befreela logo 2

Apps para ganhar dinheiro – As 13 melhores opções

apps para ganhar dinheiro imagem 1

Os aplicativos para ganhar dinheiro são uma realidade e muitas pessoas têm garantido renda suficiente para se manter distante das regras formais dos empregos ou garantir mais conforto durante esse período de instabilidade econômica.

Em comum, todos os apps têm um posicionamento bem claro: você faz alguma atividade braçal, mecânica, criativa ou braçal e em troca ganha créditos para serem trocados por prêmios ou até mesmo transferências para a sua conta.

A cada nova pergunta você encontra não um único aplicativo, mas sim dezenas de alternativas. Entre tantas opções, com certeza a tarefa de encontrar o melhor pode ser um pouco difícil.

Justamente por isso, hoje nós listamos os principais aplicativos para ganhar dinheiro e vamos enriquecer a nossa seleção evitando ideias até então bem repetitivas – como opções de cashback, aplicativos de entrega e opções para ser motorista de app.

Nesta lista, reunimos aplicativos para te ajudar a conseguir uma grana extra, ou até mesmo encontrar uma fonte de renda estável. Continue lendo para saber mais!

1. OLX

A OLX é uma plataforma bem versátil e que permite você ganhar dinheiro através da venda direta de produtos ou por meio de oportunidades de revenda dentro da própria ferramenta.

O interessante desta plataforma é que os anúncios são grátis e você precisa contratar um plano apenas quando ultrapassa o limite de 40 anúncios ativos.

Fora isso, a negociação é direta e basta ter o aplicativo instalado para responder algum interessado. Em relação à burocracia, tudo acontece em poucos minutos e dificilmente a plataforma bloqueia algum anúncio. Caso isso aconteça, há alertas sobre qual regra foi infligida.

No caso da venda dos produtos, a OLX funciona como qualquer outro marketplace: você disponibiliza o seu item à venda e espera interessados entrarem em contato. A partir disso, você pode trocar o item por outra coisa ou simplesmente vendê-lo.

Você pode anunciar casas, móveis, eletrodomésticos e quaisquer outros produtos que você possa produzir ou revender.

Já para a revenda, é preciso ter ao menos um fluxo de caixa para ganhar dinheiro com esse app. Na prática, você precisa aproveitar anúncios com preços mais baixos e em seguida revendê-los através da própria OLX.

Por exemplo, você encontrou um jogo de cadeira completa de madeira maciça por 200 reais. Tendo em mente que há chances de revendê-lo por 600, você pode fazer esse investimento.

No entanto, vale destacar que essa alternativa, embora pareça simples, precisa considerar os custos do frete e da própria armazenagem. Sendo assim, caso tenha uma picape ou uma caminhonete, com certeza a OLX é uma excelente alternativa!

O aplicativo OLX está disponível para Android e iOS.

2. 99Freelas

O aplicativo 99Freelas também é uma ótima saída para encontrar jobs e deste modo ganhar dinheiro. Há ainda outras opções, como o Freelancer e o Workana, porém ambos têm sido saturados pela alta oferta e não são tão abrangentes quanto o 99Freelas.

Embora boa parte dos trabalhos sejam voltados para a área da comunicação, há trampos em diferentes interesses.

Ao todo, há 12 nichos e cada alternativa possui diferentes segmentos. As áreas são:

      • Administração e Contabilidade;
      • Advogados e Leis;
      • Atendimento ao Consumidor;
      • Design e Criação;
      • Educação e Consultoria;
      • Engenharia e Arquitetura;
      • Escrita;
      • Fotografia e Audiovisual;
      • Suporte Administrativo;
      • Tradução;
      • Vendas e Marketing;
      • Web, Mobile e Software.

Justamente por conta dessa variedade de projetos, diferentes profissionais conseguem ter uma renda significativa já no primeiro mês de uso.

O cadastro é gratuito e mesmo sem investir é possível enviar propostas e concorrer aos projetos das mais variadas áreas. Ainda assim, há planos que podem ser interessantes para quem pretende ser um freelancer full time.

Contudo, é importante destacar que o aplicativo 99Freelas está disponível apenas para Android por enquanto.

3. PiniOn

O PiniOn está entre os aplicativos para ganhar dinheiro mais recomendado e isso não é à toa. Este app paga sempre que você cumprir determinadas missões e permite saques a partir de 30 reais ou 20 reais caso use uma conta PayPal.

