befreela logo 2

Como ganhar dinheiro no YouTube: o guia completo

como ganhar dinheiro no youtube imagem 1

O consumo de vídeos está aumentando cada vez mais no Brasil e no mundo. O Youtube, por sua vez, se tornou a plataforma de vídeos mais amada em nosso país e é acessado por mais de 105 milhões de brasileiros por mês. Com isso, há um crescente interesse dos criadores de conteúdo em entender como ganhar dinheiro no Youtube.

Vivemos em uma era em que a produção de conteúdo ganha cada vez mais espaço e principalmente os profissionais autônomos buscam diferentes formas de ampliar as suas entradas financeiras.

O Youtube é uma rede social que oferece diversas possibilidades interessantes e pode ajudar a fazer aquela renda extra – e o melhor de tudo, ganhar dinheiro em dólar. Confira as nossas dicas!

1. Faça parte do Programa de Parcerias do YouTube

O primeiro ponto importante é monetizar o seu canal para que, assim, você ganhe um determinado valor sempre que alguém assistir a um dos seus vídeos.

O Youtube conta com o Programa de Parcerias, que remunera os criadores de conteúdo a partir do número de cliques. O pagamento é feito com base no CPM (custo por mil visualizações) e é o próprio Youtube que decide este valor.

Para participar do programa existem alguns requisitos:

      • nos últimos 12 meses ter ao menos 4
      • mil horas de conteúdo assistido;
      • ter pelo menos mil inscritos no seu canal;
      • oferecer conteúdo original;
      • ter mais de 18 anos;
      • possuir conta no Google Adsense.

2. Tenha anúncios nos vídeos

A partir do momento em que o seu canal for aprovado e monetizado, é possível adicionar anúncios ao longo da exibição dos seus vídeos.

O retorno financeiro em cima dos anúncios acontece de acordo com o número de cliques e visualizações. E dependendo da interação do usuário, é possível receber um valor maior. Portanto, quanto mais tempo as pessoas assistirem ao anúncio, é mais vantajoso.

3. Ganhe dinheiro com os clubes dos canais

Outra possibilidade é a criação de clubes de membros com assinatura mensal e benefícios exclusivos. O dono do canal é quem determina os valores e os benefícios oferecidos.

É uma forma de criar conteúdos para um grupo seleto e ganhar dinheiro na internet.

4. Ganhe com Super Chat e Super Sticker

Para quem faz parte do Programa de Parcerias também é possível utilizar o Super Chat e Super Sticker, que estão relacionados à interação dos usuários no seu canal.

O Super Chat permite que os fãs interajam de uma forma diferente durante transmissões ao vivo e estreias. Qualquer pessoa que esteja na live pode comprar um Super Chat, que nada mais é do que uma mensagem destacada na transmissão.

A mesma permanece fixa na parte superior do bate-papo da transmissão por até 5 horas. Além de ser uma maneira de gerar receita, também mantém os seguidores engajados.

Já o Super Sticker é uma funcionalidade que permite que as pessoas comprem adesivos animados para interagir e se conectar ao conteúdo durante as lives.

Para quem tem um público engajado, são formas interessantes de elevar a renda por meio do Youtube.

5. Divulgue seus produtos ou serviços

Os vídeos são adorados porque criam uma conexão emocional com as pessoas, permitindo que os seguidores conheçam mais de perto os criadores de conteúdo.

Entre as diversas possibilidades para ganhar dinheiro no Youtube, uma delas é divulgando os seus serviços e produtos. Os vídeos permitem que você faça demonstrações, explique com detalhes os benefícios e diferenciais e até mesmo tire dúvidas ao vivo (no caso das lives).

Além disso, com a funcionalidade de estante de produtos do canal os fãs podem navegar e comprar produtos do criador de conteúdo nos varejistas parceiros. Tudo isso diretamente nas páginas de exibição do canal.

6. Redirecione sua audiência para seu site

Caso você tenha um site e queira aumentar o seu tráfego para elevar as vendas de produtos ou serviços, pode utilizar o Youtube para direcionar os visitantes e, quem sabe, transformar usuários em leads.

É interessante que todos os canais da sua estratégia estejam conectados em um grande ecossistema digital que irá ajudar as pessoas a navegarem de uma rede para a outra.

7. Ganhe comissão sobre vendas

Se você não sabe como ganhar dinheiro no Youtube, as comissões sobre vendas são uma ótima maneira de crescer nesta rede. Conforme o seu canal ganha mais visibilidade, é possível utilizá-lo como vitrine para produtos e serviços de terceiros e, assim, ganhar uma comissão.

8. Produza conteúdo patrocinado

Os conteúdos patrocinados no Youtube são uma alternativa interessante para influenciadores ou personalidades com forte presença digital.

Nesse caso, as marcas buscam por formadores de opinião para a divulgação de serviços ou produtos com o objetivo de transmitir credibilidade e aumentar o conhecimento.

9. Peça contribuições

Talvez você não saiba, mas muitos criadores de conteúdo do Youtube pedem contribuições aos seus seguidores.

A ideia é que os assinantes do canal façam pequenas contribuições, regulares ou não, em prol da manutenção do trabalho do Youtuber. Em troca, o criador de conteúdo pode oferecer benefícios ou conteúdos exclusivos aos que realizam as contribuições.

10. Incentive inscrições Youtube Premium

O Youtube também faz dinheiro com seu modelo Premium de assinatura. As receitas das taxas de assinaturas são distribuídas aos criadores de conteúdo do Programa de Parcerias baseando-se na quantidade de membros que assistem aos seus vídeos. Por isso, incentivar seus seguidores a assinarem o Premium pode ser vantajoso também.

Faça uma renda extra com o Youtube

Se você curte produzir conteúdos em vídeo, comece a pensar em como incluir o Youtube na sua estratégia de marketing digital para elevar seus ganhos financeiros.

É uma oportunidade interessante para quem é criador de conteúdo, principalmente para os profissionais autônomos que estão sempre em busca de uma renda extra. Não deixe de experimentar!

FAQ – Perguntas Frequentes

Agora que você já entendeu como ganhar dinheiro no Youtube, é a hora de tirar dúvidas pontuais:

Sim! Os criadores de conteúdo do Youtube recebem pagamentos em dólares, baseando-se no CPM (custo por mil visualizações). Assim, a cada 1000 views é possível ganhar entre 0,15 e 4,50 dólares.

Os ganhos de um Youtuber variam de acordo com as formas que ele monetiza o seu canal e conteúdo. É preciso produzir muitos vídeos por mês para ter uma alta quantidade de visualizações e receber uma valor relevante.

Para se ter uma ideia, Whindersson Nunes, que tem por volta de 40 milhões de inscritos no seu canal possui uma média de visualizações mensais de 68,3 milhões e um ganho mensal estimado entre $11.000 e $189.000.

Já a Jout Jout, que tem por volta de 2 milhões de inscritos e uma média de 3,6 milhões de visualizações mensais, consegue ganhos mensais entre $600 a $9.000.

Para receber os pagamentos é preciso ter uma conta no Google Adsense. Os valores serão emitidos por lá e o pagamento é realizado quando os ganhos alcançam o limite mínimo de pagamento local. É possível tirar as suas dúvidas diretamente no suporte do Google Adsense.

É preciso ter pelo menos mil inscritos no seu canal para monetizá-lo.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!