Marketing digital feminino: os nomes nos quais ficar de olho

Felizmente hoje contamos com várias referências de mulheres ocupando cargos de liderança e revolucionando a forma tradicionalista como o mercado de trabalho funcionava.

No marketing, isso não é diferente. Além de assumirem posições em empresas de todos os portes, algumas mulheres possuem a iniciativa de abrir os próprios negócios.

Assim sendo, hoje trazemos grandes nomes do marketing digital feminino para você se inspirar, seguir e com quem aprender.

Confira agora:

1. Christiane Silva Pinto

Christiane Silva Pinto se formou em jornalismo, é gerente de marketing do Google Brasil e fundadora do AfroGooglers, um comitê dedicado à diversidade racial na empresa. Seu trabalho impulsionou muitas iniciativas de inclusão e representatividade.

Também criou o YouTube Black Brasil, que incentiva os produtores de conteúdo negros na rede. Ela é um exemplo excelente do que significa se ajudar enquanto comunidade.

Ainda há uma disparidade enorme no trabalho quando se fala sobre oportunidades para a comunidade negra, sobretudo mulheres negras, e Christiane se propõe a promover mudanças desde o lado de dentro.

2. Laíze Damasceno

Laíze Damasceno é fundadora do Marketing de Gentileza, uma comunidade, rede social e escola que foca em marketing de conteúdo humanizado. Acredita que o marketing deva ser sobre mais do que marcas e produtos, estendendo-se para criar e fortalecer relações humanas.

Já foi LinkedIn Top Voice Brasil em 2018, vencedora do Prêmio ABRADI DIGITALKS Profissional do ano 2021 na categoria Conteúdo e é autora do livro “Marketing de Gentileza: manual da gentileza virtual”.

A jornalista é uma ótima profissional para seguir na internet se deseja aprimorar estratégias e criar conteúdos com propósito e autenticidade.

3. Elaine Ishibashi

Elaine Ishibashi atua como diretora de marketing na Samsung, onde desenvolveu um excelente trabalho de comunicação em parceria com agências para promover inovações e surpreender usuários de produtos Samsung.

Formou-se em administração e possui uma experiência extensa com marketing digital, tendo trabalhado em empresas como LG Eletronics e Nestlé.

É mentora do NASA Space Apps e possui a própria empresa, Unbox Shiba, que oferece soluções tecnológicas para aumento de vendas e aprimoramento de estratégias de marketing.

4. Ana Fontes

Formada em Publicidade e Propaganda, Ana Fontes é presidente da Rede Mulher Empreendedora, a primeira organização voltada para o apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil. A plataforma conta com mais de 300 mil participantes.

Foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019 e foi LinkedIn Top Voice em 2020. É também cofundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo.

5. Beatriz Guarezi

Com formação em administração e marketing, Beatriz Guarezi foi considerada uma das top 10% palestrantes do RD Summit 2019, maior evento de marketing digital da América Latina.

É criadora da Bits to Brands, uma newsletter que trata da relação entre branding e tecnologia e que conta com mais de 13 mil profissionais. Sempre compartilha conteúdos sobre inovação no mercado, transformação digital e marketing.

Hoje atua como gerente de marca na Liv Up, uma das 10 Top Startups de 2021 segundo o LinkedIn.

6. Gabriela Viana

Gabriela Viana tem mais de 19 anos de experiência no mercado de trabalho, tendo contribuído com empresas como Motorola, Xiaomi e Google. Hoje atua como vice-presidente da empresa Afya.

É formada em Marketing e Propaganda e especialista em marketing para e-commerce, marketing de relacionamento, CRM, planejamento estratégico, branding, entre outros.

7. Nina Silva

Nina Silva é CEO do D’Black Bank e do Movimento Black Money (MBM), um hub de inovação e rede de profissionais negros com o objetivo de inserir a comunidade negra nos meios digitais. Tem 15 anos de experiência em tecnologia da informação e já atuou em empresas como Heineken e Petrobras.

Foi considerada pela Forbes como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil e por meio do MBM oferece cursos como Marketing Digital, Gestão e Programação Básica.

_____________________________________

Quer ler mais dicas de estratégias para impulsionar a carreira? Então confira o nosso artigo com os passos essenciais para construir um bom branding digital.

FAQ – Perguntas Frequentes

Se você deseja seguir, se inspirar e aprender com grandes destaques no marketing digital feminino, procure por mulheres como Christiane Silva Pinto, Laíze Damasceno, Elaine Ishibashi, Ana Fontes, Beatriz Guarezi, Gabriela Viana e Nina Silva.

Além das nossas recomendações acima, existem ainda grandes nomes de mulheres revolucionando o marketing digital no país.

Camila Porto é um exemplo, sendo autora do livro “Facebook Marketing: como gerar negócios na maior rede social do mundo”. Paula Abreu também merece reconhecimento, foi uma das pioneiras na construção de um curso online em seu campo de atuação.

Não há como se esquecer de Ana Tex, uma das maiores autoridades do Brasil em Novas Mídias que ministra cursos em marketing digital. Por último, conheça Martha Gabriel, especialista em Growth Hacking Marketing e autora de mais de seis livros sobre marketing.

Para criar o melhor tipo de conteúdo para mulheres, conheça as mulheres que compõem a sua persona, o seu público ideal. Entenda quais os interesses delas em termos de carreira, desenvolvimento pessoal e capacitação profissional. Descubra quais os sonhos e planos possuem para as próprias vidas.

Mulheres são múltiplas e costumam se interessar por conteúdos que reflitam esta multiplicidade. Mais do que isso, querem consumir conteúdos que as ajudem a crescer e se destacar, então uma boa aposta é focar em estratégias que envolvam a criação de metodologias, produtos e serviços.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!