befreela logo 2

Melhores livros de autoajuda: 7 dicas para incluir na sua estante

melhores livros de autoajuda imagem 1

Os melhores livros de autoajuda atualmente são escritos por autores de áreas variadas, como psiquiatras, empresários, pesquisadores, monges e por aí vai. Por isso, costumam ser obras muito populares entre aqueles que buscam o desenvolvimento pessoal ou profissional.

Muitos desses livros vão além de conselhos e mensagens superficiais de apoio. O fato de serem escritos por especialistas, ou seja, pessoas com vivências específicas e embasamento, proporciona maior credibilidade.

Se você está em busca de recomendações de títulos de autoajuda para incluir na sua estante, confira a lista que preparamos e aproveite!

1. Carpe diem: Resgatando a arte de aproveitar a vida, por Roman Krznaric

Para quem recomendamos: pessoas que sentem que precisam repensar o seu modo de viver e desejam ter uma existência mais significativa.

Sobre o livro: o conhecido lema do carpe diem diz “aproveite o dia”. Acontece que, na sociedade atual, tal espírito está em extinção. A obra do filósofo Roman Krznaric, portanto, é um convite ao resgate do carpe diem por meio de cinco maneiras de aproveitar o dia que os seres humanos descobriram ao longo da história: oportunidade, presença, hedonismo, política e espontaneidade.

Por meio de referências variadas e insights de grandes personalidades adeptas ao carpe diem, o autor escreveu uma verdadeira bíblia sobre o lema, ideal para quem deseja repensar a sua forma de viver.

Por que ler:

      • Está entre os melhores livros para ler nas férias de acordo com a seleção do The Guardian, melhores livros do versão pela Forbes Magazine e melhores livros de não ficção de 2017 pela Culture Whisper;
      • A obra explora referências de grandes pensadores e lições de vida de adeptos ao carpe diem, como Steve Jobs.

2. Essencialismo, por Greg Mckeown

Para quem recomendamos: qualquer pessoa que se sinta sobrecarregada e pouco produtiva, sem controle real sobre o seu próprio tempo e que deseja mudar essa realidade.

Sobre o livro: “menos é mais”, você já deve ter ouvido esta expressão, não é mesmo? Bom, é isso que o livro de Greg Mckeown aborda. A capacidade de dizer “não” e entender que o essencialismo é baseado em uma estratégia de gestão de tempo que irá direcionar os seus esforços para aquilo que é fundamental. Dessa forma, você consegue focar no que realmente importa.

O autor reforça a importância de não tentar fazer tudo e assumir compromissos apenas para agradar os outros, pois assim fica mais complexo equilibrar as esferas pessoais e profissionais. Mas atenção: ele reforça que não se trata de dizer “não” para qualquer coisa, e sim para tarefas irrelevantes, que não são essenciais para os seus objetivos.

 

Por que ler:

        • O autor escreve e dá aulas e palestras no mundo todo sobre a necessidade de viver e liderar como um essencialista;
        • Linguagem objetiva com exemplos práticos de situações da rotina.

3. Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos, por Nassim Nicholas Taleb

Para quem recomendamos: pessoas que desejam aprender sobre uma nova perspectiva em relação às adversidades da vida para lidar melhor com elas.

Sobre o livro: a obra de Nassim Taleb reforça como os conflitos e dificuldades são importantes para a vida de qualquer ser humano, pois são necessários para se tornar mais forte e seguir em frente. O autor defende que aquele que é antifrágil se desenvolve e se torna cada vez melhor sempre que enfrenta uma adversidade. Dessa forma, este livro multidisciplinar proporciona ensinamentos fundamentais para se viver melhor em um mundo repleto de incertezas e imprevisibilidade.

 

Por que ler:

      • Autor best-seller de “A lógica do Cisne Negro”;
      • Obra densa, com mais de 600 páginas, porém, uma leitura prazerosa;
      • Livro repleto de exemplos práticos e reflexões.

4. Por que fazemos o que fazemos?, por Mario Sergio Cortella

Para quem recomendamos: pessoas que se questionam sobre o presente e o futuro de suas carreiras e buscam por maior realização profissional em equilíbrio com a vida pessoal.

