befreela logo 2

Como ganhar dinheiro no Pinterest: 7 ideias para rentabilizar seu perfil

como ganhar dinheiro no pinterest imagem 1

Desde 2010, o Pinterest tem sido a melhor plataforma online para pesquisar receitas, instruções de artesanato, dicas de design de interiores e muito mais. A plataforma, entretanto, não é só para criativos, mas também para aqueles que queiram ganhar dinheiro online.

O Pinterest – que não é uma rede social – oferece diversas oportunidades para lucrar de forma simples. E não é necessário fazer nada suspeito, como enviar spam com conteúdos desnecessários ou irritantes aos usuários.

A plataforma oferece uma variedade de oportunidades para todos, tanto dentro quanto fora dela. Quer você seja um blogueiro ou blogueira, assistente virtual ou trabalhe com marketing de conteúdo, ou até mesmo marketing de afiliados, é possível encontrar uma forma de ganhar dinheiro com o Pinterest.

1. Trabalhe como gestor de conta ou assistente virtual

Já pensou em ser uma assistente virtual especializada em Pinterest? Seu trabalho vai consistir em ajuda blogueiros e blogueiras, influenciadores e até mesmo grandes empresas a criar ou melhorar o seu conteúdo no Pinterest.

O que você precisa fazer? O trabalho consiste em criar pins, salvá-los, monitorizar a performance dos posts e também interagir com usuários salvando seus pins ou comentando em publicações.

Você também precisa entender como o mecanismo de buscas do Pinterest funciona, já que precisa fazer pesquisa de palavras-chave e desenvolver estratégias de marketing específicas para a plataforma.

Uma das maiores vantagens desse trabalho é a sua flexibilidade, você pode trabalhar a partir de qualquer lugar e pode organizar o seu horário de trabalho de forma flexível já que as publicações podem ser agendadas com ferramentas como o Tailwind, por exemplo.

Além disso, a maioria dos assistentes virtuais especializados em Pinterest têm um bom número de clientes e cuidam de diferentes perfis sem que seja necessário gastar muito tempo neles – diferente de plataformas como Instagram e Facebook, por exemplo.

Fora do Brasil, os gestores de Pinterest e assistentes virtuais cobram cerca de 400 dólares por mês para cuidar de uma conta.

2. Ganhe dinheiro com seu blog

A maioria dos blogueiros e blogueiras ao redor do mundo estão no Pinterest. A plataforma é uma ótima forma de conseguir mais visitantes para o seu blog já que pode te trazer muitos novos leitores – afinal, o Pinterest é um mecanismo de buscas assim como o Google.

Se você já tem um blog rentável, pode contratar um assistente virtual para fazer o trabalho por você. Caso não queira investir, pode fazer tudo sozinho, já que não é necessário ter tanto trabalho assim criando posts como no Instagram.

A estratégia básica consiste em, sempre que publicar um novo artigo no blog, salvar o pin referente àquele post no Pinterest. O pin (ou seja, a imagem) deve estar conectada ao artigo e ter o título do artigo escrito nela. Isto vai te ajudar a aumentar o seu alcance por lá. 

É importante criar pastas que combinem com o tema do seu blog. Por exemplo: se fala sobre moda sustentável pode criar pastas como “ideias de roupas sustentáveis”, “inspirações upcycling” ou “ideias de reforma de roupas em casa”; se tem um blog de alimentação vegana, pode criar pastas como “receitas veganas para o café da manhã”, “benefícios do veganismo” ou “transição para o veganismo”.

Além disso, você também pode juntar-se a outros blogueiros e blogueiras no mesmo nicho que o seu e criar pastas de grupo. No Pinterest é possível trabalhar em conjunto para aumentar o alcance um do outro.

Você pode perceber que nenhuma das dicas mencionadas acima vai lhe dar um rendimento direto. Porém, como blogueiro ou blogueira, você pode usar o Pinterest como ferramenta de marketing para aumentar significativamente o seu alcance e o alcance do seu blog. Isto, por sua vez, dá-lhe a oportunidade de faturar através de links de afiliados, Google Adsense, e parcerias pagas.

PS: se quer saber mais formas de monetizar seu blog, clique aqui e leia nosso artigo sobre o tema!

3. Publique conteúdo patrocinado no Pinterest

Assim que tiver uma boa audiência ou visibilidade no Pinterest, também pode fechar parcerias com marcas que queiram anunciar diretamente no seu perfil do Pinterest. É uma ótima ideia para ganhar dinheiro diretamente com a plataforma.

Você pode, por exemplo, criar uma pasta de grupo com uma marca com a qual fechou parceria, ou criar uma pasta específica para a parceria.

É possível também fechar parcerias com marcas para salvar conteúdos em uma pasta específica que você já tenha e que seja relacionada ao tema da campanha publicitária. Além disso, você também pode fechar parcerias de produção de conteúdo no seu blog e no Pinterest, para garantir que os pins do seu publi tenham ainda mais visibilidade.

4. Divulgue links de afiliado

O marketing de afiliados é uma das formas de renda mais conhecidas e populares entre blogueiros (inclusive, nós falamos sobre como começar a faturar como afiliado neste artigo), influenciadores e produtores de conteúdo. Em resumo, ele consiste em usar links personalizados para promover produtos de empresas e infoprodutores em troca de uma comissão por cada venda realizada.

Em outras palavras, a empresa ou produtor disponibiliza um link para que você o divulgue em seu site, blog ou redes sociais. O link permite que a compra – quando acontece – seja rastreada até você (quem promove o link) para que ganhe a comissão pela venda.

