Ganhar dinheiro narrando livros: como funciona o mercado?

ganhar dinheiro narrando livros imagem 1

Entre as diversas maneiras de se fazer uma grana trabalhando de casa, algo que vem crescendo muito é a possibilidade de ganhar dinheiro narrando livros. Já ouviu falar sobre isso?

O consumo de audiolivros vem crescendo muito nos últimos anos. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen Book e coordenada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em 2019 o faturamento da indústria editorial com audiolivros, e-books e outras plataformas de conteúdo digital foi de R$ 103 milhões. Este número representa um aumento de 140% em três anos.

Com isso, o setor digital passou a representar 4% do mercado editorial brasileiro em 2019. É muito interessante notar este crescimento, né? E com os audiolivros, surgiram também novas áreas de trabalho para ganhar dinheiro online, como o profissional que é responsável por narrar estas obras.

Neste artigo, compilamos as principais informações sobre o assunto para que você entenda como ganhar dinheiro fazendo a narração de livros. Confira!

Como ganhar dinheiro com a narração de livros?

A leitura tradicional de livros dificilmente vai deixar de existir completamente, mas com o avanço das tecnologias surgem novas formas de mergulhar nas histórias. Os avanços dos últimos anos trouxeram uma inovação interessante para quem quer ler enquanto realiza outras tarefas: os audiolivros.

Dessa forma, é possível escutar os livros enquanto você dirige, lava a louça ou leva o cachorro para passear. É claro que, para isso, é preciso ter um bom nível de concentração, afinal, é necessário prestar atenção no que está sendo narrado.

O ponto é que com este novo formato, também surgiram novas áreas de atuação, pois é preciso de um profissional para narrar as obras. E é assim que é possível ganhar uma renda extra ou até mesmo fixa: se especializando na narração de livros.

Quais são os requisitos para se tornar um narrador de livros?

Se você se interessou por esta atividade e quer ganhar dinheiro narrando livros, é importante ter clareza sobre o que é preciso ter e desenvolver para exercer a função. Confira dicas fundamentais:

Boa dicção e entonação

Quando uma pessoa se propõe a ouvir um livro, toda a experiência será pautada na narração, concorda? Por isso, precisa ser muito bem executada.

O trabalho do narrador, portanto, é o ponto central aqui. É necessário ter uma boa dicção e leitura, além de ser capaz de aplicar a entonação adequada de acordo com o que está sendo narrado.

Vamos supor, por exemplo, que se trata de um livro de ficção e uma parte da história é cheia de tensão, sustos e suspense. É necessário passar esse tipo de emoção para que o ouvinte realmente se sinta dentro do livro.

Respeito à pontuação

Outro fator que impacta os audiolivros é o respeito à pontuação, ou seja, o narrador precisa respeitar pontos de exclamação, interrogação e por aí vai. Tudo isso faz parte da construção da obra.

Muito treino

Para se tornar um expert na narração de audiolivros, é interessante treinar com textos prontos, o que exige tempo e dedicação. O ideal é gravar e ouvir a sua própria voz para detectar pontos de melhorias.

Assim, você será capaz de aprimorar o seu trabalho, corrigir falhas de pronúncia, de entonação e de intervalos de pontuação.

Equipamentos adequados

Por fim, para ser um narrador de audiolivros também é muito importante ter equipamentos de gravação de som de profissionais na sua casa e um ambiente com ótima acústica.

Este ponto é imprescindível para garantir a qualidade do seu trabalho e oferecer uma melhor experiência aos ouvintes dos livros.

👉 Leia também: Como ganhar dinheiro lendo livros: 9 opções

Onde encontrar trabalhos desse tipo?

Agora que você já sabe que é possível ganhar dinheiro com a narração de livros, vem a pergunta: onde encontrar esse tipo de trabalho?

Existem plataformas que fazem a ponte entre o autor e o narrador. A UBX – Uboxx Exchange é um ótimo exemplo.

Trata-se da maior plataforma de audiolivros da América Latina e os narradores cadastrados têm seu trabalho disponibilizado para mais de 1 milhão de ouvintes ao redor do mundo.

O passo a passo é bem simples:

      • faça o cadastro e  completo o seu portfólio profissional com amostras de áudio da sua voz;
      • busque por ofertas de autores que estão em busca de uma voz ideal para as suas obras;
      • faça uma proposta para as ofertas que são ideais para o seu estilo de voz gravando um trecho do livro e enviando para o autor;
      • aguarde o retorno da seleção realizada pelo autor.

Além da UBX, é interessante ficar de olho em outros sites para encontrar trabalhos como freelancer, como Workana, 99freelas, Fiverr etc.

E aí, curtiu as dicas deste conteúdo? Conte para a gente nos comentários se você gostou de ideia de ganhar dinheiro narrando livros!

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Deixe um comentário

Bruna Cosenza
Bruna Cosenza
Sou escritora e produtora de conteúdo freelancer. O meu objetivo é inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa. Além de produzir conteúdo digital no meu site e em outras plataformas, sou autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin" e, em 2019, o LinkedIn me elegeu uma das brasileiras mais influentes da rede em sua lista de Top Voices.

Mais artigos como este