befreela logo 2

Profissões para home office: 12 opções para trabalhar de casa

profissoes home office imagem 1

As possibilidades de profissões para trabalhar em home office aumentaram bastante nos últimos anos. Isso porque a tecnologia permite a conexão entre pessoas ao redor do mundo todo, o que facilita o ato de trabalhar em casa.

Mas não podemos confundir home office com trabalho remoto. O primeiro se trata de trabalhar somente dentro de casa, enquanto o segundo diz respeito a um trabalho que pode ser realizado em qualquer lugar do mundo e não somente na sua casa. O home office, portanto, é um tipo de trabalho remoto.

Agora que você já compreendeu essas diferenças, confira uma lista de 12 profissões que podem ser executadas em home office. Ah, e não se esqueça de que profissionais liberais, freelancers e CLTs podem adotar essa modalidade de trabalho. Continue a leitura!

1. Revisor e tradutor

Para quem tem licenciatura em Letras e domina muito bem a língua portuguesa, atuar como revisor e tradutor trabalhando de casa é uma possibilidade. É uma área que conta com bastante oportunidade para freelancers, mas também é possível encontrar empresas que contratem profissionais em regime CLT.

Trata-se de uma área muito versátil, que oferece várias possibilidades tanto no mercado editorial, com obras de ficção e não ficção, como no marketing, com peças publicitárias, artigos, documentos, apresentações etc.

Há alguns anos, o Conselho Federal de Psicologia regulamentou que psicólogos têm permissão para realizar atendimentos psicológicos online. Um canal de conexão seguro e eficiente entre o profissional e o paciente já é o suficiente para trabalhar em home office. No entanto, é importante ressaltar que nem todas as pessoas podem gostar de fazer terapia online, portanto, o profissional deve analisar caso a caso.

Durante a pandemia, o número de atendimentos online cresceu muito e foi imprescindível para manter os psicólogos atuando e contribuindo para a manutenção da saúde mental da população.

3. Designer e ilustrador

Designers e ilustradores também já conseguem trabalhar tranquilamente em suas próprias casas, tanto em regimeCLT como no modelo freelancer. A demanda nessa área vem crescendo bastante com a expansão do digital.

Entre as diversas possibilidades, são profissionais que podem trabalhar com:

      • identidade visual de marcas;
      • apresentações;
      • criação de logos;
      • criação de capas de livros;
      • posts para redes sociais.

4. Professor particular

Professores particulares, principalmente de línguas, já encontraram no ambiente digital um terreno fértil para os seus serviços. É muito comum as pessoas optarem por aulas online hoje em dia, pois é mais prático e reduz o tempo de deslocamento até o ponto de encontro com o professor.

Além disso, para os professores autônomos também há a possibilidade de realizar as aulas presenciais em suas próprias casas, o que também se configura como home office.

5. Contador

Outra profissão que já se libertou das amarras do trabalho presencial em um escritório é o contador. Trata-se de uma pessoa responsável por cuidar das contas de uma empresa ou de uma pessoa física. É necessário um conhecimento específico para não ter problemas fiscais.

Apenas com um computador e acesso à internet, o contador consegue manipular dados, realizar suas entregas e garantir ótimos resultados aos clientes.

6. Programador e desenvolvedor

A pandemia fez com que o digital ganhasse ainda mais força no Brasil, mas este cenário fez com que empresas precisassem lidar com a falta de mão de obra na área de tecnologia da informação.

Um estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologias Digitais (Brasscom), o número de pessoas formadas na área chegava a 46 mil por ano, enquanto a demanda do mercado, entre 2019 e 2024, é estimada em aproximadamente 70 mil.

A boa notícia é que há oportunidades, inclusive para trabalhar em home office, pois é uma área que consegue tranquilamente executar as suas funções de casa: basta ter um computador e acesso aos programas necessários.

7. Produtor de conteúdo

O produtor de conteúdo também pode atuar em home office tanto no modelo freelancer como em regime CLT. Trata-se de um profissional responsável por desenvolver estratégias de conteúdo para marcas ou profissionais e redigir os textos.

É um mercado que está bem aquecido com o digital ganhando cada vez mais espaço. Para atuar na área, é necessário ter excelente domínio da língua portuguesa e gostar bastante de escrever conteúdos em diferentes formatos, como:

      • artigos;
      • e-books;
      • posts para redes sociais.

8. Analista de dados

O analista de dados é responsável por coletar, analisar e interpretar as informações reunidas. É um cargo importante, necessário em vários tipos de negócios, pois auxilia em tomadas de decisão com o objetivo de elevar os lucros e aperfeiçoar campanhas e vendas.

Para atuar na área, é preciso ter uma formação relacionada à tecnologia, como ciência da computação, análise de sistemas e sistemas de informação. O mercado de trabalho está com várias oportunidades na área e é possível atuar em modelo home office em várias empresas.

9. Social media

Profissional responsável por atualizar, monitorar e criar conteúdo para as redes sociais de uma empresa ou profissional. Há muitas oportunidades tanto no regime CLT como no modelo de trabalho freelancer, afinal, hoje em dia todo mundo deseja fortalecer a sua imagem nos meios digitais.

Para um social media, basta ter acesso ao computador e algumas ferramentas que já é possível executar o seu trabalho em home office.

10. Analista de marketing digital

Já reforçamos bastante que o marketing digital está em alta, não é mesmo? Por isso, não há dúvidas de que quem desejar trabalhar como analista nessa área encontrará muitas possibilidades. E a boa notícia é que todas as suas tarefas podem ser executadas tranquilamente no home office.

É um profissional responsável por realizar o planejamento de marketing e executar ações no digital, além de analisar resultados e propor melhorias.

11. Jornalista

Para um jornalista é totalmente viável realizar as suas atividades trabalhando de casa. Com um computador e meios de comunicação ele consegue atuar de diversas formas, entre elas, como editor, colunista, redator de matérias etc.

12. Consultor

O consultor é um especialista em determinado segmento e desenvolve programas, treinamentos e consultorias voltados para oferecer suporte para profissionais ou empresas com menos experiência na sua área. É possível trabalhar em casa e realizar reuniões com os clientes presencialmente ou online.

Alguns exemplos de áreas que costumam ser trabalhadas por consultores são:

      • financeiro;
      • produtividade;
      • gestão de marca;
      • recursos humanos;
      • marketing;
      • jurídico.

O universo das profissões home office está sempre em expansão. Com os avanços da tecnologia e a quebra de estereótipos, cada vez mais as pessoas estão aceitando que esse modelo de trabalho é viável e necessário!

FAQ – Perguntas Frequentes

Para encontrar trabalho home office no regime CLT, você deve ficar de olho em sites de vagas, no LinkedIn (inclusive, falamos sobre como encontrar trabalho remoto no LinkedIn aqui) e pedir indicações para colegas. O mesmo vale para quem busca oportunidades como freelancer, mas não se esqueça também de utilizar as plataformas de trabalhos para freelas.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!