befreela logo 2

Como ganhar dinheiro rápido: as 16 melhores alternativas

como ganhar dinheiro rapido imagem 1

Para muitos profissionais, mais importante do que ter dinheiro, é saber como ganhar dinheiro rápido, permitindo uma maior dedicação para outros projetos e abrindo ainda mais o leque de possibilidades durante um dia.

Geralmente, quem procura dinheiro rápido não necessariamente está em busca de um projeto muito ambicioso. Pelo contrário, pretende apenas resolver um problema e ter um retorno financeiro imediato.

Como a internet se tornou algo globalizado e extremamente ágil, é natural que freelas e profissionais liberais olhem para o digital. E eles estão certos, afinal hoje o universo online se mostra rico em possibilidades.

Para situar você e mostrar como é possível ganhar dinheiro rápido, seja na internet ou não, preparamos este artigo e mostramos por onde começar. Vamos lá!?

1. Venda itens usados

Uma das principais formas de conseguir dinheiro rapidamente é através da venda de eletrodomésticos e outros produtos usados, preferencialmente eletrônicos.

Celulares, tablets e computadores antigos vendem em poucos dias. Em alguns casos, basta algumas horas para você receber propostas e fechar negócio. Ainda assim, não se limite aos eletrônicos.

Uma grande variedade de produtos pode ser vendidos em marketplaces. Entre algumas sugestões, vale considerar bicicletas, acessórios esportivos e roupas. Inclusive, vale destacar que muitos marketplaces trabalham com segmentos mais definidos.

O Enjoei, por exemplo, é um marketplace que foca na venda de roupas e acessórios para compor um look. Por ter um público muito bem definido, muitos brechós e pessoas interessadas em ganhar espaço no guarda roupa focam na plataforma.

Por outro lado, marketplaces mais tradicionais, como a OLX, o Mercado Livre e o Facebook Marketplace costumam vender de tudo um pouco, seja um simples ferro de passar ou um carro seminovo.

Uma outra forma de vender itens usados é criar um brechó ou uma feirinha presencial. Você pode se unir a amigos para um dia de bazar, ou abrir um negócio se este for seu objetivo. Afinal, hoje em dia abrir uma loja não é mais tão difícil quanto antes e é possível usar ferramentas como as da Paymash para alavancar suas vendas e profissionalizar seu negócio.

2. Indique imóveis para alugar ou vender

Muitas plataformas têm investido em prêmios, descontos e, claro, bonificações em dinheiro. Em peças promocionais, isso certamente causa desconfiança, mas muitas dessas propostas realmente são alternativas para ganhar dinheiro rapidamente.

Por exemplo, hoje é possível indicar imóveis para alugar e ter uma renda rápida e até alta dependendo do desempenho de quem indica. Entre algumas alternativas, vale destacar o projeto Indica Ai do Quinto Andar, plataforma que intermedia venda e aluguel de casas e apartamentos por todo o Brasil.

Como o próprio nome sugere, a proposta da plataforma é pagar pessoas que converterem indicações para a plataforma. Ou seja, eu coloco o meu imóvel na plataforma a partir da sua indicação e você recebe um valor de 100 reais.

Além dos 100 reais, a pessoa que indica recebe 10% da comissão em cima do valor do aluguel ou até 1000 reais se a casa ou apartamento for vendido. Por isso, vale muito a pena dar uma olhada nesta alternativa.

3. Seja freelancer de projetos curtos

Muitos freelancer trabalham com escopos mais ambiciosos, afinal isso garante uma renda fixa por determinado tempo. Porém, do mesmo modo que há freelas longos e recorrentes também existem tarefas mais pontuais.

Por exemplo, as empresas geralmente têm briefings e cronogramas bem definidos. Com isso, eles procuram apenas redatores para as legendas ou designers para as artes. Tudo é bem prático: alinha o briefing, produz o texto ou a arte e pronto, projeto encerrado.

Essa é, sem dúvida alguma, uma maneira rápida e eficiente para ganhar uma grana em poucos dias. Ainda assim, outros profissionais liberais também podem recorrer a essa preferência por projetos.

Gestores e administradores, por exemplo, podem produzir planilhas e calendários sob encomenda e desta forma ter uma retorno em poucos dias.

