befreela logo 2

Marketing digital para microempreendedores: o guia completo!

marketing digital para microempreendedores imagem 1

Com as mudanças no mercado provenientes dos avanços tecnológicos, o marketing digital para microempreendedores vem se tornando um grande aliado para quem quer ganhar visibilidade e vender seus serviços ou produtos.

Tenha em mente que nenhum negócio é pequeno demais para ter uma boa estratégia digital, pois é acessível e com grande potencial de retorno para microempreendedores que querem começar investindo pouco, mas que têm ambições de crescimento.

Neste artigo, você poderá aprender sobre o universo do marketing digital para iniciar ou revisar a sua estratégia e colher ótimos frutos para o seu negócio. Confira!

O que é marketing digital?

Para começar, é importante entender que marketing digital se trata da promoção de uma marca, produto ou serviço específico nos canais digitais. É uma das maneira mais acessíveis que as empresas têm para se comunicar com o público de maneira personalizada e direta.

Há várias formas de se fazer isso, portanto, o termo marketing digital hoje em dia é utilizado para resumir todos os esforços de marketing voltados para o ambiente online. Entre os mais utilizados, estão:

      • blogs e sites;

      • motores de buscas, como Google;

      • redes sociais;

      • e-mail marketing.

Uma boa estratégia de marketing digital está centrada no público-alvo e em suas necessidades e dores. Por meio de conteúdos e conversas relevantes é possível gerar engajamento, identificação e, é claro, conversão.

Além disso, toda estratégia precisa de KPIs (indicadores chave de performance) para que sejam analisados os resultados e traçadas ações de melhorias.

O que é marketing de conteúdo?

Dentro do marketing digital não podemos deixar de falar sobre o marketing de conteúdo, que diz respeito à criação e publicação de materiais e informações relevantes para um determinado público a fim de atrair, converter e encantar.

Hoje em dia, as pessoas buscam qualquer tipo de solução ou informação na internet, na maioria das vezes em motores de buscas como o Google. Por isso, o posicionamento da sua marca organicamente é tão importante.

Mas o marketing de conteúdo não se limita somente ao ranqueamento orgânico, contemplando outros formatos também. É importante disseminar o seu conteúdo em canais que sejam de interesse da sua persona, entre eles: blog, site institucional, redes sociais, e-mail marketing, etc.

Quais tipos de conteúdos criar para atrair mais clientes?

Os conteúdos criados devem estar alinhados a dois principais pontos: objetivos e público. Sem isso, você estará apenas dando um tiro no escuro.

Os objetivos dizem respeito àquilo que você deseja alcançar. O público, por sua vez, tem características, necessidades e dores. O seu foco deve ser oferecer conteúdos que estejam alinhados aos objetivos e, ao mesmo tempo, que despertem o interesse da sua persona para que ela enxergue valor no que você está entregando.

Lembre-se de que o conteúdo precisa ser relevante e sanar uma dor ou necessidade do seu público. Além disso, um mesmo conteúdo pode se trabalhado em vários formatos. Por isso, estudar quais são os mais atrativos para a sua persona também é muito importante.

 

Quais os benefícios do marketing digital para microempreendedores?

O marketing digital para microempreendedores é o melhor caminho, pois proporciona inúmeros benefícios atrativos, entre eles:

É uma estratégia mensurável e segmentável

O marketing digital permite que seja mensurada a performance da campanha e saber o que está funcionando ou não para, assim, investir em ações com melhor retorno. É possível calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), métricas importantes para tomar decisões.

Outro ponto positivo é a possibilidade de segmentação, ou seja, separar os leads conforme seus interesses. Dessa forma, você pode criar estratégias específicas para cada grupo do seu público de acordo com o que estão buscando e o momento em que estão na jornada de compra.

Tem ótimo custo-benefício para quem está começando

O marketing digital oferece possibilidades com custos muito baixos de investimento, o que é ideal para microempreendedores que estão começando. Por meio da criação de conteúdos, por exemplo, é possível atrair o seu público organicamente e criar um relacionamento próximo.

