befreela logo 2

Ganhar dinheiro narrando livros: como funciona o mercado?

ganhar dinheiro narrando livros imagem 1

Entre as diversas maneiras de se fazer uma grana trabalhando de casa, algo que vem crescendo muito é a possibilidade de ganhar dinheiro narrando livros. Já ouviu falar sobre isso?

O consumo de audiolivros vem crescendo muito nos últimos anos. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen Book e coordenada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em 2019 o faturamento da indústria editorial com audiolivros, e-books e outras plataformas de conteúdo digital foi de R$ 103 milhões. Este número representa um aumento de 140% em três anos.

Com isso, o setor digital passou a representar 4% do mercado editorial brasileiro em 2019. É muito interessante notar este crescimento, né? E com os audiolivros, surgiram também novas áreas de trabalho, como o profissional que é responsável por narrar estas obras.

Neste artigo, compilamos as principais informações sobre o assunto para que você entenda como ganhar dinheiro fazendo a narração de livros. Confira!

Como ganhar dinheiro com a narração de livros?

A leitura tradicional de livros dificilmente vai deixar de existir completamente, mas com o avanço das tecnologias surgem novas formas de mergulhar nas histórias. Os avanços dos últimos anos trouxeram uma inovação interessante para quem quer ler enquanto realiza outras tarefas: os audiolivros.

Dessa forma, é possível escutar os livros enquanto você dirige, lava a louça ou leva o cachorro para passear. É claro que, para isso, é preciso ter um bom nível de concentração, afinal, é necessário prestar atenção no que está sendo narrado.

O ponto é que com este novo formato, também surgiram novas áreas de atuação, pois é preciso de um profissional para narrar as obras. E é assim que é possível ganhar uma renda extra ou até mesmo fixa: se especializando na narração de livros.

Quais são os requisitos para se tornar um narrador de livros?

Se você se interessou por esta atividade e quer ganhar dinheiro narrando livros, é importante ter clareza sobre o que é preciso ter e desenvolver para exercer a função. Confira dicas fundamentais:

Boa dicção e entonação

Quando uma pessoa se propõe a ouvir um livro, toda a experiência será pautada na narração, concorda? Por isso, precisa ser muito bem executada.

O trabalho do narrador, portanto, é o ponto central aqui. É necessário ter uma boa dicção e leitura, além de ser capaz de aplicar a entonação adequada de acordo com o que está sendo narrado.

Vamos supor, por exemplo, que se trata de um livro de ficção e uma parte da história é cheia de tensão, sustos e suspense. É necessário passar esse tipo de emoção para que o ouvinte realmente se sinta dentro do livro.

Respeito à pontuação

Outro fator que impacta os audiolivros é o respeito à pontuação, ou seja, o narrador precisa respeitar pontos de exclamação, interrogação e por aí vai. Tudo isso faz parte da construção da obra.

Muito treino

Para se tornar um expert na narração de audiolivros, é interessante treinar com textos prontos, o que exige tempo e dedicação. O ideal é gravar e ouvir a sua própria voz para detectar pontos de melhorias.

Assim, você será capaz de aprimorar o seu trabalho, corrigir falhas de pronúncia, de entonação e de intervalos de pontuação.

Equipamentos adequados

Por fim, para ser um narrador de audiolivros também é muito importante ter equipamentos de gravação de som de profissionais na sua casa e um ambiente com ótima acústica.

Este ponto é imprescindível para garantir a qualidade do seu trabalho e oferecer uma melhor experiência aos ouvintes dos livros.

Onde encontrar trabalhos desse tipo?

Agora que você já sabe que é possível ganhar dinheiro com a narração de livros, vem a pergunta: onde encontrar esse tipo de trabalho?

Existem plataformas que fazem a ponte entre o autor e o narrador. A UBX – Uboxx Exchange é um ótimo exemplo.

Trata-se da maior plataforma de audiolivros da América Latina e os narradores cadastrados têm seu trabalho disponibilizado para mais de 1 milhão de ouvintes ao redor do mundo.

O passo a passo é bem simples:

      • faça o cadastro e  completo o seu portfólio profissional com amostras de áudio da sua voz;
      • busque por ofertas de autores que estão em busca de uma voz ideal para as suas obras;
      • faça uma proposta para as ofertas que são ideais para o seu estilo de voz gravando um trecho do livro e enviando para o autor;
      • aguarde o retorno da seleção realizada pelo autor.

Além da UBX, é interessante ficar de olho em outros sites para encontrar trabalhos como freelancer, como Workana, 99freelas, Fiverr etc.

E aí, curtiu as dicas deste conteúdo? Conte para a gente nos comentários se você gostou de ideia de ganhar dinheiro narrando livros!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!