befreela logo 2

Como receber dinheiro do exterior: as 8 melhores opções

como receber dinheiro do exterior imagem 1

Se você trabalha ou quer trabalhar como freelancer para empresas de fora do Brasil ou simplesmente tem um dinheiro do Google Adsense ou relativo à venda das suas fotos para receber, você deve estar se perguntando qual é a melhor forma de receber este tipo de renda.

A boa notícia é que esta é uma tarefa relativamente fácil e hoje em dia existem diversas opções para receber seus pagamentos em dólares, euros e até mesmo em outras moedas. Por isso, você pode escolher a melhor opção de acordo com a sua situação.

E então, quer saber como receber dinheiro do exterior e qual é a melhor opção para você? Então continue lendo este artigo e descubra as vantagens e desvantagens de cada opção.

Top 3 – As melhores formas de receber dinheiro do exterior

Está com pressa e não quer ler o artigo todo para descobrir qual é a melhor opção para você? Então se liga neste top 3, onde selecionamos as melhores opções para receber dinheiro do exterior baseado na facilidade de uso e nos valores aplicados.

como receber dinheiro do exterior wise 1

#1
WISE

A melhor escolha para quem quer receber dinheiro de forma rápida e tê-lo disponível em outras moedas

como receber dinheiro do exterior remessa online

#2
REMESSA ONLINE

A melhor escolha para receber dinheiro do exterior no Brasil direto na sua conta sem as taxas abusivas de bancos

como receber dinheiro do exterior payoneer

#3
PAYONEER

A melhor escolha para quem quer ter uma conta em moeda estrangeira com cartão de débito internacional

Artigos relacionados:

As 8 melhores opções para receber dinheiro do exterior

Quer saber tudo sobre cada plataforma, os prós e os contras e a nossa opinião sobre todas estas plataformas? Então aqui vai a lista completa e detalhada, com informações sobre cada forma de receber dinheiro vindo de fora do Brasil. Continue lendo para saber mais!

Nota: apesar de não estar no nosso Top 3, nosso “runner up” para o pódio foi o PayPal. Se você está em dúvida, vale a pena ler mais sobre a ferramenta!

1. A opção mais flexível: Wise

2.  A melhor alternativa aos bancos: Remessa Online

3. A melhor opção para contas em moedas estrangeira para brasileiros (com cartão de débito): Payoneer

4. A opção mais popular e simples: PayPal

5. A melhor opção para receber em euro: N26

6. A melhor alternativa para investir seu dinheiro recebido: Coinbase

7. A opção mais tradicional e antiga: Conta Bancária

8. A melhor alternativa para quem não possui conta bancária ou cartão internacional: Western Union

1. Wise – uma das opções mais práticas e flexíveis disponíveis no mercado para receber dinheiro

como receber dinheiro do exterior wise 1

Em resumo: A Wise é a melhor opção para quem quer receber dinheiro de forma rápida e ter um saldo disponível em outras moedas para efetuar transações. Os valores cobrados são justos, com uma pequena taxa que varia de acordo com o valor da sua transferência. Além disso, a conversão usada é a do câmbio comercial, e não o de turismo (que é muito desvantajoso para quem recebe o dinheiro). A Wise também possibilita o recebimento em diversas moedas (cerca de 25). O procedimento de retirada do seu saldo para sua conta bancária é fácil e o dinheiro chega rápido. A única desvantagem é que o cartão débito deles ainda não está disponível no Brasil.

Recentemente tive uma – ótima – surpresa quando usei a Wise (antiga Transferwise) para enviar dinheiro do exterior para o Brasil. Enviei uma quantia em euros e em pouco mais de uma hora o valor já estava disponível para mim em reais, direto na minha conta bancária. A transferência foi feita da minha conta do N26 – sobre o qual falamos mais adiante – para a minha conta corrente do Nubank por intermédio do Wise.

