Aplicativos para marketing digital: 8 opções para facilitar seu trabalho

aplicativos para marketing digital imagem 1

Usar aplicativos para marketing digital são ideais para quem deseja otimizar tempo e facilitar o seu dia a dia de trabalho. O crescimento expressivo do uso de smartphones nos últimos anos fez com que o universo do marketing digital apostasse no móbile por meio de apps que cumprem diferentes tipos de funções.

Alguns contam com ótimas versões gratuitas, mas outros exigem um plano pago. Para fazer boas escolhas, a nossa dica é: pense em quais aplicativos são realmente fundamentais para a sua rotina de trabalho.

Para te ajudar a fazer essa escolha, você pode continuar a leitura deste artigo para conferir a nossa lista com 8 aplicativos para marketing digital!

1. Trello

Para que serve: para organizar tarefas e projetos de maneira prática e ágil.

Sobre o app: o Trello é um aplicativo ideal para quem deseja organizar as suas tarefas de maneira ágil e prática. Por meio de quadros, listas e cartões, é possível gerenciar projetos, sozinho ou em equipe, com muita praticidade.

Você pode criar um quadro em poucos segundos e se manter atualizado em relação ao status das tarefas. Com diversas funcionalidades, cada cartão pode conter um ecossistema de checklists, datas de entregas, anexos de arquivos e comentários.

Características:

      • Integração com outros aplicativos, como Evernote, Google Drive, Dropbox, Slack e Confluence;
      • Opção de plano gratuito muito bom, mas também há os pagos com funcionalidades extras;
      • Excelente opção para gerenciamento de projetos para times remotos.

2. Slack

Para que serve: centralizar conversas de um time ou empresa em só um sistema.

Sobre o app: no Slack é possível criar conversas privadas ou espaços chamados canais, que são conversas em grupos que podem ser nomeadas para projetos ou times específicos. Dessa forma, você consegue reunir as pessoas e as informações certas nos canais, garantindo alinhamento e organização para as tomadas de decisões e o compartilhamento de ideias e arquivos.

Além disso, existem vários tipos de canais. Os públicos são abertos para todos na empresa entrarem ou pesquisarem; os privados são para conversas confidenciais; e o Slack Connect permite trabalhar com várias organizações ou profissionais externos em um único canal.

Características:

      • Mais de 2400 apps disponíveis para integração para que seja possível usá-los sem sair do seu workspace;
      • Possibilidade de criar chamadas de vídeo, gerenciar agendas e colaborar com arquivos sem mudar de tela;
      • Plano gratuito um pouco mais limitado, mas versões pagas com valores acessíveis e bons benefícios.

3. Canva

Para que serve: criar designs bonitos sem ser um profissional ou precisar usar programas mais avançados como Photoshop e Illustrator.

Sobre o app: o Canva revolucionou o universo do marketing digital por tornar acessível uma função que, a princípio, era restrita apenas aos profissionais que têm conhecimento sobre o uso de Photoshop.

Trata-se de um aplicativo que permite que qualquer pessoa crie designs personalizados em diversos formatos: banners, convites, posts de redes sociais, apresentações, logotipos etc.

Para facilitar o processo de criação, oferece milhares opções de templates de alta qualidade, com design profissional e personalizável. Além de fontes, imagens, elementos gráficos e funcionalidades variadas, como o removedor de fundo e Animator Pro.

Características:

      • Versão gratuita um pouco limitada, com menos opções de elementos gráficos e tipos de design, além de funcionalidades reduzidas;
      • Plano pago com valor acessível, de R$34,90 por mês para até 5 pessoas;
      • Possibilidade de criar um time para postar comentários, criar tarefas e compartilhar designs com muito mais eficiência.

4. Hootsuite

Para que serve: gerenciar todas as suas redes sociais e acompanhar seus resultados.

Sobre o app: o Hootsuite é um dos aplicativos mais utilizados para agendamento de posts em redes sociais, sendo uma excelente opção para quem deseja poupar tempo e ter acesso à visualização do calendário de publicações.

