7 dicas para potencializar a motivação no trabalho

motivacao no trabalho imagem 1

Ao trabalhar de casa ou abrir o próprio negócio, é muito comum que acabemos desmotivados ao longo do tempo. Seja por conta da rotina, falta de reconhecimento ou desafios gerais.

Manter a motivação no trabalho não é uma tarefa sempre fácil, mas com certeza é bem possível seguindo alguns passos.

Confira agora dicas para quem precisa se reanimar profissionalmente:

1. Seja organizado

Um ambiente de trabalho organizado faz maravilhas para a nossa produtividade, mas também exerce uma influência importante para manter a motivação no ambiente profissional.

Reconhecer-se nos itens sobre a mesa de trabalho é encorajador bem como conseguir encontrar tudo o que precisa rapidamente, porque os objetos estão em seu devido lugar.

A organização é essencial para que consigamos atingir uma clareza mental, assim só de bater o olho podemos perceber o que precisa ser feito e quais as maneiras mais eficientes de atingir os resultados. As atividades se tornam mais prazerosas (e mais rápidas!).

Você pode contar com o auxílio de ferramentas como planejadores físicos ou digitais, listas de afazeres com diferentes etiquetas coloridas, aplicativos com lembretes de tarefas etc.

Tudo isso te auxilia a não se esquecer do que está fazendo e de porque está fazendo. Quando perdemos o propósito, é comum que a motivação no trabalho também nos escape.

PS: se precisar de ajuda, não deixe de ler nossas dicas de organização pessoal e profissional para desorganizados.

2. Estabeleça metas possíveis

Você sabe quais são os seus objetivos profissionais? Caso não saiba, trace-os. Em seguida, relacione-os a metas possíveis. O que isso quer dizer? Tenha os pés no chão e não crie ideias mirabolantes que acabarão te frustrando ou te deixando ansioso. Isso vai contra a satisfação e a inspiração.

Estabelecer metas e anotar o desempenho ao longo do caminho são táticas infalíveis para produzir uma injeção de motivação. Também contribui para a sua realização pessoal.

Divida uma tarefa grande em tarefas menores, conectando um prazo a cada uma. Isso vai te ajudar a diminuir os níveis de estresse e monitorar o progresso com mais facilidade. Lembre-se também de celebrar todas as conquistas.

3. Valorize o seu trabalho

Pode parecer clichê, mas você precisa ser a primeira pessoa a acreditar no seu potencial profissional. Isso é importante principalmente para aqueles que trabalham por conta própria, prospectando clientes e potencializando a marca pessoal perante um público.

Identifique o seu diferencial, o valor naquilo que faz e reconheça os esforços que emprega diariamente para entregar os melhores resultados possíveis. Como o seu trabalho é relevante? Como você se destaca de outros profissionais no seu segmento?

Seja o seu maior fã sem se deslumbrar. É importante saber analisar a qualidade do trabalho de maneira realista, mas não há nada melhor do que impulsionar a motivação ao ter orgulho do que faz.

4. Aprenda com feedbacks sem condenar erros

Uma hora ou outra, você precisará lidar com os feedbacks sobre o que faz e a forma como faz. Talvez isso venha diretamente de clientes os quais atende ou mesmo um parceiro profissional. A dica é usar esses feedbacks, mesmo os negativos, como combustível para renovar o comprometimento.

É muito fácil para nós nos concentrarmos no que fizemos de errado, principalmente quando este erro é apontado por outra pessoa. Contudo, se queremos preservar a motivação no trabalho, por que focar no que nos coloca para baixo?

Não dê ao erro mais poder do que ele deve ter, não permita que ele atrapalhe o seu desempenho e cause instabilidade. Qualquer fator pode se transformar em uma oportunidade de crescer. Então cresça.

5. Gerencie bem o seu tempo (inclusive intervalos)

Para se manter motivado, é interessante que desenvolva uma rotina com as tarefas bem-definidas e horários estabelecidos. Isto contribui para uma melhor gestão do tempo e um controle maior da sua produtividade.

Quando falamos sobre gestão do tempo, também estamos nos referindo aos intervalos. Já pensou que o fato de estar desanimado com o trabalho pode vir de não respeitar os próprios limites? Já considerou que talvez seja uma reação da sua mente para indicar que precisa de descanso?

Para preservar a motivação no trabalho, é preciso cuidar de si mesmo para além do trabalho. Faça intervalos para beber água, fazer um lanche, dar um abraço no seu filho ou mesmo praticar uma meditação rápida.

Sabe quando um aparelho eletrônico esquenta depois de ser usado por muito tempo? Assim também somos nós, precisamos desacelerar para continuar funcionando com qualidade.

Ser mais produtivo também tem a ver com respeitar o seu próprio tempo e alocar as atividades com sabedoria. Seja cuidadoso com a sua saúde física e mental mantendo bons hábitos de sono, lazer e exercícios físicos. O objetivo principal é manter a mente e o corpo equilibrados.

6. Invista em capacitação para evoluir profissionalmente

O aprendizado é um alimento para a mente. Quando aprendemos algo novo, isto age como uma espécie de calibrador, garantindo a manutenção do nosso saber e fornecendo combustível para a criatividade.

Não importa o quão experiente já seja em seu segmento, sempre há algo relevante para aprender, seja por meio de livros, cursos presenciais ou online. A sua própria evolução depende da sua capacidade de se manter em movimento, desenvolver-se profissionalmente e se aproximar dos próprios sonhos.

Muitas vezes precisamos de uma mudança de perspectiva sobre o que estamos fazendo para encontrar formas ainda mais eficientes de fazê-lo. E esta mudança de perspectiva vem de ouvirmos vozes além das nossas, absorver novas experiências e conhecer ferramentas inovadoras.

Ao longo do tempo, ainda que acredite que já alcançou o topo do sucesso, não deixe de investir em aprendizado. É uma linda forma de continuar descobrindo novidades no seu trabalho e driblar o tédio.

7. Cultive bons relacionamentos

Aliás, a capacitação não está somente em cursos formais ou livres, mas pode vir através do networking com colegas da área. Converse pelas redes sociais, participe de eventos, produza conteúdo. É muito possível aprender por meio das respostas das pessoas ao que você expôs.

É muito difícil conseguir se estabelecer e se manter em uma área sem o apoio de alguém. E por que quereríamos isto? Vivemos no mundo com outras pessoas e no mercado de trabalho não é diferente.

Mesmo você sendo um empreendedor ou um freelancer, ainda precisa contar com pessoas em alguma esfera. Então construa com elas os melhores relacionamentos possíveis.

Mantenha relações profissionais, mas não menos cordiais. É provável que terá muitas interações com esses indivíduos: por meio de reuniões, vídeochamadas, participações em eventos. Por que não fazer dessas ocasiões momentos prazerosos?

Busque se conectar com pessoas otimistas e competentes. Cercar-se de boas energias é essencial para manter a própria energia elevada e a motivação contagiante. Somos como esponjas, mesmo depois que crescemos, e nosso entorno influencia muito as nossas emoções.

Confira ainda dicas para desenvolver a inteligência emocional.

FAQ – Perguntas Frequentes

Para aumentar a motivação no trabalho, mantenha um ambiente organizado, estabeleça metas que consiga cumprir, use os feedbacks construtivos para melhorar, valorize o próprio trabalho, aplique uma boa gestão do tempo, invista em capacitação e construa bons relacionamentos profissionais.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!