É quase tão rápido quanto o PayPal, em que você recebe o dinheiro na hora. Entretanto, com este método, o dinheiro já cai em reais na conta sem precisar fazer mais nada. Isso quer dizer que você só paga a taxa da Wise, e não os encargos abusivos cobrados pelos bancos.

O grande diferencial aqui é que por meio da Wise você pode receber dinheiro em várias moedas – e mantê-los nessas moedas se quiser. No exemplo mencionado anteriormente, eu optei por enviar dinheiro para o Brasil para mim mesma. Entretanto, suas contas na Wise te dão a possibilidade de receber em moedas estrangeiras sem ter uma conta em banco.

Você pode receber em euros, reais, dólares, bahts, yuans e muitas outras moedas (para conferir a lista completa clique aqui), o que faz dele uma opção quase perfeita para nômades digitais. E aqui digo quase perfeita porque o cartão Wise ainda não está disponível no Brasil, portanto, você não pode usar seu saldo na Wise através de um cartão de débito. Ou seja, no fim, você vai precisar enviar seus valores para uma conta bancária para poder utilizá-los.

De qualquer forma, além da rapidez no recebimento de dinheiro do exterior, a Wise oferece uma taxa competitiva, além de usar a cotação comercial das moedas – e não a cotação de turismo, que acaba sendo bastante desvantajosa quando convertemos, por exemplo, dólares para reais.

Prós

Contras

2. Remessa Online – uma alternativa semelhante aos bancos, mas sem taxas abusivas

como receber dinheiro do exterior remessa online

Em resumo: A Remessa Online é melhor opção para receber dinheiro do exterior no Brasil direto na sua conta sem as taxas abusivas dos bancos. Isso, principalmente, devido ao fato de eles não cobrarem taxas fixas sobre as transferências. Ou seja, você apenas paga um percentual sobre o dinheiro recebido + IOF. Além disso, quem tem Nubank pode enviar e receber dinheiro facilmente através deles.

A Remessa Online é uma empresa brasileira que te permite receber dinheiro do exterior de uma forma simples e fácil sem todas aquelas taxas dos bancos tradicionais. Você pode receber dinheiro em dólar americano, dólar canadense, dólar australiano, euro, libra, francos suíços e iene japonês.

Para receber dinheiro através da plataforma, tudo que você precisa fazer é criar seu cadastro lá e enviar as informações de transferência para o remetente do pagamento. Depois que o dinheiro chegar até sua conta na Remessa Online, seu pagamento deve cair na sua conta bancária em até dois dias.

A empresa, inclusive, foi a forma mais fácil e prática que encontrei de receber meus rendimentos do Google Adsense. O processo é rápido e hoje eles até mesmo têm uma integração com o Nubank, permitindo que você envie e receba dinheiro através da sua conta no roxinho.

De qualquer modo, a Remessa Online permite que você receba dinheiro do exterior como pessoa física e jurídica e pratica ótimas taxas. Eles utilizam o câmbio comercial e cobram uma taxa administrativa de cerca de 1.3% + IOF. As transferências chegam relativamente rápido, num tempo estimado de até 1 dia útil.

Prós

Contras

3. Payoneer – opção com cartão de débito internacional para brasileiros

como receber dinheiro do exterior payoneer

Em resumo: O Payoneer é a melhor opção para quem quer ter uma conta em moedas estrangeiras com direito a cartão de débito internacional sem taxas de manutenção (caso haja movimento na conta dentro de um período de 12 meses). Ele é também uma das únicas formas de abrir uma “conta” em dólar sem ser residente nos Estados Unidos. Com ele, você pode receber pagamentos em dólar americano, euros e diversas outras moedas. Uma das únicas desvantagens é que não é possível enviar pagamentos para si mesmo.

O Payoneer foi a primeira plataforma para receber dinheiro do exterior que usei quando comecei a trabalhar como freelancer para uma empresa australiana. Na época, a Appen (empresa para a qual trabalhava) só faziam pagamentos através deles, e eu abri minha conta em dólares lá e solicitei meu cartão de débito, que foi enviado diretamente para mim no Brasil.

