befreela logo 2

Como ganhar dinheiro com marketing digital: 22 ótimas opções

como ganhar dinheiro com marketing digital imagem 1

Muita gente se pergunta como ganhar dinheiro com marketing digital é possível. Além das opções mais óbvias, como trabalhar diretamente prestando serviços na área, você também pode lucrar de outras formas.

Entretanto, basicamente, existem duas opções: ou você trabalha para clientes vendendo seus serviços dentro do marketing digital, ou usa as técnicas do marketing digital para ter uma renda extra como afiliado, produtor de conteúdo, influenciador, entre outras profissões.

Para te ajudar a entender mais quais são as suas possibilidades, reunimos aqui diversas formas para você faturar com marketing online e como fazer isto. 

Quer saber mais? Continue lendo!

1. Trabalhe com Search Engine Optimization (SEO)

Uma área com grande demanda é a de Search Engine Optimization (SEO). Em bom português: otimização para mecanismos de buscas (como o Google). Em outras palavras, SEO consiste em utilizar diversas técnicas de otimização para garantir que um site ou publicação ranqueie entre os primeiros resultados no Google.

Você pode oferecer este serviço para clientes, mas também criar seus próprios sites e usando links de afiliados (falaremos sobre isso mais para a frente), vendendo inserções de links ou usando o Google Adsense, por exemplo.

2. Trabalhe com Pinterest Marketing

SEO é apenas uma das formas de atrair tráfego orgânico para sites. Uma outra alternativa é usar o Pinterest – que não é uma rede social como muitos pensam, e sim um mecanismo de buscas (parecido com o Google.

Com o Pinterest, é possível ganhar uma grana oferecendo o serviço de gestão da conta para clientes, ou divulgando seus próprios produtos – sejam eles produtos físicos, um blog ou até mesmo fazendo parcerias com marcas como influenciador (falaremos em mais detalhes sobre isso adiante).

Dica de ferramenta: Curso Pinterest para Blogs

O curso Pinterest para Blogs te ensina a atrair tráfego orgânico para seu blog. O curso vai te ajudar a ser visto por mais pessoas online, ter mais acessos no seu site e ganhar seguidores nas redes sociais. Pinterest para Blogs explora as possibilidades que existem para te ajudar a monetizar seu blog e se tornar referência no seu nicho através do Pinterest.

3. Torne-se um expert em Facebook e Instagram Ads

Outra forma de faturar com marketing digital é trabalhando com Facebook e Instagram Ads. O tráfego pago tem crescido muito nos últimos tempos e é uma ótima forma de atrair clientes, vender mais e fazer remarketing.

Bons especialistas podem ganhar uma boa grana com clientes, seja por pagamento fixo ou até mesmo por comissões sobre as vendas. Além disso, você também pode usar o tráfego pago do Instagram e Facebook para divulga seus próprios produtos e serviços caso não queira trabalhar com clientes.

4. Trabalhe com Google Ads

Uma ótima alternativa para tráfego pago é também o Google Ads. Experts nessa área tem boas chances de faturar altos números trabalhando com isso. Entretanto, é necessário muito estudo e prática para entender como o mundo do tráfego pago funciona e obter os melhores resultados.

De qualquer forma, é possível trabalhar com esta forma de tráfego pago oferecendo seus serviços para clientes e também promovendo seus próprios serviços e produtos.

5. Seja Copywriter

Com o segmento de marketing digital se expandindo em ritmo acelerado, cada vez mais empresas veem a necessidade de ter um bom copy – seja para o lançamento de um produto físico ou para estruturar uma página de vendas de um produto digital.

Como copywriter, você precisa ser um excelente vendedor e ótimo escritor. Um bom copywriter tem o dom de vender sem parecer que está vendendo e consegue persuadir o leitor a comprar um produto sem pestanejar.

Inclusive, escrevermos um artigo onde falamos mais sobre a profissão e te mostramos o passo a passo para ser um copywriter.

Dica de livro: A ciência da publicidade, por Claude C. Hopkins

Neste clássico, o autor Claude C. Hopkins apresenta técnicas de copywriting e marketing replicadas por grandes nomes do marketing até os dias de hoje. Nesta obra, você vai aprender como escrever anúncios que vendem, a destacar-se em nichos competitivos e como criar um storytelling que atrai seu público ideal. O livro é antigo, portanto, se você estiver procurando por algo mais atual ou voltado ao digital, uma alternativa seria The Copywriter’s Handbook, de Robert W. Bly, que por enquanto só possui versão em inglês.

6. Escreva para sites, blogs ou redes sociais

Caso você ame escrever, mas não queira trabalhar como copywriter, então talvez você possa se especializar em escrever para blogs, sites ou até mesmo para posts em redes sociais. Ganhar dinheiro escrevendo pode parecer desafiador, mas não é impossível.

