befreela logo 2

Como ganhar dinheiro na bolsa de valores: o guia completo

como ganhar dinheiro na bolsa de valores imagem 1

Por muito tempo ganhar dinheiro na bolsa de valores parecia uma ideia distante e até impossível. Felizmente, a corretagem está cada vez mais democrática e hoje toda pessoa investe a partir de poucos toques na tela do celular.

E ao contrário do que muitos pensavam décadas atrás, não é necessário investir um montante irreal para ter retornos significativos ou alcançar a tão sonhada independência financeira. Pelo contrário, o primeiro passo pode ser dado com qualquer valor.

Mas mesmo com o acesso mais democrático aos investimentos da bolsa de valores, os interessados em investir ainda têm muitas dúvidas sobre como começar.

Justamente por isso, hoje nós preparamos uma lista com as melhores opções e apresentamos os principais pontos para levar em consideração antes de investir. Vamos lá!?

1. Conheça o seu perfil de investidor

Antes de investir na bolsa de valores, é fundamental conhecer o seu perfil de investidor. Isto é, você pretende aplicar o seu dinheiro em ações seguras, voláteis ou arriscadas? Além disso, qual será o seu grau de comprometimento?

A partir das suas respostas, você define o seu perfil e passa a ter uma ideia do que fazer e como lucrar com a bolsa.

Geralmente, os novos investidores começam em ações seguras, aquelas costumam ser reservas de dinheiro e garantem ganhos expressivos a longo prazo. Em casos assim, o dólar e o ouro são as principais saídas.

No caso dos investimentos voláteis, eles são as ações das empresas, que se valorizam rapidamente mas sempre com o risco de uma perda expressiva. Por conta dessa variação, os ganhos chegam em pouco tempo, mas sempre há chances de perdas.

No caso das ações de risco, as altas e quedas acontecem inúmeras vezes no mesmo dia. Para investir em ações deste tipo, é fundamental que o seu comprometimento seja total, acompanhando notícias e bastidores do mercado.

2. Defina seus objetivos

Todo investimento precisa ser baseado em um propósito. Sendo assim, nada melhor do que definir seus objetivos antes de empregar o dinheiro em diferentes projetos.

No geral, entre todas as infinitas possibilidades de investimento na bolsa de valores, você encontra ações com as mais diversificadas finalidades. O Bitcoin, por exemplo, tem se tornado um investimento do tipo de reserva e já deixou de ser algo arriscado, garantindo apenas a valorização nos próximos anos.

Para chegar ao seu objetivo, você pode se perguntar sobre em quando tempo quer resultados, ou seja, a curto, médio ou longo prazo. Na sequência, basta encontrar o investimento que fique de acordo com o ganho esperado dentro do período estipulado.

3. Conte com a ajuda de especialistas

Sendo você um iniciante, nada melhor do que ter ajuda de especialistas e profissionais veteranos no ramo de corretagem de investimento. Porém, a ajuda pode vir de muitas formas além da assessoria de investimento.

Uma vez que não seja possível contratar uma ajuda especializada, você pode recorrer às mídias sociais, blogs e portais de investimento. Além da cobertura completa do mercado, você tira dúvidas e entende ainda mais a bolsa de valores.

No entanto, essa ajuda não chega a ser tão boa quanto o acompanhamento de um especialista. Portanto, caso seja possível ter um aliado ao seu lado, não hesite em tê-lo a seu favor.

4. Escolha uma boa corretora

Escolher uma boa corretora é essencial para ter mais lucros sobre seus investimentos. Além disso, este é um passo extremamente importante para aqueles que não possuem tanto conhecimento sobre o mercado, já que algumas opções te oferecem mais ajuda, ou aplicativos simples de usar para iniciantes.

Na prática, o controle sobre as operações ativas é fundamental. E atualmente, tanto grandes corretoras como pequenas empresas do ramo contam com interfaces gráficas fáceis e intuitivas.

5. Tenha dinheiro extra para aproveitar oportunidades

Em uma empresa, nós precisamos ter o fluxo de caixa e deste modo garantir que nenhuma oportunidade seja desperdiçada. Na bolsa de valores, a lógica é a mesma e até mais importante.

Ao deixar um dinheiro extra com propósito de aproveitar as oportunidades do mercado, você compra ações por um valor mais baixo que logo se valorizam e garantem ganhos rápidos e expressivos.

As oportunidades surgem a todo momento, mas nem todas dão retornos garantidos. Em alguns casos, um investimento até então atraente pode ser resultado da especulação dos investidores da bolsa, por exemplo.

Porém, isso costuma envolver ações mais voláteis e arriscadas. Investimentos que funcionam como reserva dificilmente sofrem com este tipo de especulação.

Sendo assim, ao ver que algum investimento de reserva, como dólar, ouro e até o Bitcoin, estão com quedas expressivas, talvez essa seja a hora de investir e garantir que uma fatia dos seus investimentos estejam seguros e, principalmente, trabalhando para você!

E felizmente para aproveitar as oportunidades basta que você tenha um dinheiro extra. Portanto, separe uma parcela dos seus ganhos e aguarde pacientemente pela melhor oportunidade de investimento.