E esta é uma das coisas que mais gosto sobre a Payoneer, você pode abrir uma conta em dólares ou euros e receber um cartão de débito para usar em praticamente qualquer lugar do mundo. Este cartão te permite fazer compras dentro e fora do Brasil e também sacar dinheiro em ATMs na moeda local, o que é uma ótima opção para nômades digitais.

As compras são pagas na moeda local, e depois a conversão é feita com base nas taxas de câmbio do dia e o valor em dólar ou em euros (dependendo da moeda do seu cartão) é descontado do seu saldo. É uma mão na roda e uma ótima opção para ter dinheiro em qualquer lugar do mundo, além de ser possível usar seu cartão como um cartão de débito dentro do Brasil.

A desvantagem aqui é que existem algumas restrições com relação ao dinheiro que você recebe na Payoneer. É possível receber dinheiro de outros clientes da Payoneer (empresas e pessoas que já têm conta na plataforma) e de pessoas não cadastradas na plataforma também. Entretanto, você não pode enviar dinheiro a si mesmo, o que pode ser um empecilho caso você dependa do seu saldo e cartão da Payoneer.

Além disso, caso você possua uma conta Payoneer em dólar americano (USD) e queira retirar dinheiro na Austrália (em dólar australiano), vai pagar uma taxa de até 2% sobre o valor da transação, além de outras taxas de processamento bancário dependendo do ATM que você escolher utilizar.

Você também vai pagar taxas de saque se escolher retirar o dinheiro na mesma moeda da sua conta. Por exemplo, se tem uma conta Payoneer em euros e vai sacar um valor em euros em Portugal, por exemplo, vai pagar €1.50 por transação. Portanto, se optar por esta opção, o ideal é sacar todo o dinheiro que precisa de uma vez.

Entretanto, o Payoneer ainda assim é uma ótima opção para aqueles que não vivem no exterior e querem ter uma conta fora do Brasil para guardar seu dinheiro em moeda estrangeira ou usá-lo em suas viagens.

Prós

Contras

4. PayPal – a opção mais popular e difundida em quase todo mundo

Em resumo: o PayPal é a melhor opção para quem quer receber dinheiro do exterior para usar no Brasil, sem taxas abusivas. É possível solicitar pagamentos fornecendo apenas seu e-mail, alem de criar invoices e envia-las para clientes. Sacar dinheiro do PayPal para a sua conta também é um processo simples, que envolve apenas alguns cliques. É uma alternativa segura e muito difundida em quase todo o mundo.

O PayPal é uma forma prática e segura para recebimento de remessas do exterior. O processo é muito simples, especialmente se você já tem uma conta no PayPal.

A plataforma é uma das mais populares no mundo todo quando o assunto é pagamento online, mas uma pessoa física também pode receber dinheiro de fora do Brasil através dela facilmente. E isso torna tudo muito mais simples e prático, afinal, muita gente tem conta e confia na plataforma.

Tudo que você precisa para receber pagamentos do exterior através do PayPal é compartilhar o e-mail ou número associado à sua conta com o seu contato. Desta forma, o pagador consegue te enviar a quantia que vocês acordarem.

Além disso, caso você seja um trabalhador freelancer, pode criar faturas diretamente no PayPal e tornar seu negócio ainda mais profissional. Dessa forma, o cliente recebe a fatura – ou invoice – por e-mail com todos os detalhes dos serviços prestados. Assim que ele faz o pagamento, você recebe a confirmação e a fatura consta como paga.

Depois que você recebe o dinheiro no PayPal pode transferi-lo facilmente direto para a sua conta brasileira em qualquer banco.

A desvantagem de receber dinheiro do exterior através do PayPal, entretanto, é que devido à legislação brasileira a plataforma precisa, logo que o dinheiro chega, fazer a conversão para reais. Portanto, caso você queira guardar seus ganhos do exterior na moeda original e não em reais, esta é uma péssima opção.

