befreela logo 2

Livros de negócios: os 14 melhores títulos

livros de negocios imagem 1

Você já ouviu falar que o Bill Gates lê em torno de 50 livros por ano? E ele lê desde livros de negócio até livros de ficção.

Porém, com tantos títulos é difícil de decidir quais são as melhores opções, seja você um iniciante ou um leitor mais ávido.

Por isso, decidimos te ajudar nesta tarefa e reunimos aqui uma lista com os melhores livros de negócios que você precisa ler e te mostramos por que você precisa lê-los.

Vamos à lista?

1. A arte da guerra, por Sun Tzu

Para quem recomendamos: para empresários e empreendedores que trabalham em um ambiente competitivo.

Sobre o livro: A arte da guerra é, basicamente, um tratado militar escrito por volta de 500 a.C. Apesar de ser – bastante – antigo, os conceitos de estratégia presentes no livro servem para que possamos compreender a nós e aos nossos “inimigos”, e usar nossas forças e fraquezas à nosso favor, sem nem mesmo precisar entrar em uma “guerra”.

Por que ler:

      • É um livro atemporal, do qual você pode tirar ótimos ensinamentos para os negócios;
      • As frases soltas e os ensinamentos estratégicos fazem deste livro uma ótima ferramenta para ter por perto, é um livro para ser revisitado constantemente;
      • Por não ser um livro sobre negócios, você é estimulado a fazer conexões livremente abrindo diferentes possibilidades de interpretação.
    •  

2. O livro vermelho de vendas, por Jeffrey Gitomer

Para quem recomendamos: para iniciantes em vendas buscando pelos conhecimentos básicos na área.

Sobre o livro: Este é um dos livros mais clássicos sobre vendas e um ótimo manual para ler e reler, seja você um freelancer ou um CEO. O livro vermelho das vendas te ensina a vender mais sem parecer que você está vendendo. Nele, Jeffrey Gitomer aborda conceitos básicos de venda, do por quê as pessoas compram, e como você pode dominar técnicas que lhe farão vender mais.

Por que ler:

        • É o primeiro livro que você deve ler se quer aprender a vender – seja um produto ou uma ideia – pois tem o básico do básico para você começar;
        • O livro traz instruções de como lê-lo e aproveitar melhor o seu conteúdo.

3. A estratégia do oceano azul, por W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Para quem recomendamos: para aqueles que não sabem como criar um diferencial num mercado competitivo

Sobre o livro: A estratégia do oceano azul é um clássico entre os livros de negócio mais vendidos. Este é, basicamente, um livro sobre estratégia. Resumidamente, os autores do livro descrevem um ambiente extremamente competitivo como um oceano vermelho – sangrento, repleto de concorrentes. Para eles, portanto, é necessário não entrar em uma batalha feroz, mas encontrar seu oceano azul no mundo dos negócios. Com a ajuda dos autores é possível entender como encontrar o caminho para ter negócios duradouros e tornar sua concorrência irrelevante.

Por que ler:

      • Traz uma abordagem fácil de entender e ferramentas para te ajudar a criar seu oceano azul;
      • O livro possui estudos de caso e exemplos que facilitam o entendimento dos conceitos apresentados;
      • O conceito do oceano azul pode ser aplicado à uma empresa, mas também à seus produtos e serviços.

4. O mito do empreendedor, por Michael E. Gerber

Para quem recomendamos: para aqueles que querem desenvolver e profissionalizar seu negócio

Sobre o livro: Este é um outro clássico entre os livros de negócio. O mito do empreendedor vai além da negociação e dos aspectos mais técnicos de um negócio, mas traz ótimas reflexões para ser mais produtivo e ter uma atitude mais positiva. Nele você vai aprender a planejar seu negócio para que ele se estabeleça e se solidifique, desenvolver seu empreendimento e até mesmo a delegar funções.

Por que ler:

      • Mostra os principais erros que empreendedores cometem – impossível não se identificar;
      • Te convida a refletir sobre o tipo de empreendedor que você é (existem 3 tipos), o que é fundamental para entender suas forças e fraquezas no mundo dos negócios;
      • Ajuda a estruturar uma empresa que funciona – e cresce –, abordando desde processos internos até estratégias de marketing.

5. O herói e o fora da lei, por Margaret Mark e Carol S. Pearson

Para quem recomendamos: para profissionais que querem se diferenciar e criar uma marca sólida e autêntica – seja para sua marca pessoal ou para uma grande empresa

Sobre o livro: O herói e o fora da lei é um livro sobre branding que usa fundamentos da psicologia para fundamentar a criação de marcas consistentes e extraordinárias. É, basicamente, sobre como posicionar sua marca – seja ela pessoal ou de uma empresa – e seus produtos para gerar conexão com seu público (através das características dos arquétipos desenvolvidos pelo psicanalista Carl Gustav Jung).

