befreela logo 2

Como ganhar dinheiro no Instagram: 11 ideias incríveis

como ganhar dinheiro no instagram imagem 1

Com mais de 100 milhões de usuários só no Brasil, o Instagram é uma das redes sociais mais queridas pelas pessoas que gostam de compartilhar conteúdos digitais. Mas, afinal, você sabe como ganhar dinheiro no Instagram?

Desde a sua criação, e, 2010, a rede já mudou bastante. Hoje, conta com diversas funcionalidades e permite que seus usuários criem conteúdos em diferentes formatos. Com isso, muitas pessoas começaram a ganhar dinheiro por meio dessa rede social, o que é muito interessante para quem é um profissional autônomo e está em busca de diversificar as suas entradas financeiras.

Neste artigo, compilamos 11 formas interessantes de fazer dinheiro com o Instagram. Confira!

1. Venda suas fotos

Quem tem familiaridade com fotografia pode utilizar o Instagram como uma vitrine do seu trabalho, afinal, o forte da rede são as imagens. Esta é uma forma de atrair clientes e, posteriormente, vender suas fotos para sites e bancos de imagens.

O ideal é criar um feed organizado e com uma identidade visual padronizada para demonstrar profissionalismo e transmitir credibilidade.

Ah, e se você não sabe nem por onde começar, a dica é conferir esta lista de sites para ganhar dinheiro com fotos que com certeza vai te ajudar a dar esse primeiro passo.

2. Venda filtros para fotos – presets para Lightroom

Outra forma de ganhar dinheiro com o Instagram é criando e vendendo seus filtros para fotos. Com o crescimento dos stories, os filtros foram ganhando cada vez mais espaço e se tornando os queridinhos de muita gente.

Falando nisso, é importante explicar o que são os presets para Lightroom. Os presets são filtros prontos, com a diferença que no Lightroom é possível fazer ajustes nas configurações do preset após aplicá-lo.

Os presets para Lightroom são muito indicados para fotógrafos e para quem deseja trabalhar e ganhar dinheiro no Instagram. É ideal para deixar o seu feed bonito e atrativo para potenciais clientes que possam se interessar pelos seus filtros.

3. Produza conteúdo para terceiros

Se você gosta de produzir conteúdo, essa pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro com o Instagram. É possível criar e editar conteúdos em vídeo, fazer as artes ou escrever os textos das legendas.

Várias empresas e profissionais contratam um time de conteúdo para esse tipo de produção. É uma ótima renda para profissionais autônomos da área.

4. Trabalhe gerenciando contas de Instagram

Além de produzir os conteúdos em si, também pode ganhar dinheiro gerenciando contas do Instagram de marcas ou profissionais. Nesse caso, não basta somente criar os conteúdos, mas também:

      • programar os posts;
      • organizar os destaques e a bio;
      • interagir com os seguidores;
      • acompanhar as métricas.

Trata-se de um trabalho bem mais amplo, que também demanda mais tempo e conhecimento do profissional.

5. Torne-se embaixador de uma marca

Quem tem uma forte presença digital provavelmente já sabe que é possível se tornar embaixador de uma marca, fortalecendo uma parceria que pode render muitos frutos.

Nesse tipo de trabalho, o influenciador passa a criar conteúdo relacionado à marca em seu canal. Mas é importante ressaltar que é preciso ter um número mais alto de seguidores na rede social e um bom engajamento para que as empresas se interessem pelo seu perfil.

6. Faça posts patrocinados

Os influenciadores também conseguem aumentar a renda com o Instagram por meio de posts patrocinados. Para isso, é preciso ser um formador de opinião influente, pois assim as marcas enxergarão valor na parceria, que precisa ser vantajosa para ambos os lados.

Hoje em dia, há muito espaço para os microinfluenciadores também, que têm entre 10 e 100 mil seguidores. Muitas marcas estão preferindo apostar em personalidades mais nichadas.

7. Divulgue de seus serviços

É freelancer e não sabe como ganhar dinheiro no Instagram? A nossa dica é usar o seu perfil de forma inteligente dentro da sua estratégia de marketing digital para divulgar os seus serviços e produtos.

Para transmitir credibilidade, é importante ter um perfil profissional bem organizado e atrativo. Para isso, aposte em uma identidade visual, fotos de alta qualidade e conteúdo relevante de acordo com as dores da sua persona.

8. Venda seus produtos (digitais ou físicos)

O Instagram também é um ótimo canal de venda de produtos, sejam estes físicos ou digitais. É possível criar e vender infoprodutos, como cursos online e e-books. Mas, caso faça sentido para o seu negócio, também há a possibilidade de vender produtos físicos.

Utilize este canal para divulgar o que você vende tanto de forma direta como indireta, por meio da produção de conteúdo e fortalecimento da sua autoridade.

9. Venda usando modelo dropshipping

O dropshipping é uma alternativa interessante para quem deseja ganhar dinheiro com o Instagram.

Trata-se de um modelo de gestão de vendas em que uma loja (física ou online) vende produtos sem precisar ter um estoque dos mesmos. Assim, ela atua como revendedora, intermediando a venda e terceirizando a estocagem e a distribuição com os fornecedores.

O Instagram, por sua vez, funciona justamente como uma vitrine virtual onde é possível divulgar os produtos da sua loja. Se quiser saber mais sobre como ganhar dinheiro com o dropshopping, confira o nosso artigo completo sobre o assunto.

10. Divulgue seus links de afiliado

Você provavelmente já ouviu falar sobre renda passiva, não é mesmo? O marketing de afiliado é um dos caminhos para ganhar dinheiro dessa forma.

Para pessoas que são fortes e influentes no meio digital, é possível se tornar afiliado de uma marca/produto/serviço, divulgar e ganhar comissões em cima das vendas. O Instagram, por sua vez, é um ótimo canal para comunicar os seus links de afiliado e tentar uma renda extra.

Para saber mais sobre como ganhar dinheiro como afiliado, confira o nosso artigo sobre o tema.

11. Venda o acesso ao seu Close Friends

O Instagram tem uma funcionalidade chamada Close Friends, em que somente perfis selecionados podem ver os stories publicados.

Influenciadores e celebridades utilizam este recurso para aumentar seus ganhos, cobrando uma taxa para que seus seguidores tenham acesso aos conteúdos dos stories no Close Friends.

Explore todas as possibilidades do Instagram

Ao longo deste artigo você aprendeu como ganhar dinheiro no Instagram. Esta é uma rede social repleta de funcionalidades, que oferece inúmeras possibilidades para profissionais autônomos que desejam diversificar as suas fontes de renda.

Aproveite todas as dicas para repensar as suas estratégias e a maneira que você utiliza o Instagram para ganhar mais e ter uma vida freelancer sustentável!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!