befreela logo 2

Home office: o que é e tudo que você precisa saber

home office o que e imagem 1

Home office nada mais é do que trabalhar da sua própria casa e tanto profissionais CLT como freelancers podem adotar este modelo de trabalho.

Isso significa que em vez de ir trabalhar no escritório da empresa para a qual presta serviços, você vai trabalhar no seu próprio escritório, dentro da sua casa. Só para contextualizar, o próprio termo “home office” se traduz do inglês como “escritório em casa”.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Como funciona o modelo de trabalho em home office?

O home office funciona de maneira muito simples: o profissional trabalha no conforto da sua casa. Isso significa que não precisa ir ao espaço físico da empresa para exercer a sua função.

Não necessariamente o formato de trabalho precisa ser 100% home office, ou seja, as organizações também podem adotar um modelo híbrido, em que o profissional alterna dias em casa e dias em que vai ao escritório.

Quais são as modalidades de home office?

Para entender melhor as possibilidades do home office, é interessante conhecer as suas três principais modalidades. Confira:

1. Teletrabalho

Trata-se de quando uma pessoa é funcionária de uma empresa e realiza as suas funções em casa todos os dias ou alguns dias da semana (formato de trabalho híbrido).

2. Freelancer

É o profissional autônomo que não tem vínculo empregatício com nenhuma empresa (não é CLT) e realiza projetos específicos para determinados clientes.

3. Home based

Esta terceira modalidade é quando um empreendedor utiliza a sua própria casa como sede da sua empresa. Posteriormente, se o negócio der certo e crescer, acaba migrando para outro espaço de trabalho.

Quais são as vantagens e desvantagens deste modelo de trabalho?

Há quem ame e quem não goste do home office, afinal, tanto para a empresa como para os profissionais há vantagens e desvantagens neste modelo de trabalho.

Por um lado, trabalhar de casa proporciona maior qualidade de vida, conforto, comodidade e flexibilidade. Para as organizações, há também a questão da redução de alguns custos.

No entanto, há também o lado ruim, como o sentimento de solidão, distrações, um ambiente de trabalho inadequado, a fadiga devido ao excesso de reuniões virtuais e até mesmo a possibilidade de fazer mais horas extras.

Como é o salário de quem trabalha em home office?

O salário depende bastante de em qual modalidade de home office o profissional se enquadra.

Segundo a lei trabalhista, os colaboradores de uma empresa (aqueles que trabalham em regime CLT) não têm diferenças de salários para os que trabalham no escritório. Para ter certeza sobre a remuneração e benefícios, é importante analisar a descrição da vaga.

Já os profissionais autônomos precisam ter um CNPJ para trabalhar como freelancers e emitir notas fiscais para os seus clientes. Os ganhos variam muito conforme o nível de experiência e a área de atuação, mas é importante ressaltar que eles não têm benefícios como plano de saúde, vale-alimentação etc.

Por fim, os empreendedores também têm ganhos variáveis, dependendo da maturidade da empresa, investidores etc.

Quais profissões permitem trabalhar em casa?

Atualmente, várias funções oferecem a possibilidade de o profissional trabalhar em casa. Há alguns anos, a terapia online foi aprovada e, com a pandemia da Covid-19, até mesmo os médicos puderam passar a atuar por meio da telemedicina, algo que não existia até então.

As profissões mais fáceis de se conseguir um emprego ou projeto em home office são:

      • designer;
      • produtor de conteúdo;
      • social media;
      • jornalista;
      • revisor e tradutor de textos;
      • professor particular;
      • profissional de marketing;
      • contador;
      • desenvolvedor de sites e softwares.

Onde encontrar vagas de trabalho home office?

Existem várias maneiras de se encontrar oportunidades de trabalho em regime home office. Se você deseja trabalhar como CLT, é importante ficar atento às descrições das vagas e filtrar aquelas que atendem os seus requisitos.

