befreela logo 2

Os 14 melhores cursos de marketing digital – do básico ao avançado

melhores cursos de marketing digital imagem 1

Atualmente, existe uma oferta enorme de cursos de marketing digital. As produções são feitas pelos mais variados criadores – desde gigantes do marketing como Hubspot, até produtores de conteúdo independentes. Portanto, pode ser difícil encontrar “o curso” que você deve fazer.

Por isso, neste artigo nós reunimos os melhores cursos na área. A lista é abrangente e vai do mais básico ao avançado. Além disso, nos certificamos de que a seleção fosse democrática, incluindo tanto cursos pagos quanto gratuitos. Nela, você vai encontrar a melhor recomendação para cada área do marketing digital, desde inbound marketing, até tráfego pago e redes sociais.

Continue lendo para saber mais!

O nosso Top 3

Não tem tempo de ver toda essa lista? Então dá uma olhada no nosso top 3. É uma seleção com nossos cursos mais queridos. Estes são os que todo mundo que trabalha com marketing digital, ou quer usá-lo para crescer sua própria marca precisa fazer.

#1
MARKETING DIGITAL PARA INICIANTES

Para completos iniciantes no marketing digital que querem saber um pouquinho de tudo, mas não têm muito tempo de se aprofundar logo de cara e não querem investir num curso pago no momento

branding storytelling e conteudo melhores cursos de marketing digital

#2
BRANDING, STORYTELLING E CONTEÚDO

Para freelancers, trabalhadores independentes e produtores de conteúdo que querem encontrar seu diferencial, conquistar seu público e comunicar sua mensagem de forma clara à sua audiência

#3
CONVERSION RATE OPTIMIZATION

Para quem já produz conteúdo e tem conhecimento prévio de marketing e quer otimizar suas conversões e aprender as melhores técnicas para tirar o máximo proveito de seus investimentos em seu negocio digital

Quer saber mais sobre cada curso? Então se liga na lista completa que apresentamos para você. Continue lendo e encontre a melhor opção para cada área do marketing digital!

1. Marketing digital para iniciantes, da Mirago

Para quem recomendamos: para completos iniciantes no marketing digital que querem saber um pouquinho de tudo

Nível: básico

Carga horária: 7 horas

O que você vai aprender:

O que você vai aprender:

      • Marketing digital e seus principais conceitos e estratégias;
      • O que é jornada de compra e quais são seus estágios;
      • O básico sobre redes sociais, SEO, vídeo marketing e outras ferramentas de marketing importantes.

“Marketing digital para iniciantes” da Mirago é uma ótima opção para aqueles que querem uma introdução à este universo. Ele não é um curso muito aprofundado em cada conceito, porém, com ele é possível ter uma introdução à cada aspecto do marketing.

Para quem não sabe por onde começar, este é um dos melhores cursos para entender a teoria e depois usar outros cursos para se aprofundar. Mas é perfeito para entender o idioma “marketês” de forma simples.

2. Inbound Marketing, da Hubspot Academy

Para quem recomendamos: para aqueles que falam inglês e querem saber tudo sobre Inbound Marketing de uma forma simples e didática.

Nível: básico/intermediário

Carga horária: 6 horas

O que você vai aprender:

      • Os fundamentos do Inbound Marketing e os principais conceitos;
      • Como planejar uma estratégia de conteúdo e criar artigos para seu blog;
      • Criar uma estratégia de marketing nas redes sociais;
      • Conversão, nutrição de leads e vendas.

O curso da Hubspot de Inbound Marketing é um dos melhores e mais completos cursos desta lista. Ele é extremamente abrangente e completo e vai te ajudar a entender melhor vários conceitos deste universo.

Além de ter os fundamentos básicos deste tipo de estratégia, você aprende sobre conversão, nutrição de leads e até como planejar uma estratégia de conteúdo. Nele, você também vê ótimos exemplos de inbound marketing na prática, e como pode aplicar isto para o seu negócio.

Entretanto, o curso é em inglês – o que pode ser um obstáculo para alguns – e não se aprofunda muito na parte prática de cada aspecto.

