Melhores livros de copywriting: 10 títulos para aprender sobre o assunto

melhores livros de copywriting imagem 1

Se você é um copywriter ou tem interesse em trabalhar nesta área, uma das formas de aprender mais sobre o assunto é por meio dos melhores livros de copywriting. Existem vários títulos de especialistas no assunto que apresentam técnicas para desenvolver uma escrita mais persuasiva.

Confira a lista que preparamos com obras fundamentais para quem quer mergulhar neste universo e se tornar um excelente profissional de copywriting.

1. As armas da persuasão, de Robert B. Cialdini

Para quem recomendamos: profissionais que desejam aprender sobre gatilhos mentais para escrever copys mais convincentes. 

Sobre o livro: apesar de ter sido lançado em 1984, a obra continua atual entre os melhores livros de copywriting. Robert Cialdini revela seis gatilhos mentais (ou melhor, “armas da persuasão) — reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, autoridade, afeição e escassez. Ao longo da obra, o autor ensina como usar estas “armas” para convencer as pessoas com maior facilidade. O livro é resultado de pesquisas e experiências que embasam as técnicas expostas.

Por que ler:

      • Livro embasado em pesquisas científicas, histórias e experiências reais;
      • Obra acessível e informativa;
      • Técnicas que podem ser aplicadas na vida pessoal e profissional;
      • Linguagem clara e prática.

2. The Adweek Copywriting Handbook, de Joseph Sugarman

Para quem recomendamos: profissionais que desejam elevar as taxas de conversão do seu negócio.

Sobre o livro: um dos títulos mais conhecidos sobre copywriting, este livro conta com um passo a passo prático sobre a escrita de textos capazes de influenciar as pessoas e aumentar as taxas de conversão de um negócio. O autor explica os elementos vitais para se criar uma ótima copy e explora os gatilhos emocionais que convencem as pessoas a comprarem, oferecendo táticas e ferramentas para escrever um texto realmente eficaz.

Por que ler:

        • Livro referência na área de copywriting;
        • Guia prático com orientações e conselhos de especialistas;
        • Exemplos reais de copys de alta qualidade.

3. Everybody writes, de Ann Handley

Para quem recomendamos: pessoas que criam qualquer tipo de conteúdo online e desejam elevar os seus resultados.

Sobre o livro: um verdadeiro guia para quem quer criar textos de qualidade, com potencial para atrair e reter clientes. A autora é especialista em marketing e, ao longo da obra, oferece orientações práticas e insights sobre o processo de criação e publicação de conteúdos, que podem ser aplicados em blogs, e-mail matketing, redes sociais, entre outros canais.

Por que ler:

      • Livro prático recheado de referências e exemplos;
      • Contempla técnicas de escrita para os principais formatos de conteúdo digital.

4. The Copywriter’s Handbook, de Robert W. Bly

Para quem recomendamos: profissionais que escrevem ou são responsáveis por aprovar copys.

Sobre o livro: repleto de orientações para ajudar quem precisa escrever vários tipos de copys, como anúncios e e-mail marketing, sempre com o objetivo de tornar a escrita mais persuasiva e converter um maior número de clientes. Entre as dicas expostas na obra, o autor fala sobre como escrever títulos, tornar a leitura mais fluida, criar um texto de anúncio atrativo e fazer o lead clicar no CTA de um e-mail.

Por que ler:

      • Considerado um dos guias definitivos para quem trabalha com textos;
      • Livro prático e mão na massa.

5. Copywriting – Volume 1: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano, de Paulo Maccedo

Para quem recomendamos: pessoas que desejam aprender sobre o poder da comunicação e como desenvolver discursos persuasivos

Sobre o livro: uma grande referência sobre copywriting, a obra tem como objetivo guiar aqueles que querem criar textos para vendas realmente convincentes. Além de toda a parte técnica, o autor também aborda fatos históricos sobre o copywriting. Outro ponto de destaque é a escrita fluida e didática, que torna a leitura ainda mais prazerosa.

