O potencial do e-mail marketing é enorme e existem várias boas práticas que podem ser aplicadas neste formato de conteúdo para torná-lo mais atrativo. Por aqui, você poderá conferir diversos exemplos de e-mail marketing criativo, ou seja, que saem da caixinha e se distanciam daquilo que é mais corriqueiro e óbvio.
Além disso, neste artigo você poderá aprender sobre conceitos básicos relacionados ao e-mail marketing e elementos fundamentais para a sua criação. Leia até o final para ter acesso a todas as informações!
Mas, afinal, o que é e-mail marketing?
Para quem não sabe, o e-mail marketing é uma estratégia focada em disparos de e-mail para um determinado público com o objetivo de atingir metas de marketing. Para ser eficiente na produção deste formato de conteúdo, por trás de cada disparo deve existir uma estratégia consistente e organizada.
Um e-mail marketing pode usufruir de diferentes formatos e técnicas e aqueles que são denominados como “criativos” costumam ser ainda mais impactantes e menos óbvios.
Agora que você já sabe exatamente o que é e-mail marketing, confira exemplos para se inspirar e começar a criar os seus.
Ah, e não deixe de ler o texto até o final! Nós te damos o passo a passo para criar um e-mail marketing criativo com diversos elementos inusitados que irão fazer seus e-mails se destacarem!
1. Datas comemorativas
Existem várias datas comemorativas muito utilizadas para criar ações e promoções específicas. É possível criar um e-mail bem diferente e criativo a partir disso, mas, se quiser ir além também é possível inventar datas comemorativas que façam sentido para o seu público ou pesquisar aquelas que são menos conhecidas para criar algo.
O exemplo abaixo é da Uber:
2. All type
O all type se trata de uma peça de comunicação que não utiliza imagens, apenas texto. Para ser atrativo, o design deve ser muito bem executado, utilizando fontes, cores, espaços e tamanhos de forma inteligente.
Abaixo, confira um exemplo:
3. Cores e frases impactantes
A criatividade não precisa ser algo complexo. Às vezes, basta uma boa diagramação de elementos, cores contrastantes e uma frase que instiga a curiosidade. Um e-mail marketing pode ser simples, mas, ao mesmo tempo, extremamente impactante, como no exemplo abaixo:
4. Tom cômico
Para aqueles que têm um público mais informal, que gosta de um tom mais leve e cômico, apostar em piadas pode ser um caminho interessante. No exemplo abaixo, a marca Chico Rei enviou este e-mail em formato de quadrinhos para se comunicar com clientes que não comprava há bastante tempo.
Para esse tipo de e-mail, é possível utilizar referências atuais da cultura pop e memes, contanto que o público em questão tenha conhecimento das mesmas.
5. GIFs
Imagens estáticas são ótimas, mas um GIF também tem o poder de chamar muita atenção em algumas situações. Por isso, é uma técnica utilizada em vários exemplos de e-mail matketing criativo.
Abaixo, trouxemos um exemplo muito bacana:
6. CTAs criativos
A chamada para a ação é um dos elementos fundamentais de um e-mail marketing. Os mais comuns costumam funcionar, mas, se quiser ir além, pense em como torná-lo diferente e criativo, de acordo com o contexto do e-mail.
Em seguida, confira o exemplo da Rock Content:
7. Nome próprio no remetente
Quer gera curiosidade no seu usuário? Experimente usar o nome de uma pessoa no remetente do seu e-mail para que ele se sinta mais instigado para clicar e ler. Pode ser um nome fictício ou do fundador da empresa, por exemplo.
A Ultrafarma trabalha da segunda forma com o objetivo de gerar uma conexão mais próxima com os clientes:
8. Campanhas personalizadas
Dados apontam que e-mails com algum tipo de personalização têm maior potencial de conversão. Abusar da criatividade nesses casos pode ser um caminho interessante para atrair o seu usuário.
A Air France, no exemplo abaixo, enviou um desconto especial para o aniversariante:
9. Menos é mais
Em alguns casos, menos é mais, concorda? Como no exemplo que trouxemos da Chanel. A marca, icônica e muito conhecida pelo perfume Chanel nº 5, simplesmente reproduziu a embalagem do perfume de uma forma diferente neste e-mail com uma fita de cetim.