Já se estiver em busca de jobs como freela, há três principais formas de prospectar clientes:

O LinkedIn é, com certeza, uma das mais eficazes, pois por meio de um perfil bem preenchido e uma produção de conteúdo estratégica e consistente é possível atrair potenciais clientes. Para saber mais, leia o nosso artigo completo sobre o assunto!

Como ser mais produtivo trabalhando em casa?

Um dos grandes desafios para os adeptos ao home office é a produtividade. Para alguns, trabalhar de casa é positivo nesse sentido, mas, para outros, pode ser um grande problema. Tudo depende do perfil do profissional.

Para eliminar ou reduzir os problemas relacionados à produtividade, confira algumas dicas:

1. Crie um ambiente de trabalho adequado

Isso significa evitar trabalhar de pijama deitado na cama o dia todo, hein? É preciso garantir um ambiente ideal para que a sua produtividade fique lá em cima.

Para isso, estruture um local agradável e confortável, com mesa e cadeira ergonômica. Além disso, não se esqueça de pontos fundamentais, como luz e ventilação. Ah, e é claro que uma boa conexão com a internet e um computador de qualidade também são fundamentais para produzir com eficiência.

2. Estabeleça uma rotina

Um dos maiores erros de quem trabalha em casa é achar que não precisa de uma rotina. Pelo contrário: ela é mais necessária do que nunca!

É muito fácil se perder em distrações e procrastinar e a rotina existe justamente para auxiliar ao longo deste processo no home office. TÉ fundamental ter horários para acordar, almoçar, fazer exercícios e parar de trabalhar.

3. Faça pausas

As pausas também são muito importantes para garantir a produtividade. Às vezes, quando temos muitas tarefas para realizar, entramos em um looping infinito e, quando nos damos conta, estamos sentados em frente ao computador há horas, sem nem levantar para ir ao banheiro e beber água.

Isso não é saudável e, é claro, não ajuda em nada a produtividade. Realizar pausas durante o expediente é recomendado para oxigenar o cérebro e voltar com mais energia.

No escritório, é comum a pausa para um cafezinho e um bate-papo com os colegas de trabalho. Tente fazer algo parecido no home office, mesmo sem a presença dos colegas.

4. Evite procrastinar

A procrastinação é uma das grandes vilãs da produtividade. Trata-se de deixar algo que precisa ser feito “para depois”, ou seja, ficar enrolando para concluir uma tarefa.

Para evitar este problema, uma ótima dica é procurar entender o que há por trás da sua procrastinação para atacar a sua causa raiz: insegurança, dúvidas, falta de conhecimento?

Além disso, há outras formas práticas de evitar a procrastinação, como:

      • criar uma rotina;
      • definir metas;
      • fazer listas de prioridades;
      • eliminar distrações;
      • focar a atenção em uma coisa de cada vez.

5. Use ferramentas como suas aliadas

Por fim, mas não menos importante, as ferramentas digitais também podem ajudar bastante a eliminar a procrastinação. O mais importante é entender quais são as suas maiores dificuldades e encontrar ferramentas que irão ajudar a superá-las.

Algumas muito utilizadas são: Trello, Evernote, Google Keep, Google Docs e Calendly.

Trabalho remoto vs home office: tem diferença?

Não! Existem algumas diferenças importantes entre estes dois conceitos.

O home office é o ato de trabalhar dentro da sua própria casa. O trabalho remoto, por sua vez, se trata do trabalho à distância, que pode ser executado em qualquer lugar do mundo e não somente na sua casa.

Fica claro, portanto, que o home office é um tipo de trabalho remoto e este, por sua vez, não pode ser limitado somente ao ato de trabalhar em casa.

Aprenda a fazer uma renda extra no home office

Se você curtiu a ideia de trabalhar em casa, que tal conferir algumas dicas de como ganhar uma renda extra no home office? Há muitas possibilidades para complementar as suas entradas financeiras e você não precisa se limitar apenas a uma área ou função.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!