O ideal é escrever sobre temas com os quais você tenha afinidade, interesse e bastante conhecimento. É claro que você pode trabalhar como escritor e escrever sobre diversos temas, mas um escritor com um nicho definido acaba sendo mais valorizado.

Com esta habilidade, você pode faturar produzindo textos para clientes – que geralmente pagam pelo número de palavras –, mas também para você mesmo – ganhando dinheiro com seu blog ou usando suas habilidades para promover seus próprios infoprodutos.

7. Trabalhe com design gráfico

Esta opção oferece um grande leque de oportunidades por si só, mas vamos nos ater somente ao design gráfico. Com um número cada vez maior de empresas fazendo publicações em redes sociais – cada vez com mais frequência – criar designs para este tipo de posts se tornou algo primordial. Já se foi o tempo em que apenas uma foto bonita bastava.

E o melhor é que não são somente as grandes empresas que precisam deste tipo de serviços. Diversos empreendedores, infoprodutores e influenciadores precisam deste tipo de serviço e estão dispostos a contratar pessoas especializadas para criar seus posts.

8. Faça gestão de redes sociais

Uma outra oportunidade dentro do marketing digital é fazer a gestão de redes sociais de empresas e empreendedores. O fato de as redes sociais serem uma das partes mais odiadas do marketing faz com que a demanda seja grande.

Entretanto, para obter bons ganhos com isto é necessário se manter o mais atualizado possível, garantindo que você esteja por dentro das maiores tendências e mudanças de algorítmo.

Infelizmente, o trabalho não costuma ser tão bem remunerado pelo tanto de atualização e esforço que exige. Portanto, esta não é uma das formas de ganhar dinheiro com marketing digital que mais recomendamos.

9. Gerencie estratégias de marketing

Caso você tenha experiência em diversas áreas do marketing e goste de cuidar do aspecto macro, criando estratégias e delegando responsabilidades, esta pode ser uma ótima oportunidade para você lucrar. Entretanto, é necessário ter um conhecimento amplo sobre marketing, ou pelo menos trabalhar ao lado de pessoas que complementem suas habilidades.

Criar e gerenciar estratégias de marketing inteiras implica pensar, elaborar e supervisionar a execução de todas as partes: desde a estratégia de SEO de um site ou blog, até a estratégia de tráfego pago nas redes sociais.

Entretanto, o trabalho compensa e é possível cobrar uma boa grana, especialmente se você trabalhar com grandes empresas ou produtores de conteúdo que faturam milhares de reais em lançamentos de produtos digitais.

10. Crie e-books

Esta é uma ótima forma de lucrar com marketing digital, seja produzindo seus próprios e-books ou criando os e-books de outras pessoas.

Se você domina uma área, pode criar um e-book sobre o assunto e usar as diversas estratégias de marketing digital para vendê-lo. Entretanto, você também tem a possibilidade de trabalhar como designer ou até mesmo escrever um e-book para outra pessoa. Tudo vai depender do seu objetivo e de como você quer trabalhar.

Enquanto criar e-books para outras pessoas te dá uma recompensa (pagamento) imediata, criar seus próprios produtos digitais pode te dar um retorno mais lento, mas de forma passiva.

11. Crie cursos online

Uma outra oportunidade caso você seja expert em um determinado assunto é vender seus conhecimentos em forma de curso. É claro que não é todo mundo que tem a didática para ser um bom professor. Mas, caso você tenha facilidade em transformar teorias complexas em conceitos simples, e goste de falar com a câmera, esta pode ser uma ótima alternativa.

Criar um curso online não é tão difícil quanto parece, especialmente se você já tem experiência na área e já trabalhou com clientes por algum tempo. Assim, fica fácil de entender dúvidas mais frequentes das pessoas sobre aquele determinado assunto.

Depois de dominar o tema, você só precisa definir o objetivo do seu curso, estruturar as aulas, e criar uma ótima estratégia de divulgação.

12. Ofereça mentorias ou consultorias

Se gravar vídeos e escrever não é a sua praia e você se sente mais confortável fazendo ao vivo, talvez uma mentoria ou consultoria possam ser boas opções. Ao oferecer estes tipos de serviços, você tem a chance de cobrar mais, afinal, seus mentorandos têm a possibilidade de conversar com você em tempo real e tirar dúvidas.

O mais legal é que não importa a área em que você atue, é muito provável que haja espaço para você oferecer serviços deste tipo. Você pode oferecer mentorias em grupo ou consultorias individuais e até mesmo criar nichos específicos para abordar apenas determinados assuntos durante o processo. Além disso, pode oferecer encontros pontuais ou um programa com diversos encontros durante alguns meses.