Sobre o livro: entre os livros de autoajuda não poderíamos deixar de fora este título do filósofo e escritor, Mario Sergio Cortella. A obra traz as respostas para perguntas muito comuns em relação à carreira, rotina, motivação, propósito e o que move as pessoas a levantarem todos os dias para trabalhar.

O autor reforça que não é saudável encarar o trabalho apenas como um meio para ganhar dinheiro e é preciso estar preparado para lidar com as adversidades na vida profissional que cruzam o seu caminho antes de você conseguir alcançar os seus objetivos.

 

Por que ler:

      • Leitura instigante e reflexiva;
      • O livro oferece ensinamentos interessantes sobre trabalho e realização profissional;
      • Escrito por um dos maiores filósofos contemporâneos brasileiros.

5. As coisas que você só vê quando desacelera, por Haemin Sunim

Para quem recomendamos: pessoas que buscam tranquilizar os pensamentos, refletir sobre várias esferas da vida e aprender sobre a importância de controlar a própria mente.

Sobre o livro: escrito por um escritor e professor de zen budismo da Coreia do Sul, este livro é repleto de conselhos sobre relacionamentos, trabalho, espiritualidade. Entre tantos ensinamentos poderosos, Haemin Sunim fala sobre o poder que a nossa mente tem para influenciar como enxergamos o mundo.

Afinal, se tudo vai bem dentro de nós, não parece que o mundo é calmo e agradável? Por outro lado, se dentro de nós há apenas pensamentos negativos, o mundo começa a parecer muito sombrio também. Por isso, é tão valioso cultivar a prática da atenção plena.

 

Por que ler:

      • Recheado de lindas ilustrações que compõe a mensagem da obra;
      • Um livro com reflexões simples e atemporais para se viver melhor;
      • Mais de 3 milhões de livros vendidos apenas na Coreia do Sul.

6. A voz na sua cabeça, por Ethan Kross

Para quem recomendamos: todas as pessoas que desejam aprender como lidar de maneira mais saudável e equilibrada com a sua voz interna.

Sobre o livro: como a sua voz interna influencia o seu bem-estar físico e mental? Por mais que, em muitos momentos, ela possa contribuir positivamente, há situações em que pode se tornar a sua maior inimiga também. Isso porque muitas pessoas tendem a ruminar emoções difíceis e entrar em um looping de pensamentos negativos.

Não podemos silenciar a nossa voz interna, mas, neste livro, Ethan Kross ensina como  programá-la de maneira eficaz e aponta que todas as ferramentas para fazer isso estão dentro de você.

 

Por que ler:

      • Eleito um dos melhores livros de 2021 por veículos como The Washington Post, Publishers Weekly e Kirkus Reviews;
      • Obra escrita por um neurocientista e psicólogo, embasada por pesquisas científicas, estudos de casos e histórias reais.

7. O jeito Harvard de ser feliz, por Shawn Achor

Para quem recomendamos: pessoas que estão em busca da excelência em uma sociedade em que o estresse, o negativismo e a carga horária de trabalho são muito altas.

Sobre o livro: muita gente acredita que é preciso ter sucesso para ser feliz, mas estudos na área da psicologia positiva estão comprovando o contrário: na verdade, é preciso ser feliz para ter sucesso. Nesta obra, Shwan Achor reforça a importância da positividade, pois dessa forma o cérebro se torna mais criativo, motivado e energizado no trabalho. Não é apenas sobre ser mais feliz, mas sobre como uma atitude mental positiva é fundamental para colher ótimos frutos na esfera profissional e pessoal.

Por que ler:

      • Um livro embasado por pesquisas na área da psicologia e neurociência, além de estudos de gestão e resultados financeiros de grandes empresas;
      • Shawn Achor é um dos grandes especialistas mundiais em potencial, sucesso e felicidade e possui um TED com mais de 15 milhões de visualizações, além de ter trabalhado em Harvard por 12 anos.

Gostou da nossa lista com os melhores livros de autoajuda focados no desenvolvimento pessoal e profissional? Compartilhe com a gente quais destes você já leu e se tem outras indicações.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!