Para começar, você precisa cumprir alguns requisitos, caso contrário o seu cadastro no app pode não ser confirmado. Entre os critérios de aprovação estão:

      • Maioridade;
      • Conta corrente ou poupança/conta PayPal nacional;
      • Smartphone com Android 5.0 ou superior/iPhone 5s com sistema iOS 11 ou superior;
      • Plano de internet móvel;
      • Sem cadastro anterior.

Na sequência basta realizar as missões e ganhar as recompensas em dinheiro. Na prática, toda missão se baseia na descrição da sua experiência, seja em uma farmácia ou num supermercado.

Há três tipos de missões, sendo a mais comum a missão de Pesquisa. Nela, você deve responder perguntas sobre marcas, produtos e serviços. A segunda é conhecida como Monitoramento e se resume a compartilhar informações sobre preços e concorrências em determinadas áreas.

Por fim, a última missão é “Cliente Oculto”, onde você vai a um ponto comercial e compartilha a sua impressão durante toda a experiência.

O aplicativo PiniOn está disponível para Android e iOS.

4. Google Opinion Rewards

O Google Opinion Rewards não necessariamente é um aplicativo para ganhar dinheiro, e sim créditos. Ao contrário das outras opções desta lista, ele não permite que você saque ou transfira o valor.

Ainda assim, este app não poderia faltar nesta lista por ser um dos mais práticos e simples de navegar, sendo uma excelente opção para quem curte comprar livros, filmes e jogos na Play Store.

As pesquisas são rápidas e a recompensa varia de 0,01 centavos a 3 reais, podendo ser feitas em qualquer momento do dia.

Além disso, o próprio app faz perguntas com finalidade de te conhecer e enviar apenas enquetes relevantes ao seu perfil. O envio das pesquisas costuma acontecer em um único dia por semana e compila perguntas bem simples, como “qual promoção chama mais atenção?”, “quando você pretende viajar?” etc.

O aplicativo Google Opinion Rewards está disponível para Android e iOS.

5. Udemy

Quando o assunto é trabalhar com o que você ama, o Udemy está entre as melhores alternativas. O app abriga milhares de cursos e repassa o valor da venda aos professores.

Por ser um processo que não demanda um trabalho recorrente, uma vez ativo e disponível, o curso se torna uma renda extra recorrente. Em geral, muitos profissionais agregam a sua paixão e experiência num curso e passam a monetizá-lo através do Udemy.

A adesão ao app acontece em poucos passos e o próprio Udemy dá bastante apoio aos interessados em ministrar cursos.

Já no primeiro projeto, o Udemy oferece instruções, materiais para gestão de grade e até mesmo insights sobre temas. Além disso, a equipe também passa feedbacks sobre os vídeos e indica pontos de melhorias caso seja necessário.

O aplicativo da Udemy está disponível para Android e iOS.

6. QuintoAndar

O QuintoAndar é um aplicativo novo e que tem chamado atenção por intermediar vendas e locação de imóveis. Contudo, indo além desta solução, o aplicativo também trabalha no esquema de parceria.

Há quatro formas de ser parceiro do app e ganhar dinheiro: como corretor, vistoriador, parceiro de reparos e fotógrafo.

Enquanto corretor, você consegue ganhar dinheiro de três maneiras: através da locação, da venda ou da consultoria imobiliária.

Como corretor de locação, você fica à frente de toda a gestão de contratos em uma plataforma própria para isso. Enquanto corretor de venda, você conta com todo o apoio para organizar atendimentos, agendar visitas e realizar vendas.

A atividade de consultor imobiliário é um pouco mais complexa e o ganho fica atrelado à construção da sua carteira de imóveis dentro do QuintoAndar, sendo ideal apenas para imobiliárias.

Quem tem experiência com vistorias sabe que a tarefa pode ser bem burocrática. Justamente por isso, o QuintoAndar concentra todos os procedimentos dentro do app e tudo acontece por meio da tela do celular.

Já o parceiro de reparos funciona como um “marido de aluguel” e conserta pequenos problemas das casas e apartamentos que estão sob a tutela do app.

Por fim, como fotógrafo parceiro do app, você precisa apenas agendar e fazer fotos profissionais à altura do imóvel.