Por que ler:

      • O livro te leva a refletir sobre como se posicionar como marca e conectar com sua audiência de forma humanizada;
      • Traz exemplos de marcas para que possamos entender como os conceitos funcionam na prática;
      • Obra perfeita para entender os conceitos de branding, storytelling e marketing na prática.

6. Story Brand, por Donald Miller

Para quem recomendamos: para profissionais que querem se diferenciar e criar uma marca sólida e autêntica – seja para sua marca pessoal ou para uma grande empresa

Sobre o livro: Story Brand é um livro mais moderno que fala sobre como criar uma marca consistente, que atraia a atenção de clientes pela mensagem que passa e pelo nível de conexão que tem com seu público. É, em resumo, um livro sobre comunicação efetiva nos negócios, te ensinando a simplificar sua comunicação para atrair mais clientes e vender mais. Nele, Donald Miller apresenta diversos conceitos de forma prática e também te mostra os elementos das histórias poderosas.

Por que ler:

      • É um livro excelente sobre storytelling, branding, vendas e marketing;
      • No livro físico é possível rabiscar e criar seu próprio “roteiro” de acordo com o que é ensinado pelo autor;
      • Livro simples e fácil de entender, com um passo a passo prático para a aplicação dos ensinamentos apresentados.

7. REWORK, por Jason Fried

Para quem recomendamos: para aqueles que querem colocar a mão na massa e refletir sobre criar um trabalho que funcione para você

Sobre o livro: REWORK é um livro sem enrolação, para aqueles que não têm tanta paciência para começar devagar. Nele, Jason Fried te mostra formas melhores, mais rápidas e mais fáceis para ter um negócio de sucesso. O autor também apresenta diversas ideias para que você desenvolva seus próprios pensamentos a respeito delas, te dando mais autonomia na leitura e na prática. E, o melhor de tudo, Jason Fried te mostra que não é necessário ser um workaholic para ter sucesso.

Por que ler:

      • Livro simples, dinâmico e de fácil leitura;
      • Ideias “pé no chão”, sem exaltar o esforço excessivo e os sacrifícios no mercado de trabalho;
      • É um livro de negócios com conceitos tão brilhantes que podem ser aplicados também na vida pessoal.

8. Hitmakers, por Derek Thompson

Para quem recomendamos: para aqueles que querem entender como podem chamar a atenção do seu público sem precisar apelar para gatilhos mentais

Sobre o livro: Por que algumas informações, ou até mesmo produtos, nos marcam tanto e outros são esquecidos após alguns minutos? É basicamente isto que Derek Thompson explora neste livro. Num mundo saturado de informação, Hitmakers apresenta o que está por trás daqueles que fazem a diferença. E o melhor é que os conceitos por trás da criação de um “hit”, um “viral”, ou algo inesquecível, podem ser usados em diversas áreas – desde o branding até na sua estratégia de marketing.

Por que ler:

      • Livro atual e muito pertinente para os dias de hoje, onde a atenção do consumidor está cada vez mais escassa;
      • Te mostra como criar um “hit” e chamar a atenção do seu público;
      • Destrói mitos e traz exemplos práticos para mostrar à você como os grandes sucessos são criados;
      • É possível aplicar os conceitos abordados no livro nas mais diversas áreas do seu negócio, mas especialmente no no storytelling da sua marca e/ou campanhas.

9. Fora de série, por Malcolm Gladwell

Para quem recomendamos: para aqueles que querem se espelhar na história de pessoas de sucesso e se inspirar

Sobre o livro: neste livro Malcolm Gladwell explora o universo de pessoas “fora de série”, ou seja, aquelas pessoas que se destacam. Com base na história de grandes nomes de sucesso, ele analisa os fatores que os tornaram quem são hoje e como seu passado, família, amigos e as oportunidades que eles aproveitaram traçaram suas histórias. Fora de série é inspirador e realista na medida, para te fazer olhar para seu próprio caminho e entender como chegou até onde está.

Por que ler:

      • É realista, inspirador e envolvente;
      • Mostra que quase tudo é conquistado com muito trabalho e dedicação – sem hacks;
      • Tem um mix de pesquisas acadêmicas, história, filosofia e estatísticas que embasa as afirmações apresentadas sem ser chato;
      • Explora características que costumam resultar em sucesso em diversas áreas da vida.

10. Como fazer amigos e influenciar pessoas, por Dale Carnegie

Para quem recomendamos: para aqueles que querem desenvolver interações genuínas com as pessoas ao seu redor e deixar um impacto positivo por onde passam

Sobre o livro: Este livro é um clássico sobre a influência e a nossa capacidade de conectar-se com outros seres humanos. E por que não aprender as melhores técnicas para se comunicar bem, ser ouvido e ser apreciado?! Afinal, estas são habilidades mais do que necessárias no mundo dos negócios. Em Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie traz, em cada capítulo, conselhos, exemplos práticos e histórias que te ajudam a se comunicar e a deixar uma marca na vida daqueles por quem passa.