O app também permite que você monitore as conversas recentes, tendências, menções e responda com agilidade os comentários. Além disso, é possível utilizar o painel de análise de mídias sociais para ver os conteúdos com melhor desempenho e insights personalizados.

Características:

      • Possibilidade de vincular as redes sociais aos seus aplicativos;
      • Aplicativo útil para monitoramento de conteúdos orgânicos e anúncios;
      • Teste gratuito por apenas 30 dias e planos pagos a partir de 49 dólares, o que torna o investimento um pouco salgado.

5. Google Analytics

Para que serve: para ter acesso a uma análise completa da performance de seus sites.

Sobre o app: o Google Analytics é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital e possui as mesmas funcionalidades no aplicativo e na versão desktop. É ideal para acompanhar o tráfego do seu site em tempo real, realizar comparações de acesso entre períodos diferentes, analisar estatísticas sobre os usuários e extrair relatórios variados.

Toda ação de marketing digital precisa ser monitorada para se ter clareza sobre os seus pontos fortes e fracos. E o Analytics é a ferramenta ideal para isso.

Características:

      • É um serviço gratuito oferecido pelo Google;
      • Permite conhecer a geolocalização dos seus clientes/usuários;
      • Ideal para saber quais ações geraram mais resultados positivos para o seu negócio e não tomar decisões baseadas em hipóteses.

6. Google Keyword Planner

Para que serve: para desenvolver estratégias de SEO e anúncios no Google.

Sobre o app: uma ferramenta de pesquisas de palavras-chave para descobrir os melhores termos, os volumes de buscas e o valor estimado por clique em cada palavra. Integrado ao Adwords, o Keyword Planner te ajuda a poupar e ser mais assertivo na escolha das palavras-chave que você irá utilizar (seja em anúncios ou em conteúdos orgânicos).

Características:

      • Ideal para entender o que o seu público está buscando na internet, pois oferece ideias de palavras-chave e o volume médio de buscas mensais;
      • É uma ferramenta gratuita;
      • Mostra a concorrência da palavra-chave para entender a dificuldade de ranqueamento.

7. Mailchimp

Para que serve: fazer e-mail marketing, segmentar sua audiência e enviar newsletters.

Sobre o app: o Mailchimp é uma das ferramentas mais utilizadas quando o assunto é e-mail marketing. Com inúmeros recursos, se trata de um app que facilita o dia a dia por meio da automação de e-mails. Também é possível criar pesquisas, cartões postais e landing pages.

Além disso, você tem acesso ao resultado das campanhas e pode gerenciar assinantes, com acesso a funcionalidades de segmentação, painel de controle do público e personalização. Intuitivo e fácil de usar, oferece templates de criação de e-mails e possibilidade para você fazer tudo do zero também.

Características:

      • Plano gratuito limitado a 2000 contatos e valores dos planos pagos variam conforme o número de contatos;
      • Plataforma completa com muitas funcionalidades interessantes para quem quer utilizar o e-mail marketing com profissionalismo;
      • É possível integrar outros aplicativos ao Mailchimp, como Google Analytics, Canva e WordPress.

8. Zoom Meetings

Para que serve: para realizar videoconferências, reuniões, apresentações e palestras à distância.

Sobre o app: o Zoom é um dos aplicativos de reunião online mais utilizado ao redor do mundo, com interface intuitiva e funcionalidades variadas que facilitam a comunicação entre pessoas em diferentes localizações.

É possível compartilhar a tela para apresentações, gravar a chamada em vídeo ou somente áudio, se comunicar pelo chat e transferir arquivos, sendo uma excelente opção para reuniões, webinars ou eventos online.

Características:   

      • Planos pagos muito voltados para empresas, com preços em dólares;
      • Versão gratuita não oferece relatórios detalhados e determina alguns limites: até 100 participantes e somente reuniões em grupo com duração de até 40 minutos;
      • Funções adicionais podem ser obtidas por meio de integrações com outras ferramentas, como Google Drive, Google Agenda, Dropbox, Outlook.

Gostou das nossas dicas de aplicativos para marketing digital? Então não deixe de ler nosso artigo sobre como criar conteúdo para marketing digital. Temos certeza que você vai adorar!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!