3. Branding, Storytelling e Conteúdo, por Matheus de Souza, Nathália Montenegro e Laís Schulz

Para quem recomendamos: para freelancers, trabalhadores independentes e produtores de conteúdo que querem encontrar seu diferencial e comunicar sua mensagem de forma clara à sua audiência

Nível: básico/intermediário

Carga horária: 10 horas

O que você vai aprender:

      • Como encontrar seu diferencial como marca;
      • Qual é a sua mensagem e como você deve comunicá-la ao seu público;
      • O que é storytelling e como você pode gerar conexões duradouras com seu público através dele;
      • Como conquistar seu público e clientes através da produção de conteúdo;
      • Criar um ecossistema digital para manter sua audiência sempre perto de você.

O curso de Branding, Storytelling e Marketing Digital foi criado para trabalhadores independentes e criativos que precisam encontrar e mostrar seu diferencial em mercados competitivos. Com diversos materiais de apoio, o curso te dá conceitos básicos e exercícios práticos para que você saia das aulas com uma conclusão sobre si mesmo.

Este curso é um convite à todos os trabalhadores que desejam entender mais sobre sua marca, se posicionar de forma consistente e criar conteúdos que conquistem seu público e possíveis clientes. Nele, você aprende também o básico sobre produção de conteúdo no LinkedIn, Pinterest e Instagram, para fazer suas publicações decolarem.

Além disso, o curso também te mostra como criar conteúdos excelentes para o seu blog, tanto no aspecto da legibilidade quanto no SEO – para garantir mais visitantes para o seu site.

4. Marketing de Conteúdo, da Universidade Rock Content

Para quem recomendamos: para aqueles que procuram o curso mais completo sobre marketing de conteúdo.

Nível: básico/intermediário

Carga horária: 3 horas e 30 minutos

O que você vai aprender:

      • Estruturar os objetivos da sua estratégia de marketing;
      • Definir público-alvo e personas de maneira prática;
      • Definir o melhor formato de conteúdo e os melhores canais de comunicação para seu negócio;
      • Boas práticas de SEO básico e criação de estratégias de lista de e-mails;
      • Funil de vendas.

Quando o assunto é marketing de conteúdo, a Rock Content é expert no assunto. Eles são – apenas – a maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina. Por isso, a nossa melhor recomendação de um curso sobre o assunto não poderia ser outra.

Nas aulas da Rock, você vai aprender estratégias básicas para atrair seu público e crescer seus leads através da produção de conteúdo, além de usar o case de sucesso da própria Rock Content como exemplo.

Mesmo que você já saiba um pouco sobre marketing digital, o curso de Marketing de Conteúdo é um ótimo investimento de tempo!

5. Escrita Criativa, por Matheus de Souza

Para quem recomendamos: para aqueles que querem desenvolver suas habilidades de escrita, mesmo que nunca tenha escrito na vida

Nível: básico/intermediário

Carga horária: 3 horas

O que você vai aprender:

      • As teorias por trás de textos de sucesso;
      • Como criar textos cativantes e que estabeleçam uma conexão com o leitor;
      • Como ser autêntico no processo de escrita e perder o medo de publicar seus textos.

A escrita é a base do marketing de conteúdo. Afinal, é essencial entender os fundamentos da escrita e as composições de uma narrativa seja para criar um artigo no seu blog, ou um vídeo para o YouTube. E é isso – e muito mais – que o curso “Escrita Criativa” do Matheus de Souza te ensina.

Nele, além da teoria e dos fundamentos da escrita de não-ficção você vai aprender como organizar seu texto, compor uma narrativa cativante, desenvolver sua identidade e autenticidade na escrita, e como criar conexões com seu público.

Além disso, por ter experiência na área, o Matheus sabe exatamente como te encorajar para perder seu medo de publicar suas ideias na internet. O curso ainda conta com aulas bônus de experts no assunto como o Murillo Leal, Dimitri Vieira (Especialista em Marketing da Rock Content), e Bruna Cosenza, que assim como Matheus possui também livros publicados.