Em todos os casos, a cada tarefa concluída, um valor é repassado ao profissional.

O aplicativo QuintoAndar está disponível para Android e iOS.

7. GetNinjas

Lembra da 99Freelas? Então, a GetNinjas é bem parecida, mas o seu foco está nos serviços mais braçais. Ainda assim, há muitas áreas de interesse.

Ao todo são 10 áreas, sendo elas:

      • Assistência técnica;
      • Aulas;
      • Autos;
      • Consultoria;
      • Design e Tecnologia;
      • Eventos;
      • Moda e beleza;
      • Reformas e reparos;
      • Saúde;
      • Serviços Domésticos.

Cada uma dessas frentes possui segmentos para facilitar ainda mais o encontro dos profissionais mais adequados.

Para começar, você precisa instalar o app e enviar os orçamentos conforme os pedidos de serviço entram, ficando em aberto todo o processo de precificação e até mesmo de seleção dos trabalhos.

O interessante do GetNinjas é que, ao contrário de outros aplicativos, não há mensalidade e 100% do valor do serviço é seu. No entanto, você usa os tokens do app para desbloquear facilidades extras, como os contatos dos clientes.

O aplicativo GetNinjas está disponível para Android e iOS.

8. Foap

Entre os aplicativos para ganhar dinheiro mais populares estão o Foap, solução perfeita para quem deseja viver de freelas por meio da fotografia. Na prática, você ganha dinheiro com as suas fotos.

Uma vez instalado, basta fazer fotos incríveis e, claro, comerciais, e colocá-las na sua coleção de fotografias.

O app trabalha com parceiros relevantes, como Getty Images, Alamy e Adobe, e disponibiliza milhares de fotos, inclusive as suas.

Visto os parceiros, você percebe que o app não se limita por região. Pelo contrário, o Foap Market (marketplace da plataforma para a venda dos conteúdos) está disponível aos mais variados países.

Fora esse marketplace abrangente e independente, os resultados são bem escaláveis. Isso acontece porque as fotos passadas são avaliadas e comentadas. Então, à medida que a sua popularidade aumente, maiores serão as chances de aparecer aos compradores.

Por fim, vale destacar que as vendas e transferências são bem práticas por serem integradas ao PayPal. Em relação ao pagamento, as comissões das vendas são divididas entre 50/50 e não há limites no envio das fotos.

O aplicativo Foap está disponível para Android e iOS.

9. Surfmappers

O Surfmappers é um aplicativo bem semelhante ao Foap, porém o seu foco está na captura das manobras radicais dos surfistas. Sem dúvida alguma, o Surfmappers é o melhor aplicativo para quem gosta de surf e quer ganhar dinheiro.

Ainda assim, vale a pena considerar o app mesmo se você não gosta de surf, porque as possibilidades de vendas são ótimas.

Primeiro, o Surfmappers também funciona como uma rede social. Deste modo, os surfistas seguem, curtem, comentam e marcam amigos nas novas fotos. Assim, dificilmente alguém deixa de ver o seu clique.

Fora isso, há também a possibilidade de personalizar bastante os preços. Por exemplo, você pode definir fotos avulsas por 30 reais e descontos a cada 10 fotos em uma única compra.

Além disso, o fotógrafo também consegue agendar sessions com os surfistas e tudo sem necessariamente ter que entrar em contato.

O aplicativo Surfmappers está disponível para Android até o momento.

10. DogHero

Para quem ama os nossos companheiros de quatro patas certamente vai gostar de saber que é possível ganhar dinheiro e ainda ajudar cachorros e gatos.

Através do app, você ganha dinheiro com a hospedagem do pet, como pet sitter e dog walker, e atuando como creche em dias da semana.

Os serviços de hospedagem e de creche são mais complexos e necessitam de uma estrutura mais especial. Justamente por isso, os interessados acabam por atuar como pet sitter e dog walker.

Como pet sitter, você ganha dinheiro a partir de passeios pontuais de até 60 minutos. Sempre com itinerários próximos da sua região.

Já os dog walker caminham com os cachorros de pequeno e grande porte por itinerários da região. Este último é mais indicado para os papais pets.

Os ganhos variam bastante, mas em todos os casos o app dá garantia do seu pagamento.

O app DogHero está disponível para Android e iOS.

