befreela logo 2

Como ganhar dinheiro com podcast: 8 dicas para começar

como ganhar dinheiro com podcast imagem 1

No Brasil, o consumo de podcasts aumentou em 57% durante a pandemia do Coronavírus e o isolamento social. Muita gente tem passado horas ouvindo episódios sobre os mais diversos assuntos em plataformas como Spotify.

Se existiu um bom momento para investir neste mercado em ascensão, essa hora é agora.

Então preparamos dicas incríveis para quem deseja criar e ganhar dinheiro com podcasts.

Confira agora:

1. Venda espaço para anunciantes

A maneira mais comum de monetizar seu podcast é vendendo espaço para anunciantes.

Muitas empresas têm olhado para podcasts com mais carinho. Isso porque, além da publicidade nesse formato ter um custo mais baixo quando comparada a outros, o público deste tipo de mídia é mais segmentado, o que pode ser vantajoso para a conversão em vendas.

Você falar diretamente sobre os produtos ou serviços de uma empresa, promover episódios colaborativos ou fazer entrevistas.

Geralmente podcasters optam por ressaltar que o episódio está sendo patrocinado por determinada marca (o que é, inclusive, uma prática obrigatória: toda publicidade precisa ser anunciada como tal) no início do episódio. Em seguida, falam sobre o produto/serviço em questão.

É interessante escolher o patrocínio de marcas que tenham a ver com o seu conteúdo e, principalmente, o seu público.

2. Promova seus produtos

E que tal usar esse espaço para falar sobre os seus próprios produtos? Talvez você seja um empreendedor com seu próprio e-commerce ativo, uma loja física ou queira criar seu infoproduto e vendê-lo online. O seu público pode ser uma excelente clientela em potencial.

Claro que o ideal é que seu negócio esteja relacionado aos temas dos quais você fala.

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de consolidar e impulsionar negócios.

3. Ganhe dinheiro com links de afiliados

E se não tiver um produto próprio para vender, acabou a esperança? De jeito algum. Você pode ainda pode ganhar dinheiro como afiliado (escrevemos um post com ótimas dicas, dá uma olhada!), ou seja, divulgar produtos e serviços de terceiros e receber uma comissão sobre a venda.

Neste caso, você não precisa lidar com a burocracia de administrar um negócio ou de comercializar os itens. O seu papel será exclusivamente divulgar os produtos e serviços, sempre acompanhados de seus links de afiliados.

4. Dê palestras ou cursos

Anote mais uma dica boa para monetizar o conteúdo em seu podcast: oferecer palestras e cursos sobre temas relacionados. Você pode divulgar esses serviços de maneira natural e orgânica, ligando-os ao tema do episódio.

Especialmente para quem se dedica a nichos informativos direcionados para carreira e qualidade de vida, esta opção pode ser excelente.

Entretanto, essa dica surte mais efeito para quem tem já tem um público mais consolidado, que se sentiria impulsionado a consumir conteúdos mais aprofundados porque já conhece e gosta do seu trabalho.

5. Ofereça conteúdos pagos e exclusivos por assinatura

E ainda falando sobre conteúdos aprofundados, outro meio de monetização é oferecer conteúdos pagos e exclusivos por assinatura. O principal aqui é exercer a criatividade para ampliar temas que você já aborda.

O podcast Não Inviabilize, por exemplo, comandado pela Déia Freitas, possui um esquema de assinaturas bem interessante: por apenas 10 reais ao mês, os ouvintes têm acesso a desfechos de histórias trabalhadas no podcast gratuito, um acervo com histórias inéditas, entre outras coisas.

Esse tipo de ação também ajuda a criar uma comunidade de ouvintes, o que fideliza-os e proporciona um senso de coletivo.

6. Distribua seu podcast no YouTube

Quem sabe pode transformar os seus conteúdos de áudio em vídeo e ganhar dinheiro no YouTube (dá uma olhada nesse artigo se quer saber mais)? A maior plataforma de vídeos do mundo, o YouTube, é também uma excelente fonte de renda para milhares de pessoas ao redor do mundo.

O recomendado é que grave e edite os episódios em vídeo antes de publicá-los na plataforma, mas caso não queira (ou possa) investir neste formato no momento, há a possibilidade de divulgar o conteúdo através de uma imagem de fundo junto ao arquivo de áudio.

Isso serve tanto para aumentar o seu alcance de público como para monetizar o conteúdo em vídeo.

7. Crie uma campanha de financiamento coletivo

Outra forma de rentabilização é criar uma campanha de financiamento coletivo. Esse tipo de ação geralmente é feito através de plataformas de crowdfunding como o Catarse ou o Patreon.

Esses sites fazem a ponte entre criadores de conteúdo e pessoas interessadas em contribuir com o projeto. Como recompensa, você pode oferecer vantagens a essas pessoas como conteúdos exclusivos, sorteios, acesso antecipado, brindes etc.

8. Ofereça um espaço publicitário em seu site

Por fim, você pode usar o(s) site(s) em que publica o seu podcast para promover anúncios. No artigo como ganhar dinheiro com blog nós te mostramos todas as possibilidades, mas, aqui vão algumas dicas.

Através da transcrição de áudios, e até mesmo escrevendo posts para blog sobre os episódios, pode gerar tráfego graças ao SEO e monetizar o conteúdo com o Google AdSense.

Quanto mais tráfego orgânico conseguir gerar, mais dinheiro conseguirá colher por meio da visualização desses anúncios.

FAQ – Perguntas Frequentes

Boas opções para iniciantes monetizarem o conteúdo de podcasts são a distribuição de conteúdos também em formato de vídeo no YouTube, a criação de campanhas de financiamento coletivo e a divulgação de anúncios em sites próprios para gerar tráfego orgânico.

Já para quem possui um público consolidado, as opções são mais diversas: pode optar por vender seus próprios produtos ou de terceiros, divulgar conteúdo patrocinado no início ou fim de episódios, oferecer cursos e palestras e propor conteúdos exclusivos por assinatura.

Se você quer entender quais as maneiras mais comuns (eficientes) que podcasters utilizam para ganhar dinheiro, confira a lista:

      • Divulgue conteúdo patrocinado;
      • Venda produtos próprios;
      • Ofereça conteúdo exclusivo por assinatura;
      • Promova seus cursos, palestras e workshops;
      • Divulgue anúncios em seu site com o Google AdSense.

Se está decidido a criar um podcast e fazer dele um sucesso, precisa entender as principais etapas.

O primeiro passo é definir um tema e um nome para o seu podcast, de acordo com os seus interesses ou área de conhecimento, e o formato do projeto, seja individual, informativo, painel ou de entrevistas.

Então é hora de pensar no conteúdo e na estrutura. Se for um esquema de entrevistas, precisa pensar nos convidados com antecedência e enviar os convites. Além disso, precisa considerar a vinheta de abertura, o roteiro e o desenvolvimento do conteúdo.

Logo, é a hora de gravar e editar. Capriche na criatividade para desenvolver o episódio e em recursos narrativos bacanas para incluir na edição, como efeitos sonoros.

Escolha as melhores plataformas para hospedar o seu projeto, como o Spotify, SoundCloud, Deezer ou Anchor. Publique e divulgue bastante nas redes sociais!

Lembre-se de que é essencial ter boas ferramentas para garantir a qualidade das gravações. Ainda que não seja possível investir num estúdio de início, elementos essenciais são um bom microfone, um gravador de áudio, fones de ouvido, softwares de gravação e de edição.

Está buscando mais maneiras de ganhar dinheiro? Confira nossas dicas agora.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!