6. Vambora?, por Tiago (do @tiradopapel)

Para quem recomendamos: para todos aqueles que querem colocar seu projeto em prática e perder o medo de mostrá-lo online

Nível: básico

Carga horária: 7 horas

O que você vai aprender:

      • Como ter foco, escolher sua melhor ideia e dar os primeiros passos com seu projeto;
      • Ser autêntico, encontrar seu estilo e reduzir seu medo de errar;
      • Como fazer vídeos e lives se você é tímido ou tem insegurança com relação à videos.

“Vambora?” é um curso do talentosíssimo, Tiago (mais conhecido por aí como Tiago do @tiradopapel). O curso em forma de podcast é simples e prático, e feito para te ajudar a destravar bloqueios e atrair a sua audiência ideal (aquelas pessoas que realmente admiram e são fãs do seu trabalho).

Portanto, se você tem ou quer ter um projeto digital mas não consegue tirar esta ideia do papel, este é o curso perfeito para você. Nele, você vai aprender a escolher uma ideia e ter foco, deixar o perfeccionismo e as suas inseguranças sobre se expor na internet de lado.

Em “Vambora” o Tiago aborda questões básicas, porém muito comuns quando se está começando um projeto. Desde nome de perfil, bio, e o dilema de se deve criar um perfil pessoal e um profissional, até como vencer a procrastinação, a timidez nos vídeos e até mesmo fazer sua primeira live.

O melhor de tudo? O curso é cheio de exercícios para você colocar tudo que aprende em prática.

7. SEO Training Course, da Hubspot Academy

Para quem recomendamos: para todos aqueles que querem aprender o básico sobre SEO para implementar em seus próprios negócios e atrair mais tráfego orgânico

Nível: básico/intermediário

Carga horária: 1 hora e 30 minutos

O que você vai aprender:

      • Como melhorar o SEO do seu site;
      • Quais as técnicas usadas pelo Hubspot para ter um bom ranqueamento no Google;
      • Como construir backlinks para melhorar a autoridade do seu site.

Este é um dos melhores cursos de marketing digital e um ótimo curso para quem quer começar a aprender o básico sobre SEO. É um curso de curtíssima duração e, portanto, não oferece informações detalhadas sobre o processo caso você queira oferecer serviços para clientes. Entretanto, com ele é possível aprender os conceitos fundamentais de SEO e como fazer a otimização básica do seu site.

Se você tem um site, produz conteúdos mas não sabe como aparecer entre as primeiras posições no Google, este curso é para você. Com ele, você vai aprender o essencial para otimizar seu site e ter mais chances de aumentar seu tráfego orgânico.

Infelizmente, este curso só está disponível em inglês, portanto, se você não fala a língua, não é possível consumir os conteúdos.

8. Keyword Research, da Moz

Para quem recomendamos: para aqueles que já têm um conhecimento básico de SEO e querem entender como otimizar a busca por palavras-chave para produzir conteúdo

Nível: intermediário/avançado

Carga horária: 1 hora e 20 minutos

O que você vai aprender:

      • Como pesquisar e comparar palavras-chave e escolher as melhores;
      • Como separar suas palavras-chave por tópicos e produzir conteúdo para seu blog;
      • Alinhar as palavras-chave selecionadas à seus funis de venda.

Outro conceito importante do marketing digital é a pesquisa de palavras-chave. Ao produzir um conteúdo para seu blog, por exemplo, é importante levar em consideração a palavra-chave foco e também qual é a intenção do usuário ao digitá-la no Google.

Portanto, se você produz ou quer produzir conteúdo na internet, o curso “Keyword Research” é uma ótima opção. Nele, você vai aprender a fazer pesquisas de palavras-chave, como avaliá-las e selecionar as melhores e como sincronizar estes resultados com seus funis de venda.

As pessoas que vão tirar mais proveito desse curso são aquelas que já tem algum conhecimento em produção de conteúdo e SEO. Portanto, pode ser interessante assistir outros cursos desta lista antes. É importante ressaltar, também, que o idioma do curso é em inglês sem legendas.

9. Pinterest para Blogs, por Laís Schulz

Para quem recomendamos: para quem quer aumentar o tráfego orgânico do site/blog sem depender do Google e da produção de conteúdo em redes sociais

Nível: básico/intermediário

Carga horária: 4 horas

O que você vai aprender:

      • Como criar o conteúdo perfeito com base no seu foco e na sua audiência;
      • Criar uma marca consistente no Pinterest e otimizar todo o seu perfil para os mecanismos de buscas;
      • Aumentar seu tráfego orgânico com o Pinterest;
      • Otimizar seu site para aumentar os inscritos na sua lista de e-mails para não depender de redes sociais.