Para começar, a melhor alternativa está no networking e nas plataformas de projetos freelancers, como a Workana, o GetNinjas e a 99Freelas. Especialmente neste caso, a plataforma Trampos também se destaca e conta com muitas oportunidades rápidas.

4. Faça sites para pequenas e médias empresas

Nos últimos anos, muitos freelancers têm investido na criação de sites para pequenas e médias empresas. Até agora, essa alternativa compensa bastante porque não há necessidade de criar integrações complexas.

Pelo contrário, os sites são criados a partir de variações de templates já existentes. Ou seja, o profissional alinha o template com o cliente e faz a personalização para um site mais exclusivo. Embora trabalhoso, isso não significa criar um site do zero.

Justamente por isso, toda a produção e personalização do material leva poucos dias, especialmente quando a identidade visual do cliente já está decidida. Na prática, você repassa apenas o custo de produção e ganha no valor de mão de obra.

Caso você queira conhecer mais e se aventurar no desenvolvimento de sites, vale dar uma olhada no fórum do WordPress. Lá, usuários ativos tiram dúvidas e ensinam bastante sobre o desenvolvimento de sites.

5. Participe de programas de afiliados

Os programas de afiliados são excelentes alternativas para ganhos mais imediatos e em prazos menores. Ainda assim, vale destacar que é preciso investir uma quantidade considerável de tempo.

Portanto, ao participar de programas de marketing de afiliados, como da Hotmart ou da Monetizze, você precisa se dedicar bastante e trabalhar com estratégias mais imediatas.

Por exemplo, alguns profissionais e especialistas em Face ADS e Google ADS investem em publicidade paga para realizar a conversão. Neste caso, a expectativa deles é ter lucro a partir do retorno sobre investimento a partir da conversão.

Na prática, eles gastam 50 reais com um lead, que dá o retorno de 75 reais, por exemplo.

Há ainda os programas de afiliados que focam na venda de produtos, como o programa Associados Amazon. Os ganhos a partir destes programas vêm rapidamente quando há uma comunidade engajada com o seu conteúdo.

6. Venda fotos em plataformas

Assim como outros freelas, a produção de fotos é algo bem útil para quem quer ganhar algum dinheiro em poucos dias. Geralmente, basta se dedicar para produzir boas fotos e na sequência disponibilizar as fotos em plataformas dedicadas ao comércio de fotografias.

Dependendo da foto, em poucos dias você passa a realizar vendas, que aumentam conforme a quantidade de comentários e avaliações positivas.

Porém, vale ressaltar que as fotos devem ser bem comerciais. Boas fotos, por mais bonitas que sejam, não se vendem com facilidade caso não haja um apelo comercial.

Em um outro artigo, você aprende como ganhar dinheiro com fotos. Indo além das fotografias, o conteúdo mostra ideias fáceis de se colocar em prática e lucrar bastante.

7. Crie e venda produtos

A criação e venda de produtos autorais é uma alternativa bem frequente para quem deseja ter um retorno mais imediato. Ainda assim, não basta criar algo de forma aleatória. Pelo contrário, é preciso levar certos pontos em consideração.

Primeiro, você deve considerar a sua paixão na hora de criar algo do zero. Mesmo com esse caráter subjetivo, todo futuro empreendedor precisa se guiar por aquilo que ele sabe fazer de melhor.

Criar artesanatos? Velas artesanais? Bolos? Trufas? Independente da sua resposta, uma vez que você se planeje e esteja decidido em pôr a ideia em prática, os ganhos vêm. Ainda assim, vale destacar que dificilmente são tão significativos logo nos primeiros meses.

Sobre como começar, a melhor forma é perguntar a si mesmo qual é a sua principal paixão. A partir dessa resposta intrínseca, fica mais fácil na hora de definir como empreender.

Além disso, não esqueça de todas as formalidades, como o cálculo de retorno sobre investimento e o processo de precificar o seu produto.

8. Seja um infoprodutor

Quem trabalha com infoprodutos sabe que as vendas acontecem rapidamente desde que todo o rito de planejamento seja respeitado. Justamente por isso, ser um infoprodutor está entre as principais maneiras de conseguir dinheiro rápido.

