8 aplicativos de produtividade para quem deseja trabalhar melhor

aplicativos de produtividade imagem 1

Hoje vivemos em busca de maneiras de ser mais produtivos, seja recorrendo a livros sobre produtividade, ferramentas para gestão de tempo e outros recursos para dar conta de executar nossas tarefas em menor tempo.

Um recurso muito eficaz para atingir esse resultado é o uso de aplicativos de produtividade.

Separamos uma lista com as nossas opções favoritas que podem ajudar no gerenciamento de tempo e a produzir com mais conforto.

Confira agora:

1. Noteshelf

O Noteshelf é um aplicativo que você pode utilizar para criar notas em iOS, iPads e Androids. Custa U$ 4,99 e com ele, é possível escrever e desenhar com canetas e pincéis de diferentes cores. Também pode criar somente com o toque dos dedos de maneira livre.

Ele permite que atribua capas modernas com diferentes temas às anotações e conta o suporte para fotografias, que podem ser editadas com a inserção de elementos extras como frases ou figuras.

Além disso, com o Noteshelf você consegue compartilhar anotações por e-mail e nas redes sociais. Ele tem integração com plataformas como o Google Drive, Evernote, Dropbox e iCloud.

Dica de ferramenta: Planner Digital, da Yasmin Araujo

O planner digital da Yasmin pode ser usado no Noteshelf, que mencionamos acima, Goodnotes ou Notability.

Com ele, você tem autonomia para planejar seus dias e meses de acordo com as suas preferências e possibilidades, organizar suas finanças, projetos, prazos e o que mais precisar em um só lugar.

2. Forest

Manter o foco é uma das grandes ameaças à produtividade hoje, principalmente quando consideramos a influência das telas em nosso cotidiano e como elas nos distraem do que estamos fazendo com muita facilidade.

Prometendo ajudar as pessoas a ficarem menos dependentes do celular e focarem mais no que realmente importa, o Forest oferece recompensas pelo tempo em que fica longe do celular.

Como? Cultivando árvores virtuais e ganhando moedas, que podem ser usadas para plantar árvores de verdade em países como Quênia, Uganda e Tanzânia. Para fazer isso acontecer, o app tem parceria com a ONG Trees for the Future.

Sua árvore virtual cresce de acordo com um cronômetro estabelecido, contabilizando o tempo que passou sem mexer no celular.

Para iOS, o Forest custa U$ 1,99 e é gratuito para Android, além de funcionar também como uma extensão do Google Chrome.

3. Todoist

Gosta de fazer listas? Então vai adorar conhecer o Todoist. Ele é considerado um dos melhores softwares quando o assunto é fazer listas para otimizar a organização e não se esquecer de nada importante no trabalho.

Além de contar com lembretes sobre prazos e compromissos, categorias de acordo com o nível de prioridade e painéis seguindo o método Kanban, o aplicativo também permite colaboração da equipe para delegar tarefas e possui integração com o Slack, Gmail e até com a Alexa.

É gratuito tanto para iOS como para smartphone Android.

4. Headspace

Às vezes, o que falta para otimizar a produtividade é desacelerar. Isso mesmo, no trabalho é preciso existir o equilíbrio entre produção e descanso. E desacelerar é uma especialidade do aplicativo Headspace.

Gratuito para iOS e Android, o app busca ajudar as pessoas a praticarem meditação e a mergulharem no momento presente. Para isso, reúne informações dos usuários e as utiliza para sugerir atividades diárias através de módulos, organizados pelo nível de intensidade.

Você pode utilizar o Headspace em combinação a algum aplicativo que segue a técnica Pomodoro, como o Be Focused ou o Focus-To-Do, assim vai alternar períodos de trabalho com os intervalos em que pode praticar as atividades do Headspace.

5. Blinkist

Já precisou fazer uma pesquisa para o trabalho sobre um assunto o qual não dominava e sentiu que não teria tempo? Isso acontece bastante, principalmente com profissionais que trabalham com a criatividade.

O Blinkist é um app que foca exatamente nesse problema: cria resumos de livros de não-ficção para quem precisa das informações, mas não tem tempo para se dedicar à leitura completa.

O aplicativo está disponível para iOS e Android gratuitamente.

6. Pocket

O Pocket é um app que pode utilizar para reunir conteúdos que encontra ao longo do dia em um só espaço e acessá-los em diferentes dispositivos. Podem ser artigos, notícias, vídeos, receitas, páginas da web, canais etc.

Ele te ajuda a salvar o que captou seu interesse para conferir depois e assim permite que mantenha a sua concentração nas tarefas importantes do agora.

Possui um layout simples e personalizável, com ajuste de luz de acordo com o período do dia e até oferece a opção de ouvir a informação que salvou.

Isso é ótimo para quem trabalha o dia inteiro no computador e precisa dar um descanso para os olhos no fim do dia.

Está disponível gratuitamente para iOS e Android.

7. Tiny Scanner

Gratuito para Android e iOS, o Tiny Scanner é um aplicativo funcional que te permite digitalizar um documento usando somente o celular. Basta apontar a câmera para o papel e capturar a imagem.

Logo, pode salvar o arquivo em PDF ou JPEG e enviá-lo por e-mail ou através dos serviços na nuvem.

É possível alterar o formato dos documentos (A4, A3, A5, cartão de visita ou serviço útil), definir a digitalização em preto e branco ou colorido e organizar os arquivos em pastas.

8. Noisli

Se você é alguém que tem dificuldade para trabalhar em completo silêncio, por exemplo ao fazer home office, certamente vai se identificar com o Noisli.

É um aplicativo que funciona como um gerador de ruído de fundo para te ajudar a se concentrar, trabalhando ou simplesmente relaxando em um ambiente reconfortante.

É também excelente para abafar sons indesejados e possui temas para agradar todos os gostos como ruídos de chuva, vento, cafeterias, grilos, oceano e lareira.

Os sons podem ser reproduzidos também off-line e você pode criar suas combinações prediletas, misturando sons diferentes.

Custando U$ 1,99, está disponível para Android e iOS.

__________________

Gostou do texto e quer mais dicas? Então dá uma olhada no artigo que preparamos com as melhores ferramentas de produtividade!

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Deixe um comentário

Gabriela Araujo
Gabriela Araujo
Sou tradutora, redatora e escritora, baseada no Rio, com graduação em turismo pela universidade federal UNIRIO. Sou autora de "Quando sentir, escreva", um livro de poesias, e também dos contos "Ainda bem que temos o Charme" e "Poeira estelar". Além disso, escrevo no meu blog pessoal e no blog "Negra em Movimento" onde abordo questões raciais, feminismo e turismo responsável.

Mais artigos como este