O curso “Pinterest para Blogs” vem como uma alternativa para empresas e produtores de conteúdo que não querem produzir conteúdo todos os dias nas redes sociais. O Pinterest, que funciona como um mecanismo de buscas como o Google, oferece a possibilidade de trazer milhares de visitas para seu site.

Entretanto, para isto, é necessário otimizar seu site, seu perfil na plataforma e também seus pins. E é isto – e ainda mais – que o curso te ensina. Nele, você vai aprender a definir o foco do seu blog, além de definir sua audiência, otimizar seu perfil, fazer pesquisas de palavras-chave na plataforma e integrar seu site à lista de e-mails e outras redes sociais, criando um ecossistema digital para manter seu público perto de você.

“Pinterest para Blogs” mostra, de forma prática, como executar estas ações e como melhorar seu posicionamento online para ganhar mais visibilidade.

10. Conversion Rate Optimization, da Universidade Rock Content

Para quem recomendamos: para quem já produz conteúdo e tem conhecimento prévio de marketing e quer otimizar suas conversões

Nível: intermediário/avançado

Carga horária: 2 horas e 30 minutos

O que você vai aprender:

      • Como otimizar seus conteúdos e fazer testes;
      • Definir objetivos e métricas;
      • Como instalar ferramentas no seu site para te ajudar a medir resultados.

O marketing de conteúdo tem o intuito atrair, converter, vender e encantar. Afinal, não basta produzir conteúdo, é preciso criar um conteúdo que venda. E, para garantir que novos visitantes não te abandonem e se transformem em leads, é preciso entender sobre técnicas de otimização de conversão.

“Conversion Rate Optimization” te ensina a fazer otimizações no seu site ou conteúdos, definir objetivos e métricas para acompanhar seus resultados, como fazer testes de conversão e formular hipóteses para eles, além de te ajudar a instalar ferramentas no seu site que te ajudam a medir resultados.

O curso é relativamente complexo, já que exige um conhecimento prévio de marketing e de produção de conteúdo para melhor aproveitamento. Portanto, recomendamos que faça cursos mais básicos caso não domine pelo menos um pouco estas áreas.

11. E-commerce Email Marketing, da Shopify

Para quem recomendamos: para pessoas que têm uma loja online e querem aprender a aumentar suas conversões usando o e-mail marketing

Nível: básico/intermediário

Carga horária: 2 horas

O que você vai aprender:

      • Como escolher a melhor plataforma de e-mail marketing;
      • Escrever e-mails poderosos e que convertem mais;
      • Táticas de e-mail marketing e sequências de e-mails;
      • Como avaliar seus resultados e aperfeiçoar sua estratégia.

Este curso é ideal para aqueles que têm uma loja online. Ele vai te ensinar os princípios básicos do e-mail marketing com foco em e-commerce, mostrar o que você precisa para começar, os tipos de e-mail e os maiores erros que empresas cometem em suas estratégias.

Além disso, você também vai aprender a otimizar seus e-mails para conversão, criar e-mails para carrinhos abandonados e outras estratégias específicas para lojas virtuais. O único ponto negativo é que o curso é em inglês. Mas ele é uma ótima alternativa para começar neste universo.

12. LinkedIn para marcas pessoais, por Dimitri Vieira

Para quem recomendamos: para profissionais que querem fortalecer sua imagem e até mesmo arrumar trabalho através do LinkedIn

Nível: básico/intermediário

Carga horária: 5 horas

O que você vai aprender:

      • Como construir uma marca pessoal consistente no LinkedIn;
      • Fazer networking – da forma certa – na plataforma;
      • Produzir conteúdo para se posicionar de forma consistente e atrair as pessoas certas até você;
      • Melhorar o engajamento nas suas publicações e ganhar mais visibilidade.