Prós

Contras

5. N26 – a melhor forma de receber dinheiro do exterior em euro

Em resumo: O N26 é a melhor forma de receber dinheiro em euros e mantê-lo numa conta europeia, mesmo que você não seja residente ou cidadão europeu. Ele é um banco digital em que é possível receber e enviar dinheiro para todo o mundo, alem de realizar saques e pagamentos dentro e fora da União Europeia. A conta básica não tem custos de manutenção – você apenas paga 10 euros se quiser emitir o cartão físico. Entretanto, você só consegue abrir uma conta estando fisicamente na Europa.

O N26 é, de longe, a melhor opção para receber dinheiro do exterior se você está no exterior. Ele é um banco 100% digital – o que facilita, e muito, sua vida se você é nômade – com conta em euros e cartão internacional. Portanto, com ele você tem a possibilidade de receber pagamentos em euros e realizar pagamentos em débito em praticamente todo o mundo sem pagar taxas. Além disso, também é possível realizar saques em qualquer país na moeda local.

A melhor parte é que você não precisa ser cidadão europeu ou ter residência europeia (algo que o Revolut não permite). O cadastro é simples: você só precisa enviar alguns comprovativos básicos, fotos de documentos e selfies – para garantir que você é você – e logo sua conta em euros está pronta.

O único porém é que você precisa estar na Europa para fazer uma conta. Isso porque o app usa sua localização e você precisa de um endereço europeu para receber seu cartão. Mas, caso você tenha uma viagem agendada para cá é possível fazer.

Para receber dinheiro e usar seu cartão, você não paga nada desde que escolha a conta básica (N26 Standard). Entretanto, existem alguns custos adicionas como uma tarifa se você exceder o limite de saques por mês (no máximo 3 para a conta básica) ou realizar saques em outra moeda, fora da União Europeia.

Outra funcionalidade legal do app, é que você pode criar os Spaces, que são como divisões dentro da sua conta, onde você pode separar seu dinheiro sem tirá-lo do N26. Além disso, ele também te mostra as estatísticas dos seus gastos, fazendo com que fique mais fácil ver quanto você recebeu e quanto gastou com cada coisa.

Também é possível agendar transferências, adicionar dinheiro ao seu cartão com um cartão de débito ou de crédito (funciona como se você estivesse fazendo uma compra) e até mesmo fazer transferências para outras moedas. E este é um ponto bastante importante, como mencionei antes, eles usam o Wise para efetuar transferências em moedas estrangeiras e, em geral, o dinheiro chega muito rápido.

Portanto, você pode receber dinheiro enviado da sua conta do N26 para sua conta no Brasil de forma fácil e rápida – sua transferência pode levar de 1 hora (!!!) a 2 dias para chegar na sua conta no Brasil.

Prós

Contras

6. Coinbase – ótimo para aqueles que querem usar seu dinheiro num investimento

Em resumo: O Coinbase é a melhor opção para quem quer receber dinheiro do exterior e investir a longo prazo e não precisa do dinheiro imediatamente. Você pode receber transferências em criptomoedas e não paga nenhum tipo de tarifa (geralmente é o remetente quem as paga). A desvantagem é que por ser uma tecnologia nova, as taxas de transferência ainda são um pouco altas e o processo pode não ser tão simples.

Uma forma relativamente nova de receber pagamentos é por meio das criptomoedas, ou seja, moedas digitais. Há muito tempo já se vem falando no assunto, mas ao longo dos últimos anos este mercado tem se consolidado cada vez mais. Prova disso, é a possibilidade que diversas redes oferecem para efetuar pagamentos através de criptomoedas.

Atualmente, com cartões como o da Binance e do Crypto.com, você pode usar seus Bitcoins e outras criptomoedas para efetuar pagamentos como usaria um cartão de débito e ainda ganhar cashback! Mas, além disso, você também pode receber pagamentos em criptomoedas usando aplicativos como o Coinbase.