11. Eduqi

O aplicativo Eduqi é uma alternativa para os professores que pretendem dar mais aulas e desta maneira conseguir uma renda extra.

Todo o funcionamento acontece em poucas etapas: um aluno baixa o app, encontra o professor mais indicado para sua disciplina e o contrata para ter aulas particulares.

Há muitas áreas de interesse, como matemática, inglês, português e outras frentes do conhecimento. Na prática, uma vez cadastrado, você recebe uma proposta e tem até 24h para alinhar um valor e a quantidade de aulas.

Ao terminar o ciclo, o aluno avalia e comenta sobre a experiência na aula. Ao acumular muitos feedbacks positivos, fica bem fácil receber mais propostas.

Não há mensalidades para usar o app, apenas o valor de intermediação. Além disso, o Eduqi garante o seu pagamento após todas as aulas.

O aplicativo Eduqi está disponível para Android e iOS.

12. Enjoei

O aplicativo Enjoei é um marketplace focado na venda de roupas e acessórios por um valor mais acessível. Em teoria, funciona como um brechó disponível para todo o Brasil.

Esse app conta com uma comunidade bem ativa e engajada. Justamente por isso, você consegue ter uma renda bem interessante.

Em muitos casos, você pode empreender através do Enjoei de duas formas: com a venda de peças próprias ou por meio da revenda de looks garimpados.

A partir da venda de peças próprias, você tem ganhos mais limitados, porém bem imediatos. Por outro lado, caso decida garimpar e revender peças, é possível ter resultados significativos ao fim do mês.

Para garimpar roupas, você pode usar a plataforma e comprar looks bem acessíveis ou recorrer aos brechós físicos, onde costumam ter boas oportunidades de compras.

Vale destacar que todas as vendas não vão diretamente para sua conta. Elas são enviadas ao Enjubank, carteira digital da Enjoei, que pode ser transferida ou usada dentro da própria plataforma.

O aplicativo Enjoei está disponível para Android e iOS.

13. MeSeems

O MeSeems funciona do mesmo modo que o Google Opinion Rewards, porém essa alternativa permite que você resgate o valor ou troque por uma maior variedade de prêmios, como créditos para celular ou jogos para computador.

As pesquisas variam bastante e há opções que duram pouco mais de 5 minutos e outras que levam horas até serem concluídas. Claro, quanto maior o esforço, melhor será a recompensa.

As pesquisas levam em consideração os seus gostos e interesses. Sendo assim, dificilmente algum tema não é conhecido por você. Pelo contrário, o app trabalha com o objetivo de trazer apenas assuntos relevantes.

Ao longo dos dias, os pontos acumulados podem ser resgatados e trocados por prêmios disponíveis na loja. Caso o valor seja alto, é possível depositá-lo via PayPal e sacá-lo.

Além disso, o app também chama atenção por ter uma comunidade ativa, tendo grupos para trocar dicas e informações. Inclusive, você consegue convidar amigos e ganhar pontos sempre que alguém se cadastrar.

O app MeSeems está disponível para Android e iOS.

Ganhe dinheiro com a sua paixão

Mais do que ganhar dinheiro com aplicativos, você precisa aprender a monetizar a sua paixão. Seja escrevendo, fotografando ou até passeando com pets, o mundo hiperconectado permite que qualquer pessoa seja freelancer e tenha uma vida saudável.

Caso você não encontre um aplicativo que esteja atrelado a sua paixão, comente aqui e nós procuramos juntos!

FAQ – Perguntas Frequentes

Os apps para ganhar dinheiro são baseados no sistema de recompensa. Ou seja, você realiza uma tarefa e recebe algo em troca, seja crédito ou dinheiro.

Na prática, você precisa considerar que a sua tarefa garante ganhos ao próprio aplicativo e nada é gratuito.

Dificilmente há riscos para quem pretende ganhar dinheiro com os apps.

As poucas alternativas que contam com reclamações constantes no ReclameAqui sequer foram mencionadas para evitar aborrecimentos.

Sim, muitos deles realmente pagam por jogar. Porém, a recompensa não é tão alta como aparece nos anúncios e nas peças promocionais das redes sociais.

Geralmente, os aplicativos que melhor pagam utilizam tokens de cripto ativos. Para entender melhor sobre esse assunto, sugerimos a leitura do artigo X, da nossa colega Y.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!