befreela logo 2

O que é um copywriter? Descubra tudo sobre esta profissão!

o que e um copywriter imagem 1

Se você quer ganhar dinheiro escrevendo, uma dos caminhos em alta hoje em dia é o copywriting. Muita gente ainda faz confusão entre esta área de atuação e as similares, como a produção de conteúdo, por exemplo. Por isso, é importante entender o que é um copywriter para ter certeza de que esta é a área ideal para você.

Para tirar todas as suas dúvidas e aprender sobre o trabalho de um copywriter e as especificidades da escrita voltada para conversão, continue a leitura deste artigo!

Copywriter: o que é?

O copywriter é um profissional que escreve conteúdos focados na conversão, ou seja, com o objetivo de convencer o público a realizar uma determinada ação, como comprar um produto, acessar um conteúdo, se inscrever em um curso etc. Por isso, os textos têm como principal característica a persuasão.

Para não restarem dúvidas, é importante entender as diferenças entre o copywriter e o produtor de conteúdo, também conhecido como redator web. A grande diferença está no tipo de escrita: o produtor de conteúdo escreve textos variados, como e-books e artigos. Além disso, é uma premissa que não tenham um intuito claro de venda.

O copywriter pode até produzir o mesmo tipo de texto que o redator, no entanto, tem como objetivo convencer o leitor a realizar uma ação por meio de um CTA (call to action) que costuma estar voltada para a aquisição de um produto ou serviço.

O que é copywriting?

Em 1828, a palavra “copy” foi definida pela primeira vez por Noah Webster e remetia a conteúdos originais que seriam publicados na imprensa. Em 1879, John Emory Powers se tornou o pioneiro na escrita de textos persuasivos para anúncios e, assim, se tornou o primeiro copywriter do qual se tem conhecimento.

Hoje, o termo copywriting está relacionado à criação de textos que têm como foco principal convencer um grupo de pessoas a realizar uma ação específica. Para isso, são utilizadas técnicas de persuasão e gatilhos que visam despertar o interesse do público em relação a algo.

O que faz um profissional da área?

De forma geral, um copywriter escreve textos convincentes que visam persuadir o leitor para que ele tome uma determinada ação. Mas, afinal, quais são as possibilidades de trabalho? Ou seja: quais tipos de textos ele pode escrever? Confira os principais:

Anúncios

Quando estamos falando sobre anúncios, não nos referimos somente aos comerciais de televisão, outdoors ou até mesmo aquelas propagandas em páginas de jornais e revistas.

Os anúncios digitais são os mais relevantes no mercado hoje em dia e o trabalho do copywriter é fundamental nessa frente. Entre os principais formatos de anúncios estão:

      • banners;
      • pop-ups;
      • e-mail marketing;
      • mídia paga em redes sociais;
      • links patrocinados.

 

Peças publicitárias

O copywriter também é muito importante na construção de campanhas publicitárias que podem ter várias peças, como anúncios, folders, comerciais etc. Este profissional é responsável por trabalhar em conjunto com o resto do time para a criação de textos persuasivos para cada formato de peça publicitária.

E-mail marketing

Quem pensa que o e-mail marketing morreu está muito enganado. E o copywriter é a pessoa certa para trabalhar nesse tipo de texto por meio de uma linguagem mais persuasiva e com o uso de gatilhos mentais.

Roteiros para vídeos

Outra área de atuação para este profissional é a criação de roteiros para vídeos, que também podem ter como objetivo convencer um público a realizar uma determinada ação.

Artigos

Os artigos para blogs também podem se tornar conteúdos muito mais interessantes com o suporte de um copywriter, principalmente se o mesmo estiver dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Nesse caso, o foco é o SEO copywriting, que tem como objetivo a construção de conteúdos otimizados para os mecanismos de buscas.

Roteiros para telemarketing

O papel do profissional de telemarketing é convencer as pessoas em relação à compra de um produto ou serviço. Portanto, quando o roteiro é construído por um copywriter, as chances de sucesso são maiores, pois ele será capaz de conduzir a conversa do operador de telemarketing por meio de ótimas técnicas de persuasão.

Landing page

Uma landing page é uma página de destino em um site, com elementos voltados para a conversão. Portanto, também é um canal onde as habilidades do copywriter podem brilhar para convencer e converter os visitantes em clientes.

Quanto ganha um copywriter?

Como copywriter, você pode trabalhar de forma autônoma ou no regime CLT em uma empresa. Essa escolha, além do nível de experiência e outros fatores, interferem nos ganhos de uma forma geral. Entretanto, você pode saber mais sobre o assunto no artigo que escrevemos sobre quanto ganha um copywriter e como calcular seu preço.

De qualquer forma, de forma resumida, segundo a Glassdoor, o salário médio de um profissional desta área no Brasil é de R$4232,00. No entanto, este valor não pode ser levado ao pé da letra, pois existem muitas variáveis.

Se você é um freelancer com anos e anos de experiência, por exemplo, pode tirar muito mais porque já tem uma boa cartela de clientes e confiança para cobrar mais do que quem está começando. Já se você é um profissional CLT recém-formado, a tendência é que ganhe um pouco menos no início, mas terá vários benefícios, como plano de saúde, vale-alimentação, entre outros.

Para ter uma ideia mais clara sobre valores e salários, o ideal é conversar com quem já está atuando na área há mais tempo. Assim, é possível tirar dúvidas e entender melhor as projeções de crescimento para um copywriter.

Além disso, existem algumas estimativas e dicas para entender melhor sobre os ganhos de um copywriter. Então, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre o assunto!

Como posso começar a trabalhar na área?

Para ser um copywriter é preciso se especializar na área, desenvolver algumas habilidades específicas, estudar bastante, criar um portfólio para começar a prospectar clientes e divulgar o seu trabalho.

Não é um passo a passo complexo, mas é necessário ter bastante foco e dedicação no começo, pois nunca é fácil iniciar em uma área nova. Por isso, se quiser orientações para começar, confira o nosso artigo detalhado sobre como ser um copywriter.

Agora você já tem as informações básicas em mãos, fica mais fácil decidir se este é ou não um caminho profissional interessante para você.

De qualquer modo, existem outras formas de ganhar dinheiro escrevendo, que listamos neste artigo. Então, se copywriting não é para você, não deixe de ler este post.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!