Marketing pessoal no Instagram: 5 dicas para dominar a rede

marketing pessoal no instagram imagem 1

Saber fazer um bom marketing pessoal no Instagram é fundamental para ganhar visibilidade e autoridade na sua área de atuação. Esta rede oferecer diversas possibilidades de produção de conteúdo, indo muito além de apenas um feed de imagens bonitas.

Nem todo mundo sabe utilizar o Instagram da melhor forma para promover a sua marca pessoal, reforçando as suas qualidades e pontos fortes. Se essa é uma tarefa difícil para você, então continue a leitura deste artigo para aprender mais sobre o assunto!

O marketing pessoal é uma estratégia para fortalecer uma imagem positiva sobre si mesmo, destacando as suas qualidades, diferenciais e pontos fortes. Em um mercado tão competitivo, se trata de uma maneira eficaz de ganhar visibilidade e autoridade na sua área de atuação, principalmente para profissionais freelancers.

Se o marketing pessoal for muito bem feito, poderá resultar em parcerias, oportunidades de trabalho, networking de valor, entre outras possibilidades capazes de beneficiar a sua carreira.

Como fazer marketing pessoal no Instagram?

Agora você poderá aprender algumas dicas fundamentais para utilizar o Instagram da maneira certa e criar estratégias de marketing pessoal que dão resultado. Confira:

1. Trace uma estratégia

Antes de tudo, é fundamental ter definições bem claras de marca pessoal, ou seja, pelo o que você quer ser reconhecido. Feito isso, você poderá definir uma estratégia de conteúdo que irá te auxiliar nesse processo. Lembre-se de que tudo o que você postar terá um impacto positivo ou negativo na sua imagem.

Nesta etapa, tenha clareza sobre o seguinte:

      • objetivos (pelo o que você deseja ser reconhecido);

      • público;

      • canais;

      • editorias de conteúdo (assuntos que serão abordados);

      • frequência e formatos de conteúdo.

É importante que fique claro: não adianta publicar qualquer conteúdo que passa pela sua cabeça, a estratégia é fundamental para chegar aonde você deseja. Além disso, o Instagram oferece inúmeras possibilidades de formatos de conteúdo (falaremos sobre isso mais adiante) e você precisa entender quais vai explorar.

2. Defina uma identidade visual

Caso não tenha habilidades  de design, contrate um profissional da área para criar a sua identidade visual, ou seja, o conjunto de elementos gráficos e visuais da sua marca. Isso é muito importante para manter a consistência em toda a comunicação. Tenha em mente os seguintes pontos:

      • paleta de cores;

      • estilo de imagens;

      • tipografia;

      • ícones e formas.

Além disso, também é recomendado (principalmente para os profissionais autônomos) terem um logo que será utilizado em todas as peças de comunicação. Lembre-se de que como freelancer você também é dono de uma espécie de miniempresa.

3. Utilize os campos disponíveis de maneira estratégica

O Instagram oferece diversas possibilidades de campos estratégicos que, se forem bem trabalhados, podem contribuir para a sua imagem, entre eles:

      • foto do perfil: pode ser uma imagem sua ou o seu logo, tudo depende dos seus objetivos com o canal, mas, de qualquer jeito, sempre precisa ser de alta qualidade;

      • bio: um espaço com caracteres limitados, que você deve usar com muita inteligência para contar quem é, o que faz e colocar um link relevante;

      • destaques: ideias para criar pequenas “pastas” de conteúdos dos seus stories, com foco na sua apresentação, feedbacks de clientes, serviços e produtos etc.

4. Crie conteúdos em formatos variados

Como você já deve saber, o Instagram oferece a possibilidade de produção de conteúdo em vários formatos. Isso significa que você precisa sair criar todos de uma vez? Não necessariamente. Tudo depende dos objetivos e do público.

Independente do tipo de formato de conteúdo que você escolha publicar, vale ressaltar que é importante estudar copywriting para Instagram. Isso porque tudo que você escreve tanto na imagem quanto na tela devem ser otimizados para aumentar seu engajamento.

Conheça mais detalhes sobre os principais formatos:

Imagem ou arte

O Instagram é, em sua essência, uma rede social muito visual. Por lá, é impossível publicar apenas um texto, como no LinkedIn, por exemplo.

No feed você pode apostar em imagens próprias, que costumam ser interessantes para alguns tipos de estratégias. Se preferir, também é possível criar artes com o suporte de um designer. Lembre-se que em ambos os casos é fundamental seguir as diretrizes da identidade visual da sua marca.

Carrossel

O carrossel é um formato de conteúdo em imagem ou arte, porém, é mais longo. É possível colocar até dez cards em uma publicação, o que oferece a possibilidade de explorar com mais profundidade um determinado tema. É muito comum o carrossel ser utilizado para dicas, por exemplo.

Vídeo curto e IGTV

É possível publicar dois tipos de vídeos no Instagram: os curtos e os mais longos, conhecidos como IGTV.

Os curtos têm poucos segundos e são recomendados para informações rápidas e relevantes, capazes de atrair a atenção do público em pouco tempo. Já os mais longos são para conteúdos que exigem mais tempo para serem desenvolvidos. Não existe melhor ou pior, apenas aquele que é mais adequado para os seus objetivos.

