befreela logo 2

8 sites para encontrar trabalhos como freelancer

sites para encontrar trabalhos imagem 1

No be freela nós já te mostramos como você pode criar o seu próprio trabalho remoto. Porém, sabemos que essa é uma realidade ainda distante para muitos. Não são todos os profissionais freelancers que conseguem se manter prestando serviços de forma independente.

Para estes casos, o mais recomendável é procurar por plataformas voltadas para freelancers. Pensando nisso, fizemos uma lista com 8 sites para encontrar trabalhos remotos e ganhar dinheiro sem sair de casa. Pode ser o seu pontapé inicial rumo ao nomadismo digital!

sites para trabalhar como freelancer imagem 1

1. Workana

Oferece oportunidades em português.

O Workana é, basicamente, uma plataforma que une empresas que precisam de prestadores de serviços e prestadores de serviços que querem encontrar trabalhos remotos.

As empresas vão até o site, informam qual é a necessidade deles, a duração do projeto e uma estimativa de quanto eles estão dispostos a investir.

Portanto, cabe a você, como freelancer, entrar no site e buscar as oportunidades que se encaixam com seu perfil. Para enviar uma proposta você deve preencher um cadastro elencando suas habilidades.

Com uma interface simples e fácil de usar, este é um dos sites mais populares entre freelancers. O cadastro no Workana é gratuito, porém, você somente poderá enviar suas propostas 24 horas após ela ser publicada – o que costuma não dar muitos resultados.

Caso você queira ter a oportunidade de ser um dos primeiros a enviar a proposta você deve pagar uma mensalidade. Além do pagamento mensal, o Workana cobra comissões que variam de 5% a 20%, dependendo do valor do projeto.

2. 99freelas

Oferece oportunidades em português.

Assim como o Workana, o 99freelas é um ótimo site para encontrar trabalhos remotos. Ele também oferece cadastro gratuito e a possibilidade de você filtrar as categorias e escolher os projetos que se encaixam em seu perfil.

Há diversas áreas de atuação possíveis, como advocacia, engenharia e arquitetura, tradução, fotografia e vídeo, vendas, desenvolvimento web e outros.

Lá você também pode ler a descrição das necessidades da empresa para o projeto em questão, além de checar há quanto tempo a oportunidade foi publicada e o número de propostas enviadas.

O lado “ruim”  comparado ao Workana é que não há informação sobre quanto o cliente está disposto a pagar. 

O lado bom é que lá não há pagamento de mensalidade para ter prioridade no envio da proposta. Outro ponto interessante é que a comissão descontada pelo site é fixa, de 10% + R$ 0,40.

3. Upwork

Oferece oportunidades em inglês.

O Upwork é uma das plataformas mais conhecidas para encontrar trabalhos remotos. Assim como Workana e 99freelas, ela conecta empresas a profissionais independentes.

Se cadastrar no Upwork é de graça e todo o mês você recebe uma espécie de moeda chamada “connects”. Para cada proposta enviada, você é “cobrado” no mínimo 2 connects e, ao final de cada mês, tem seu “saldo” reabastecido até completar 60 connects novamente.

Como no Workana, lá você também pode checar quanto a empresa está disposta a pagar e quantas propostas já foram enviadas. A grande vantagem é que, como é mundial, você ganha dinheiro em dólar.

Lá você vai encontrar uma gama enorme de projetos, desde escrita até programação. Vale a pena dar uma olhada.

4. Home Agent

Oferece oportunidades em português.

A Home Agent é uma empresa brasileira que contrata trabalhadores remotos para seus clientes. 

A companhia trabalha com contratos formais de trabalho. O foco da empresa é o atendimento ao consumidor.

Eles contratam pessoas para trabalhar em SACs, vendas, monitoria de qualidade ou realizar trabalhos de atendimento via chat, e-mail e redes sociais, tudo isso feito de forma remota.

Para candidatar-se é só clicar neste link, selecionar uma oportunidade e cadastrar-se para a vaga.

5. Lionbridge

Oferece oportunidades em português.

A Liobridge é uma empresa multinacional de software e serviços profissionais especializada em tradução, testes de software, interpretação, desenvolvimento de softwares, treinamento de inteligência artificial, entre outros.

Ela oferece oportunidades de trabalhos remotos de qualquer parte do mundo e, o que é ótimo, oportunidades de trabalho para falantes de Português (sem a necessidade de falar inglês).

6. Appen

Oferece oportunidades em inglês.

Assim como a Lionbridge, a Appen também oferece oportunidades de trabalhos remotos na área de tecnologia e coleta de dados para “machine learning”. Há oportunidades para linguistas, programadores e outras funções específicas.

Em alguns casos a empresa também exige que o trabalhador resida em algum país específico. Brasileiros no Brasil e alemães na Alemanha, por exemplo.

A empresa também oferece oportunidades de trabalho para qualquer lugar do mundo, mas o que a diferencia da Lionbridge é que é necessário que o candidato seja fluente em inglês. 

7. Rock Content

Oferece oportunidades em português.

A Rock Content é a maior comunidade de freelancers de marketing de conteúdo no Brasil e conta com cerca de 1500 clientes em busca de criadores de conteúdo. Eles oferecem oportunidades em home office para tarefas que envolvem planejar pautas, redação, revisão e até mesmo design de e-books.

Além disso, também disponibilizam um curso gratuito de Produção de Conteúdo para Web – exigência para o cadastro na plataforma, garantindo assim a qualidade dos profissionais que fazem parte da comunidade.

Cadastrar-se é gratuito, você só precisa ter a certificação do curso e escolher as funções que deseja desempenhar para começar.

Cerca de 8 mil “jobs” são criados todos os meses, então pode ter certeza que tem um que se encaixa no que você tem a oferecer como criador de conteúdo.

E o melhor: não há comprometimento com relação a horas trabalhadas nem vínculo empregatício. Ou seja, você pode trabalhar quando e de onde quiser desde que cumpra seus prazos e crie conteúdo de qualidade.

8. LinkedIn

Durante muito tempo o LinkedIn foi visto apenas como apenas um lugar para colocar seu currículo – e ser, posteriormente, abandonado.

Hoje, a rede profissional é um ótimo lugar para você mostrar o seu trabalho, seja escrevendo artigos e publicações ou fazendo conexões valiosas para uma possível oportunidade de trabalho.

Mas, o que pouca gente sabe é que a rede, além de todos os benefícios, oferece a possibilidade de buscar apenas empregos remotos. Neste texto o Matheus ensina como fazer isto com um passo a passo simples e claro.

Lá você pode encontrar oportunidades além de mostrar para as empresas que você está disponível para trabalhar remotamente.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!