Como montar o seu ambiente de trabalho ideal: 5 dicas essenciais

ambiente de trabalho ideal imagem 1

Criar um bom ambiente de trabalho ideal é muito benéfico em termos de produtividade, principalmente para quem trabalha de forma remota como freelancer ou para uma empresa em regime de home office.

E quando o assunto é trabalho remoto, sabemos bem que, apesar de oferecer enormes possibilidades de autonomia e flexibilidade para os profissionais, a migração para esse estilo pode conter alguns desafios para aqueles que sempre trabalharam no regime presencial.

Entre muitos desafios, é difícil entender como estruturar seu espaço físico para melhorar seu bem estar e manter o mesmo clima organizacional que teria trabalhando presencialmente em um escritório junto a outros funcionários.

Além do espaço físico em si, é necessário manter-se atento no que é referente à sua produtividade, seus resultados profissionais, contato com outros colaboradores e, principalmente, horas extras.

Portanto, se você precisa de uma ajudinha para aperfeiçoar o seu ambiente de trabalho e potencializar o seu desempenho profissional e sua qualidade de vida, continue a leitura.

1. Pense na estrutura

A primeira coisa a se pensar quando se trata de um ambiente de trabalho ideal, principalmente considerando um modelo home office, é a estrutura. Uma estrutura adequada precisa englobar conforto, praticidade e ergonomia.

Aposte em uma mesa de trabalho espaçosa e uma cadeira ergonômica, além de apoio para os pés (principalmente se passa muitas horas sentado). Um suporte para laptop, teclado e mouse sem fio são também excelentes aliados da ergonomia.

Se puder escolher um espaço bem iluminado na sua casa melhor ainda, talvez próximo a uma janela, mas garanta também uma iluminação artificial para o fim do dia.

Outras boas pedidas são investir em prateleiras, pequenos armários para guardar documentos e decorações como plantas e livros para tornar o cantinho mais harmonioso. Paredes e móveis com cores claras e neutras estimulam sensações agradáveis e confortáveis para o momento do trabalho.

2. Estabeleça uma rotina

Se você trabalha de casa, é essencial estabelecer uma rotina ou do contrário perceberá que será muito difícil manter a produtividade. Hábito e disciplina são elementos essenciais para a sua rotina de trabalho.

O seu desempenho depende de você, então elimine qualquer tipo de distração que possa atrapalhar o seu rendimento como notificações no computador ou celular.

Se você mora com outras pessoas, tenha certeza de que todos têm ciência dos seus horários de trabalho e sabem que não devem interrompê-lo nesse período. Caso tenha filhos, tente alocar as tarefas que requerem maior atenção para os períodos em que eles estejam entretidos como a escola ou um curso.

Com o tempo, você vai se conhecer melhor e perceberá o que funciona para a sua produtividade. Música ou completo silêncio? Trabalhar durante o dia ou à noite? Essas perguntas serão respondidas e em breve seguirá uma rotina eficiente sem muito esforço.

3. Use as ferramentas certas

Para ajudar a criar e manter uma rotina produtiva, você pode usar a tecnologia e metodologias eficientes de trabalho.

Além de materiais importantes como um microfone ou webcam, por exemplo, para o caso de precisar fazer videochamadas, existem aplicativos e programas ótimos para viabilizar o trabalho remoto.

Programas como o Hangouts Meets, Skype, o One Drive e Google Docs são ótimos para ajudar nas tarefas cotidianas. Já a ferramenta Stay Focusd é uma extensão do Google Chrome que limita o tempo que passa navegando em sites específicos, aumentando assim a produtividade.

Iniciativas como o Trello e o Notion já ajudam na organização de tarefas, lembretes e outras ações por prioridade, evitando que se esqueça de algo.

Existe um universo de ferramentas feitas para te ajudar a manter uma vida saudável e equilibrada dentro e fora do período de trabalho.

Conheça mais algumas ferramentas e aplicativos de produtividade.

4. Valorize a organização

Ainda que não seja alguém muito organizado na vida pessoal, logo descobrirá que a organização é primordial no ambiente de trabalho, sobretudo o remoto. Aqui tanto vale a organização de suas obrigações profissionais como do espaço em que trabalha.

A nossa mente consegue assimilar informações com muito mais facilidade quando elas estão organizadas de modo correto. E a organização também ajuda a compreender as nossas responsabilidades com mais seriedade e foco.

5. Faça uma boa gestão do tempo

Tempo, estamos sempre tentando ter mais dele e usá-lo com mais sabedoria. Quem consegue fazer uma boa gestão do próprio tempo encontra o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal sem negligenciar nem um dos lados.

Quando falamos sobre tempo produtivo no trabalho, logo pensamos no método Pomodoro, que te ajuda a intercalar 25 minutos de trabalho com 5 minutos de descanso, fazendo com que se lembre de fazer intervalos.

Determinar horários e períodos para tarefas vai te auxiliar a cumprir os afazeres domésticos, tarefas profissionais e ações de autocuidado sem ficar sobrecarregado, que é um dos grandes males de quem trabalha de casa.

O trabalho remoto ou home office, como todo modelo de trabalho, trazem diversas vantagens e desvantagens. Entra as vantagens estão a autonomia e flexibilidade para profissionais. Mas, quando não administrados corretamente, podem acarretar estresse e ansiedade quando o profissional não consegue dar conta de fazer tudo.

Por isso delegue responsabilidades sempre que possível, seja para colegas de trabalho ou para quem mora junto com você, assim o relógio será seu amigo.

_______________________________

Se ficou interessado em mais dicas úteis para aperfeiçoar a sua carreira e rotina profissional, leia também o nosso artigo sobre ferramentas de gestão do tempo que auxiliam a produtividade.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!