befreela logo 2

Livros motivacionais: 7 títulos para incluir na sua lista

livros motivacionais imagem 1

Um dos benefícios da leitura é a sua capacidade de tirar as pessoas da zona de conforto. Os livros motivacionais, por sua vez, são interessantes porque costumam trazer reflexões e dicas sobre diferentes esferas com o objetivo de impulsionar o leitor a promover mudanças em sua vida.

Seja para criar novos hábitos, mudar a sua forma de pensar ou desenvolver novas habilidades, os livros motivacionais estão aí para te ajudar a transformar o seu dia a dia. Pensando nisso, separamos 7 títulos para você adicionar à sua lista de leituras. Confira as nossas indicações!

1. O poder do hábito, por Charles Duhigg

Para quem recomendamos: qualquer pessoa que deseje mudar seus hábitos em âmbito pessoal ou profissional para atingir seus objetivos.

Sobre o livro: quando falamos sobre mudanças de hábitos, o livro de Charles Duhigg rapidamente vem à mente da maioria das pessoas. A partir de estudos de neurologistas, psicólogos, publicitários e sociólogos, o autor traz de forma descomplicada explicações embasadas sobre como os hábitos funcionam e como podem ser transformados.

Basicamente, a premissa do livro é explicar por que fazemos o que fazemos, se aprofundando na capacidade do ser humano de fazer as coisas de forma subconsciente, ou seja, com menor esforço cerebral, para criar padrões.

Por que ler:

      • Uma obra reconhecida mundialmente sobre a mudança de hábitos;
      • Livro embasado cientificamente;
      • Leitura prática, com exemplos e linguagem simples e didática.

2. A arte de fazer acontecer, por David Allen

Para quem recomendamos: profissionais que desejam aprender a trabalhar com mais foco e produtividade e menos estresse.

Sobre o livro: neste livro, o criador do método Getting Thing Done (GTD) reforça a ideia de que as nossas mentes devem estar livres para criar e não preocupadas em reter informações. David Allen defende a ideia de que a nossa mente não deve ser um depósito de informações e sim uma ferramenta de concentração, por isso, é importante encontrar formas de liberá-la para focar no cumprimento de tarefas e resultados. Por meio de técnicas embasadas, o leitor aprende a trabalhar de uma nova forma para ter um dia a dia muito mais produtivo.

Por que ler:

        • Livro embasado, escrito após 30 anos de pesquisa e prática;
        • Best-seller internacional publicado em 28 idiomas;
        • Autor referência em produtividade e organização pessoal;
        • Leitura leve e recheada de citações, reflexões e dicas úteis.

3. A sutil arte de ligar o foda-se, por Mark Manson

Para quem recomendamos: pessoas que querem sair da zona de conforto e repensar o que é realmente importante em suas vidas.

Sobre o livro: Mark Manson faz grandes provocações nesta obra, instigando as pessoas a cultivarem uma nova forma de encarar a vida e as pressões sociais relacionadas ao otimismo constante. Com uma dose de acidez, o autor foge dos clichês habituais e traz reflexões fora do lugar comum.

Não espere por um livro com soluções mágicas para todos os problemas da sua vida. É uma conversa honesta sobre motivações e reflexões relacionadas à necessidade de aceitarmos que não somos perfeitos e que está tudo bem não ser exatamente quem você achava que deveria ser de acordo com os padrões sociais.

Por que ler:

      • Abordagem franca e inteligente;
      • Livro bem-humorado e com linguagem informal, próxima e ácida;
      • Traz uma dose de inspiração e reflexões que te ajudam a mudar sua perspectiva.

4. O catador de sonhos, por Geral Rufino

Para quem recomendamos: pessoas que gostam aprender sobre novas perspectivas de vida por meio de histórias de personalidades inspiradoras.

Sobre o livro: Geraldo Rufino começou a vida como catador de lixo reciclável, quebrou seis vezes e sempre procurou aprender com as adversidades da vida. Neste livro, ele conta como superou as dificuldades com otimismo e determinação até se tornar um dos maiores empreendedores do Brasil ao fundar a JR Diesel. Rufino defende que para ter sucesso é preciso mudar o seu modo de pensar para que novos caminhos se abram. Além, é claro, de sempre trabalhar muito.

Por que ler:

      • Leitura com linguagem simples e próxima;
      • Baseado em uma história real inspiradora;
      • Escrito por um dos maiores empreendedores do Brasil.

5. A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown

Para quem recomendamos: qualquer pessoa que tenha interesse em aprender sobre a importância de aceitar as suas vulnerabilidades e imperfeições.

Sobre o livro: Brené Brown se tornou uma grande referência mundial por defender que a vulnerabilidade não é uma fraqueza e sim um traço de coragem. A autora afirma que para viver bem é necessário se expor emocionalmente e se arriscar, sem medo de se decepcionar.

Nesta obra, ela traz as suas descobertas e estratégias bem-sucedidas sobre o tema, provocando reflexões e desafiando as pessoas a mudarem a maneira que vivem e se relacionam com seus próprios medos e vulnerabilidades.

Por que ler:

      • Livro no primeiro lugar da lista do The New York Times;
      • Brené Brown tem palestras sobre vulnerabilidade, medo, vergonha e imperfeição com mais de 48 milhões de visualizações;
      • Baseado na pesquisa pioneira da autora sobre vulnerabilidade.

6. Motivação 3.0, por Daniel Pink

Para quem recomendamos: profissionais que desejam entender os princípios da motivação humana para aprimorar as estratégias corporativas.

Sobre o livro: neste livro, Daniel Pink desmistifica a ideia de que a motivação no ambiente de trabalho está atrelada essencialmente às recompensas, principalmente as financeiras. A partir de estudos e pesquisas científicas, o autor revela que os três elementos da verdadeira motivação são autonomia, propósito e excelência e o desalinhamento em relação ao tema no mundo corporativo pode impactar várias esferas da vida das pessoas. Uma obra que vai além do discurso e também apresenta exemplos reais e técnicas que podem ser aplicadas no dia a dia das empresas.

Por que ler:

      • Livro em primeiro lugar na lista do The New York Times;
      • Obra baseada em décadas de pesquisas científicas;
      • Apresenta técnicas para colocar os elementos da motivação em prática;
      • Conta com histórias reais de empresas e empreendedores.

7. A autobiografia de Martin Luther King, por Clayborne Carson

Para quem recomendamos: qualquer pessoa que deseje aprender mais sobre a história de vida de um dos grandes líderes na luta por igualdade e justiça.

Sobre o livro: Martin Luther King é um grande símbolo mundial em termos de luta pela igualdade, paz e direitos humanos e toda a sua história o levou a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, em 1964. Nesta obra em primeira pessoa, Clayborne Carson compilou textos autobiográficos de King, como cartas, diários não publicados e gravações para dar vida à história do líder.

Por que ler:

      • Um livro completo sobre a história de grande ícone da história mundial;
      • Acesso aos materiais autobiográficos;
      • A obra conta com imagens que ilustram a trajetória de Martin Luther King.

Gostou das nossas dicas de leituras de livros motivacionais? Conte para a gente se você já leu alguma destas obras!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!