Tudo que você precisa fazer para receber pagamentos em criptomoedas é verificar o endereço da sua carteira da moeda selecionada para pagamento e compartilhar este endereço com o pagador. Assim, ele pode transferir a quantia combinada direto para a sua wallet. A transferência é rápida, e leva algo em torno de alguns segundos ou poucos minutos.

Para efetuar este tipo de pagamento, o remetente paga uma pequena taxa – as chamadas “gas fees”. Entretanto, o valor geralmente é muito mais baixo do que o praticado em transferências bancárias internacionais ou ao usar métodos como o Western Union. Além disso, as taxas variam de acordo com a moeda transacionada, então vale verificar qual é a melhor opção para receber seu dinheiro.

A vantagem é que se você quiser, pode deixar o dinheiro investido no longo prazo, usá-lo com seu cartão de crédito de apps como Binance e Crypto.com ou simplesmente vender as criptomoedas e retirar o dinheiro da plataforma para uma conta bancária.

Prós

Contras

7. Conta bancária – a opção mais antiga e “tradicional” e uma das menos vantajosas

Em resumo: A melhor opção para aqueles que não querem abrir contas em sites e preferem fazer tudo através do seu banco. Entretanto, para receber dinheiro do exterior, seu banco precisa estar habilitado para fazer este tipo de transações. Instituições como o Banco do Brasil e Itaú contam com esta funcionalidade. Tudo que você precisa para receber dinheiro é compartilhar seus dados com o pagador. Entretanto, esta é uma das formas mais caras de receber dinheiro de fora do Brasil, e portanto, a que menos indicamos.

Esta é a forma mais antiga e tradicional de receber seus rendimentos do exterior. Nela, o dinheiro do exterior vai direto para a sua conta corrente através de uma operação bancária, ou seja, coordenada pelos bancos dos mais diversos países.

Entretanto, apesar de popular, nós não recomendamos receber seus ganhos de fora do Brasil através deles. Isso porque, em geral, estas operações têm um custo altíssimo e estão conectadas a inúmeras taxas e impostos, como IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), taxa de câmbio, taxa de recebimento e custos SWIFT.

Isso custa, no Banco do Brasil, R$90 (tarifa fixa para receber o dinheiro) + a margem do banco no câmbio + custo do Swift + taxa de envio no banco de envio (estas três últimas variam).

Além de gastar uma fortuna em encargos, você ainda precisa esperar de 2 a 5 dias úteis para ter o dinheiro em sua conta. E, fora isso, em alguns bancos como o Banco do Brasil, você está limitado a fazer operações no horário em que os mercados financeiros do Brasil estão abertos – das 9h às 16h.

Uma das únicas vantagens é a praticidade de não precisar abrir nenhuma conta em outra plataforma, mas isto não é um grande benefício se compararmos às taxas pagas.

De qualquer forma, para receber rendimentos de fora do Brasil você, em geral, precisa informar seu número de conta corrente e agência, o nome do banco, código SWIFT, nome completo do beneficiário (o seu nome) e o tipo de conta.

Prós

Contras

8. Western Union – uma alternativa para aqueles sem conta bancária ou cartão internacional

Em resumo: A Western Union é a melhor opção para quem não tem conta bancária ou cartões de débito internacionais e, por isto, precisa receber dinheiro físico num país estrangeiro. Com ela, pessoas podem enviar pagamentos para que você efetue um saque num dos postos de atendimento apenas fornecendo seus documentos de identificação. Entretanto, recomendamos o uso de empresas como Western Union e Moneygram apenas em casos onde não haja outra opção. O processo de envio e recebimento é bastante burocrático comparado a outros meios, além de ser bastante caro.

A Western Union é uma empresa com mais de 150 anos de idade e uma das mais conhecidas no ramo de transferências de dinheiro internacionais. O diferencial deles é que você não precisa de uma conta bancária para receber dinheiro em diversos países. Ou seja, caso você esteja na Indonésia e precise receber dinheiro da Europa ou do Brasil, por exemplo, pode solicitar um pagamento através deles.

