befreela logo 2

6 exemplos de inbound marketing para te inspirar

inbound marketing exemplos imagem 1

Procurar por bons exemplos de inbound marketing pode não ser uma tarefa tão fácil. Isso porque há milhares de empresas e marcas interessadas em atrair potenciais seguidores e clientes através de boas histórias.

Ainda assim, contar boas histórias não é algo simples. Muito pelo contrário, requer um conhecimento profundo do próprio público e, acima de tudo, saber quais são os acontecimentos realmente relevantes para as tantas personas de uma empresa.

Felizmente, essa dificuldade não chega a ser um problema para algumas marcas. E ao longo dos últimos anos, muitos projetos e empresas têm sido responsáveis por importantes insights sobre o inbound marketing.

Para mostrar os principais exemplos dessa estratégia de marketing, nós separamos 6 cases que você deve conhecer e até mesmo acompanhar para saber como criar conteúdos que engajam!

1. Saraiva Educação

A Saraiva Educação faz parte do conglomerado da Cogna Educação, empresa brasileira que está entre as maiores empresas do mundo no segmento educação. Porém, a empresa se destaca por funcionar de modo independente e soluções digitais completas para instituições de ensino superior.

Justamente por ser uma empresa focada em soluções digitais, a Saraiva Educação tem como o principal foco a atração de leads qualificados através dos mecanismos de buscas, seja no tradicional Google ou no popular YouTube.

No Google, os conteúdos são claramente divididos entre fundo, meio e topo de funil, e todos têm links internos que afunilam e qualificam mais os leads. Deste modo, a jornada até uma determinada solução digital, como o serviço de biblioteca digital, fica mais natural e com mais chances de conversão.

Já no YouTube, os mais variados temas e serviços são explicados por especialistas da Saraiva Educação e há ainda webinars e parcerias com atuais clientes e nomes relevantes das instituições de ensino superior.

Fora essas duas estratégias de inbound marketing, vale destacar ainda a qualificação de leads por meio dos conteúdos e ferramentas gratuitas disponíveis para download. Entre alguns materiais estão ebooks e acesso antecipado aos frequentes webinars.

2. Contabilizei

A Contabilizei é um escritório contábil digital que presta serviços de contabilidade para pequenas, médias e grandes empresas sem restrições geográficas, isto é, para todas as cinco regiões do Brasil. Por ser uma startup digital, o seu principal de prospecção de clientes é o digital, mais especificamente os mecanismos de buscas.

Embora haja estratégias de tráfego pago, o grande destaque da empresa está no domínio das primeiras posições do Google e da disponibilização de conteúdos realmente úteis às personas. Com isso, embora as conversões não aconteçam com frequência, a popularidade da empresa costuma aumentar à medida que os acessos crescem.

De acordo com a própria Contabilizei, a empresa é o maior escritório contábil da América Latina e já conta com números expressivos, como os mais de 30 mil clientes e a presença em mais de 50 cidades brasileiras.

Em relação aos conteúdos, aqui eles buscam solucionar dúvidas e tornar os temas sobre contabilidade mais didáticos. Assim, nenhum tema passa batido pela empresa e toda mudança gera um artigo focado em torná-lo acessível.

Fora os artigos, carro chefe deste exemplo de inbound marketing, vale destacar ainda os materiais gratuitos. Indo além dos populares ebooks e planilhas, a empresa conta com ferramentas gratuitas, como a calculadora que faz a comparação entre os regimes PJ, CLT e PF, e outra que mostra a economia a partir da técnica contábil do Fator R.

3. Quinto Andar

O Quinto Andar está entre os principais exemplos por conta dos resultados expressivos no pequeno intervalo desde a sua criação. Do início da operação ainda em 2013 até o fim de 2021, a empresa é a maior imobiliária digital do Brasil e soma mais de 50 bilhões de ativos cadastrados no site.

Para alcançar esses resultados tão expressivos, a empresa investiu em estratégias de tráfego pago e de ferramentas realmente úteis às personas e stakeholders envolvidos nas KPIs dos projetos.

