befreela logo 2

Livros sobre hábitos: 5 títulos para transformar a sua rotina

livros sobre habitos imagem 1

A princípio, o trabalho remoto pode parecer maravilhoso, mas tem os seus desafios também. Para quem está começando, há a necessidade de mudar alguns costumes a fim de se adaptar a este modelo de trabalho. A boa notícia é que os livros sobre hábitos podem ser grandes aliados neste momento, pois trazem diversas dicas e ensinamentos práticos.

Mas já que estamos falando sobre isso, vale a pena entender… Por que o ser humano tem tanta dificuldade para mudar os seus hábitos? Há uma explicação neurológica: o nosso cérebro gosta de fazer tarefas no piloto automático. Assim, ele gasta menos energia porque as atividades já são conhecidas, ou seja, estão “gravadas” e não é necessário planejamento. 

Em outras palavras, essa é a famosa zona de conforto. E quando nos mantemos em uma rotina sempre com os mesmos hábitos evitamos incômodos e inseguranças, ou seja, sentimentos que podem surgir quando nos deparamos com algo novo.

Mudar é assustador, mas, principalmente quando estamos falando sobre rotina de trabalho, é importante cultivar hábitos saudáveis e produtivos. Pensando nisso, separamos uma lista de livros sobre hábitos que vão te ajudar nessa jornada rumo à mudança!

livros sobre habitos imagem 1

5 livros sobre hábitos para mudar a sua rotina no trabalho remoto

Sabemos que o trabalho remoto tem as suas particularidades e transformar alguns hábitos pode ser necessário para a adaptação. Mas, como já vimos anteriormente, mudar nem sempre é fácil, né?

Por isso, é bom contar com um empurrãozinho de quem já estudou sobre o assunto e pode ajudar nesse processo. Confira a nossa lista de indicações de livros:

1. O poder do hábito, de Charles Duhigg

“O poder do hábito” é praticamente uma bíblia sobre o assunto. Com didatismo e simplicidade, o autor explica como acontece a formação dos hábitos. Por que fazemos o que fazemos todos os dias? Por que escovamos os dentes, tomamos banho e preparamos o café da manhã sempre da mesma forma e nem nos damos conta?

O embasamento científico é ideal para quem deseja ler algo profundo e entender em detalhes sobre como é possível formar e transformar os hábitos.

Para completar, também conta com uma parte mais prática que ensina sobre a transformação de hábitos. Por isso, é uma ótima indicação para quem deseja aprender mais sobre o assunto e já aplicar mudanças na sua própria vida.

2. Hábitos atômicos, de James Clear

“Hábitos atômicos” tem uma abordagem interessante porque fala sobre como pequenas mudanças na rotina podem ter um grande impacto na transformação dos hábitos.

O autor traz exemplos do esporte, educação e negócios, além de evidências científicas e da psicologia. É um bom livro para quebrar a ideia de que as mudanças de hábitos só acontecem com transformações grandiosas. Após a leitura, você vai se dar conta de que pequenos esforços em conjunto têm uma enorme repercussão a longo prazo.

3. Mini-hábitos, de Stephen Guise

Que tal transformar seus hábitos por meio de mini-hábitos? Baseado em pesquisas da neurociência e da psicologia comportamental, é sobre isso que Stephen Guise fala em seu livro.

Além de aprender como o cérebro funciona para que um bom hábito se estabeleça, por meio desta leitura você também vai entender sobre o mini-hábito. Trata-se de um padrão de comportamento positivo que é executado todos os dias.

Quanto mais simples for este mini-hábito, mais fácil será mantê-lo. A ideia é a seguinte: fazer um pouquinho por dia é muito melhor do que não fazer nada em prol da mudança. E o impacto da repetição dessa pequena ação dia após dia é muito poderoso.

4. Mude seus horários, mude sua vida, de Dr. Suhas Kshirsagar 

A nossa lista de livros sobre hábitos não poderia deixar de citar “Mude seus horários, mude sua vida”, que aborda o assunto a partir de uma perspectiva diferente dos citados anteriormente.

O autor reforça como o relógio biológico do ser humano determina os melhores horários para as principais atividades a serem executadas no dia a dia. Ações como pular refeições e dormir pouco durante a semana acabam atrapalhando o ritmo natural do organismo.

O intuito do livro é reforçar a importância da administração dos horários das tarefas na sua rotina para cuidar da saúde, níveis de estresse, peso, qualidade do sono etc.

São pequenos hábitos que fazem a diferença, como realizar todas as refeições do dia nos horários adequados e desligar os aparelhos eletrônicos antes de se preparar para dormir.

O Dr. Suhas Kshirsagar compila no livro a antiga sabedoria ayurvédica junto de pesquisas científicas na área de cronobiologia e nos presenteia com informações e orientações práticas para criar uma rotina sincronizada com o ciclo natural de luz.

5. Mindset: a nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck

Carol Dweck, psicóloga e pesquisadora da Universidade de Stanford, explica em seu livro que existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. Isso impacta diretamente na formação de hábitos e no desenvolvimento de novas habilidades.

Pessoas com mindset fixo acreditam que ou se nasce com um talento ou não é possível tê-lo. São, portanto, mais estagnadas, evitam desafios e desistem mais facilmente diante de adversidades. Esse tipo de mentalidade, portanto, dificulta ainda mais a transformação de hábitos, que pode ser um grande desafio.

Por outro lado, as pessoas com mindset de crescimento acreditam que com dedicação, esforço e força de vontade é possível superar dificuldades, buscam aprender com seus erros e lidam melhor com os obstáculos.

Ao longo da leitura, fica claro que a nossa atitude mental, ou seja, a forma como encaramos a vida, é essencial para o sucesso, transformação de hábitos e o desenvolvimento.

Quais são os principais hábitos que você deve ter no trabalho remoto?

Muita gente idealiza o trabalho remoto, mas é importante ter em mente que são necessários alguns hábitos para se adaptar e ser bem-sucedido. É claro que cada pessoa tem uma personalidade e um contexto, mas, no geral, é importante ficar atento ao seguinte:

      • ter uma rotina matinal para começar o dia organizado;
      • fazer pausas ao longo do dia para oxigenar a mente;
      • estabelecer horários para as refeições;
      • encaixar exercícios físicos na agenda ao longo da semana;
      • estabelecer um limite de horas de trabalho por dia e se comprometer com isso.

Pode parecer simples, mas muita gente tem dificuldade de criar hábitos simples, como fazer três refeições por dia. O trabalho remoto é cheio de vantagens, mas pode ser desafiador também. Por isso, se precisar, além dos livros sobre hábitos procure fazer psicoterapia ou buscar outras formas de autoconhecimento para cultivar um dia a dia mais saudável, feliz e produtivo.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!