O processo, entretanto, não é dos mais simples e é bastante burocrático. Além disso, todos os dados precisam estar corretíssimos para garantir que você poderá sacar o dinheiro com um atendente em uma das lojas da empresa.

Uma das maiores desvantagens é que o remetente só pode te enviar o dinheiro de um dos pontos de atendimento deles, o que é um processo enfadonho e retrógrado nos dias de hoje. Além disso, as cidades menores não contam com agências da Western Union, então este pode ser um grande empecilho.

Além da dificuldade para lhe enviarem dinheiro, as taxas cobradas são bastante altas, o que é uma outra grande desvantagem do serviço.

O que recomendo é que só use a Western Union em último caso, porque nos parece ser uma das piores opções. Afinal, você depende de bancos e dos horários comerciais deles em seja no país do remetente como do destinatário. As agências não são abertas 24h o que impossibilita que você tenha acesso fácil ao dinheiro.

Digo tudo isso porque eu usei o serviço para enviar dinheiro do Brasil para a Indonésia e minha mãe precisou ir até uma agência do Banco do Brasil para efetuar a transferência.

Depois, na hora de retirar o dinheiro não consegui porque tive um problema com meu nome do passaporte e o nome que colocaram no banco lá no Brasil, o que me custou 5 dias de idas e vindas para finalmente conseguir sacar minhas rúpias.

Entretanto, apesar do perrengue acima, caso você esteja precisando dos serviços da Western Union e não consiga receber dinheiro de fora do Brasil de nenhuma outra maneira, pode confiar. A empresa é legítima, e eles não vão roubar seu dinheiro no meio do caminho!

Prós

Contras

Não se esqueça de declarar seus rendimentos do exterior

E aí, gostou das dicas? Bom, agora que você já sabe como receber dinheiro do exterior, não se esqueça de declara seus rendimentos.

Recebimentos do exterior são tributados e é importante verificar com um contador que entenda do assunto e possa te aconselhar qual é a melhor forma de declarar seus ganhos.

FAQ – Perguntas Frequentes

As melhores formas de receber dinheiro do exterior para brasileiros residentes no Brasil são através das seguintes plataformas:

      • Transferwise
      • Remessa Online
      • Payoneer
      • PayPal
      • N26

Estas plataformas oferecem mais flexibilidade, têm atendimento 100% digital e não cobram taxas absurdas.

O melhor banco para receber dinheiro do exterior é o Nubank, já que tem parceria com o Remessa Online e, portanto, não cobra as taxas absurdas que os bancos tradicionais cobram. O Remessa Online cobra apenas uma taxa administrativa de cerca de 1.3% + IOF.

Já bancos como o Banco do Brasil e Itaú, em geral, cobram taxas fixas sobre cada transferência, além de lucrar nas margens do câmbio e cobrarem o custo do Swift + a taxa de envio no banco de envio.

Os documentos necessários para receber dinheiro do exterior dependem da plataforma na qual você está se cadastrando. Plataformas como o PayPal, por exemplo, exigem menos informações. Entretanto, outras opções como o Payoneer necessitam de mais informações e documentos.

Em geral, as empresas de pagamento pedem documentos de identificação e comprovantes de residência, além de outros dados pessoais de registro no país de residência – como CPF ou número de passaporte.

O ideal é escolher a melhor forma de recebimento para a sua situação de acordo com esta lista e ver o que a empresa precisa para a abertura de uma conta.

Sim, receber dinheiro do exterior paga imposto. Entretanto, o valor pago vai variar de acordo com a quantia recebida e o tipo de tributação que incide sobre aquele ganho. Além disso, você precisa considerar se o recebimento é feito através de você como pessoa física ou de uma empresa, como pessoa jurídica.

Porém, para saber se seus ganhos são sucetíveis a impostos, a melhor opção é falar com um contador que entenda sobre o assunto, afinal, cada situação é diferente.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!