befreela logo 2

Livros de marketing digital: 9 títulos fundamentais sobre o tema

livros de marketing digital imagem 1

O marketing digital se tornou uma ferramenta poderosa para muitas empresas e negócios. E por ser uma área muito dinâmica, é fundamental sempre estar se atualizando e estudando sobre as mudanças e tendências e uma das formas de se fazer isso é por meio de livros de marketing digital.

Existem vários especialistas no assunto que escreveram obras didáticas e práticas para quem deseja aprimorar os seus conhecimentos na área. Para te ajudar a selecionar os melhores, criamos uma lista com 9 títulos reconhecidos e muito úteis para qualquer profissional de marketing digital. Leia até o final para conferir tudo!

1. Obrigado pelo marketing, de Vitor Peçanha

Para quem recomendamos: qualquer pessoa que queira aprender ou aprimorar o conhecimento sobre o universo do marketing de conteúdo.

Sobre o livro: Vitor Peçanha é uma das maiores referências na área de marketing de conteúdo no Brasil. Neste livro, o cofundador da Rock Content compartilha todo o seu conhecimento sobre a execução de estratégias de marketing de conteúdo e como executá-las com sucesso. O autor passa por temas como medição de resultados, geração de leads, criação de personas, ferramentas de SEO e muito mais.

Por que ler:

      • Escrito pelo cofundador da Rock Content, empresa referência em marketing de conteúdo;
      • Linguagem clara e objetiva.

2. A bíblia do marketing digital, de Cláudio Torres

Para quem recomendamos: qualquer pessoa que queira utilizar o marketing digital para crescer os seus negócios.

Sobre o livro: Cláudio Torres é consultor e especialista em mídias sociais e a nossa lista de livros de marketing digital não poderia deixar esta recomendação de fora. Ao longo da obra, o autor explica conceitos fundamentais, passando por: marketing viral, funcionamento do Google, marketing de conteúdo, mídias sociais, ferramentas e ações, estratégias e tendências na área.

Por que ler:

      • Autor com anos de experiência na área e pesquisas desenvolvidas sobre o assunto;
      • Livro prático para aplicação no dia a dia.

3. Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano, de Philip Kotler

Para quem recomendamos: pessoas que queiram se atualizar sobre tendências relacionadas ao marketing com um dos grandes mestres.

Sobre o livro: Philip Kotler é considerado um dos grandes pais do marketing moderno. Neste livro, o autor aborda as questões relacionadas à nova era do marketing pautada na internet. Ele defende que nessa era do marketing 3.0, os clientes não são apenas clientes, mas seres humanos complexos e multifacetados que buscam produtos e serviços alinhados aos seus ideais. Com isso, Kotler afirma que o futuro do marketing está na criação empresas que sejam capazes de inspirar, incluir e refletir os valores de seu público-alvo.

Por que ler:

      • Philip Kotler é um dos profissionais mais influentes na área de marketing;
      • Conteúdo didático e linguagem fácil.

4. Contágio, de Jonah Berger

Para quem recomendamos: profissionais de marketing que queiram aprender técnicas sobre marketing viral.

Sobre o livro: nesta obra, Jonha Berger revela o que há por trás de comportamentos, serviços e ideias que se tornam virais. Afinal, por que alguns produtos geram boca a boca? Por que determinadas histórias e ideias se tornam virais?

Ao longo do livro, ele explica o conjunto de seis técnicas independentes que, ao serem combinadas, conseguem difundir conteúdos com maior velocidade: bens de consumo, iniciativas políticas, conteúdos online e até mesmo boatos no ambiente de trabalho. Técnicas virais geram engajamento e envolvem o público, por isso, se trata de um dos livros de marketing digital mais interessantes para quem atua na área.

Por que ler:

      • Best-seller do The New York Times;
      • Autor especialista em influência e marketing;
      •  Uma obra que combina pesquisas inovadoras e grandes histórias.

5. Guia definitivo de email marketing, de D.J. Waldow e Jason Falls

Para quem recomendamos: profissionais e empresas que desejam aprender as peculiaridades e melhores técnicas de e-mail marketing.

