10 exemplos de copywriting para escrever textos mais estratégicos

exemplos de copywriting imagem 01

Para escrever ótimas copys é importante aprender com quem já escreve excelentes textos. Para isso, recomendamos que você confira exemplos de grandes marcas, pois essa é uma forma de se inspirar, ter insights e conhecer novas técnicas de copywriting.

Mas, antes disso, vamos relembrar o que é copywriting? Bom, se trata de um termo relacionado à criação de textos que têm como foco a persuasão, ou seja, convencer um grupo de pessoas a realizar uma ação específica. Para isso, são utilizados gatilhos e, é claro, o CTA (call to action).

Dito isto, vamos à lista dos melhores exemplos de copywriting? Fizemos um compilado de boas práticas do mercado e compartilhamos com você neste artigo. Leia até o final para conferir tudo.

1. Nubank

O Nubank é reconhecido por ser ter revolucionado o segmento de serviços financeiros no Brasil. A empresa nasceu com o objetivo de descomplicar questões que costumam ser muito burocráticas nos bancos tradicionais. Além disso, sempre visa o fortalecimento de um discurso que valoriza os clientes como seres humanos e não números.

Com o intuito de enfatizar a praticidade e a inovação, o Nubank reforça na sua comunicação que o próprio cliente deve ter controle sobre a sua vida financeira.

“Escolha o futuro. Comece a controlar melhor sua vida financeira com o Nubank.”

Dessa forma, se posiciona como uma empresa para os inconformados, ou seja, aqueles que não querem mais as mesmas soluções para problemas antigos. Com uma copy certeira, o Nubank se comunica por meio de uma linguagem leve, descontraída e jovem, que fortalece como a empresa é capaz de reinventar tudo o que tem sido feito da mesma maneira por anos no segmento financeiro.

2. Trello

As técnicas de copywriting utilizadas pelo Trello focam em apresentar de forma sucinta e clara qual é o objetivo principal da plataforma, ou seja, o que tem a oferecer às pessoas.

Confira a frase em destaque na home do site:

“Trello ajuda as equipes a avançar no trabalho.”

Em seguida, a descrição:

“Colabore, gerencie projetos e alcance novos picos de produtividade. De arranha-céus até o home oficce, a forma como sua equipe trabalha é única — realize tudo com Trello.”

E o CTA que elimina objeções relacionadas aos possíveis custos:

“Inscreva-se, é grátis”

É fácil entender o que o Trello entrega ao cliente e a copy ajuda na transmissão desta mensagem. Ao navegar pelo site, o usuário tem acesso a outras explicações muito objetivas:

“Comece com uma placa trello, listas e cartões. Personalize e expanda com mais recursos à medida que seu trabalho em equipe cresce. Gerencie projetos, organize tarefas e construa o espírito de equipe — tudo em um só lugar.”

3. Apple

O copywriting da Apple é pautado pela simplicidade, em que poucas palavras são  necessárias para convencer uma pessoa a se tornar uma compradora. A comunicação é marcada por breves descrições que ressaltam os diferenciais do produto e são complementadas pelas imagens dos mesmos.

“Macbook Pro. Potência pura para profissionais.”

A Apple trabalha suas copys com o objetivo de despertar o sentimento de necessidade, ressaltando sucintamente a qualidade e inovação sem seus produtos. Essa técnica com frases curtas e objetivas gera impacto e reforça a autoridade e a exclusividade, fazendo com que o indivíduo queira fazer parte do grupo de clientes da marca.

4. Uber

O posicionamento da Uber vai muito além de um aplicativo de corridas e entregas de comidas:

“Entre uma viagem e outra é que a vida acontece. Viva em modo Uber.”

“Da corrida no parque ao pastel na feira. Viva todas as idas e vindas da vida.”

Dessa forma, por meio de uma copy simples e objetiva, reforça a ideia de que a Uber possibilita que a vida aconteça, pois leva as pessoas até os seus encontros, compromissos e eventos.

Ao mesmo tempo, também reforça a sua autoridade em chamadas no site como:

“Dirija na plataforma com a maior rede de usuários ativos.”

5. Holmy

A Holmy é uma plataforma com opções de aluguel de hospedagens no Brasil selecionadas por meio de uma curadoria de especialistas. O seu grande diferencial em relação a outras plataformas do mercado é que promete oferecer experiências únicas e inesquecíveis, em estadias realmente diferenciadas. Por não estar presente em todos os cantos do mundo, transmite a sensação de que é uma empresa mais próxima e acolhedora.

As copys são objetivas e reforçam muito bem os principais diferenciais da marca:

“Casas selecionadas por especialistas para você viver experiências inesquecíveis”

“Todas as Holmy’s são selecionadas com carinho e cuidado para você viver grandes experiências.”

