befreela logo 2

Como ganhar dinheiro na internet: 15 opções para bons ganhos

como ganhar dinheiro na internet imagem 1

Décadas atrás, ganhar dinheiro na internet parecia algo impossível. Porém, conforme o tempo passou, muitos profissionais fizeram carreira na plataforma, como YouTubers, sites de notícias, streamers etc.

Hoje existem inúmeras ideias para ganhar dinheiro no mundo digital e ter uma fonte de renda extra ou até mesmo principal. E ao contrário do que muitos pensam, algumas alternativas não precisam de milhares de seguidores ou anos de dedicação.

Para entender melhor sobre como lucrar desta forma, hoje nós preparamos esta lista com as principais formas de conseguir uma grana através da internet – seja pelo seu celular, computador ou tablet!

1. Responda pesquisas online

Na internet é possível encontrar pesquisas que, uma vez respondidas, dão recompensas e créditos aos participantes. Ao acumular um determinado valor, você consegue transferir para uma conta no PayPal ou trocar por jogos, filmes, aplicativos etc.

Sobre as pesquisas, geralmente elas duram pouco mais de 10 minutos e sempre são baseadas no seu interesse. Em relação às recompensas, o crédito varia de acordo com a duração e profundidade da pesquisa.

Por onde começar: 7 sites para ganhar dinheiro respondendo perguntas

2. Trabalhe como tradutor

Caso você tenha fluência em algum idioma e queira conseguir dinheiro na internet, com certeza trabalhar como tradutor é a melhor maneira. Sendo tradutor, você realiza trabalhos pontuais e aumenta os resultados conforme a sua necessidade.

Por onde começar: Como ganhar dinheiro traduzindo textos: o guia completo

3. Seja redator

Ser redator também está entre as principais alternativas para ganhar uma grana online. Em geral, qualquer pessoa pode escrever textos incríveis após alguns meses de estudo e prática.

Atualmente há muita procura por redatores qualificados e, felizmente, toda pessoa que se interessa em contar boas histórias consegue trabalhar como redator e ter uma grana extra.

Por onde começar: Como ganhar dinheiro escrevendo: 9 ótimas opções

4. Divulgue produtos com links de afiliados

Outra maneira simples e muito usada, principalmente por sites, YouTubers e influenciadores digitais, é a divulgação de produtos com links de afiliados. Ao vender um produto a partir do clique no link, parte do valor da venda é repassada para você.

Portanto, caso você tenha um público (ou amigos) interessado em determinado produto, não hesite em divulgar um link de afiliado.

Por onde começar: Como ganhar dinheiro como afiliado: tudo que você precisa saber

5. Venda itens usados

Sem dúvida alguma, a forma mais fácil de ganhar uma grana extra na internet é vender itens usados nos muitos marketplaces disponíveis. Em comum, todos são gratuitos.

Para começar é simples: escolha uma plataforma, disponibilize o seu item e espere pela venda.

6. Torne-se um influenciador

Ser um influencer digital não é algo simples e nem para qualquer pessoa. O interessado precisa unir conhecimento, carisma e profissionalismo caso queira transformar sua influência em uma fonte de renda. 

Caso una todas as características, invista desde já e comece a produzir conteúdo em um determinado nicho para fortalecer sua presença online!

7. Venda espaços para anúncios no seu blog

Assim como jornais e revistas, o seu blog enquanto uma fonte de informação pode ter um espaço dedicado à promoção de serviços e produtos. Para isso, você precisa ter um press kit e mostrar todas as vantagens de anunciar no seu blog.

Fora isso, vale destacar que é imprescindível acertar na precificação do espaço, na abordagem de possíveis parceiros e, acima de tudo, nas propostas de vendas. A melhor alternativa está na venda casada de artigos institucionais e banners de anúncios.

Por onde começar: Como ganhar dinheiro com blog: 12 dicas para rentabilizá-lo

8. Ganhe dinheiro com Google Adsense

Caso você tenha um site de notícias ou blog, é possível monetizá-lo através do Google Adsense, plataforma para quem se interessa em ser parceiro do Google.

Em resumo, você solicita uma parceria e, após ser firmada, o seu site passa a ser disputado por anunciantes do Google. A cada mil visualizações ou cliques diretos, uma parte do valor fica disponibilizado. Ao alcançar 100 dólares já é possível fazer transferência.

9. Venda seu site

Você também consegue faturar ao vender domínios e sites já montados. Essa prática é bem comum e você encontra anúncios em marketplaces e grupos do Facebook.

Você pode comprar domínios disputados e revendê-los ou construir sites com boas posições no Google.

