99freelas ou Workana: qual é a melhor plataforma para freelancers?

99freelas ou workana imagem 1

Os sites de trabalho freelancer são muito utilizados por profissionais autônomos que estão iniciando neste universo. Entre os principais nomes deste mercado, podemos citar 99freelas e Workana, que funcionam de maneira bem parecida.

Por mais que estas plataformas dividam opiniões entre os freelancers, é importante conhecê-las e, quem sabe, testar para entender qual é a melhor opção para os seus objetivos e necessidades.

Para te ajudar a tirar as suas dúvidas, neste artigo você poderá conferir as características e diferenciais do 99freelas e da Workana. Confira!

99freelas e Workana: o que são e como funcionam?

Eles são sites de freelancer, e a dinâmica destas plataformas é bem simples. Eles realização a intermediação entre profissionais independentes e potenciais clientes com uma demanda.

Tudo começa com o cliente publicando um projeto e, a partir de então, os freelancers cadastrados podem enviar propostas de trabalho com informações referentes às suas experiências, habilidades, prazos e valores.

Depois que recebe as propostas, o cliente tira as suas dúvidas e aprova o freelancer com o qual deseja trabalhar. Além disso, ele garante o pagamento pelo serviço, que ficará retido com a plataforma até a finalização e aprovação do projeto.

Sites de freelancer valem a pena?

Depende! Principalmente do seu nível de experiência como freelancer e do que você está buscando. Apesar das vantagens, essas plataformas também acabam sendo um grande leilão de preços, com muitos clientes buscando apenas o menor valor possível e não levando em consideração a qualidade do profissional.

Por isso, pode ser difícil conseguir clientes de acordo com as suas exigências. Mesmo assim é um bom canal de prospecção, principalmente para os freelancers iniciantes que estão em busca de oportunidades para criar um portfólio.

Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de plataforma?

Como tudo na vida freelancer, há sempre o lado bom e ruim das coisas e com as plataformas não poderia ser diferente. Antes de se aventurar neste universo, é recomendado conhecer muito bem como elas funcionam. Confira as principais vantagens e desvantagens.

Vantagens

Facilidade para encontrar potenciais clientes

Quem publica um projeto em uma plataforma como o 99freelas ou Workana tem interesse imediato em encontrar um prestador de serviços, seja para uma demanda pontual ou para uma parceria de longo prazo.

Por isso, nesses casos você não precisa trabalhar para criar o desejo e a necessidade no cliente. Ele já sabe o que quer e está em busca de um profissional para auxiliá-lo.

Possibilidade de manter o cliente fora da plataforma

Em alguns casos, o cliente utiliza a plataforma para conhecer realizar um projeto pontual, mas se gostar do trabalho do freelancer pode convidá-lo para continuar trabalhando fora da plataforma. Quando isso acontece, o profissional autônomo consegue firmar parcerias de longo prazo e aumentar a sua carteira de clientes fixos.

Maior segurança para quem está começando

Uma das principais inseguranças dos freelancers iniciantes é o medo de levar um calote do cliente. Nesses casos é mais difícil que isso aconteça, pois há a intermediação das plataformas, que existem para garantir que ninguém saia prejudicado, principalmente em relação ao pagamento.

Desvantagens

Leilão de preços

Um dos pontos negativos das plataformas é o famoso leilão de preços, ou seja, muitos freelancer oferecem os seus serviços por um preço muito abaixo da média. Com isso, aqueles que não estão dispostos a “pagar para trabalhar” acabam tendo mais dificuldade para encontrar oportunidades interessantes, afinal, muitos clientes acabam levando em consideração apenas o valor cobrado para escolher um freelancer.

Recursos limitados em planos gratuitos

O objetivo dessas plataformas é incentivar os freelancers a assinarem planos pagos, por isso, colocam alguns limites nos gratuitos. Para quem não tem condições de investir é mais complicado, pois o plano superior pode fazer a diferença em alguns momentos. Mesmo assim, isso não significa que não seja possível conseguir clientes com o plano gratuito.