A partir da venda do seu produto digital, você consegue ter uma renda recorrente que geralmente apresenta ganhos em poucos dias. Inclusive, caso haja leads bem qualificados, as vendas podem até mesmo superar a sua expectativa.

Quer saber mais sobre o assunto?! Então dá uma olhada no post que escrevemos sobre como criar um infoproduto!

9. Dê aulas particulares

Uma alternativa para conseguir dinheiro em poucos dias é dar aulas particulares. Porém, antes de considerar essa alternativa, não se limite a ideia de que apenas matérias básicas, como português e matemática, dão aulas particulares.

Ao contrário da opinião popular, muitos professores são formados por profissionais que somam longos anos de experiência. Em muitos casos, designers dão aulas sobre história da arte, jornalistas ensinam sobre redação, entre outros tantos exemplos.

No geral, todo profissional que tenha uma bagagem considerável pode dar aula, seja no modelo tradicional de ir ao aluno ou em plataformas próprias de ensino.

O melhor jeito de dar os primeiros passos é nas plataformas próprias de aulas particulares. Entre tantas opções, o aplicativo Eduqi se destaca por garantir relativamente rápidos e expressivos.

Em paralelo às aulas no app, você também pode se aventurar a produzir conteúdos nas redes sociais e deste modo aumentar ainda mais os seus ganhos.

10. Ofereça cursos inéditos

Os cursos oferecidos em sites próprios ou em plataformas digitais são bem interessantes para quem quer um retorno rápido e, acima de tudo, de modo recorrente. Porém, nem toda pessoa está pronta para ter um curso realmente relevante.

Antes de colocar a ideia de disponibilizar um curso em prática, é preciso revisitar um pouco da sua própria experiência. Isto é, ter a certeza de que a sua jornada realmente pode impactar positivamente outras pessoas.

Por exemplo, caso você vá falar o bê-á-bá tradicional, dificilmente o seu curso vai se tornar algo relevante para as pessoas. Inclusive, ele pode até mesmo ser algo que prejudique a sua imagem dependendo do conteúdo.

O melhor modo de começar é ver muitos cursos, principalmente os mais recomendados, e tentar ir além deles, criando algo realmente inédito para o segmento. Uma vez que você faça isso, com certeza o seu curso será relevante.

11. Responda pesquisas online

Caso queira ganhar algum dinheiro rápido para comprar um jogo na promoção ou assistir um filme recém lançado no streaming, os questionários online são os caminhos mais úteis. Em resumo, o usuário recebe um crédito a partir de determinadas respostas, podendo trocar em produtos digitais, como músicas, ebooks, jogos e filmes.

Esses questionários costumam ser bem acessíveis e oferecem uma quantidade considerável de perguntas. Porém, vale destacar que os usuários não respondem todos os formulários de uma vez.

Geralmente, a própria plataforma ou app seleciona os melhores perfis para responder as perguntas. Portanto, os ganhos variam bastante.

Começar a lucrar respondendo pesquisas é relativamente fácil. Ainda assim, entre tantas opções, fica até um pouco difícil se situar e saber o que baixar. Justamente por isso, vale a leitura da lista com 7 sites para ganhar dinheiro respondendo perguntas.

12. Seja motorista de aplicativo

Embora não seja tão vantajoso como as outras alternativas, é impossível negar que os aplicativos de transporte oferecem ganhos rápidos. Para quem busca um retorno financeiro, mas não tem como investir, esses aplicativos são uma boa ideia.

Contudo, é importante destacar que nem toda pessoa consegue ser motorista de aplicativo. A Uber, por exemplo, aceita apenas motoristas que tenham um carro com no máximo 10 anos de fabricação. Ou seja, carros a partir de 2011 não são aceitos.

Uma vez completado o seu cadastro em alguns dos muitos apps de transporte, você precisa aguardar poucos dias até ser liberado. Na sequência, basta aceitar as corridas e começar a faturar.

Fora o programa de parceria da Uber, há também a 99. Os dois são bem úteis e geralmente os motoristas revezam os dois apps.