13. Fale em palestras e eventos

Caso você não tenha interesse em mentorias e consultorias, uma outra oportunidade é falar em palestras ou eventos, sejam eles online ou presenciais. Empresas costumam contratar experts em áreas específicas para dar treinamentos ou palestras “in-company”. Além disso, existem eventos específicos que convidam pessoas que sejam referência em determinado assunto ou nicho para explorar o tema em palestras ou entrevistas.

O importante aqui é se aperfeiçoar no assunto, ter bastante experiência e ter boas técnicas de oratória. Criar uma autoridade no mundo online também pode ser um passo importante para ser convidado para estes tipos de treinamentos ou eventos. Além de tudo, também é importante fazer seu networking e conhecer pessoas que fazem este tipo de trabalho, já que elas podem te recomendar para o próximo evento em que elas irão falar.

Dica de livro: TED: Falar, convencer, emocionar, por Carmine Gallo

TED: Falar, convencer, emocionar, é o livro que vai te ajudar a desenvolver sua capacidade de oratória e se preparar para falar numa palestra ou gravar um curso online. Nele, a autora – uma expert no assunto – te mostra o que faz das apresentações do TED um sucesso para que você possa entender a teoria por trás delas. Você vai aprender a criar palestras memoráveis que vão conquistar seu público e te fazer ser lembrado por todos aqueles que te ouvirem falar.

14. Venda produtos físicos

Outra forma de lucrar com marketing digital é vendendo produtos físicos. Você pode usar o marketing online para impulsionar as vendas do seu e-commerce, seja ele uma pequena loja virtual ou um grande site de dropshipping.

15. Trabalhe com e-mail marketing

Muita gente acha que o e-mail marketing morreu. Entretanto, ele está mais vivo do que nunca. Com as técnicas cada vez mais avançadas de segmentação o e-mail tem a maior taxa de conversão (66%) quando comparado a redes sociais e envio de mala direta. Portanto, desenvolver e executar uma ótima estratégia de e-mail marketing é valiosíssimo tanto para grandes empresas quanto para produtores de conteúdo.

É importante, não somente conhecer as melhores plataformas de e-mail marketing para cada segmento, mas também ter um profundo conhecimento de funis de venda, jornada de compra do consumidor, testes A/B, etc. Além disso, é essencial que você consiga analisar os dados de cada campanha e ativar os gatilhos certos nas sequências de e-mails.

O trabalho é complexo e exige um conhecimento bastante abrangente, além de ótima capacidade analítica. Mas, uma vez que você entenda, é possível implementar as técnicas trabalhando diretamente com clientes, ou fazendo uma estratégia de e-mail marketing incrível para divulgar seus próprios produtos e serviços.

16. Trabalhe com marketing de afiliados

Esta é uma ótima forma de ter renda passiva online. Trabalhando com marketing de afiliados você pode ganhar um percentual sobre a venda de um produto comprado através do seu link. E é possível promover desde cursos e livros, até jogos e softwares. Existem inúmeras empresas que oferecem comissões sobre a compra de um produto, a assinatura de um serviço, ou até mesmo sobre o cadastro de um novo usuário.

Entretanto, a melhor estratégia para conseguir ganhar boas comissões é criar uma autoridade digital em um nicho específico. Desta forma, você possui mais credibilidade e as pessoas confiam mais nas suas indicações de produtos e serviços. Além disso, pode ajudar ter um blog sobre o assunto, ou um perfil dedicado ao tema escolhido nas redes sociais.

17. Crie sites ou blogs

É inegável: uma empresa só existe se está online. Atualmente, quase todo mundo com acesso à internet faz buscas por empresas, lojas e serviços no Google. Portanto, se você curte criar sites, esta pode ser uma ótima oportunidade.

Você pode criar sites para clientes – e se especializar num nicho específico – ou criar seus próprios sites ou blogs para ganhar dinheiro como afiliado, com Google Adsense, vendendo espaços para anúncios, entre outras formas de renda.

18. Venda sites

Outra forma de lucrar – um pouco mais complexa e levando um pouco mais de tempo para ter um retorno sobre o investimento – é vendendo sites. Caso você tenha criado um ótimo site sobre um determinado tema e ele tenha muitos acessos, te ofereça uma boa renda e seja de excelente qualidade, você pode vendê-lo.

Pessoas e empresas que fazem este tipo de negócio costumam conseguir vender sites por cerca de 35x a receita gerada por mês com aquele domínio.