A começar pelo tráfego pago, o Quinto Andar investiu em campanhas nos mecanismos de busca para acelerar os resultados e também nas redes sociais, especialmente nas possibilidades de ganhos dentro da plataforma. Assim, quem quisesse ganhar dinheiro poderia se inscrever e falar sobre as possibilidades de ganhos no boca a boca.

Já no tráfego orgânico, a plataforma criou artigos e guias sobre as principais dúvidas que envolvem os processos de compras ou de alugar imóveis. Porém, o carro chefe foi as pesquisas, índices e relatórios disponibilizados pela plataforma.

Em poucos cliques, o visitante encontra relatórios e números úteis na hora de reajustar valores de vendas e aluguéis, e saber quando ou não investir em ativos imobiliários.

Outra ferramenta que serviu para atrair e qualificar leads foram as ferramentas gratuitas da empresa. Com calculadoras, quizzes e simulações em tempo real, o Quinto Andar recebia cadastros e sabia quando ou não abordar determinados leads.

4. Think With Google

Quando falamos de bons exemplos de inbound marketing, não há como deixar de falar do Think With Google, projeto encabeçado pela gigante da tecnologia para mostrar as atuais e novas soluções do Google. E ao contrário dos outros exemplos, o foco deste projeto está na atração e qualificação de leads unicamente através de boas histórias.

Os artigos são bem produzidos e funcionam como reportagens multimídias, isto é, eles trazem imagens, vídeos e podcasts para desta forma melhorar a experiência do usuário. Geralmente, as histórias contadas partem a partir de histórias das ferramentas do Google.

Por exemplo, ao invés de falar das novidades e possibilidades, os artigos retratam a história de um cliente, do primeiro encontro com determinada solução até os resultados e futuras possibilidades.

Esse gancho funciona muito bem, porque a partir deste primeiro contato, o lead avança a etapa do funil de vendas e fica mais próximo de utilizar os serviços do Google.

Além dos artigos em si, o Think With Google também utiliza o email marketing de forma excepcional. Ao invés de enviar resumos de novos artigos, eles criam copys específicas sobre os assuntos e temas trazidos na última semana em um único email. Na prática, isso apenas informa quais são as novidades do projeto, e não focam em cliques.

5. Ingresso.com

O Ingresso.com é uma plataforma focada em ticket sales através dos apps e no próprio site. E ao contrário dos concorrentes, que investem em campanhas de tráfego pago e parcerias com redes de cinema, a empresa opta por popularizar o seu serviço através do inbound marketing, especialmente por meio de vídeos do YouTube.

No site, você encontra um portal de notícias com links internos para a compra ou a página oficial de um filme dentro da plataforma.

Assim, ao ler sobre uma próxima estreia, você fica a poucos cliques para garantir o ingresso dentro da plataforma. Mas o grande diferencial e principal responsável do sucesso do Ingresso.com é o canal no YouTube.

Com mais de 2 milhões de inscritos, o canal reúne trailers, curiosidades, reacts e entrevistas com elenco dos filmes. E todo novo conteúdo conta com links para a compra do ingresso dentro da plataforma.

6. Petz

A Petz é uma rede de pet shop e está presente nas principais metrópoles do país. Embora o seu foco seja na venda de produtos e nos serviços prestados, a empresa foca no inbound marketing como forma de estreitar a relação entre tutor e a extensa rede de lojas, aumentando as chances do lead visitar a loja mais próximo quando for necessário.

Entre as ferramentas ativas, a Petz é bem abrangente: investe em tráfego pago, artigos otimizados e vídeos para o YouTube. Assim, há inúmeros frontes para que um lead em potencial encontre e resolva uma dúvida a partir do contato com a marca.

No tráfego pago, a empresa investe em termos que estejam relevantes e que estejam associados à cidade ou região de atuação.

Caso você esteja interessado no serviço de tosa, basta buscar o termo no Google. Caso haja uma Petz na sua região, o anúncio deve estar na primeira colocação.

Logo abaixo, talvez ainda apareça os artigos da rede com foco no tráfego orgânico. Neste front, a empresa traz guias e soluções mais educativas para os tutores pets.

Já no YouTube, as soluções propõem entrevistas com especialistas e curiosidades sobre pets no geral, sejam cães, gatos, peixes e até mesmo aves.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!