befreela logo 2

Como ganhar dinheiro com artesanato: tudo que você precisa saber

como ganhar dinheiro com artesanato imagem 1

Você manda bem em trabalhos manuais e gostaria de conseguir uma renda extra com este tipo de trabalho?

Então chegou ao artigo do qual precisava.

O objetivo hoje é te dar dicas dos variados tipos de artesanato que pode fazer (e que vendem bem) além dos melhores sites para vender seus produtos.

Vamos lá?

Onde vender e divulgar seus produtos

Além de definir que tipo de produto você vai vender (vamos te dar ótimas ideias para começar mais para frente neste texto), você precisa escolher onde vai vendê-los.

Atualmente existem diversas opções, e é possível até mesmo vender artesanato nas redes sociais, se você fizer um bom trabalho nas plataformas.

Portanto, para começar, vamos te mostrar onde você pode realizar a venda dos seus produtos e como você pode fazer isto.

Elo7

O Elo7 é um site no ar desde 2008 que faz muito sucesso com microempreendedores e foca numa experiência de compra mais humanizada.

Mercado Livre

Iniciado em 1999, o Mercado Livre é uma empresa argentina que busca oferecer soluções tecnológicas que possibilitem o comércio eletrônico.

Etsy

O Etsy existe desde 2005 com sede no Brooklyn e é um site de comércio eletrônico com foco em itens artesanais, materiais para artesanato e produtos usados.

Loja virtual própria

Você também pode optar por investir na própria plataforma, onde terá mais controle sobre os trâmites de venda, formas de pagamento, prazos e opções de frete. Neste caso, certifique-se da estabilidade e segurança de sua loja virtual.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social visual excelente para divulgar seus produtos, já que 84% das pessoas usam a plataforma para decidir o que comprar. Pode ser o melhor site para investir e conseguir bons resultados através de conteúdo orgânico.

Facebook

Alguns podem até pensar que o Facebook está em decadência, mas muitos usuários ainda recorrem à plataforma para pesquisar itens, sobretudo em grupos específicos e dentro do Marketplace.

Instagram

Um requisito quase obrigatório é criar um perfil de negócios no Instagram para divulgar seus produtos. Capriche nas fotos, mantenha as publicações constantes e engaje consumidores com uma boa estratégia de marketing digital.

Ideias para ganhar dinheiro com artesanato

Agora que você já sabe onde vender e divulgar seus produtos, preparamos uma lista com 23 ideias para você começar agora! Quem sabe você não encontra um produto ou outro que quer adicionar ao seu portifólio?!

1. Velas Artesanais

As velas criam uma ambiência aconchegante e acolhedora em nossas casas, não é verdade?

Você pode criar velas de diferentes tamanhos, tipos e cores como itens suspensos, em gaiolas ou castiçais, usando tecidos, copos, vasos, frutas ou plantas. E requer um investimento relativamente baixo.

2. Encadernação Artesanal

Para investir na encadernação artesanal, você precisa de itens como papelão, tecidos e fitas, criando cadernos de receitas, álbuns de fotografias e agendas personalizadas. É uma opção simples e lucrativa!

3. Panos de Prato

Fazer artesanato com panos de prato é uma ótima opção para quem deseja investir em um item útil e atemporal, que sempre terá demanda. Use sua criatividade para criar produtos com dizeres engraçados ou reflexivos, desenhos em bordado ou cores vivas.

4. Bordado

Se possui habilidade com bordados, saiba que é uma das opções mais bonitas e diversas do artesanato. Você pode confeccionar almofadas, toalhas, kits personalizados para eventos como casamentos ou itens domésticos. Basta adquirir ferramentas como linha, agulha de costura e fitas para começar.

5. Sabonetes, Sais de Banho e Aromatizadores Artesanais

Outro grande mercado para quem quer ganhar dinheiro com artesanato é a confecção de aromatizadores, sabonetes e sais de banho. As receitas são simples e envolvem elementos como base de glicerina, argila, óleos essenciais e itens aromatizantes como cravo e canela.

6. Scrapbook

Para ganhar dinheiro fazendo scrapbooks, precisará de um estilete ou guilhotina, uma base de corte, régua de aço, cola, furadores, fita dupla face e tesoura. Você pode criar caixinhas, álbuns, convites e decorações personalizadas.

7. Tiaras e Laços

Que tal investir na venda de acessórios para cabelos? Trabalhando a criatividade e utilizando utensílios como fitas, renda e cetim para criar itens únicos e encantadoras tanto para crianças quanto para adultos.

8. Crochê

O crochê é uma atividade antiga e ainda muito valorizada, já que os itens em crochê acompanham a moda ao longo dos anos. Crie produtos como tapetes, bolsas, pantufas, roupas e acessórios de decoração.

9. Tricô

E o tricô é outra opção excelente, além de ser também muito lucrativa. Entre os materiais essenciais para começar o artesanato com tricô estão alfinetes de segurança, marcadores, agulhas, ponteiras e contador de carreiras.

