befreela logo 2

Livros sobre liderança: 9 recomendações imperdíveis

livros sobre lideranca imagem 1

Para ser um bom líder é preciso de muito mais do que apenas um excelente conhecimento técnico sobre a sua área de atuação. Ser influente, ter domínio emocional e conseguir motivar o seu time são apenas algumas das habilidades fundamentais. Para aprender mais sobre o assunto, recomendamos os livros sobre liderança, que são acessíveis e práticos.

Queremos te ajudar no seu desenvolvimento e, para isso, criamos uma lista com 10 títulos interessantes que vão expandir a sua mente e ajudá-lo a aprimorar as suas competências de líder. Confira as nossas dicas!

1. Comece pelo porquê, por Simon Sinek

Para quem recomendamos: aqueles que querem entender como se tornar líderes inspiradores e influentes.

Sobre o livro: Simon Sinek revolucionou o dia a dia de empresas e líderes por meio do conceito do Golden Circle. De forma descomplicada, ele deixa clara a resposta para a seguinte pergunta: por que certas organizações e pessoas são mais admiradas e lucrativas do que outras?

A resposta está no senso de propósito, ou seja, o porquê. Por meio de histórias de grandes líderes, como Steve Jobs e Martin Luther King, o autor da obra criou um movimento que revelou como os líderes influentes pensam, agem e se comunicam.

Por que ler:

      • Um livro sobre liderança atemporal, com conceitos que são utilizados em organizações de todos os segmentos e portes;
      • Interessante e envolvente, é uma obra que trouxe um novo ponto de vista sobre o conceito de lideranças inspiradoras;
      • O autor utiliza exemplos práticos reais para ilustrar os conceitos.

2. Inteligência emocional, por Daniel Goleman

Para quem recomendamos: profissionais que precisam desenvolver habilidades relacionadas à inteligência emocional.

Sobre o livro: Já se foi o tempo em que se acreditava que somente as hard skills, ou seja, o conhecimento técnico, era fundamental para crescer como profissional e como uma grande liderança. Nesta obra, Daniel Goleman nos apresenta ao conceito de “duas mentes” (emocional e racional) e explica o que engloba a inteligência emocional a partir das suas cinco habilidades-chave.

Por meio de exemplos do cotidiano, o autor aponta como a incapacidade para gerenciar as próprias emoções pode impactar negativamente diferentes esferas da vida de uma pessoa.

Por que ler:

        • Daniel Goleman é reconhecido como o “pai da inteligência emocional”;
        • Entender mais sobre e como desenvolver soft skills é fundamental para evoluir como profissional;
        • Publicado pela primeira vez em 1995, desde então revolucionou práticas de educação e transformou o mundo dos negócios;
        • Provocador e inovador, utiliza exemplos marcantes para facilitar a compreensão.

3. 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, por Stephe Covey

Para quem recomendamos: profissionais que estão em busca de dicas práticas para desenvolver habilidades e hábitos importantes para ser um líder.

Sobre o livro: Stephen Covey foi um dos norte-americanos mais influentes, segundo a revista Time. Este livro, por sua vez, é considerado o mais influente do século XX no segmento de negócios. “7 hábitos das pessoas altamente eficazes” não promete fórmulas milagrosas para o sucesso: é pé no chão e foca em melhorar o desempenho dos profissionais de maneira prática. O autor explora quais são os hábitos nos quais os líderes devem focar para ter sucesso, além de outras dicas essenciais para se desenvolver nesta posição.

Por que ler:

      • Autor best-seller reconhecido mundialmente como especialista em liderança, que já vendeu mais de 25 milhões de livros;
      • Dicas e orientações práticas e aplicáveis no dia a dia.

4. O poder da positividade, por Geraldo Rufino

Para quem recomendamos: pessoas que se sentem muito presas às perspectivas negativas e precisam reavaliar os seus valores e princípios.

Sobre o livro: Geraldo Rufino é um dos empreendedores de maior sucesso no Brasil, com uma história emocionante, marcada pela resiliência e, é claro, pela positividade. Trata-se de um livro interessante, mas não é focado no desenvolvimento de habilidades técnicas de liderança ou algo do tipo, mas sim em como manter o otimismo mesmo diante de cenários de crise, pessimismo e caos. Afinal, isso também é fundamental para ser um excelente líder, não é mesmo?

