befreela logo 2

O que é marketing pessoal: aprenda a fortalecer a sua imagem online

o que e marketing pessoal imagem 1

Muitas pessoas pensam que o marketing pessoal só é útil para freelancers ou empreendedores, mas, na verdade, todo mundo pode se beneficiar da construção de uma imagem positiva sobre si mesmo.

Marketing pessoal é do que um conjunto de técnicas e estratégias que têm como objetivo valorizar a sua marca individual, fazendo com que você se torne uma autoridade no seu segmento de atuação.

Para os freelas é fundamental fortalecer uma imagem positiva e conseguir destacar seus pontos fortes e habilidades, mostrando seu diferencial e autenticidade. Mas profissionais CLT também precisam saber se vender para conquistar oportunidades e crescer em suas carreiras.

Se quiser aprender como fazer seu marketing pessoal, você está no lugar certo. Continue lendo este artigo para conferir todas as nossas dicas!

Por que fazer marketing pessoal?

Fazer marketing pessoal é o melhor caminho para promover o seu trabalho, destacar as suas qualidades e atingir os seus objetivos profissionais. Em um mercado tão competitivo, saber se vender e fortalecer a sua imagem é fundamental para conquistar ótimas oportunidades, seja você um freelancer ou CLT.

Com tanta gente atuando na mesma área que a sua e com habilidades similares, é o marketing pessoal que pode ser um ponto de diferenciação que irá te ajudar a chegar mais longe.

Dica de livro: Marketing pessoal – Dez etapas para o sucesso!, de Sady Bordin

Para se aprofundar no assunto, dê uma conferida nesta obra que traz mais de 100 dicas práticas com técnicas simples e eficientes que te ajudarão a valorizar a sua imagem pessoal e profissional e se destacar.

Marketing pessoal x Marca pessoal

Muita gente confunde estes dois conceitos. Para não restarem dúvidas, aprenda o que cada um significa:

Marca pessoal 

A marca pessoal é aquilo pelo o que você é reconhecido, ou seja, a sua essência, valores e princípios que regem a sua vida. É a percepção que você cria sobre si mesmo quando se relaciona com alguém.

Marketing pessoal 

O marketing pessoal é como você comunica a sua marca pessoal para o mundo, ou seja, quais técnicas e estratégias serão utilizadas para fortalecer determinada imagem na mente das pessoas.

Quais são os benefícios do marketing pessoal?

Ainda em dúvida sobre investir ou não no seu marketing pessoal? Confira os principais benefícios dessa estratégia:

1. Visibilidade para o seu trabalho

Algumas das principais técnicas utilizadas para fazer marketing pessoal estão relacionadas à produção de conteúdo nas redes sociais e criação de sites e portfólios online.

Se você fizer direitinho, é garantido que irá atrair a atenção das pessoas para o seu trabalho. Um bom marketing pessoal reforça as suas qualidades e principais habilidades, destacando por que você é o profissional ideal para determinadas oportunidades.

2. Reforço da sua autoridade

As estratégias de marketing pessoal também são muito importantes para reforçar a sua autoridade no seu segmento de atuação. É uma maneira de mostrar as suas competências e ressaltar o seu conhecimento sobre determinada área.

Além disso, por meio de portfólios online é possível dar exemplos do seu trabalho e da sua expertise. O mesmo vale para os conteúdos nas redes sociais, que podem ser informativos e transmitir o seu conhecimento para o público.

3. Clientes e empresas com maior confiança no seu trabalho

Construir uma reputação positiva para si mesmo é fundamental para conquistar a confiança de clientes e empresas. As técnicas de marketing pessoal ajudam nesse processo, pois são um excelente caminho para construir um relacionamento com o público e reforçar o que você pode fazer por ele.

Como fazer seu marketing pessoal: passo a passo

Agora que você já entendeu o que é marketing pessoal, chegou a hora de colocar a mão na massa e aprender o passo a passo para criar a sua estratégia. Vamos lá?