10. Bolsas artesanais

Um item útil e essencial para compor qualquer look, as bolsas artesanais estão muito em alta e podem ser mais uma opção de mercado. Use materiais como sisal, jeans, retalhos, couro e palha, e até detalhes adicionais como correntes, pedras e rendas para criar peças incríveis.

11. Acessórios para bebês

Gostaria de confeccionar acessórios para bebês como enxoval, roupas, sapatinhos, lembrancinhas e itens decorativos? Adquira alguns materiais como tecidos, tinta acrílica, jornais e plásticos para aguçar a criatividade e vá em frente!

12. Acessórios para pets

Uma opção parecida é fazer acessórios para animais de estimação. Os tutores de pets adoram comprar itens fofinhos como roupas e fantasias engraçados para seus amigos de 4 patas.

13. Patchwork

Se possui uma máquina de costura ou tem a possibilidade de adquirir uma, considere começar no patchwork! Essa técnica de transformar retalhos em peças lindas é um excelente artesanato e você ainda encontra vários tutoriais online ensinando a como começar.

14. Luminárias artesanais

As luminárias artesanais são muito procuradas por quem gosta de artesanato e podem até mesmo ser feitas com itens reciclados. Opte por garrafas, sementes, latas, madeira e palha para confeccionar objetos charmosos e estilosos.

15. Brinquedos para crianças

Você pode ganhar dinheiro criando brinquedos infantis, sabia? É bom apostar em modelos antigos como carrinhos, massas de modelar, trenzinhos, jogos educativos e bonecas usando materiais como madeira e tecidos.

16. Chaveiros

Reaproveite objetos que não usa mais e estão ocupando espaço em casa para confeccionar chaveiros diferentes! Vários materiais podem ser utilizados, por exemplo: miçangas, arames, papelão e corda.

17. Caixas decoradas

É possível confeccionar caixas decoradas para que clientes guardem fotos, joias, papeis e demais objetos. É bem comum utilizar MDF para a produção e você pode ainda adquirir EVA, tecidos e miçangas para detalhes extras.

18. Produtos de cerâmica

Transformar o barro em objetos sólidos é uma experiência como nenhuma outra e a boa notícia é que pode fazer disso o seu negócio. Este tipo de artesanato exige um pouco mais de técnica, mas os resultados valem à pena.

Com argila, água e alguns equipamentos, crie pratos, xícaras, vasos, bules e outros utensílios domésticos incríveis.

19. Lettering

Ganhe dinheiro vendendo placas, quadros, cartões, convites, placas e outras peças decorativas usando a técnica de Lettering! Para começar, invista em réguas, lápis, canetas, borrachas, marcadores, glitter e papel em gramatura alta.

20. Lembrancinhas para festas

Para fazer lembrancinhas, os materiais mais buscados são feitos em EVA e biscuit. Confeccione chaveiros, bonecos, porta-retratos e demais itens com o auxílio de materiais para modelagem, cola quente, canetas e tintas.

21. Pinturas

O universo de pinturas é bem vasto: além de pintar telas e quadros, pode investir na pintura de tecidos como toalhas e jogos americanos, madeira e garrafas.

22. Macramê

Procure pela hashtag macramê no Instagram para perceber como este mercado está bombando! Crie suportes de plantas, bolsas, roupas e peças decorativas usando a lã, barbante cru, nylon e fios encerados.

23. Arranjos florais

Faça arranjos de flores usando vidros, xícaras, bules, vasos reciclados, latas, garrafas e caixinhas. Com o auxílio de tinta spray, molduras e pedrinhas, seus itens ficarão belíssimos.

___________________________

E aí, curtiu as dicas?! Então não deixe de ler nosso post com 13 ideias para ganhar dinheiro. Com certeza você vai achar alguma opção interessante para aumentar sua renda extra por lá também.

FAQ – Perguntas Frequentes

Entre os mercados que mais vendem com artesanato estão os sabonetes e cosméticos, velas aromatizadas, patchwork, crochê, bordados, biscuit e itens reciclados.

Para investir no artesanato, pode escolher entre técnicas variadas, esse é o primeiro passo. Decida entre um estilo ou vários, diversificando a renda. Faça um estudo de mercado para entender a demanda desse segmento.

Identifique a persona do negócio e faça um planejamento, incluindo despesas, estrutura de logística, venda, distribuição e divulgação. Aliás, escolha os locais certos para vender e divulgar seu negócio em sites como Elo7 e Mercado Livre e redes sociais como Instagram e Pinterest.

Caso seja possível, invista parte da renda em tráfego pago para impulsionar as vendas e alcançar mais potenciais clientes.

Sim! A internet facilitou muito o processo de vendas de pequenos empreendedores e o comércio eletrônico tem apresentado um crescimento expansivo, principalmente depois do isolamento social.

Além disso, o artesanato é um ramo que requer um investimento baixo para começar, e com o auxílio de sites de e-commerce e redes sociais, as chances de obter sucesso são enormes!

Quer descobrir mais maneiras de ganhar dinheiro na internet? Temos as dicas ideais, confira agora.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!