Por que ler:

      • Pode ser usado por introvertidos para melhorar suas habilidades de comunicação;
      • Traz conceitos perfeitos para ser aplicados no mundo das vendas;
      • Foca na honestidade e nas interações genuínas entre seres humanos, e não “hacks” para manipular pessoas.

11. Negocie como se sua vida dependesse disso, por Chris Voss e Tahl Raz

Para quem recomendamos: para aqueles que querem aprender sobre as melhores técnicas de negociação e persuasão

Sobre o livro: Chris Voss é um ex-investigador do FBI que participava de negociações com reféns. No livro, ele traz diversos conceitos de negociação, que podem ser colocados em prática tanto no trabalho quanto em casa. Negocie como se sua vida dependesse disso te ensina a ser mais persuasivo, entender a pessoa com quem você está negociando, fazer as perguntas certas e expressar seus pensamentos da melhor forma para fazer com que você tenha uma negociação bem sucedida.

Por que ler:

      • Negocie como se sua vida dependesse disso é um dos melhores livros sobre negociação que já lemos;
      • É um livro de fácil leitura, com exemplos práticos do FBI, tornado tudo mais interessante;
      • Cheio de exemplos que te ensinam a falar e negociar para que a situação tenha o resultado que você deseja.

12. Girlboss, por Sophia Amouruso

Para quem recomendamos: para mulheres que querem começar seu negócio e estão com medo ou que estão simplesmente buscando por lições inspiradoras de empreendedorismo e marketing

Sobre o livro: Girlboss foi um grande sucesso de vendas, especialmente entre os millennials. Sophia Amouruso, fundadora da Nasty Gal – uma marca popular de roupas femininas – conta sua história, como ela começou um negócio que movimentou milhões de dólares vendendo roupas vintage no Ebay. É um livro com lições simples com base na história da autora que mostra, basicamente, que não é preciso ter tudo perfeito para começar.

Por que ler:

      • É um livro sobre negócios e empreendedorismo visto por uma ótica feminina;
      • Traz depoimentos e lições de outras empreendedoras entre um capítulo e outro;
      • Tem um viés de negócio digital, tornando o livro mais tangível para aqueles que não têm um negócio mais robusto ou local;
      • Traz exemplos práticos e é facílimo de ler.

13. Estúpida, eu?, por Camila Coutinho

Para quem recomendamos: para empreendedores que querem entender os bastidores do mundo digital e buscam aprender a navegar neste universo

Sobre o livro: Camila Coutinho é uma empreendedora da nova era, e mesmo que você não tenha um blog sobre moda como ela, o livro é muito relevante. A autora, que começou sua trajetória digital com o blog “Garotas Estúpidas” e hoje tem milhões de seguidores nas redes sociais e parcerias com grandes marcas internacionais, apresenta em Estúpida, eu? uma lição de negócios e empreendedorismo. Por meio de sua história, Camila mostra como ela transformou um hobby num negócio de sucesso e expandiu seus horizontes. O livro traz lições sobre networking, sobre se expor e ter a coragem de ser “cara de pau” e suar muito para alcançar seus objetivos.

Por que ler:

      • O livro é um ótimo título que aborda negócios, comunicação e empreendedorismo feminino;
      • Traz a história de uma brasileira empreendedora e dona de um negócio que movimenta milhões (tá bom ou quer mais?);
      • Mostra os bastidores do mundo digital e as características necessárias para conquistar seu espaço.
      • Estúpida, eu? é um livro honesto, que inspira e motiva.

14. Trabalhe 4 horas por semana, por Timothy Ferris

Para quem recomendamos: para aqueles que querem ter mais flexibilidade no seu trabalho, automatizar processos e ganhar dinheiro de forma passiva

Sobre o livro: Trabalhe 4 horas por semana é um livro disruptivo, que estuda o comportamento dos “novos ricos”, pessoas que não vendem seu tempo e esperam pela aposentadoria para viver. Nele, Timothy Ferris dá exemplos práticos de como ele otimizou toda a sua vida para ter mais tempo, renda passiva e liberdade geográfica para fazer o que quiser. Este é um livro que pode ajudar você a melhorar seu modelo de negócio e também sua vida – e é o queridinho entre os nômades digitais.

Por que ler:

      • Aborda conceitos muito populares hoje em dia (trabalho remoto, flexibilidade, renda passiva, tornar-se autoridade em sua área de trabalho, etc.);
      • Traz exemplos práticos de como o próprio autor atingiu alguns de seus feitos;
      • Te dá dicas de como você pode ter uma vida mais flexível – mesmo que trabalhe em regime CLT;
      • É o livro número 1 para aqueles que querem ser nômades digitais ou ter mais flexibilidade no seu trabalho.

E aí, curtiu as dicas? Então dá uma olhada neste post com os melhores livros de empreendedorismo!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!