10. Venda produtos digitais

Também conhecidos como infoprodutos, os produtos digitais são excelentes formas de ter uma renda extra na internet, especialmente caso você domine algum tema, como marketing, escrita, produção de conteúdo, entre outros tantos exemplos.

Produtos digitais costumam ser ebooks e cursos pagos, porém não há nenhuma limitação do que pode ou não ser virtualizado. Inclusive, serviços físicos podem ser otimizados no digital e aumentar os seus ganhos.

Então, independente de profissão, pense e opte pelo caminho mais vantajoso e crie um infoproduto único. Uma vez pronto, você ainda pode divulgá-lo em marketplaces próprios para esse tipo de item, como o Hotmart e o Monetizze.

Por onde começar: Como criar um infoproduto: o passo a passo completo

11. Crie um canal no YouTube

Atualmente, o YouTube se consolidou como a plataforma de vídeo mais assistida do mundo e qualquer pessoa consegue produzir conteúdos dos mais variados nichos, seja para o Brasil ou para o mundo.

Uma vez que você tenha uma boa ideia, basta colocá-la em prática e alcançar os views e a quantidade de inscritos para monetizar o canal. Inclusive, o próprio YouTube disponibiliza todo o material necessário para crescer rapidamente.

Por onde começar: Como ganhar dinheiro no YouTube: o guia completo

12. Publique livros no Kindle

O Kindle é uma plataforma de publicação de ebooks da Amazon e conta com milhões de leitores. Ao contrário de pequenas editoras, a publicação não possui nenhum tipo de taxa e pode ser feita sem nenhuma intermediação graças ao Kindle Direct Publishing (KDP ou publicação direta do Kindle em tradução livre).

Seja com capa comum ou no formato ebook, todo o processo para a publicação do seu primeiro livro demora pouco mais de 5 minutos e a aprovação acontece entre 24 a 48 horas. Uma vez aprovado, o livro fica disponível no site e app da Amazon e do Kindle.

Em relação aos ganhos, toda a precificação fica a cargo do escritor e os royalties do autor são de 70%. Ao contar com avaliações positivas e muitos comentários, os ganhos se tornam recorrentes.

13. Monte uma loja virtual

Montar uma loja virtual pode até parecer complexo, mas hoje toda pessoa com vontade de empreender consegue ter o próprio ecommerce. E melhor, com gastos mínimos.

Caso venda produtos específicos, você pode criar uma plataforma única e totalmente personalizada. Porém, o custo é mais alto para ativá-la. Por outro lado, há plataformas que são menos personalizáveis e 100% funcionais, como a Nuvem Shop e a Shopify.

Vale destacar que há ainda o programa Parceiro Magalu, que possibilita a criação de uma loja virtual sem produtos. Na prática, você revende produtos do marketplace da rede varejista e conta com parte da venda.

Por onde começar: Como ganhar dinheiro com dropshipping: o guia completo

14. Jogue games que pagam o usuário

Atualmente, você encontra games que pagam o usuário para jogar. Ao contrário do que muitos desconfiam, o dinheiro é real e pode ser transferido entre contas após ser acumulado via PayPal.

Em geral, os valores não são tão altos mas não deixam de ser uma renda extra para quem conta com tempo livre e gosta de jogar.

Por onde começar: Jogos para ganhar dinheiro: 8 opções para aumentar sua renda

15. Transmita seus jogos na Twitch

Ainda para quem curte games, o streaming de games na Twitch é uma ótima forma de ganhar uma renda extra online. Porém, o interessado precisa ter uma máquina de alto nível para transmitir as partidas e ainda rodar o game com bons gráficos.

Assim como o YouTube, os ganhos através da Twitch não chegam da noite para o dia, mas com um pouco de esforço é possível ter os primeiros resultados.

Por onde começar: Como ganhar dinheiro na Twitch – O guia completo.

FAQ – Perguntas Frequentes

É possível ganhar dinheiro na internet com qualquer produto através dos programas de afiliados, mas geralmente os principais produtos são ebooks e cursos.

Por serem 100% digitais, não há um custo extra após a produção. Caso você opte por assumir o processo de vendas, o ganho é ainda maior.

Sim, é possível ganhar dinheiro online apenas com o celular. Hoje muitos apps se dedicam a intermediar serviços ou pagar para o usuário realizar determinada tarefa.

No artigo apps para ganhar dinheiro, você conhece as principais opções e pode ter uma renda extra no mesmo dia. Spoiler: não há nenhum aplicativo de entrega ou de corrida!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!