram por completo a necessidade de um espaço físico.

A grande tendência, no entanto, é o modelo híbrido, em que os colaboradores têm a possibilidade de trabalhar remotamente alguns dias da semana e outros devem comparecer ao escritório.

Quais são as vantagens e desvantagens desse modelo de trabalho?

Existem vantagens e desvantagens para todos os envolvidos, ou seja, profissionais e empresas. Por isso, para analisar se este tipo de trabalho é para você, vale saber quais são elas e entender se você está disposto a trabalhar desta forma.

Vantagens do trabalho remoto

1. Maior flexibilidade e liberdade

Para os trabalhadores, a principal vantagem é a liberdade para trabalhar de onde quiser. Durante a pandemia da Covid-19, por exemplo, muitas pessoas optaram por se mudar para o interior para reduzir gastos e ter mais qualidade de vida. Este é um dos grandes benefícios do trabalho remoto.

2. Menos gastos para a empresa e colaboradores

A manutenção de um escritório para todos os colaboradores implica em diversos gastos como aluguel, luz, água, entre outros.

Já para o colaborador, significa uma possível redução com custos de transporte e alimentação, por exemplo.

3. Maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A flexibilidade para trabalhar de casa reduz tempo de deslocamento e pode ser benéfica para quem busca maior qualidade de vida e a possibilidade de cuidar melhor das tarefas pessoais no dia a dia.

Desvantagens do trabalho remoto

1. Ruídos de comunicação

O distanciamento físico e a dependência constante da tecnologia podem impactar negativamente a comunicação entre os profissionais.

2. Desafios na gestão de pessoas

A gestão de pessoas também pode sofrer um pouco no trabalho remoto, mas as empresas já estão adaptando os processos para que os profissionais não sejam prejudicados.

3. Sentimento de solidão

Para muitos, o trabalho remoto acaba gerando um aumento do sentimento de solidão, pois a socialização presencial deixa de ser tão frequente.

Como ser mais produtivo trabalhando remotamente?

Há quem diga que a produtividade é melhor no trabalho remoto e outros que afirmam que ela sofre uma queda. Tudo depende do perfil do profissional e, é claro, do ambiente de trabalho no qual ele está inserido, que deve ser adequado. Por isso, é fundamental garantir conforto e itens básicos, como internet com boa velocidade, iluminação, ventilação etc. Tudo isso impacta no dia a dia de trabalho.

Para garantir a produtividade lá em cima, é importante ter algumas aliadas, como ferramentas online, uma rotina estabelecida e poucas distrações. Temos um artigo completo com mais dicas sobre o tema! Além disso, há muitos aplicativos de produtividade que podem ajudar bastante.

Quais profissões permitem trabalhar remotamente?

Agora que você já entendeu o que é trabalho remoto e suas principais vantagens e desvantagens, é importante ter clareza sobre quais áreas de atuação permitem este modelo de trabalho.

Entre as mais populares, podemos citar:

      • designer;
      • produtor de conteúdo;
      • social media;
      • jornalista;
      • revisor e tradutor de textos;
      • profissional de marketing;
      • contador;
      • desenvolvedor de sites e softwares.

O que a lei diz sobre esse tipo de trabalho?

Para quem se interessa em trabalhar remotamente, é recomendado conferir o que a lei diz sobre isso. Se você busca maior flexibilidade na sua rotina e, ao mesmo tempo, deseja ter os benefícios de um profissional CLT, como décimo terceiro e férias, este pode ser o modelo ideal.

Não há qualquer diferença de remuneração entre o trabalho presencial e remoto. Para saber mais, temos um artigo completo sobre o trabalho remoto e a lei trabalhista no qual você pode tirar todas as suas dúvidas, não deixe de conferir!

Como encontrar trabalhos?

Para encontrar trabalhos remotos no regime CLT é necessário analisar as descrições das vagas para ter certeza de que a empresa permite este modelo de trabalho.

Já se você quiser atuar como profissional autônomo, há vários sites para encontrar oportunidades como freelancer. Confira a nossa lista com os principais clicando aqui!

Trabalho remoto e home office são a mesma coisa?

Para finalizar este artigo, não podemos deixar de explicar a diferença entre home office e trabalho remoto, pois as pessoas ainda fazem muita confusão em relação a estes conceitos.

O home office se trata de trabalhar dentro de casa com as ferramentas e aparatos que você possui. Já o trabalho remoto é o trabalho à distância, que pode ser realizado em qualquer lugar além da sua casa, por exemplo: coworking, Airbnb etc.

Portanto, o home office nada mais é do que um tipo de trabalho remoto e este, por sua vez, não pode ser limitado somente ao ato de trabalhar em casa. Se ainda ficou alguma dúvida sobre as características do home office, leia o nosso artigo sobre o assunto.

Quer trabalhar remotamente? Crie um passo a passo!

Caso você tenha certeza de que o trabalho remoto é o melhor caminho para você, a nossa dica é realizar este processo com calma e organização. Para isso, recomendamos que você confira este guia prático para criar e manter a sua rotina neste modelo de trabalho.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!