1. Defina as suas mensagens principais

Quando você for estruturar uma estratégia de marketing pessoal, é importante já ter clareza sobre as suas definições de marca pessoal.

Lembre-se: marca pessoal é a imagem que as pessoas têm de você e marketing pessoal é como você comunica essa imagem.

Bom, com essas definições estabelecidas, chega a hora de entender as mensagens principais da sua comunicação. Para isso, é interessante entender como você vai traduzir em seus conteúdos a sua missão, visão, valores e até mesmo o seu Golden Circle.

O que é Golden Circle?

Trata-se de uma metodologia criada por Simon Sinek, que ajuda empresas e líderes a se comunicarem a partir do seu do seu propósito. O círculo, do centro para fora as três, possui três camadas: por quê, como e o quê.

2. Tenha uma identidade visual

Uma identidade visual é o conjunto de elementos visuais que representam a sua marca, como: cores, tipografia, símbolos etc. É muito necessária para quem deseja criar conteúdos com artes ou fotos, pois é importante para manter um padrão e transmitir a mensagem certa para o público.

3. Crie uma estratégia digital

O universo digital oferece inúmeras possibilidades e é um ótimo caminho para fazer o seu marketing pessoal. Não há uma fórmula pronta, afinal, tudo vai depender da sua área de atuação e objetivos, mas, no geral, é uma boa considerar os seguintes canais:

LinkedIn

A maior rede social profissional do mundo, onde é possível manter seu perfil atualizado com as suas experiências e exemplos de trabalhos, além de produzir conteúdo em diversos formatos.

Muitos ainda acreditam que o LinkedIn é muito formal, mas, ao longo dos anos, a rede veio mostrando que é muito mais do que um currículo virtual e que por lá tem espaço para todo mundo fazer marketing pessoal.

Dica de curso: Marketing Pessoal e Produção de Conteúdo no LinkedIn, do Matheus de Souza

O LinkedIn precisa estar na sua estratégia de marketing pessoal e, para aprender a utilizar rede da melhor forma, conheça este curso do Matheus de Souza, LinkedIn Top Voice.

Aprenda a criar um perfil campeão, criar sua marca pessoal, fazer networking e produzir conteúdo para fortalecer a sua imagem para atingir os seus objetivos pessoais e profissionais.

Site e blog

Um site é o melhor caminho para os profissionais terem um canal próprio no qual podem centralizar todas as informações sobre a sua carreira. Além disso, nesse canal também é possível criar um blog, com conteúdos mais densos e que contribuem para o fortalecimento da sua autoridade.

Instagram

É uma rede social com muito mais apelo visual. Fotógrafos, designers e videomakers, por exemplo, costumam se dar muito bem por lá e o próprio canal acaba se tornando um ótimo portfólio.

4. Invista em qualificação

Para divulgar e fortalecer o seu marketing pessoal, é interessante sempre que possível investir em qualificação. Por meio de cursos (online ou presenciais), workshops e eventos você consegue se manter atualizada e demonstrar conhecimento aprofundado na sua área de atuação.

5. Faça networking

O networking é uma ótima maneira de fazer marketing pessoal e disseminar a sua imagem. Hoje em dia, você pode fazer isso online ou offline. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social na qual é possível se conectar e se relacionar com vários outros profissionais.

E com a tecnologia é muito mais fácil bater um papo e conhecer as pessoas por meio de videochamadas.

6. Seja consistente e coerente

E, por fim, é claro que a nossa última dica só poderia ser essa: sem consistência e coerência você não chegará a lugar nenhum. O trabalho de marketing pessoal leva tempo, não acontece do dia para a noite.

Para firmar uma imagem positiva na mente das pessoas é preciso ser coerente e repetir uma mesma mensagem (de formas diferentes) várias vezes. Portanto, é importante se manter firme na estratégia e não desistir no meio do caminho.

Após todas essas dicas, não tem como não começar agora mesmo a fazer marketing pessoal, não é mesmo? Então, mão na massa!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!