Os dois últimos anos foram bastante intensos para mim. Saí do meu antigo emprego, comecei a trabalhar como freelancer, produzi conteúdos para marcas incríveis, lancei um curso online e um blog, viajei o mundo e desde abril moro na Itália.

Como nômade digital, muitas variáveis determinam a minha produtividade de forma geral. Mais do que utilizar ferramentas ou aplicativos para melhorar a minha performance, ter a mentalidade de que as coisas só ficarão prontas se eu as fizer é essencial – sim, isso é bem óbvio, mas muitos freelancers não conseguem se adaptar a esse modelo de trabalho justamente por sentirem falta de alguém para lhes dizer o que fazer.

Nessa adaptação para um modo de trabalho autônomo, criei meu próprio processo para que meus dias sejam sempre (ou quase sempre) produtivos. Agora, compartilho com vocês as principais estratégias que utilizo para ser produtivo durante meu expediente como produtor de conteúdo.

Registre sempre as suas ideias

Assim como o HD de um computador, nossa memória é limitada. Quantas vezes você já teve uma ideia genial que foi completamente esquecida no dia seguinte?

Para evitar que isso aconteça, anoto todos meus pensamentos no aplicativo de notas do meu celular (que é sincronizado com o laptop). Assim, quando preciso escrever um conteúdo, recorro às minhas anotações. Isso evita que eu perca tempo pensando em novos conteúdos quando me sento para trabalhar ou mesmo que sofra de algum bloqueio criativo.

Aprenda a dizer ‘não’

Uma das coisas que eu aprendi na marra é que não podemos abraçar tudo. Quanto mais você se destaca na sua área de atuação, mais convites e oportunidades aparecerão. O que é ótimo.

Porém, quando se trata de trabalho, tenho dito “não” para tudo que não está alinhado com os meus objetivos e valores. Isso elimina o desperdício de tempo em iniciativas que não me agregarão nada.

Responda suas mensagens em horários determinados

Eu perdia muito tempo do meu dia respondendo mensagens. E-mails, WhatsApp, LinkedIn, Instagram e por aí vai. Além do tempo, esvaziar minhas caixas de entrada todos os dias esgotava uma energia preciosa para o meu trabalho.

A solução foi determinar horários do meu dia para responder as mensagens – que são classificadas como “preciso responder hoje”, “preciso olhar com calma” e “sem pressa”. 

Isso me ajudou não apenas na produtividade, mas também eliminou a ansiedade que sinto em responder todo mundo de forma instantânea.

Não utilize o celular na primeira hora do dia

Não permita que outras pessoas ou aplicativos te interrompam durante a primeira hora do seu dia. O modo como você começa o seu dia influencia bastante no andamento das suas próximas horas.

Tome um café reforçado, faça algum exercício físico, leia um livro e desfrute desse tempo. Manter a cabeça arejada também ajuda na produtividade.

Seja um ‘fazedor’, não um ‘falador’

Sim, falar sobre o seu trabalho é mais fácil do que fazê-lo. Todos podem falar. O papel aceita tudo.

Mas você não é um desses caras, né? Aposto que não, já que você está lendo isso aqui. 

Então, aja como um fazedor, não um falador. Todos os dias.

Para economizar seu tempo, fizemos uma parceria com o pessoal da Comunidade Rock Content e lançamos uma planilha com mais de 100 aplicativos e ferramentas para produtores de conteúdo. Confira e escolha um para começar a usar ainda hoje! – mas, só os use após a primeira hora dia, hein?

aplicativos


E aí, curtiu as dicas? Tem mais alguma pra compartilhar? Deixe um comentário aqui nos contando!

Se quiser salvar este post para ler depois, salve a imagem abaixo no seu painel do Pinterest! Aproveite e siga nosso perfil por lá clicando aqui!

produtividade

Nômade digital que escreve, empreende e ensina. Eleito pelo LinkedIn como o terceiro brasileiro mais influente da rede em 2016. Você também pode ler meus conteúdos no HuffPost, no Transformação Digital, na Comunidade Rock Content e no Medium.