“Aqui você encontra uma plataforma com suporte personalizado e amigo, praticidade em reservas, segurança e as melhores taxas em aluguel de temporada do mercado.”

E todo o textual junto de imagens que traduzem o tipo de experiência diferenciada que a Holmy deseja oferecer aos seus clientes.

6. Netflix

A Netflix também tem ótimos exemplos de copywriting bem voltados para a conversão. Com uma linguagem simples e focada nos benefícios, facilita o entendimento em relação àquilo que é oferecido:

“Filmes, séries e muito mais. Sem limites. Assista onde quiser. Cancele quando quiser. Experimente grátis por 30 dias.”

Este tipo de copy é muito estratégico, pois trabalha frases curtas e diretas, que transmitem segurança e objetividade. Além disso, já está trabalhando em cima de possíveis objeções que o potencial cliente possa ter.

7. Nike

A Nike é reconhecida mundialmente no segmento esportivo e a sua assinatura, “Just do it”, se tornou um grande mantra para muitas pessoas.

Um dos recursos mais utilizados pela marca é o storytelling, ou seja, as histórias que são capazes de criar conexões emocionais com as pessoas e, assim, têm maior potencial para viralizar na internet.

A Nike utiliza o compywriting por meio da união de storytelling, identificação e representatividade. Além disso, nem sempre os anúncios contam com um CTA (call to action) evidente, mas a capacidade de gerar identificação tem um papel fundamental para a sua disseminação e, então, captação de clientes.

Um dos grandes ensinamentos neste case é a importância de se conhecer muito bem o público, pois só assim é possível criar anúncios e copys eficientes e atrativos.

8. Evernote

O Evernote trabalha as suas copys com foco na objetividade e simplicidade. Em poucas palavras é capaz de resumir sobre o que se trata o aplicativo e como ele irá beneficiar o usuário:

“Domine seu trabalho, organize sua vida.”

A descrição, por sua vez, detalha um pouco mais as funcionalidades e diferenciais:

“Lembre-se de tudo e enfrente cada projeto com suas notas, tarefas e calendário, tudo no mesmo lugar.”

É interessante notar a utilização de verbos no imperativo, como “domine” e “lembre-se”. Além disso, o CTA “Cadastre-se gratuitamente” tem como objetivo ultrapassar objeções relacionadas aos custos do aplicativo e apontar o benefício da gratuidade.

9. Metro Trains Melbourne

A campanha da rede de ferrovias Metro Trains Melbourne viralizou na internet quando foi lançada e pessoas do mundo inteiro utilizam este case para falar sobre criatividade e copywriting.

O objetivo era transmitir uma mensagem que fosse capaz de convencer a população sobre a importância da segurança durante o uso de trens para reduzir riscos de acidentes e mortes. A genialidade está justamente abordar de maneira alegre, cativante e bem-humorada um tema que, normalmente é comunicado de forma mais sombria.

A música chiclete “Dumb Ways to Die” e os personagens animados compõem o vídeo que se tornou um dos grandes exemplos de marketing viral, que comprova como é possível inovar para falar sobre assuntos cotidianos. E, é claro, a importância do copywriting nessa construção criativa.

10. Mailchimp

A plataforma que foi criada para ser uma ferramenta de e-mail, hoje já é muito mais do que isso e a sua comunicação traduz bem esta mensagem. Por meio das suas copys objetivas e verbos no imperativo, o Mailchimp visa reforçar os seus benefícios, serviços  e como é possível resolver todas as necessidades de marketing em uma única plataforma:

“Coloque as mãos à obra e impulsione as vendas.”

“Envolva-se com seus clientes e alavanque seu negócio com a plataforma de marketing avançada e fácil de usar do Mailchimp.”

“Faça tudo com o Mailchimp. Reúna dados do seu público, canais de marketing e insights para que você alcance suas metas com mais rapidez — tudo em uma única plataforma.”

Com todos estes exemplos de copywriting em mãos, fica mais fácil começar a escrever, não é mesmo? Agora é colocar a mão na massa e testar várias técnicas para estruturar textos mais persuasivos e estratégicos.

Se ficou com vontade de aprender mais sobre o assunto e se aprofundar, recomendamos a leitura do nosso artigo com os melhores livros de copywriting. São títulos que vão ajudar desde copywriters iniciantes aos mais experientes!

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Deixe um comentário

Picture of Bruna Cosenza
Bruna Cosenza
Sou escritora e produtora de conteúdo freelancer. O meu objetivo é inspirar as pessoas a tornarem seus sonhos reais para que tenham uma vida mais significativa. Além de produzir conteúdo digital no meu site e em outras plataformas, sou autora de "Sentimentos em comum" e "Lola & Benjamin" e, em 2019, o LinkedIn me elegeu uma das brasileiras mais influentes da rede em sua lista de Top Voices.

Mais artigos como este