Por que ler:

      • Recheado de cases e citações;
      • Livro muito profundo, mas de leitura fluida;
      • Foge de fórmulas, templates e modelos prontos;
      • Um dos títulos brasileiros mais conhecidos sobre o copywriting;
      • Escritor best-seller.

6. The Ultimate Sales Letter: Attract New Customers. Boost your Sales, de Dan S. Kennedy

Para quem recomendamos: profissionais que desejam aprender sobre fórmulas de copywriting para aumentar as suas vendas.

Sobre o livro: Dan Kennedy explica por que alguns textos de vendas funcionam e outros não, revelando como escrever copys que podem ser utilizadas por qualquer empresa. Além disso, ao longo da obra o autor traz exemplos, fórmulas para títulos, exercícios voltados para a criatividade, entre outros ensinamentos.

Por que ler:

      • Autor referência em copywriting;
      • Mescla teoria e prática.

7. Breakthrough Copywriting: How To Generate Quick Cash With The Written Word, de David Garfinkel

Para quem recomendamos: freelancers, profissionais de marketing e empresários que têm como objetivo aumentar as suas vendas.

Sobre o livro: o autor consegue tornar um assunto que, para muitos é complexo e confuso, em algo simples. Por meio de um processo claro com um passo a passo, David Garfinkel oferece um conjunto de ferramentas e modelos para aqueles que desejam aprimorar as suas copys. Entre os principais ensinamentos, você aprenderá como construir um texto de vendas poderoso, utilizar histórias para impulsionar as vendas e técnicas para aumentar o poder emocional na sua copy.

Por que ler:

      • Livro repleto de ferramentas e modelos de copywriting;
      • Leitura fácil e didática.

8. Copywriting: Palavras que Vendem Milhões, de Gustavo Ferreira

Para quem recomendamos: quem precisa escrever cartas de vendas para o seu próprio negócio ou aqueles que desejam se desenvolver como copywriters profissionais.

Sobre o livro: prático com muitos exemplos sobre como usar as técnicas de copywriting, contemplando 152 headlines persuasivas, 26 modelos de cartas de vendas baseadas naquelas que venderam mais de 1 bilhão de dólares, 7 passos de Gary Halbert para escrever copys excelentes, roteiro de 52 passos para cartas e vídeos de vendas.

Por que ler:

      • Livro muito prático, repleto de exemplos e modelos de copywriting;
      • Linguagem simples e direta ao ponto.

9. O Livro de Ouro do Copywriting Brasileiro, de Waldemir Marques Junior

Para quem recomendamos: pessoas que querem usufruir das técnicas de copywriting em diversas esferas da vida pessoal e profissional.

Sobre o livro: um dos melhores livros sobre o tema no Brasil, em que o autor defende que copywriting é uma habilidade que não deve ser utilizada apenas no marketing digital. Várias situações do dia a dia podem se beneficiar destas técnicas, tanto na vida pessoal como profissional. Entre as técnicas apresentadas, o autor fala sobre como mapear as emoções do seu lead ideal, eliminar objeções, despertar desejos e emoções, direcionar comportamentos e aumentar as vendas.

Por que ler:

      • Livro que apresenta os usos do copywriting além da esfera de marketing digital;
      • Une teoria e prática.

10. Copywriting Secrets, de Jim Edwards

Para quem recomendamos: profissionais com dificuldades para escrever anúncios, e-mails e cartas de vendas que convertam.

Sobre o livro: segundo o autor, aprender a colocar as palavras certas nos seus textos é uma das habilidades mais lucrativas nos dias atuais. Os ensinamentos visam a obtenção de resultados em curto prazo para ter mais cliques, conversões e lucros em seu negócio.

Por que ler:

      • Leitura fácil e didática;
      • Uma aula preparatória de copy.

Gostou das nossas recomendações de livros sobre copywriting? Agora é só escolher quais você quer ler e começar a aprender.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!