befreela logo 2

Ferramentas de produtividade: as 8 melhores opções

ferramentas de produtividade imagem 1

Você também tem a impressão de que passamos a ter cada vez mais tarefas e menos tempo para executá-las?

Você não é o único com certeza, mas hoje viemos aqui demonstrar com exemplos que esse é um problema fácil de resolver. Você só precisa usar as ferramentas certas.

Confira uma seleção de ferramentas de produtividade excelentes para profissionais freelancers, empreendedores e nômades digitais:

1. Trello

Quando falamos sobre organização, o Trello é uma opção que não pode faltar na lista.

Ele utiliza o chamado “método Kanban”, que consiste na criação de três listas para organizar tarefas: “a fazer”, “em progresso” e “finalizado”.

Isso possibilita que tenha o controle sobre determinado projeto em todas as suas etapas, sendo uma excelente maneira de compartilhá-lo com sua equipe ou seus clientes.

Dessa forma, você pode criar checklists, estabelecer prazos, atribuir tarefas a diferentes pessoas, anexar links, alocas tarefas de acordo com etiquetas para criar categorias, assim por diante.

Para começar a utilizar o Trello, existem diversos planos (incluindo o básico e gratuito). A própria ferramenta disponibiliza “quadros inspiradores” para te ajudar a entender como o sistema funciona e desenvolver os seus próprios.

2. Planner digital

Um planejador digital é uma das melhores maneiras de fazer a sua gestão de tempo.

Com o planner digital da Yasmin Araujo, pode planejar tarefas anuais, mensais, semanais e diárias, além de realizar o controle de gastos, hábitos, entre outros.

Ele reúne elementos exclusivos de design e layouts estratégicos com links que transformarão a maneira como organiza seus dias. Algumas das funcionalidades do planner são:

      • Calendário e Visão Geral do ano;
      • Planejamento anual, mensal, semanal e diário;
      • Planejamento de metas;
      • Planejamento financeiro;
      • Planejamento de viagem;
      • Planejamento de projetos;
      • Controle de hábitos;
      • Contatos e senhas;
      • e mais.

3. Evernote

O Evernote não é só excelente para te ajudar na organização do seu trabalho como também é excelente para armazenar documentos, compartilhar informações, reunir notas e lembretes, e promover a integração com outras ferramentas.

As notas feitas na ferramenta são sincronizadas em tempo real através de conexão com a internet, o que permite o acesso a elas de qualquer dispositivo.

Escolhendo o Evernote, é possível reunir notas, tarefas e calendários além de adicionar imagens, áudios, PDFS e outros documentos às notas, categorizando-as em diferentes cadernos para melhor organização.

Existe o plano básico gratuito e outros planos pagos, para pessoas físicas, profissionais e equipes.

4. Google Keep

Já se pegou distraído por uma aba aberta no navegador que parecia te seduzir? Está tudo bem, já aconteceu com todos nós. Para te ajudar a manter o foco no seu trabalho enquanto está no computador, existe o Google Keep.

É uma ferramenta gratuita de lembretes que permite que salve links e lembretes importantes ao longo do dia, para que assim os consulte no tempo certo e não no período de trabalho.

Você pode aproveitar para consultar esses lembretes em períodos de intervalo entre uma tarefa ou outra, no fim do dia após o expediente ou até mesmo definir os melhores horários ao estabelecer alarmes nos lembretes, o que pode ser uma ótima forma de se lembrar de que precisa fazer uma merecida pausa.

5. Calendly

Se você é freelancer e trabalha com muitos clientes, deve entender quando ressaltamos a dificuldade de conciliar as próprias agendas com as dos clientes e ainda ter tempo de realizar o trabalho sem ficar sobrecarregado (ufa!).

O Calendly é uma solução incrível para ajudar com isso. Funcionando como um software de agendamento de compromissos, automaticamente marca reuniões e as sincroniza com até seis agendas diferentes: com sua equipe e/ou com clientes.

Ao optar pelo Calendly, basta definir as datas na ferramenta e ela vai avisar, a você e aos outros participantes, se houver conflitos de agenda através de notificações.

É ainda possível limitar o número de reuniões por dia, definir intervalos entre compromissos, considerar o fuso-horário no momento de definir os horários, e muitas outras funcionalidades.

Existe a opção básica gratuita da ferramenta e outros planos do Calendly com preços variados; você pode também realizar um teste gratuito de 14 dias do plano Profissional.

6. Toggl

Não sabe definir muito bem quanto tempo cada tarefa leva e por isso tem dificuldade de planejar os seus dias de trabalho? Então o Toggl pode ser o que buscava.

A ferramenta te ajuda a calcular o tempo que demora para executar cada atividade, o que é ótimo se você é freelancer e precisa determinar o preço justo por hora do seu trabalho.

Pode ser até eficiente para determinar se um trabalho específico vale à pena ou não.

Isso vai te auxiliar a desenvolver propostas mais precisas quanto aos prazos e aos preços. O Toggl também oferece a opção de compartilhar essas informações com clientes, para que eles tenham acesso às horas em que trabalha nas atividades.

O plano básico e gratuito permite que crie estes grupos com até 5 pessoas, e existem também os planos pagos e mais completos.

7. Canva

O Canva é uma ferramenta que caiu nas graças de qualquer pessoa que utiliza redes sociais ou recursos digitais para fazer o negócio ter sucesso.

E não é para menos, é uma boa opção até mesmo para quem não tem nenhuma noção sobre design e permite que crie propostas, infográficos, cartões de visita, apresentações, publicações etc.

Claro que não pode substituir o trabalho de qualidade de um designer profissional e nem deve, mas para preparar materiais para clientes ou branding pessoal no dia a dia, é uma grande ajuda para freelancers, empreendedores e nômades digitais.

A versão gratuita do Canva atende muito bem a maioria das pessoas, mas existem planos pagos para quem deseja recursos superiores.

8. Google Docs

Certamente o Google Docs não é desconhecido por você. Sua popularidade é justificada e por isso encerramos esta lista com ele.

Muito similar ao Microsoft Word, este serviço gratuito da Google funciona de maneira online e off-line e gera arquivos de texto compatíveis com o Word, o Open Office e o KOffice.

O Google Docs oferece um processador de texto, um editor de apresentações de slides, um editor de planilhas e um editor de formulários. Os documentos podem ser editados por diferentes usuários e compartilhados em tempo real, além de contar com ferramentas diferenciadas de edição e formatação.

______________

Qual é a sua ferramenta de produtividade predileta? Ela apareceu na lista? Compartilhe conosco!

FAQ – Perguntas Frequentes

Para ser mais produtivo, você precisa adquirir informações, logo livros sobre produtividade continuam sendo uma das melhores maneiras de conseguir isso.

Contudo, existem algumas dicas práticas para evitar a procrastinação que pode seguir para começar e aplicativos de produtividade que irão transformar os seus dias tanto no setor pessoal quanto profissional.

Estude o seu cotidiano e entenda quais atividades tomam mais o seu tempo. Faça planejamentos diários e semanais. Evite a procrastinação e a sobrecarga de funções. Respeite a importância dos intervalos. Escolha eficientes ferramentas de produtividade.

Algumas vantagens de utilizar ferramentas de produtividade são a otimização de tempo, a redução de custos, o melhor atendimento a clientes, a melhoria na comunicação com a equipe e a realização de tarefas com qualidade em menos tempo.

Promover a melhoria de processos internos é um modo excelente de colher resultados mais eficazes e ainda se apresenta como um diferencial no mercado.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!