Quais são as vantagens e desvantagens do home office?

home office vantagens e desvantagens imagem 1

Está pensando em migrar para o home office? Ou talvez sua empresa esteja implementando este estilo de trabalho e você precisa se adaptar?

Então continue a leitura deste artigo, pois vamos expor as vantagens e desvantagens do modelo home office para te ajudar a entender melhor os desafios a encarar e o que vai melhorar na sua vida.

Vamos lá:

Vantagens do home office

1.  Comodidade

Um dos grandes benefícios do home office é a comodidade de já acordar no trabalho. O fato de não precisar se estressar no trânsito ou enfrentar o transporte público lotado é atrativo para muitas pessoas.

Isso inclusive influencia em sua disposição e produtividade, porque já começa o dia de acordo com o seu tempo e rotina.

2.  Qualidade de vida

Trabalhar de casa impacta muito positivamente na qualidade de vida das pessoas, porque muitas tarefas e obrigações diárias são facilitadas com este estilo de trabalho.

É uma melhoria significativa até mesmo na alimentação, mais variada e saudável, além de ser feita com mais tranquilidade.

3.  Mais flexibilidade

A depender da sua escala de trabalho e do nível de negociação com sua equipe, é possível conquistar grande flexibilidade com o home office.

Quem tem a possibilidade de fazer os seus horários, por exemplo, agenda suas atividades para os momentos em que estiver mais disposto. É também excelente caso surja algum imprevisto e precise remanejar tarefas.

De maneira geral, o esquema home office expande horizontes para as empresas, que percebem que cada um alcança a produtividade de uma forma. Assim, os colaboradores possuem mais autonomia no cotidiano.

4.  Conforto

A possibilidade de realizar suas tarefas do conforto de sua casa é tentadora, não é verdade?

Mais uma vantagem do home office é possibilitar que as pessoas criem rotinas mais confortáveis, utilizem roupas mais despojadas ou até mesmo tenham uns minutos a mais de sono.

Isso depende muito da escala de trabalho, mas estar em casa tende a nos remeter a aconchego e é uma delícia aliar isso à rotina cotidiana.

5.  Economia

O home office é um estilo econômico para as empresas, que cortam despesas de aluguel ou energia, por exemplo, mas também para colaboradores, que podem economizar em deslocamento diário ou na alimentação.

Ainda que estes custos sejam da responsabilidade da empresa, a economia de tempo no deslocamento é com certeza um ponto forte.

6.  Privacidade

Para quem gosta de trabalhar no silêncio e sem interrupções, o home office pode ser um paraíso.

Não precisar se preocupar com colegas olhando por cima do seu ombro enquanto trabalha e nem brigar com ninguém por conta da temperatura do ar-condicionado são benefícios de quem trabalha sozinho.

Além disso, você pode fazer intervalos para exercícios ou para tomar um café, checar o celular quando preciso, e todas as ações que são um pouco desconfortáveis quando divide o cômodo com outras pessoas.

7. Possibilidade de gerar renda extra em casa

Uma grande vantagem do home office é a possibilidade de otimizar seu tempo e te dar mais liberdade. Isso acaba te oferecendo a possibilidade de executar tarefas que você não poderia fazer no escritório de uma empresa.

Quando você trabalha desta forma pode, ao mesmo tempo, criar um negócio paralelo dentro da sua casa para aumentar sua renda. Precisa de ideias? No artigo que escrevemos sobre renda extra no home office te apresentamos várias possibilidades. Vale a pena dar uma olhada.

Desvantagens do home office

1.  Dificuldade em controlar o desempenho

Como nem só de bonanças vive o homem, existem também algumas desvantagens no home office.

A primeira delas se refere ao controle de qualidade do trabalho, tanto o desempenho próprio quanto para o líder avaliar a performance de colaboradores.

