befreela logo 2

Lançamentos digitais: o guia completo para ter sucesso com o seu

lancamentos digitais imagem 1

Muitas pessoas que desejam empreender hoje buscam uma variedade de estratégias para garantir o sucesso do negócio.

Uma estratégia muito eficaz que tem sido cada vez mais usada é o investimento em lançamentos digitais.

Conheça tudo sobre a metodologia, a sua importância para impulsionar vendas e como aplicá-la da forma certa.

O que é um lançamento digital?

O lançamento digital é uma metodologia de marketing utilizada quando se deseja criar um pico de vendas em um curto espaço de tempo. Trata-se de um evento com data, horário e duração específicos.

Funciona como uma modalidade de venda mais agressiva, que estimula a ansiedade entre potenciais clientes por dias, semanas ou meses antes de o produto ou serviço estar disponível.

Dessa maneira, essa metodologia precisa ser planejada e implementada com antecedência. Um trabalho de preparação de leads para o momento da compra. É importante sempre relembrar o público que depois que as vendas fecharem, é isso. Quem não aproveitou, dançou.

Para infoprodutores conseguirem sucesso com lançamentos digitais, precisam produzir conteúdos relevantes e direcionados para a persona. Há algumas estratégias e mecanismos para captar e reter o interesse do público e vamos falar sobre eles mais adiante.

Por que fazer um lançamento?

Uma das grandes vantagens de fazer um lançamento digital é a maior capacidade de influenciar a decisão de compra do seu público. Essa metodologia encurta o processo de compra, porque trabalha a noção de que, se a pessoa não comprar naquele momento, não terá outra oportunidade.

Esse processo estimula as compras por impulso porque atinge o lado emocional do público consumidor. Em consequência, você consegue uma enorme taxa de conversão e um grande fluxo de vendas.

Assim sendo, com um lançamento digital você impulsiona o alcance de marca e consegue mais cadastros, assinantes e clientes.

 

Quando fazer um lançamento?

A base de um lançamento digital é um bom plano de negócios.

Para planejar lançamentos digitais, é preciso haver um investimento de tempo e dinheiro. Só assim você vai conseguir dar conta de organizar estudos de público, definição de leads, estratégias de divulgação e o próprio desenvolvimento/aprimoramento do produto ou serviço.

O lançamento digital gera uma receita em um período isolado. A dica é combinar a estratégia com outros tipos de vendas fixas, assim você poderá equilibrar bem esse modelo com outras receitas.

Quais são os tipos de lançamento digital?

1. Lançamento semente

Este tipo é um lançamento pequeno e mais barato que tem o objetivo de testar e se certificar do potencial de mercado antes que o infoproduto seja lançado.

É um modelo usado por empreendedores que não possuem vasto conhecimento sobre marketing digital ou que ainda não possuem o produto pronto. Assim, conseguem testar o mercado e adaptar o produto se preciso.

Esse lançamento atrai pessoas interessadas, então é ótimo para ter uma noção de público e colher feedbacks valiosos sobre os principais problemas e necessidades da persona.

2. Lançamento interno

Esse lançamento é um dos mais eficazes, porque foca na sua própria base de contatos, aqueles leads que já conhecem e confiam no seu negócio. Ou seja, a chance de faturamento é bem maior.

Contudo, é um modelo que exige bastante esforço e investimento. É preciso trabalhar diferentes mídias para divulgar o conteúdo, conseguindo engajamento e escalabilidade, e assim atingir altos índices de conversão.

3. Lançamento semi-interno

Este é muito parecido com o anterior, utiliza uma base prévia de contatos, mas também envolve parceiros para impulsionar o alcance e sucesso do lançamento.

Com essas parcerias, você pode conseguir auxílio na criação do infoproduto e na divulgação, além de captar a atenção dos leads do parceiro. É importante alinhar estratégias com marcas que tenham a ver com o seu negócio.

4. Lançamento externo

Este modelo tem o objetivo de conquistar mais clientes em vez de contar com uma base fidelizada de leads.

Em comparação, é um lançamento mais difícil e com maior investimento financeiro, mas o retorno lucrativo também pode ser mais alto.

