befreela logo 2

Curso Nômade Digital: 5 opções para te preparar para o nomadismo

curso nomade digital imagem 1

Se tornar um nômade digital é um grande passo na vida de qualquer um, assim como foi na nossa. Quando decidimos que queríamos ser nômades, ainda não havia muitos brasileiros trabalhando de forma remota enquanto viajam pelo mundo. As únicas pessoas que acompanhávamos com este estilo de vida eram a Jaque e o Eme, criadores dos sites Hypeness, Casal Sem Vergonha e do Nômades Digitais.

Naquela época, o conceito de nomadismo ainda era muito inexplorado e desconhecido para nós e pensamos que esta realidade estava muito distante. Tanto eu quanto o Matheus trabalhávamos em empregos sem nenhuma flexibilidade, e não sabíamos como encontrar o caminho até este estilo de vida tão exótico.

O que nos ajudou muito naquele momento, foi o curso dos Nômades Digitais (da Jaque e do Eme). Ele foi um divisor de águas e desmistificou muita coisa. Nos fez entender que era, sim, possível ganhar dinheiro enquanto viaja pelo mundo. Infelizmente, o curso não está mais à venda. Mas, neste post reunimos dicas de cursos tão bons quanto – e até mesmo melhores –, que vão te ajudar a ser um nômade digital e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

 

curso nomade digital imagem 1

 

Curso Nômade Digital: nossas indicações

Se você decidiu ou está em dúvida se quer ser um nômade digital, é provável que tenha dezenas de perguntas a fazer e não saiba nem mesmo por onde começar. Muitos nem sabem muito bem o que é um nômade digital, e a maioria não entende como é possível ganhar dinheiro enquanto viaja o mundo trabalhando de forma remota – seja como freelancer, empreendedor ou mesmo como empregado de uma empresa, brasileira ou estrangeira.

De qualquer forma, os cursos que reunimos aqui vão te dar várias informações importantes para que você conquiste a sua independência e tenha flexibilidade geográfica e de horários para poder trabalhar de onde quiser.

A lista só conta com cursos brasileiros, já que apesar de existirem alguns cursos gringos sobre o assunto, consideramos que o melhor é fazer um curso criado por nossos conterrâneos. Digo isso porque a nossa realidade – seja pela legislação, impostos ou pela nossa moeda super desvalorizada – é completamente diferente da dos nômades europeus ou americanos, por exemplo. Portanto, ouvir as percepções e dicas de trabalhadores brasileiros que vivem dessa forma é muito mais enriquecedor para quem está apenas começando.

 

1. Passaporte Freela

O melhor curso que conhecemos para quem quer ser nômade é o curso dos nômades digitais Debbie Corrano e Felipe Pacheco, o Passaporte Freela. Eles são dois profissionais independentes e criativos que trabalham de forma remota de qualquer lugar do mundo desde 2013 – ou seja, têm muita experiência para compartilhar.

No curso, Debbie e Felipe te ensinam a encontrar seu nicho e definir seu posicionamento profissional como freela, fazer com que os clientes te encontrem sem você precisar “correr atrás” deles, como precificar seu trabalho, lidar com as burocracias brasileiras para ser empreendedor e até mesmo a conseguir projetos fora do Brasil – para ser pago em outra moeda que vale muito mais do que reais.

Apesar de não ser um curso para te ensinar a ser nômade, ele é muito útil para aqueles que não querem mais um emprego fixo e querem ter a flexibilidade de trabalhar com o que amam e para clientes que não ficam pegando no seu pé.

E o melhor de tudo é que o curso é dividido em três módulos que podem ser comprados individualmente, o que dá aquela ajuda para quem não está com muita grana. Independente da sua escolha, o Passaporte Freela pode ser pago em boleto bancário e cartão de crédito, então, não tem desculpa para não começar.

 

2. Curso de Branding, Storytelling e Marketing Digital

O curso de Branding, Storytelling e Produção de Conteúdo foi criado para ajudar profissionais independentes a se tornar referência online e melhor sua comunicação com clientes e audiência. Ele é tanto para aqueles que buscam encontrar clientes – ou melhor, que os clientes os encontrem –  quanto para quem quer se tornar uma autoridade e fechar parcerias com marcas como influenciador – como nós fizemos. Eu e o Matheus já trabalhamos com Google, Facebook, Nubank, Rock Content, Shopify, e várias outras grandes marcas.