19. Crie vídeos no YouTube

Caso você curta produzir vídeos, esta pode ser uma ótima opção. Apesar de ser um espaço bastante competitivo, você ainda pode ter sucesso na plataforma e faturar. Principalmente porque existem diversas formas de ganhar dinheiro no YouTube.

Além de monetizar seu canal, dependendo da sua visibilidade, você também pode negociar parcerias com marcas, promover links de afiliados e cupons de descontos e também oferecer seus próprios produtos e serviços.

Para garantir seu sucesso, entretanto, uma das melhores dicas é escolher um nicho bem específico e criar conteúdos autênticos.

20. Trabalhe com edição de vídeos

Outra profissão que tem crescido bastante devido à produção acelerada de vídeos para redes sociais é a de editor de vídeo. Com Facebook, Instagram e Twitter dando prioridade à vídeos, cada vez mais produtores de conteúdo e empresas precisam criar conteúdos neste formato. Entretanto, nem todos têm a habilidade de criar bons vídeos.

Portanto, caso você saiba editar vídeos muito bem e goste de fazer isto, pode trabalhar na área. Você pode faturar oferecendo este serviço para vídeos mais curtos – como os criados para redes sociais – ou mais longos – para YouTube e até mesmo cursos online.

21. Seja influenciador

Caso você tenha uma grande audiência nas suas redes sociais ou até mesmo muitos acessos no seu blog ou visualizações no YouTube, por exemplo, pode ser um influenciador. Independente do nicho em que atue, é possível faturar desta forma. Entretanto, você precisa saber do que está falando e ter um público engajado e que confia em você.

Hoje em dia, você pode lucrar através de parcerias para posts patrocinados com marcas em suas redes sociais e seu blog, através da promoção de produtos de outros produtores, e até mesmo criando um produto ou serviço em parceria com outros influenciadores. Além disso, existem diversas outras formas de monetizar sua influência, mesmo que você seja um nano ou microinfluenciador.

22. Trabalhe como produtor de conteúdo

Muita gente confunde produtor de conteúdo com influenciador. E não, eles não são a mesma coisa. Embora ambos produzam conteúdo para ganhar dinheiro, o influenciador trabalha “vendendo sua influência”, enquanto o produtor de conteúdo vende conteúdo. E pode ser, basicamente, qualquer conteúdo.

Algumas pessoas como os criadores do @tipicriativo trabalham produzindo conteúdo para marcas. O que costuma acontecer é que, por ter uma linguagem consistente e costumar produzir conteúdos para nichos específicos, o produtor de conteúdo acabe atraindo uma audiência e tornando-se influenciador. Mas, não é regra. Tem gente que produz fotos, vídeos, textos, gráficos e outros tipos de conteúdos, sem necessariamente ser ou querer ser influenciador.

Como produtor de conteúdo, portanto, você é contratado para criar conteúdos de acordo com o briefing da empresa contratante. O trabalho pode ser super interessante e render uma boa grana, especialmente se você é autêntico e trabalha num nicho lucrativo.

FAQ – Perguntas Frequentes

Sim, é possível ganhar dinheiro com marketing digital. Inclusive, muitas pessoas que começaram no marketing digital como uma renda extra, hoje fizeram dele seu principal trabalho. Existem gestores de tráfego, de campanha de marketing, profissionais de SEO, produtores de conteúdo e influenciadores que ganham milhares de reais por mês com marketing digital.

De qualquer forma, você pode ganhar dinheiro de forma ativa (prestando serviços para clientes, por exemplo) ou passiva (criando seus próprios infoprodutos ou divulgando seus links de afiliado) dentro desse mercado. E existem várias áreas em que é possível trabalhar direta ou indiretamente com marketing digital.

Para trabalhar com marketing digital é preciso estudar, praticar muito e estar se atualizando constantemente. É imprescindível que você estude, faça cursos, leia livros e se aprofunde na sua área de atuação, além de aprender outras habilidades (desde técnicas de venda e comunicação, até psicologia).

Você precisa ser curioso e estar disposto a tentar e errar muitas vezes. E continuar tentando, praticando e se atualizando, afinal, nesta área tudo muda com muita rapidez.

Existem diversos cursos excelentes para começar no marketing digital, inclusive, nós listamos os 14 melhores aqui. Entretanto, tudo vai depender do nicho no qual você vai atuar e em que nível você está.

Para começar, por exemplo, talvez seja interessante estudar um pouco sobre vendas, negócios ou empreendedorismo. Este é o básico. Depois, pode assistir algum curso mais geral sobre marketing digital ou sobre como criar uma marca consistente, criar um storytelling consistente e usar as redes sociais para promover seu negócio.

Recentemente escrevemos um artigo sobre os melhores cursos de marketing digital que já assistimos e que pode ser muito útil para você.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!