A mensagem transmite requinte e exclusividade, dois pontos que caracterizam a Chanel, além de remeter ao ato de presentear.
10. Vender sem mostrar o produto
A nossa lista com exemplos de e-mail marketing criativo não poderia deixar de fora a ideia de criar um e-mail para divulgar produtos, porém, sem mostrá-los. Isso significa sem usar nenhuma foto dos mesmos.
A J. Crew, marca de roupas, fez isso com maestria, de tal forma que foi capaz de instigar bastante a curiosidade do usuário. Utilizou um biscoito da sorte para enviar uma mensagem profética aos seus clientes. O resultado? É uma mensagem fácil de ser compreendida e, ao mesmo tempo, bem criativa.
O que levar em consideração na criação do e-mail marketing criativo?
Um e-mail marketing criativo deve levar em consideração vários fatores semelhantes ao e-mail mais padrão, no entanto, existem alguns pontos de diferenciação. A seguir, confira os principais elementos que o compõem:
Conhecimento sobre a persona
Conhecer a sua persona é fundamental para escrever e-mails que realmente sejam interessantes e despertem a curiosidade. Conhecer as suas dores, necessidades e desejos irá proporcionar muitos insumos valiosos que podem ser trabalhados para fisgar o leitor.
Assunto
Trata-se do primeiro ponto de contato do usuário com o e-mail, por isso, merece atenção na sua construção para que seja realmente atrativo.
Corpo do e-mail
O corpo do e-mail nada mais é do que o conteúdo do e-mail em si, ao qual o usuário tem contato assim que clica no assunto do mesmo. Para um e-mail marketing criativo, ele pode ser trabalhado de várias formas capazes de provocar curiosidade no leitor.
Campos personalizados
Essa não é uma exclusividade dos e-mails criativos, mas que, contribui bastante nesse caso. Os totens de personalização são ótimos para tornar a mensagem ainda mais exclusiva e é comprovado que aumentam as taxas de engajamento.
GIFs
Os GIFs são ótimos para tornar a mensagem mais dinâmica e, em alguns casos, implementar um tom mais cômico.
Além disso, podem ser utilizados em diversos contextos. Para uma persona mais formal e séria, por exemplo, um GIF é interessante para demonstrar a evolução de um gráfico. Já para as personas mais informais, utilizar GIFs de séries, músicas e filmes são uma ótima pedida.
CTAs
O CTA é uma “chamada para a ação”, um elemento fundamental em qualquer tipo de e-mail marketing. No entanto, nos mais criativos é possível utilizá-lo de uma maneira diferente para convencer o leitor a realizar a ação que você deseja que ele cumpra.
Um CTA comum para alguém baixar um e-book sobre produção de conteúdo para freelancers, por exemplo, seria o seguinte: “Quero baixar o e-book agora”.
Já um CTA criativo para este mesmo objetivo poderia ser: “Quero mais clientes, dinheiro e alegria!”.
Dá para perceber a diferença, né?
Emoticons
Os emoticons podem ser utilizados no assunto ou no corpo do e-mail e proporcionar um tom mais informal e criativo ao seu conteúdo, enfatizando determinados pontos da mensagem transmitida.
Design
O design pode ser muito inovador no e-mail marketing criativo e proporcionar uma experiência diferente ao leitor. Utilizar ilustrações e imagens próprias é um caminho interessante, mas lembre-se de não exagerar e garantir a harmonia no conteúdo.
Preview text
O preview text, ou texto de apoio, é aquela prévia da mensagem do e-mail que aparece lodo depois do assunto. Este campo oferece a oportunidade de, junto da headline, continuar cultivando o interesse do usuário. Mas fique ligado, pois quanto maior o título, menor é o espaço para o preview text.
______________________________
Gostou das nossas dicas exemplos de e-mail marketing criativo? Então não deixe de conferir o nosso artigo sobre as melhores plataformas de e-mail marketing.
Por outro lado, se quer saber como escrever melhores e-mails e posts para aumentar suas vendas, confira nossos posts sobre copywriting para marketing digital e exemplos de copywriting. Com certeza também vão te ajudar a escrever e-mails ainda melhores!