Nele, você vai aprender sobre branding – como se posicionar e comunicar os valores da sua marca pessoal para não ser só mais um na multidão e encontrar sua autenticidade –, storytelling – como contar sua história para engajar sua audiência e estabelecer uma comunicação eficiente e clara – e marketing digital e produção de conteúdo – para te ensinar a produzir e publicar conteúdos de valor, que agreguem à vida do seu público e façam com que eles venham até você e te reconheçam como uma autoridade no seu nicho.

O melhor de tudo é que este curso não tem lista de espera, ou seja, você pode se matricular agora mesmo.

 

3. Milhas Sem Segredo

Se você quer planejar suas viagens como nômade digital e economizar nas passagens aéreas, nós recomendamos o Milhas Sem Segredo. O curso da Rafa e do Túlio é perfeito para quem quer aprender os melhores “hacks” para usar seus gastos do dia a dia para ganhar mais milhas. Eles não só te ensinam a otimizar seu acúmulo de milhas, mas também a fazer uma renda extra com elas.

O Túlio, por exemplo, tem mais de 10 cartões de crédito black (sem pagar anuidade) e chegou a movimentar mais de 20 milhões de milhas em um ano. Já a Rafa é blogueira de viagem e já visitou mais de 23 países usando suas milhas.

O curso aborda como acumular milhas para viajar mais desde o zero até como conseguir os melhores benefícios do seu cartão de crédito e pagar sua viagem com milhas. Isso tudo é extremamente útil para quem quer ser nômade digital, afinal, economizar dinheiro ou ganhar milhas com suas compras te ajuda a poder viajar ainda mais pagando menos.

 

4. Curso Nômade Digital

O curso nômade digital do Fernando Kanarski é uma ótima introdução para quem quer saber o básico do básico sobre nomadismo. Este é um curso gratuito, disponível nesta página para qualquer um que quiser assistir. Ele conta como foi o começo dele como nômade, as diferenças entre nomadismo e ser mochileiro, compartilha o quanto ele ganha e dá ideias de profissões que te darão mais flexibilidade para ser um nômade digital.

Gosto do curso do Fernando porque ele foge do básico e compartilha também os perrengues que passa e as estratégias que usa para viajar mais – dica: ele também usa muitas milhas!

O mais legal é que o Fernando já é nômade desde 2015, e é especialista em Google Ads e Analytics, e tem também materiais sobre estes assuntos. Então, caso você queira ir além e esteja interessado em trabalhar com anúncios no Google, ele pode ser uma pessoa interessante para ter em mente.

 

5. Livro Nômade Digital

Sabemos que um livro não é, tecnicamente, um curso. Mas, este bem que poderia ser. O livro Nômade Digital cumpre o que promete e te ensina tudo sobre nomadismo digital. Ele é realmente um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser. O Matheus de Souza, autor do livro e nômade digital desde 2017, te conta tudo sobre como é ter este estilo de vida e como começar.

Nele, o Matheus te ensina a planejar sua nova vida, fortalecer sua marca pessoal, criar conexões valiosas que vão te ajudar – e muito – no nomadismo, além de tudo que você precisa saber sobre renda passiva (o famoso ganhar dinheiro enquanto dorme) e como pagar seus impostos sendo nômade – especialmente se você trabalha para uma empresa estrangeira ou tem clientes fora do Brasil –, e a se preparar para viagens – e para os perrengues.

O livro é muito completo e honesto. Ele faz cair por terra várias mentiras que te contam sobre nomadismo, além de desmistificar tantas outras coisas. E é por isso que este livro é tão especial.

É muito comum encontrar cursos com pessoas te prometendo o mundo, te dizendo que você pode ficar milionário com a internet – fácil e rápido – e tantas outras baboseiras que se mostram não ser a verdade comum, na prática. Entretanto, aqui é vida real. Nômade Digital é um livro que foi escrito por um nômade que batalhou muito para conquistar sua liberdade profissional e poder ter mais qualidade de vida, trabalhar de qualquer lugar do mundo e ter uma rotina flexível.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!