Sobre o livro: aborda técnicas inovadoras para explorar o e-mail marketing com eficiência na sua estratégia digital. Os autores detalham cada componente deste formato de conteúdo: listas, nome do remetente, linha de assunto, CTAs, integrações com redes sociais e muito mais. Trata-se de um livro para eliminar ideias equivocadas sobre a utilização do e-mail marketing e, entre os principais aprendizados, podemos citar:

      • como aumentar a sua lista de e-mail;
      • orientações para utilizar criatividade e humor;
      • como escrever excelentes call to actions;
      • orientações para integrar essa ferramenta com as redes sociais.

Além disso, esta bíblia sobre o assunto também tem como objetivo preparar os profissionais da área para as tendências e mudanças no futuro do e-mail.

6. Hacking Growth, de Sean Ellis e Morgan Brown

Para quem recomendamos: profissionais da área de marketing, empreendedores e líderes que desejam alavancar os resultados dos negócios por meio de estratégias digitais.

Sobre o livro: o growth hacking é uma forma de analisar e trabalhar o marketing digital voltado para o crescimento acelerado dos negócios a partir de experimentos de baixo custo e hipóteses. Neste livro, os autores explicam como funciona essa forma de trabalhar com marketing e relevam tudo o que a envolve: ciclos de análises, equipes multidisciplinares, hacks etc.

Por que ler:

      • Sean Ellis é conhecido como o “pai do growth”;
      • Obra best-seller;
      • O growth hacking é uma das melhores metodologias de negócios no Vale do Silício.

7. Sundae de almôndegas, de Seth Godin

Para quem recomendamos: principalmente para quem trabalha com clientes de ticket muito alto ou governamentais.

Sobre o livro: conforme o marketing tradicional perde forças para as novas tendências do digital, Seth Godin faz uma provocação relevante neste livro, reforçando que o Marketing Digital pode não servir para todos os negócios e empresas.

Por mais que o autor explore um caminho que é oposto àquele que outros especialistas da área defendem, é uma reflexão importante, afinal, os profissionais de marketing precisam entender quando uma empresa realmente tem potencial para lucrar com estratégias digitais ou se é preciso fazer mudanças para que ela consiga se adaptar para poder se beneficiar da internet posteriormente.

Por que ler:

      • Livro intrigante com uma perspectiva diferente e relevante sobre marketing digital.

8. 500 Social Media Marketing Tips, de Andrew Macarthy

Para quem recomendamos: pessoas com projetos e negócios em plataformas de mídias sociais.

Sobre o livro: o seu objetivo é orientar o leitor em relação à criação e desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital com foco em redes sociais. Ao longo da obra, o autor ensina boas práticas quer podem ser aplicada em canais como Pinterest, Youtube, Facebook, Twitter e Instagram.

Além disso, explica por que os negócios precisam de estratégias de mídias sociais e dá dicas sobre como usar textos, imagens, vídeos ao vivo e outros recursos para atrair a atenção do público e até mesmo como trabalhar com a mídia paga.

Por que ler:

      • Uma bíblia sobre mídias sociais;
      • Orientações e estratégias aplicáveis.

9. SEO Checklist: 10 Steps To Top-3 On Google In 2020, de Roger Burns

Para quem recomendamos: qualquer pessoa que queira aprender as melhores estratégias para ranquear conteúdos no Google.

Sobre o livro: finalizamos as recomendações de livros de marketing digital com uma obra completa sobre SEO, que conta com uma lista de dez etapas para alcançar a melhor posição nas buscas do Google. É uma obra bem prática, que orienta o leitor em relação à criação de uma estratégia de SEO de acordo com as peculiaridades do seu negócio.

Por que ler:

      • Livro reconhecido por profissionais da área de SEO;
      • Prático e didático, com orientações aplicáveis.

Gostou das dicas de livros sobre marketing digital? Agora basta escolher as suas leituras e começar a estudar sobre o assunto para aprimorar as suas estratégias!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!