13. Faça entregas por aplicativo

Outra alternativa para quem quer um retorno quase que imediato está na entrega por aplicativo. Ao contrário das corridas, as condições são mais fáceis e, principalmente, mais seguras. Fora isso, a concorrência não é tão alta dependendo do app.

Para entregadores de comida, as principais alternativas são o Ifood, o Uber Eats e o James, app da rede Pão de Açúcar. Todos têm uma demanda bem alta e os ganhos são bem próximos uns dos outros.

Porém, nos últimos anos o app Ame Flash, que realiza entregas à domicílio da rede Americanas, também se tornou uma alternativa bem relevante. E por se tratar de um app até então em evolução, poucos entregadores estão cadastrados.

Por ter menos motoristas, os ganhos costumam ser sutilmente maiores em algumas regiões. Sendo assim, com certeza vale a pena dar uma olhada.

14. Seja um assistente virtual

Muitas pequenas e médias empresas têm investido no atendimento humanizado e justamente por isso procuram e contratam assistentes virtuais. Os ganhos não são tão altos, mas ao menos costumam ser diários.

Na maioria dos casos, um assistente virtual é responsável por vender algum produto, tirar dúvidas sobre determinados itens e serviços, e realizar o serviço de atendimento ao cliente.

O trabalho não chega a ser massante e tão pouco causa dor de cabeça, contudo ele tem um ganho bem limitado. Fora isso, todo o modelo de entrega remete bastante ao sistema de trabalho comum.

15. Alugue a sua casa em alta temporada

Uma prática bem recorrente para quem mora em regiões turísticas e quer ganhar dinheiro rapidamente é alugar a própria moradia durante a alta temporada. Geralmente, o aluguel cobrado é mais alto por se tratar de um ambiente mobiliado e a família viaja ou fica em pousadas.

Ou seja, você põe a sua casa ou apartamento no AirBnB e, uma vez que a data esteja marcada, basta apenas retirar as suas coisas e passar um tempo em outro lugar de sua preferência. Ao fim do período, você tem uma renda sazonal interessante.

Ainda assim, vale destacar que nem toda casa está pronta para receber visitas de imediato. Portanto, antes de colocar essa ideia em prática, tenha tudo bem planejado!

16. Tenha um sebo virtual

Ao longo dos anos, muitas pessoas leem e acumulam livros que vão se empilhando e acumulando pó. Ao invés de ter livros guardados, você pode vendê-los em um sebo virtual só seu a partir da Estante Virtual.

A Estante Virtual funciona como muitos outros marketplaces, porém o foco está no comércio de livros usados. Inclusive, edições mais raras são vendidas com um preço muito acima do convencional.

Portanto, na hora de precificar, não esqueça de se informar sobre o grau de raridade do seu livro!

__________________________

E aí, curtiu as ideias?! Então você também vai gostar do nosso artigo com 26 sites para ganhar dinheiro online! Dá uma olhada e depois nos conta o que achou.

FAQ – Perguntas Frequentes

Você pode vender fotos, coisas que estão em casa ou prestar serviços pontuais. Há muitas formas de ganhar 100 reais por dia e dificilmente alguém que consiga investir um pouco de tempo em pesquisa e num projeto não tem essa renda.

Porém nem todo mundo sabe por onde começar ou no que pensar para ter uma fonte de renda extra. Com o propósito de ajudar você, nós criamos uma lista com 13 ideias para ganhar dinheiro e recomendamos a leitura!

Para ganhar dinheiro rapidamente e com o mínimo de dor de cabeça, as melhores alternativas são os apps de transporte e de entrega, mas caso a pessoa tem um pouco mais de tempo para investir, talvez os freelas sejam uma boa saída.

Ainda assim, vale destacar que as vendas de fotos em plataformas e de produtos usados em casa também são excelentes alternativas. Porém eles não são recorrentes.

Ganhar dinheiro na internet é algo relativamente fácil, afinal os apps e plataformas também ganham algo a partir da sua tarefa. Entre tantas opções, não há uma melhor forma e isso varia de pessoa para pessoa.

Justamente por isso, nós criamos uma lista com 15 principais alternativas para ganhar dinheiro na internet. Caso queira saber mais, vale a leitura!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!