Blogs, redes sociais e e-mail marketing são estratégias que podem ser executadas com custos baixos e trazer ótimos resultados.

Atrai a atenção do público e aumenta a visibilidade da marca

Para o marketing digital não existem barreiras geográficas. É possível atrair a atenção de pessoas de qualquer lugar do mundo que, eventualmente, podem se interessar pelo o que você tem a oferecer.

Transmite credibilidade ao público

Não podemos negar que, hoje em dia, a presença digital é fundamental para transmitir confiança ao público, não é mesmo? Quando você se interessa por uma marca, por exemplo, a primeira coisa que faz não é visitar o site ou as redes sociais?

Caso não sejam profissionais, com certeza você irá desconfiar da qualidade do que está sendo vendido. Uma estratégia de marketing digital bem estruturada é o caminho para fortalecer a credibilidade.

Como fazer marketing digital para a sua microempresa: passo a passo

Bom, agora chegou a hora de entender qual é o passo a passo para começar a fazer marketing digital. Você poderá conferir, de uma forma didática e simples, o que deve priorizar em um primeiro momento:

1. Defina objetivos e métricas

Nenhuma estratégia de marketing digital existe sem a definição de objetivo e métricas. Este é o primeiro passo, combinado? Os objetivos nada mais são do que aquilo que você deseja alcançar com as ações de marketing digital. Já as métricas são os indicadores de desempenho que responderão se as ações estão atingindo ou não os resultados esperados.

Ignorar as métricas faz com que as estratégias sejam criadas sem embasamento, mas analisar métricas demais também não é recomendado. É importante entender qual indicador é coerente analisar de acordo com o objetivo proposto.

Isso significa que se o objetivo é aumentar o conhecimento de marca, serão analisadas determinadas métricas. Mas se o objetivo for gerar conversão, são outros dados que precisarão ser acompanhados.

2. Conheça o seu público

Definir e conhecer o seu público é outro ponto fundamental. Com quem você está falando? Quais são as características, necessidades e hábitos dessas pessoas?

Responder esse tipo de pergunta é essencial para traçar estratégias e, principalmente, criar conteúdos que sejam atrativos e relevante para a sua persona. A melhor forma de conhecer o público é por meio de pesquisas, feedbacks e interações.

3. Escolha em quais canais estará presente

Só porque existem vários canais digitais, não significa que seja obrigatório incluir todos eles na sua estratégia. A partir dos seus objetivos e do seu público, defina quais serão prioridade. Entender os formatos de conteúdo que geram interesse e os canais onde a sua persona está presente é o melhor caminho para fazer definições certeiras.

4. Crie um site e um blog

Se estamos falando sobre marketing digital, não podemos deixar de reforçar a importância de ter um site e um blog. O site é responsável por centralizar informações institucionais e sobre os produtos e serviços. Já o blog é uma fonte de conteúdo gratuito que irá ajudar na atração orgânica de novos clientes.

5. Estabeleça uma rotina de produção, relacionamento e análises

Por fim, não se esqueça de que o marketing digital é contínuo, portanto, você deve estabelecer uma rotina de produção, interação com o público e análise de desempenho das ações. Isso é fundamental para continuar crescendo e investindo naquilo que tem maior potencial de retorno.

 

Devo terceirizar meu marketing digital?

Uma dúvida muito comum é em relação à necessidade de terceirizar o marketing digital. Não há uma reposta que vale para todo mundo, pois depende de vários fatores.

Hoje em dia, existem várias ferramentas intuitivas, além de cursos e conteúdos gratuitos sobre todos os assuntos que contemplam o universo do marketing digital. É possível aprender a fazer muita coisa, mas não abra mão da visão especialista em alguns momentos, pois pode fazer uma grande diferença no resultado final.

_________________________________

Gostou do conteúdo? Com todas estas informações e dicas em mãos, você já pode começar a pensar na sua estratégia de marketing para alavancar o seu negócio!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!