O curso “LinkedIn para marcas pessoais” é um dos melhores cursos de marketing digital para aqueles que querem construir e fortalecer sua marca pessoal no LinkedIn e conectar-se com sua audiência e até mesmo possíveis clientes. Nele, o Dimitri, que já foi Top Voice do LinkedIn, te ensina como planejar sua marca, configurar seu perfil para ser encontrado nas buscas e fazer networking.

Além disso, ele, que trabalhou durante anos na Rock Content, te mostra como o LinkedIn funciona, e como você pode produzir conteúdo e fazer seus artigos e publicações ganharem destaque na rede social. Neste curso, você vai ver que o LinkedIn tem muito potencial como ferramenta de marketing, e não é só uma rede para cadastrar currículos.

13. Estratégia de marca no Instagram, da Domestika

Para quem recomendamos: para aqueles que querem usar o Instagram para fortalecer e consolidar sua marca

Nível: básico/intermediário

Carga horária: 2 horas

O que você vai aprender:

      • Por que criar uma conta para empresas;
      • Como criar sua estratégia de posicionamento e definir seus objetivos;
      • Otimizar seu perfil para atrair mais pessoas, criar uma narrativa, conectar e converter;
      • Como aumentar seu engajamento e usar o Instagram Ads para ganhar mais visibilidade.

Este é um ótimo curso para aqueles que querem usar o Instagram nas suas estratégias de marketing digital. Vai aprender a definir quem você é como marca, valores, personalidade e aquilo que você vai oferecer ao seu público ou seus clientes.

Nele, você também aprende a identificar seu público para conectar-se com ele e aumentar seu engajamento, conversão e conexão. “Estratégia de marca no Instagram” também oferece dicas valiosas de fotografia, composição do feed e aplicativos úteis para te ajudar com tudo que você precisa para publicar frequentemente na plataforma.

Vale ressaltar que o idioma do curso é espanhol, mas ele tem legendas em outras línguas, inclusive em português.

14. Profissão gestora de tráfego, por Ana Neves

Para quem recomendamos: para aqueles que querem começar a investir em tráfego pago – seja para si próprio ou para prestar serviço à empresas

Nível: básico/intermediário

Carga horária: 10 horas

O que você vai aprender:

      • Como começar a trabalhar com gestão de tráfego pago;
      • Como configurar o Facebook e instalar o pixel no seu site;
      • Como estruturar a campanha perfeita, realizar testes e aperfeiçoar seus resultados;
      • Como criar um funil de remarketing, etc.

Uma lista com os melhores cursos de marketing digital não estaria completa sem um curso de tráfego pago. E este é o melhor curso para iniciantes no tráfego pago que eu assisti. E ele não é somente para aqueles que querem trabalhar como gestores de tráfego para clientes, mas é ótimo para alavancar seus próprios produtos e serviços.

No curso, a Ana te ensina o básico, desde os conceitos de funis de vendas, até como configurar e executar campanhas no Facebook, Instagram e Google. Você também vai ver como analisar seus resultados para poder otimizar suas campanhas, realizar testes e aumentar seu Retorno sobre Investimento (ROI).

“Profissão gestora de tráfego” também te ensina estratégias específicas para produtos digitais, captura de leads e afiliados. É completíssimo e vale muito para aqueles que querem começar a se aventurar neste universo.

E aí, curtiu nossas indicações dos melhores cursos de marketing digital? Tem mais algum para indicar? Conta pra gente!

Ah, e se curtiu este artigo não esquece de ler nosso post com as melhores dicas de marketing digital para iniciantes. Você vai adorar!

FAQ – Perguntas Frequentes

O primeiro passo para começar nesta área, seja trabalhando nos seus próprios projetos ou para clientes, é definindo seu nicho de atuação e  estudando. Leia ao máximo de livros que puder sobre o assunto, e faça os cursos necessários para se especializar.

Depois, é importante colocar este conhecimento em prática. Comece a trabalhar e a desenvolver seu portfólio. Experimente, faça testes, trabalhe de graça para seus primeiros clientes e crie sua presença online.

Desta forma, você se estabelece como uma referência no seu nicho, e começa a encontrar seu espaço no mercado.

Neste artigo, explicamos o passo a passo em detalhes para você começar na área.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!