6. Invista regularmente em empresas sólidas

O investimento regular em grandes empresas é a melhor alternativa e está entre as principais formas para obter lucro sobre seus investimentos.

Ao contrário de pequenas e médias empresas, nomes consolidados no mercado dão mais segurança aos investidores e costumam ter políticas bem transparentes. Inclusive, muitos sites contam com relatórios regulares de gastos e informam sobre os próximos passos da empresa.

Por exemplo, a gigante varejista Magazine Luiza está no mercado de ações e toda pessoa pode ser dona de uma fatia das milhares de lojas da rede com pouco mais de 20 reais. Do mesmo modo, operadoras de comunicação, como Claro e Oi, também estão na bolsa.

Esse tipo de investimento regular em empresas sólidas não garante ganhos expressivos em curto prazo. Porém, ao criar um hábito e investir por alguns anos, os ganhos ficam muito mais significativos.

Uma boa dica é escolher uma empresa com base no seu gosto. Isto é, você costuma acompanhar algum nicho específico, como tecnologia e comunicação? Se a resposta for sim, você pode procurar e encontrar alguma empresa que te passe credibilidade e confiança na hora de investir.

7. Invista em diferentes setores da economia

Investir em diferentes setores da economia é um passo muito importante para diversificar seu portfólio e garantir lucros mesmo que um determinado setor tenha prejuízos.

Na prática, a queda de um setor da economia não chega a impactar nos seus resultados por conta da alta de um outro setor. Embora haja uma pequena chance de todos os setores quebrarem, dificilmente isso acontece da noite para o dia.

Pelo contrário, o processo de “quebra” só acontece após longos avisos por parte da grande mídia, como tensões entre países e possibilidade de ruptura política do país.

Vale destacar também que o investimento diversificado dificilmente acontece em poucos meses. Geralmente, os ganhos são diferentes ao ter retornos já expressivos em uma ou mais setores. Portanto, não tenha pressa e faça investimentos conforme os seus ganhos.

8. Diversifique seus investimentos em moedas estrangeiras

Outra forma de lucrar com a bolsa de valores é trabalhar com moedas estrangeiras, que costumam se valorizar rapidamente e garantem resultados mais previsíveis e frequentemente otimistas.

Geralmente, o investimento em moedas estrangeiras é pautado por pesquisas a respeito da estabilidade política e econômica. Deste modo, conforme uma política social e econômica avança, mais valorizado se torna determinada moeda.

Do mesmo modo, o contrário pode acontecer. Quando os resultados passam a ser instáveis, seja na parte social ou econômica, a moeda costuma perder valor em comparação às concorrentes.

Atualmente, as principais moedas estrangeiras que funcionam como reserva são o dólar e o euro. No entanto, com a conclusão do Brexit, a moeda europeia não tem sido a principal alternativa, afinal os investidores ainda esperam os impactos e as posições dos outros membros da União Europeia.

Isso coloca o dólar como a principal moeda estrangeira para se investir. Ainda assim, há outras opções que são mais arriscadas, como a libra esterlina e o dólar canadense.

9. Busque conhecimento sobre o mercado

A bolsa de valores é extremamente ampla e a sua abertura mais democrática pode ser considerada algo recente. Justamente por isso, muitos interessados em investir e alcançar a independência financeira ainda têm receios e dúvidas sobre como começar.

E assim como qualquer dúvida, nada melhor do que a busca por conhecimento para entender como o mercado funciona e, acima de tudo, reage. Uma vez que você compreenda o comportamento do mercado, fica mais fácil fazer previsões corretas.

Com isso, os resultados ficam mais expressivos e logo se tornam mais expressivos ao fim de cada dia. No entanto, todo o aprendizado necessário requer estudos, cursos, networking e centenas de horas de leitura.

Para começar, a melhor maneira é consumir conteúdo sobre o mercado que você pretende investir. Acompanhe corretoras e especialistas nas redes sociais, assine jornais e revistas especializadas em economia, participe de cursos e marque presença em feiras de investimento.

A partir disso, você cria um hábito que garante um aprendizado contínuo e duradouro para alcançar os melhores investimentos da bolsa de valores.

FAQ – Perguntas Frequentes

As ações são parcelas mínimas de uma empresa que torna o investidor um sócio, estipulando deveres e direitos a partir da quantidade de valor investido.

Na prática, você passa a receber uma parte do lucro obtido pela empresa a partir da quantidade de ações que você possui. Ou seja, quanto mais ações, melhores são os retornos de lucro.

As opções binárias trabalham com a expectativa de ganhos de moedas, índices e commodities. À medida que o investidor acerta ou se aproxima da projeção, há a possibilidade de lucro. Caso erre, ele pode perder o valor.

Essa modalidade de investimento se destaca por garantir ganhos mais expressivos e sem investir valores tão altos. Porém, as opções binárias estão entre os investimentos mais arriscados.

Em um outro artigo, nós mostramos como ganhar dinheiro com opções binárias, detalhando mais sobre os prós e contras desta modalidade de investimento.

As melhores e mais populares corretoras para investir são Rico Investimentos, XP Investimentos e NU Invest (antiga Easynvest). Todas possuem uma interface amigável, suporte ativo e materiais para estudo.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!