Taxas

As taxas de intermediação também são um ponto negativo, pois em cada trabalho fechado a plataforma cobra um valor que, em alguns casos, pode chegar em até 20% sobre o valor final do projeto. Em alguns casos, o cliente é quem paga este valor, mas há plataformas que também cobram um percentual do próprio freela.

Quais as principais diferenças entre Workana e 99freelas?

Para tirar todas as suas dúvidas sobre as diferenças entre o 99freelas e a Workana, confira os detalhes sobre cada uma das plataformas:

Análise do 99freelas

O 99freelas é um dos sites para freelancers mais conhecido do mercado. Por lá, qualquer pessoa ou empresa pode publicar um projeto, receber propostas e conduzir o andamento do trabalho.

A taxa de intermediação varia conforme o plano (de 5% a 20% sobre o valor final do projeto), assim como o prazo para pagamento.

Vantagens

      • plataforma intuitiva e simples de navegar;
      • excelente estrutura para negociação e suporte para ambas as partes;    
      • cada freelancer tem um perfil no qual está a sua experiência, portfólio, feedbacks e classificações;
      • há oportunidades de projetos em diversas áreas, além de ser possível realizar buscas segmentadas;
      • segurança em relação ao pagamento.

Desvantagens

      • as taxas de intermediação e o prazo para pagamento são mais altos para quem utiliza o plano gratuito;
      • para conseguir enviar propostas assim que o projeto é
      • publicado, o freelancer precisa assinar um plano pago (quem tem o plano básico
      • precisa esperar algumas horas para enviar propostas);
      • é muito comum a presença de profissionais que cobram valores abaixo da média pelos seus serviços, o que gera um grande leilão de preços.

Análise da Workana

A Workana tem uma lógica muito parecida com o 99freelas, também atuando na intermediação entre clientes e freelancers. No entanto, tem alguns pontos de diferenciação, como o fato de que o freela precisa pagar uma taxa fixa de comissão a cada projeto.

Também é possível criar um perfil para detalhar as suas habilidades e histórico profissional. Feito isto, já é possível conferir projetos publicados e enviar propostas para aqueles que são do seu interesse. Assim como o 99freelas, o cliente deve realizar um depósito e o mesmo é liberado para o freelancer após a aprovação e conclusão da demanda.

Vantagens

      • cada proposta conta com um direcionamento de orçamento que pode guiar a proposta do freelancer (mas não é necessário seguir tais valores);
      • a plataforma oferece suporte para o crescimento e desenvolvimento profissional, com a possibilidade de retirar certificados;
      • várias formas de pagamento disponíveis (transferência bancária, Mercado pago, PayPal etc).

Desvantagens

      • o valor dos planos pagos é em dólar;
      • o valor da comissão é calculado sobre o preço da proposta (de 5% a 20%) e o cliente paga uma taxa fixa e o freelancer uma comissão escalonada de acordo com a relação de ambos;
      • dificuldades para crescer dentro da plataforma, pois há vários níveis diferentes de perfis para se atingir e conquistar benefícios;
      • o plano gratuito é bem limitado.

Qual a melhor plataforma? 99freelas ou workana?

Ambas as plataformas são boas, seguras e cumprem com o seu objetivo. Para fazer uma boa escolha, considere os seguintes fatores:

      • ferramentas disponíveis;
      • preços dos planos pagos e benefícios dos gratuitos;
      • em qual plataforma há mais oportunidades dentro da sua área;
      • taxas de intermediação e prazos para pagamentos.

Se possível, procure conversar com outros freelancers para entender a percepção de quem usa ou já usou as plataformas. Assim, você garante que está colocando seus esforços no lugar certo para fechar mais clientes.

Gostou das dicas sobre 99freelas e Workana? Agora você já tem as informações necessárias para escolher o site que é mais adequado para os seus objetivos. E se você já utilizou alguma dessas plataformas, conte para a gente a sua experiência nos comentários!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!