Uma solução para isso está no uso de ferramentas que ajudem no trabalho colaborativo e que permitam monitorar o andamento de projetos, como o Betterworks e o Appraisd. Em adição, é importante realizar reuniões constantes com a equipe e manter os canais de comunicação abertos.

2.  Distrações

Para garantir a produtividade trabalhando de casa, precisa-se evitar as distrações, mas por vezes isso é muito difícil.

Seja por causa dos filhos ou animais de estimação que pedem atenção, das notificações no celular ou computador, ou até mesmo de tarefas domésticas pendentes, o ambiente doméstico apresenta distrações.

É preciso implementar algumas práticas para combatê-las.

3.  Solidão no trabalho

Falamos sobre a vantagem da privacidade em trabalhar sozinho, mas às vezes rir daquele colega de trabalho divertido ou cochichar na copa do escritório enquanto toma um café pode fazer falta.

Contudo, hoje em dia existem espaços de coworking que pode optar para fazer de seu escritório vez ou outra e conversar com outras pessoas.

Caso não queira alugar um espaço, há sempre opções de trabalhar de uma cafeteria ou centro cultural para variar um pouco a rotina. Nesse caso, você expandiria o home office para um trabalho remoto.

4.  Ambiente de trabalho inadequado

Muitas pessoas que fazem home office não possuem uma infraestrutura adequada em casa.

Isto aconteceu principalmente com alguns colaboradores que precisaram se adaptar a este novo estilo por causa da pandemia.

Ter os equipamentos certos, como internet estável e computador de qualidade, é essencial para garantir a qualidade do trabalho. Adicionalmente, investir em uma cadeira confortável e em uma mesa adequada pode evitar prejuízos à saúde.

5.  Tendência a trabalhar horas extras

É comum que quem trabalha de casa não veja o tempo passar e se esqueça da hora de “bater o ponto”, o que resulta em horas excessivas de trabalho.

Isso se dá porque as vidas pessoal e profissional acabam se mesclando dentro do ambiente doméstico, tornando-se difícil determinar os momentos certos de separá-las.

É primordial que limites sejam estabelecidos, evitando assim problemas como estresse, ansiedade ou síndrome de Burnout.

E aí, você deseja ou precisa começar a trabalhar em home office? Conta para a gente se esse artigo te ajudou.

FAQ – Perguntas Frequentes

Em tradução literal, “home office” significa escritório em casa. Em outras palavras, é a estrutura de trabalho que uma pessoa desenvolve na própria residência para exercer suas atividades profissionais.

É um estilo de trabalho que vem ganhando cada vez mais espaço, conquistando tanto empresas quanto colaboradores por sua praticidade e comodidade.

Apesar de muitas pessoas considerarem ambos os conceitos a mesma coisa, existe uma diferença essencial entre os termos.

Home office é o ato de trabalhar de dentro de casa, geralmente com o auxílio da internet e de ferramentas digitais.

Já o trabalho remoto é a ação de trabalhar à distância, ou seja, fora do ambiente físico de uma empresa. Este trabalho pode ser feito de qualquer lugar: casa, praia, espaço de coworking, seja na mesma cidade em que a empresa se localiza ou até de outro continente.

Home office é um tipo de trabalho remoto, mas este em si é mais abrangente e não se limita a um único espaço.

Para montar o home office, o ideal é começar pela infraestrutura.

Garanta tudo o que é necessário para realizar a sua função profissional com conforto incluindo:

      • Móveis (como cadeira ergonômica e mesa de trabalho);
      • Iluminação (ambiente e/ou portátil sobre a mesa);
      • Equipamentos eletrônicos (computador, microfone, câmera etc.);
      • Acessórios de suporte (suporte para computador, apoio de pé ou de pulso etc.).

Crie um ambiente bacana que seja esteticamente agradável e funcional e o deixe com a sua cara, adicionando itens que auxiliem na organização e na produtividade como nichos, prateleiras, cadernos e bloquinhos.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!