befreela logo 2

Copy para marketing digital: 7 dicas para criar textos persuasivos

copy para marketing digital imagem 1

Se você tem um negócio ou projeto online, saber como criar copy para marketing digital é fundamental para que os resultados almejados sejam alcançados. Afinal, um texto persuasivo é uma arma poderosa, capaz de convencer as pessoas a fazerem exatamente aquilo que você deseja.

E tenha em mente que nem sempre esta ação precisa ser relacionada à compra. Você pode querer que o indivíduo se inscreva em uma newsletter, baixe um material, deixe  os seus dados de contato etc. Tudo depende dos seus objetivos!

Para aprimorar cada vez mais a sua escrita, neste artigo trouxemos as principais técnicas voltadas para o marketing digital. Quer aprender e conferir muitas dicas? Continue a leitura!

PS: tenha em mente que as técnicas que trouxemos não devem ser utilizadas de forma isolada, pois são complementares. Ao conhecê-las e colocá-las em prática, o processo vai se tornando cada vez mais simples e automático.

1. Conheça a sua persona

A persona é uma representação fictícia do cliente ideal do seu negócio. Por meio de pesquisas e entrevistas em profundidade é possível traçar o seu perfil e entender as suas principais características, sonhos, medos, hábitos e desejos.

E por que isso é importante para a criação da sua copy? Porque é conhecendo a sua persona que você consegue escrever um texto realmente personalizado, com um tom de voz adequado e de acordo com as necessidades e dores daquele grupo de pessoas.  

Lembre-se de que a sua persona deve ler a sua copy e pensar que aquele texto foi escrito para ela. Se você chegar nesse nível, as suas chances de conversão serão muito maiores, pois significa que o texto está bem específico e personalizado.

2. Utilize CTAs

Os CTAs são chamadas para a ação que irão ajudar no processo se persuasão da sua copy. Para isso, é recomendado utilizar verbos no imperativo que incentivem a pessoa a fazer o que você deseja.

Caso haja uma promoção ou período limitado para realizar a ação, é interessante ressaltar isso no próprio CTA. Confira alguns exemplos:

      • Compre agora mesmo
      • Inscreva-se gratuitamente
      • Baixe o seu e-book 

3. Foque no problema da persona e na solução oferecida

Outra técnica valiosa é focar no problema da sua persona e, em seguida, explicar por que você tem a solução ideal. Para ficar mais claro, vamos conferir um exemplo?

Imagine que a sua persona está em busca de uma solução para organizar os dados dos clientes da sua loja, pois todas as informações estão dispersas em planilhas e ela não consegue criar uma comunicação clara e eficaz com os consumidores. Você tem a solução ideal, que é uma ferramenta de CRM completa e simples de usar.

Confira como poderia ser uma copy focada no problema e na solução nessa situação:

      • Cansado de perder os dados dos seus clientes em planilhas desorganizadas? Conheça a nossa ferramenta de CRM que é completa e fácil de usar.
      • Crie uma comunicação eficaz com os seus clientes com o suporte da melhor ferramenta de CRM do mercado.

4. Evite a impessoalidade

O copywriting não pode ser impessoal, pois isso só gera um enorme distanciamento com o público. Para evitar este erro, procure escrever de forma mais pessoal, se comunicando com o leitor diretamente como “você”.

Esta técnica é importante para que a pessoa se sinta muito mais próxima e acredite que aquele texto foi escrito para ela. Confira alguns exemplos:

      • Pessoal: “Quando você não tem o suporte de uma plataforma de agendamento de posts para as redes sociais, acaba perdendo muito mais tempo na rotina de produção de conteúdo.”
      • Impessoal: “Quando o profissional não tem o suporte de uma plataforma de agendamento de posts para as redes sociais, acaba perdendo muito mais tempo na rotina de produção de conteúdo.”

Esta forma de dialogar com o público é especialmente eficiente em redes sociais, já que cria um vínculo maior com a audiência. Falamos melhor sobre isto no artigo sobre copywriting para Instagram.

5. Foque na palavra-chave

Saber utilizar as palavras-chave é fundamental para atrair a sua persona organicamente e potencializar os seus anúncios de mídia paga.

A palavra-chave é um termo composto por uma ou mais palavras que é utilizado pelo usuário para escrever as suas dúvidas nos buscadores, como o Google. Ao usar a palavra-chave da maneira correta nas copys, você tem mais chances de atrair o seu público.

Nos artigos de blogs, há várias regrinhas sobre o uso dessa palavra-chave ao longo do texto, no título, nos intertítulos etc. Nas landing pages, também é importante utilizá-la em intertítulos (H1, H2, H3 etc) e na URL. Por fim, em anúncios de mídia paga e nas redes sociais podem ser usadas nos títulos, descrições e hashtags.

6. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são uma técnica fundamental de copywriting: escassez, urgência, exclusividade, novidade, autoridade, prova social são apenas alguns exemplos.

Não é necessário utilizar todos em uma única estratégia, mas é bom ter conhecimento sobre os principais, pois cada um pode ser mais eficaz dependendo do objetivo que você tem com os seus textos.

Um exemplo: para divulgar uma promoção de Black Friday que acontece em único dia, é interessante apostar no senso de urgência e escassez.

Dica de livro: The Adweek Copywriting Handbook, de Joseph Sugarman

Um dos títulos mais conhecidos sobre copywriting, este livro conta com um passo a passo prático sobre como escrever textos capazes de influenciar as pessoas e aumentar as taxas de conversão de um negócio.

O autor explica sobre os elementos vitais para se criar uma ótima copy e explora os gatilhos emocionais que convencem as pessoas a comprarem, oferecendo táticas e ferramentas para escrever um texto realmente eficaz.

7. Seja conciso

Um cuidado muito importante na hora de escrever a sua copy é a habilidade de síntese. Um texto muito longo e repetitivo pode perder a atenção do leitor que está em busca de uma solução rápida e prática para a sua dúvida.

No entanto, isso não significa tornar o conteúdo raso, mas ser conciso, ou seja, ser capaz de falar o necessário sem dar grandes voltas. Assim, pode ter certeza de que você vai fisgar a persona e entregar a informação desejada de uma maneira muito mais eficiente e interessante.

8. Inspire-se nos melhores exemplos

Por último, mas não menos importante, é sempre interessante ver como as grandes empresas ou copywriters profissionais utilizam estas estratégias.

Empresas como Apple, Nubank e Trello são ótimos cases. Portanto, vale ficar de olho nos seus posts e slogans. Ao observar, você vai poder identificar várias técnicas mencionadas aqui e muitas outras.

Para te ajudar a entender vários conceitos na prática, criamos este artigo com exemplos de copywriting

 

Gostou das dicas? Pode ter certeza de que ao aplicar estas técnicas de copywriting, seus textos terão um resultado muito melhor.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!