befreela logo 2

Copywriting para Instagram: 9 dicas essenciais

copywriting para instagram imagem 1

Como se destacar em redes sociais em que há excesso de informação e muitos conteúdos à disposição? Nesse caso, o copywriting para Instagram pode ser muito útil para alavancar os seus resultados nos canais digitais.

Qualquer pessoa ou marca que produz conteúdo no Instagram precisa conhecer e aplicar as principais técnicas de copy para escrever textos persuasivos. Essa é uma das maneiras mais eficazes de aumentar a sua conversão e resultados.

Neste artigo, você poderá aprender sobre dicas de copywriting para uma das maiores redes sociais do mundo. Confira!

1. Foque nas dores da persona

A primeira orientação é sobre focar nas dores da persona, afinal, dessa forma você conseguirá captar a atenção de um grupo de pessoas que se identifica com aquele problema e está em busca de uma solução.

Para conhecer a sua persona, é importante fazer pesquisas e entrevistas em profundidade. Assim, é possível extrair as suas principais características, medos, ambições e hábitos. Ao ter clareza sobre as dúvidas e necessidades desse público, você consegue escrever copys mais atrativas que atacam aquela dor específica e geram identificação.

Um exemplo: imagine que você está se comunicando com uma persona que se interessa muito por jardinagem, mas não consegue manter as flores vivas e saudáveis por muito tempo. A sua empresa oferece um kit completo para plantar e cuidar das flores, com materiais e instruções didáticas e detalhadas.

Confira um exemplo de copywriting focado na dor do cliente que poderia virar um conteúdo para o Instagram:

“Está cansado de ver suas flores morrerem em menos de 1 mês? Nós podemos te ajudar com este problema!”

2. Utilize provas sociais

As provas sociais nada mais são do que depoimentos de consumidores que comprovam a qualidade de um produto ou serviço. São muito importantes para convencer um potencial cliente que ainda está em dúvida sobre a compra.

Os depoimentos podem ser escritos junto de uma foto da pessoa ou em vídeo. O objetivo é transmitir confiança e credibilidade para o público.

3. Construa um ótimo storytelling

O storytelling é uma arma poderosa de copywriting, principalmente em redes sociais como o Instagram. É possível utilizar esta técnica em vídeos do IGTV, nos stories ou posts no feed.

As pessoas se identificam com histórias, pois são uma ótima maneira de criar conexões emocionais. No entanto, isso não significa inventar e enganar o público, pois a autenticidade é fundamental para que a estratégia seja eficaz.

Contar histórias sobre inseguranças, momentos de superação, vulnerabilidades e conquistas é uma ótima dica para utilizar nas suas copys de Instagram.

4. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais funcionam muito bem no Instagram, pois ajudam a despertar o interesse e convencer uma pessoa a realizar uma determinada ação. Existem vários tipos de gatilhos, sendo alguns dos mais utilizados:

      • escassez e urgência: muito eficaz quando há uma promoção com vagas limitadas. Ex: “Apenas 20 vagas disponíveis até amanhã”;
      • comunidade: incentivar a pessoa a fazer parte de um determinado grupo de alunos/clientes. Ex: “Mais de 10 mil alunos em todo o país”;
      • reciprocidade: é sobre gerar valor para o cliente antes mesmo de propor uma compra: Ex: “Baixe este e-book gratuito e ganhe um template de calendário editorial.”
      • crenças: compartilhar as crenças ajuda a gerar identificação com pessoas que pensam e agem da mesma forma que você. Ex: “Você acredita na importância da saúde mental para viver melhor? Confira os benefícios da terapia!”;
      • exclusividade: fazer com que o cliente se sinta especial por fazer parte de exclusivo, ou seja, que  não são todas as pessoas que têm acesso. Ex: “Inscreva-se no curso e faça parte da comunidade exclusiva no Telegram”;
      • novidade: para o nosso cérebro, as novidades podem transformar a vida para melhor. Por isso, um lançamento é uma ótima estratégia para gerar buzz e engajamento. Ex: “Amanhã é o lançamento do curso de marketing digital mais esperado do ano”;
      • autoridade: demonstre que você é expert no que faz e vende e reforce as suas credenciais, mas não torne este discurso esnobe ou metido. Ex: “Como consegui 10 mil seguidores em uma semana (e como você pode conseguir também)”.

Dica de livro: Gatilhos mentais, por Gustavo Ferreira

Um título bastante popular sobre copywriting e como aplicar gatilhos mentais para alavancar suas vendas é o livro “Gatilhos mentais” de Gustavo Ferreira.

Ele é ótimo para iniciantes e funciona como um apanhado com os principais conceitos e exemplos práticos e simples de entender e aplicar.

Aqueles que não curtem estratégias mais agressivas de venda e marketing, podem não gostar muito deste tipo de técnica, por isso você pode achar outros livros de copywriting aqui.

5. Crie um início impactante

O início do seu conteúdo, seja um post no feed, IGTV, reels ou stories deve ser impactante, ou seja, precisa prender a atenção da persona. Se a primeira foto/arte do post no feed ou o começo do seu vídeo não intrigar, gerar curiosidade ou chamar a atenção de alguma outra forma, passará batido pelas pessoas.

Por isso, essa fisgada inicial é fundamental para garantir o restante do consumo do conteúdo. O mesmo vale para a legenda do post no feed: uma primeira frase de impacto pode ser um diferencial importante.

6. Use CTAs

Os CTAs são fundamentais em qualquer copy, inclusive no Instagram. Quando você quer que uma pessoa realize uma ação após ler o seu conteúdo, precisa garantir que ela será direcionada no final.

É possível utilizar as chamadas para a ação em posts no feed (na legenda ou na própria arte) e nos vídeos também. Confira alguns exemplos:

“Agora que você já entendeu a importância de um calendário editorial, baixe o modelo gratuito agora mesmo!”

Ou:

“Inscreva-se no curso online gratuito até amanhã.”

8. Escreva legendas com escaneabilidade

Um ponto importante, mas que não tem relação direta com a escolha das palavras no seu copy é a escaneabilidade. Não adianta nada ter o texto perfeito na legenda do seu post se ele não for escaneável.

Isso significa facilitar a experiência do usuário e tornar a leitura mais fluida, o que pode ser feito por meio de blocos menores de textos (evitar trechos muito longos e sem respiros), listas e até mesmo o uso de emoticons para quebrar um pouco a densidade textual.

O mesmo vale para as artes do post ou nos stories e vídeos: evite textos muito longos sem nenhuma quebra, pois tornam a leitura cansativa.

9. Crie uma bio baseada nas técnicas de copywriting

A bio do Instagram, apesar de um espaço com caracteres bem limitados, pode ser bem estratégica. É um lugar no qual você deve deixar claro quem é, o que faz, para quem faz e por que faz.

Para isso, é possível utilizar técnicas de copywriting por meio de:

      • objetividade e palavras impactantes;
      • emojis relacionados à sua área de atuação;
      • reforço de credenciais;
      • CTA.

Precisa ver como funciona na prática? Então confere o exemplo no perfil do Dimitri Vieira.

 

E aí, gostou das dicas de copywriting para Instagram? Então dá uma olhada no nosso artigo sobre copy para marketing digital.

Agora é a sua vez de colocar tudo isso em prática e ver os seus resultados crescerem.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!