Story

Os stories são conteúdos efêmeros em vídeo ou imagem e que somem depois de 24 horas. O interessante deste formato é que ele é bastante dinâmico, permitindo a interação do público por meio de enquetes, perguntas e links. Também é possível personalizá-lo com músicas, figurinhas e filtros.

Live

Para quem deseja criar uma interação ao vivo com o público, a live é o formato ideal. É possível realizá-la sozinho ou com convidados. Os seguidores costumam receber uma notificação quando você entra ao vivo.

Reels

O reels é um formato de conteúdo bem dinâmico. São vídeos de 30 segundos que podem ser gravados diretamente no Instagram ou resgatados da galeria do celular. O diferencial é a possibilidade de editar e adicionar textos, filtros e músicas. Trata-se de um conteúdo de consumo rápido.

5. Faça parcerias

Por fim, outra maneira de fazer marketing pessoal no Instagram é por meio de parcerias. Ao se juntar com outros criadores de conteúdo para realizar sorteios, lives e outros tipos de conteúdos, você consegue alcançar um número maior de pessoas e fortalecer ainda mais a sua imagem.

Curtiu as dicas? Se ainda ficou alguma dúvida sobre como fazer marketing pessoal no Instagram, uma das maiores redes sociais do mundo, escreva para a gente nos comentários e vamos te ajudar!

6. Use hashtags e geolocalização

Para aumentar seu alcance no Instagram – o que pode ajudar, e muito no seu marketing pessoal – outra estratégia é usar as hashtags e a geolocalização.

Adicionar a localização e hashtags em suas postagens é fundamental. De acordo com o Simply Measured, postagens com indicação de localização recebem um engajamento 79% maior, aumentando significativamente as chances de receber cliques, curtidas, comentários e compartilhamentos. Além disso, incluir pelo menos uma hashtag resulta em um engajamento 12,6% maior.

Ao escolher a geolocalização, pense nos lugares frequentados por seu público-alvo. Por exemplo, se você é um arquiteto que atua em uma cidade específica, adicione sua cidade.

O uso de hashtags relevantes e postagens consistentes também ajudará a atrair seus primeiros clientes.

7. Divulgue seu perfil no Instagram fora dele

Use outras redes sociais para promover sua presença no Instagram. Você pode fazer isto oferecendo a seus seguidores em outras plataformas um incentivo para te seguirem no Instagram também, como um desconto ou um material especial.

Além disso, compartilhe suas postagens no Facebook ou Twitter, mencionando que você também está ativo no Instagram, onde compartilha ofertas exclusivas e eventos especiais.

Outra forma de fazer isto, é incluindo ícones das redes sociais no seu site – o que facilita o acesso e permite que seus visitantes te sigam em todas as plataformas. Essa estratégia ajudará a aumentar seu alcance e conquistar novos seguidores em diferentes canais.

8. Promova seus posts

Por último, mas não menos importante, uma forma de fazer marketing pessoal no Instagram que tem ganho cada vez mais espaço é por meio dos anúncios. Eles são uma ótima oportunidade para alcançar seu público-alvo e promover seus serviços.

Para fazer isto, você pode usar o Facebook Ad Manager, uma plataforma que permite criar anúncios direcionados especificamente para o Instagram. Essa ferramenta avançada de segmentação oferece a possibilidade de restringir seu público-alvo, otimizar seus gastos e até mesmo direcionar anúncios para visitantes que já exploraram seu site, mas ainda não efetuaram uma compra.

Embora o marketing no Instagram possa parecer desafiador nos últimos tempos, com tempo e esforço dedicados, você conseguirá obter resultados valiosos e recompensadores para o seu negócio.

FAQ – Perguntas Frequentes

Para deixar o seu perfil do Instagram bem atrativo é necessário preencher os campos básicos, como foto do perfil, bio e destaques. Além disso, ter uma identidade visual bem estabelecida e criar conteúdos relevantes e em diferentes formatos também são maneiras de torná-lo mais interessante para o público.

O Instagram pode ser uma ótima vitrine do seu trabalho, principalmente se você for freelancer. Por lá, é possível divulgar dicas sobre a sua área de atuação e feedbacks de clientes, por exemplo. Tudo isso demonstra o seu potencial e reforça quais são os seus diferenciais e serviços oferecidos.

Você pode publicar vários tipos de conteúdos e explorar os diferentes formatos. Para criar excelentes conteúdos, parta dos seguintes pilares: educar, informar e inspirar. Alguns exemplos do que pode ser abordado:

      • bastidores do seu dia a dia;

      • dicas e boas práticas dentro do seu nicho;

      • reflexões e aprendizados;

      • tendências sobre o seu segmento;

      • tutoriais;

      • lançamentos;

      • frases motivacionais;

      • depoimentos de clientes.

Para melhorar o marketing pessoal no Instagram, você deve levar em consideração pontos como:

      • definição de objetivos;

      • clareza sobre quem você é e aonde deseja chegar;

      • criação de uma identidade visual;

      • produção de conteúdos genuínos;

      • desenvolvimento de habilidades de comunicação.

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Deixe um comentário

Bruna Cosenza
Bruna Cosenza
Sou escritora e produtora de conteúdo freelancer. O meu objetivo é inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa. Além de produzir conteúdo digital no meu site e em outras plataformas, sou autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin" e, em 2019, o LinkedIn me elegeu uma das brasileiras mais influentes da rede em sua lista de Top Voices.

Mais artigos como este