Deve ser trabalhado estrategicamente em conjunto com o lançamento interno, geralmente acontecendo depois dele, com o intuito de gerar leads e construir parcerias.

5. Lançamento afiliado

Este lançamento é uma estratégia alinhada com o marketing de afiliados. Assim, aqui você oferece infoprodutos de terceiros, e não os seus, por tempo limitado, sempre trabalhando o senso de urgência para impulsionar as vendas.

Você recebe então por meio de comissões sobre as vendas.

6. Lançamento relâmpago

Este modelo se propõe a oferecer uma oferta superexclusiva em uma curtíssima duração, geralmente entre 4 e 7 dias. Para promovê-la, pode acionar a sua base de clientes ou uma lista de contatos por meio do e-mail marketing.

Como o tempo para vender é curto, é preciso despertar o interesse do público com muita rapidez. Uma boa recomendação é oferecer condições especiais e benefícios exclusivos para quem aproveitar a oferta dentro do prazo.

7. Lançamento perpétuo

Aqui, você utiliza um lançamento digital já feito anteriormente e que obteve sucesso. Este relançamento permite que atinja novos leads, por exemplo pessoas que não conseguiram comprar o infoproduto da primeira vez ou quem se tornou um lead depois que o lançamento anterior terminou.

Você economiza tempo porque pode realizar a campanha por meio de automação de marketing. É uma ótima opção para garantir uma receita recorrente.

Quais técnicas podem ser usadas em lançamentos digitais?

Para garantir lançamentos digitais de sucesso, você pode utilizar estratégias diferenciadas para divulgar e fortalecer a reputação de infoprodutos.

1. Marketing de conteúdo otimizado para SEO

Produza conteúdo relevante em diferentes formatos (blog posts, e-books, webinars) que atraia a persona do seu negócio por meio de estratégias de SEO. Assim, gera tráfego orgânico, se destaca entre os resultados em mecanismos de busca e converte visitantes em leads.

Invista também na qualidade técnica do site, pensando na experiência do usuário.

2. Mídia paga

Além do tráfego orgânico, é essencial falar sobre a eficiência do investimento em mídia paga por meio de plataformas como Google, Facebook e Instagram. Insira na sua estratégia de anúncios alguns benefícios exclusivos, ofertas, amostras gratuitas de outros produtos etc.

3. Gatilhos mentais

O gatilho mental é item basicamente obrigatório na estratégia de um lançamento digital. É este elemento que instiga os leads a tomarem a decisão de compra com mais rapidez e assertividade.

Você pode utilizar gatilhos mentais de:

      • Escassez;

      • Aprovação social;

      • Autoridade.

Como fazer um lançamento na prática

Para colocar um lançamento digital em prática, considere três etapas essenciais.

1. Pré-lançamento

Esta etapa foca no estudo e compreensão do seu público, seguida pelo desenvolvimento de conteúdo relevante que serve como um “esquenta” até o momento da venda.

Defina a persona, divulgue o conteúdo, interaja com o público e construa a autoridade sobre o tema.

2. Lançamento

O lançamento foi ao ar? Produza ainda mais conteúdo, investindo tanto em tráfego orgânico quanto pago. Use o poder das redes sociais e considere outros formatos como vídeos e podcasts. Essa também é a hora para aproveitar os benefícios de parcerias.

3. Pós-lançamento

Analise resultados e colha feedbacks por meio de métricas e indicadores de desempenho como conversões, número de novos leads, visitas ao site e engajamento nas redes sociais.

Fortaleça o relacionamento com os leads, mantendo o contato constante com a aplicação de estratégias de nutrição e e-mail marketing.

FAQ – Perguntas Frequentes

A fórmula de lançamento é uma metodologia que trabalha a ansiedade, curiosidade e urgência no público como forma de estimular um boom de vendas assim que um infoproduto é lançado.

Para alcançar este objetivo, utiliza-se estratégias de marketing digital e gatilhos mentais com base em conteúdo relevante. Os resultados são colhidos em relacionamento com leads, conversão e vendas.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!