Por que ler:

      • Livro cativante e inspirador, que aborda como ter mais qualidade de vida por meio da revisão dos seus valores e princípios;
      • Escrito por um dos maiores empreendedores do Brasil, que começou a vida profissional como catador de lixo reciclável e hoje é fundador da primeira e maior empresa de reciclagem de peças de caminhões do Brasil e da América Latina.

5. Como fazer amigos e influenciar pessoas, por Dale Carnegie

Para quem recomendamos: profissionais que precisam desenvolver habilidades sociais e uma comunicação mais eficiente.

Sobre o livro: talvez você pense que um livro publicado em 1936 já estaria desatualizado, não é mesmo? Bom, esse não é o caso de “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, que permanece com conceitos atuais e é um dos livros mais famosos sobre liderança. A obra é um grande guia sobre relacionamentos interpessoais e tem como objetivo orientar seus leitores a lidarem com pessoas e influenciá-las, características fundamentais para qualquer líder.

Por que ler:

      • Leitura prazerosa e recheada de exemplos práticos;
      • Best-seller reconhecido mundialmente, com mais de 16 milhões de cópias vendidas;
      • O autor ensina uma série de técnicas práticas para se relacionar melhor com as pessoas;
      • Um livro que é resultado das palestras de Dale Carnegie, que veio de uma família pobre e se tornou um dos oradores mais famosos dos EUA.

6. Steve Jobs, por Walter Isaacson

Para quem recomendamos: pessoas que gostam de aprender sobre empreendedorismo e liderança a partir de histórias de grandes nomes do mercado.

Sobre o livro: Steve Jobs ficou conhecido mundialmente por ser um líder de personalidade forte, criativa e polêmica. O empresário vivia em uma busca incansável pela perfeição, que o levou a revolucionar grandes indústrias. Esta obra é baseada em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos, além de entrevistas com diversos familiares, concorrentes, amigos e colegas.

Por que ler:

      • Livro inspirador, intrigante e envolvente;
      • Interessante para aprender mais sobre as diferentes perspectivas da história de um dos grandes empresários e líderes de todos os tempos.

7. Um novo jeito de trabalhar, por Laszlo Bock

Para quem recomendamos: líderes que buscam pensar “fora da caixa” para traçar estratégias que visam reter talentos e elevar o desempenho dos colaboradores.

Sobre o livro: o Google é reconhecido como uma das organizações mais preocupadas com o bem-estar e a satisfação dos seus funcionários. Nesta obra, o vice-presidente de RH da empresa revela os bastidores do Google em relação aos processos seletivos, ferramentas de gestão e avaliação e a cultura organizacional. São reflexões e dicas que visam transformar a forma de liderar.

Por que ler:

      • Foi eleito um dos melhores livros de negócios pela The Economist, Forbes e Business Insider;
      • Ousado e inspirador, é a pedida certa para os apaixonados pela cultura do Google;
      • Recheado de exemplos de estratégias que são capazes de melhorar o desempenho e a satisfação dos colaboradores.

8. Ágeis e inovadoras, por Adam Bryant

Para quem recomendamos: qualquer pessoa que deseje alcançar posições de alta liderança em empresas.

Sobre o livro: Adam Bryant propõe algo interessante no livro “Ágeis e inovadoras”. A partir de inúmeras entrevistas com mais de 200 líderes de grandes e pequenas empresas, o autor escreveu uma obra que funciona como um grande manual para quem tem como ambição se tornar uma liderança. O interessante é que os CEOs compartilham tanto experiências positivas como negativas, ou seja, é um guia bem completo mesmo.

Por que ler:

      • Linguagem simples e direta, que aproxima o leitor;
      • Oportunidade de aprender por meio de histórias reais de vários CEOs em posição de liderança de empresas.

9. A essência do líder, por Warren Bennis

Para quem recomendamos: qualquer profissional que queira desvendar quais são os diferenciais e características de um líder de sucesso.

Sobre o livro: para esta obra, Warren Bennis entrevistou diversos líderes que se destacavam em suas posições. O objetivo era detectar aspectos em comum que transformam pessoas comuns em grandes lideranças. O resultado é um livro que discute qual é a essência de um líder e como se desenvolver com o objetivo de conseguir motivar times e influenciar as pessoas ao seu redor.

Por que ler:

      • Um guia prático e sólido para entender quais são os pontos em comum entre grandes lideranças;
      • Possibilidade de aprender sobre o assunto por meio de cases reais.

E aí, quais destas indicações você já leu? Tem outras dicas de livros sobre liderança? Conta para a gente nos comentários!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!