Além de divulgar os links no seu blog, você também pode compartilhá-los no Pinterest. Assim que um usuário clica no link através de um pin e encomenda algo através dele, você ganha dinheiro.

É claro que, para isto, você deve verificar nos regulamentos da empresa se você pode compartilhar o seu link de afiliado no Pinterest. Além disso, verifique também se o produto que você está divulgando está de acordo com as guias de conduta do Pinterest, se não, você pode ser banido. 

Num geral, ganhar dinheiro com links de afiliado pode ser ótimo. Mas, certifique-se de só compartilhar links de plataformas e empresas nas quais você acredita. Caso contrário, as pessoas não confiarão nas suas indicações e você vai vender muito pouco.

5. Aumente o tráfego da sua loja online

Se você tem uma loja online, o Pinterest é uma excelente ferramenta para atrair mais visitantes até ela. O tráfego e a visibilidade não são uma fonte direta de renda, mas são ótimas maneira de aumentar suas chances de lucrar.

Muitas pessoas usam o Pinterest para planejar suas compras com antecedência e pesquisar referências e produtos. Muitos, inclusive, acabam decidindo comprar produtos que já tenham visto no Pinterest. Especialistas apontam que a publicidade na plataforma é tão bem sucedida – ou até mesmo mais – quanto no Facebook ou Instagram.

Se você tem uma loja online ou trabalha com dropshipping pode usar o Pinterest assim como os blogueiros e blogueiras. Sempre que um novo produto vai ao ar, você pode salvar um pin em uma pasta no seu perfil. Se o usuário se interessar por aquele pin, pode ir direto à página de sua loja online.

No Brasil, agora o Pinterest oferece a possibilidade anúncios pagos – até 2020 só era possível ganhar visibilidade no Pinterest de forma orgânica o que podia levar meses para acontecer. Portanto, a vantagem dos anúncios é o crescimento e visibilidade rápidas, além do fato de que estes anúncios aparecem nos feeds dos usuários da plataforma de uma forma que não interrompe a experiência do usuário.

De qualquer forma, o que recomendamos é que faça um curso de Pinterest para entender exatamente como aumentar sua visibilidade na plataforma e os acessos do seu blog ou site. Dessa forma você saberá tudo o que você precisa sobre a plataforma e será capaz de usar o Pinterest da melhor maneira, sem ser punido ou até mesmo banido da plataforma por más práticas.

6. Venda seus produtos e serviços

Independente da área em que você atue, sempre é possível usar a plataforma para compartilhar seus produtos – sejam eles físicos ou digitais.

Você pode faturar criando um produto, um curso, um e-book ou prestando serviços de consultoria, mentoria e até mesmo palestras. O Pinterest é uma ótima plataforma de divulgação do seu trabalho, você só precisa aprender a usá-lo.

Combine a divulgação do conteúdo do seu site ou blog com uma ótima estratégia de captura de leads e você terá vantagem e tanto em suas mãos.

Ter o contato de pessoas que interagiram com seus pins, se inscreveram em sua newsletter, ou fizeram o download de algo gratuito no seu site é ótimo não só para manter um relacionamento com sua audiência, mas também para fazer remarketing e oferecer seus produtos e serviços para estas pessoas num futuro.

7. Ganhe dinheiro como influenciador

O Pinterest pode te ajudar a lucrar de diversas formas e também a ganhar muita visibilidade. Ao ter vários acessos no seu blog, você pode direcionar estas pessoas às suas redes sociais e, portanto, crescer nelas também.

Se você tem de 5 a 10 mil seguidores, já pode começar a faturar como influenciador – você é o que chamamos de microinfluenciador – fechando parcerias com marcas para promover os produtos delas através de suas redes sociais.

Para isto, você pode entrar em contato com marcas que se encaixam com o seu perfil, compartilhar seu mídia kit e fazer uma proposta, ou esperar que elas entrem em contato com você. O fato é que, de qualquer forma, com o Pinterest você tem muito mais chances de ser visto por pessoas de fora da sua rede, especialmente se o conteúdo que você produz é autêntico e criativo.

FAQ – Perguntas Frequentes

O Pinterest é muito mais um mecanismo de buscas do que uma rede social. Portanto, é muito diferente de plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Então, para alcançar o sucesso desejado com o Pinterest, é importante que você compreenda a plataforma e todos os seus pormenores.

Crie pins que chamem a atenção

O Pinterest é uma plataforma puramente visual. Portanto, seus pins devem se destacar entre a multidão. É importante que seus pins pareçam profissionais. Portanto, crie imagens visualmente atraentes e siga as recomendações do Pinterest e seus parceiros.

Use as palavras-chave certas

O Pinterest é um mecanismo de buscas – assim como o Google. Portanto, antes de publicar um pin, faça uma busca intensiva por palavras-chave. Certifique-se de usar as palavras-chave certas para o seu pin para chegar aos usuários certos e fazer com que seu público-alvo chegue até seu perfil e seu blog. Use palavras-chave no título e também na descrição dos seus pins.

Interaja com outros perfis

Além de salvar seus próprios conteúdos, você deve usar o Pinterest para interagir com outros usuários. Salve os pins de outros perfis nas suas próprias pastas – que estejam de acordo com seu nicho – comente, e siga outros usuários. Assim, você aumenta seu alcance por ser um usuário ativo da plataforma, além de chamar a atenção de outros usuários que podem salvar os seus pins.

Sim, é possível! Você pode ganhar dinheiro tanto dentro quanto fora da plataforma. 

Você pode ganhar dinheiro fechando parcerias com marcas para posts patrocinados no Pinterest, vendendo seus próprios produtos e serviços, entre diversas outras possibilidades.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!