befreela logo 2

Marketing de performance: entenda a importância da estratégia para o seu negócio

marketing de performance imagem 1

Muitas empresas utilizam hoje o marketing digital, mas nem todas já se deram conta da importância do marketing de performance.

Para uma empresa crescer de verdade, precisa pautar as decisões importantes em dados e estatísticas concretas. O marketing de performance foca neste processo.

Leia mais sobre a estratégia e aprenda como aplicá-la:

O que é marketing de performance?

Você provavelmente está familiarizado com o conceito de marketing digital, mas talvez não conheça ainda o marketing de performance.

Este segundo é um tipo de marketing digital com uma particularidade: suas ações são baseadas nos resultados extraídos de análises de dados.

As análises são feitas para determinar o desempenho de campanhas, anúncios e as métricas específicas. Cada mídia digital possui ferramentas e recursos próprios para análises de desempenho.

Dessa maneira, o marketing de performance determina se o investimento feito em ações nas mídias digitais está valendo à pena. Geralmente está associado a mídias pagas, então as ações são remuneradas com base na performance das campanhas.

Qual o foco do marketing de performance?

O marketing de performance foca no uso de mídias para obter resultados positivos. Pauta-se nas informações extraídas em análises e relatórios para tomar decisões e orientar próximos passos.

Entre os dados que analisam estão a quantidade de cliques em anúncios, número de visualizações e impressões, além da porcentagem de engajamento.

Quais são as métricas analisadas pelo marketing de performance?

Para fornecer os dados às empresas, o marketing de performance se apoia em diferentes métricas correspondentes às campanhas.

Algumas delas são:

Impressões

O número de impressões representa o número de vezes que o seu anúncio foi mostrado ao público. Contudo, não representa exatamente o número de pessoas que viram a campanha, pois ela pode aparecer mais de uma vez para a mesma pessoa.

Assim sendo, a quantidade de impressões revela a quantidade de exibições do anúncio.

Cliques

Um clique já tem um valor mais sólido, pois representa uma interação do usuário com a sua campanha. Desse modo, a taxa de cliques precisa ser avaliada junto ao número de impressões, de maneira a medir efetivamente o desempenho.

Você pode inclusive realizar um teste A/B para obter resultados mais fidedignos. É uma boa forma de perceber se a campanha está atingindo o resultado esperado.

Engajamento

O engajamento se tornou a galinha dos ovos de ouro quando se fala em mídias digitais, não é verdade? Ele se refere ao número de interações com a sua campanha, incluindo curtidas, comentários, cliques e compartilhamentos.

Além das redes sociais como o Facebook e o Instagram que fornecem essas métricas, também é possível analisar a taxa de engajamento no Google Analytics e no Google Ads. Nestes dois, analisa-se o número de páginas visitadas a cada sessão e o compartilhamento dos conteúdos.

Leads

Não há como falar sobre nem um tipo de marketing digital sem falar sobre leads, os potenciais clientes. As campanhas possuem como objetivo principal a geração de oportunidades de negócios e, com certeza, as vendas, então é importante analisar esta métrica.

Um usuário se tornou um lead quando demonstra interesse no seu produto ou serviço. Por exemplo, quando se inscreve na sua newsletter ou faz o download de um e-book.

Clientes novos

Além das novas oportunidades, quem de fato está fechando negócio com a sua empresa? Quantos leads efetuaram uma compra? O número de novos clientes revela de maneira concreta se as suas campanhas estão surtindo efeito.

Quais os modelos de precificação no marketing de performance?

Apesar de o marketing de performance também fazer uso de mídia orgânica (e a produção de conteúdo otimizada para SEO não deve ser desconsiderada, nesse sentido), é mais comum que as estratégias se concentrem em mídias pagas.

Logo, existem alguns modelos diferentes de precificação das métricas e indicadores de desempenho.

Confira os principais:

CPM

O custo por milhar se baseia no alcance de visibilidade do produto, serviço ou marca, com uma cobrança a cada mil impressões. É o menos custoso da lista porque não exige nenhuma ação por parte do usuário. É também o que fornece menos métricas e informações para a análise.

CPL

No custo por lead, realiza-se uma cobrança toda vez que um usuário acessar o site por meio do anúncio e realizar uma ação que o identifica como potencial cliente, geralmente por meio do fornecimento de dados. Assim sendo, a ação pode ser o preenchimento de um formulário ou um cadastro.

CPC

Por último, o custo por clique. É um dos mais comuns e seu preço está relacionado ao número de vezes que o anúncio foi clicado por usuários que são alvos da campanha.

Como implementar este tipo de estratégia na prática?

Para implementar o marketing de performance na sua estratégia, defina primeiro o seu objetivo, o budget disponível e os canais de divulgação que utilizará (descubra se a sua persona utiliza redes sociais e Google Ads).

      1. Faça a segmentação de temas no anúncio

      2. Desenvolva o funil de vendas

      3. Considere usar o marketing de afiliados

      4. Faça uso do Retargeting / Remarketing

      5. Acompanhe os resultados de maneira periódica

Utilize os insights para aprimorar campanhas e outros elementos, buscando potencializar a qualidade e estabelecer maior confiança com o público.

As informações coletadas por meio do marketing de performance trazem transformações poderosas nas empresas. Deixe de se basear em suposições para se apoiar em dados reais, gerando assim resultados reais.

Quais são os benefícios do marketing de performance?

Por que é uma boa ideia utilizar o marketing de performance na sua estratégia? Veja abaixo algumas vantagens trazidas por ele:

Resultado tangível

Talvez o maior benefício em utilizar o marketing de performance seja a possibilidade de extrair dados concretos. Com estatísticas reais sobre o comportamento do seu público, fica muito mais fácil entender quais campanhas têm tido melhor desempenho.

É possível analisar várias métricas, canais, anúncios e campanhas diferentes, além de observar ações distintas dentro de uma mesma campanha.

Alta mensuração em tempo real

Com o auxílio da tecnologia nas plataformas, é possível rastrear as campanhas em tempo real e perceber a eficiência dos anúncios enquanto eles estão ativos.

Assim é possível extrair relatórios, apresentar para a equipe estratégica e tomar decisões com muito mais rapidez. O tempo hoje é uma moeda muito valiosa e quem tem a agilidade a seu favor, destaca-se no mercado.

Identificação e antecipação de erros

Outro benefício dessa mensuração é que, com os relatórios extraídos em plataformas como Google Ads, você consegue identificar possíveis erros com antecedência.

O marketing de performance é focado no ROI (Retorno sobre o investimento), permitindo que o anunciante tenha acesso antecipado ao custo unitário das ações. Isto diminui muito os riscos para a sua empresa.

Percebendo esses fatores, você consegue fazer alterações e ajustes assim que possível, minimizando os impactos negativos e potencializando os resultados.

Leia a seguir o nosso artigo com as melhores técnicas de negociação para potencializar os resultados do seu negócio.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!