befreela logo 2

Como ganhar dinheiro com Facebook – 13 ideias para lucrar

como ganhar dinheiro com facebook imagem 1

Para muitos, o Facebook se limita a ser uma rede social, já para outros é uma forma de ganhar dinheiro e viver apenas de freela. Indo além do compartilhamento tradicional de momentos, memes e fotos, a plataforma conta com opções bem complexas.

Entre essas alternativas até então desconhecidas estão a gestão de comunidades, criação de conteúdos virais e, claro, anúncios.

E o melhor disso tudo: todas as principais ferramentas, especialmente os anúncios, contam com guias completos do próprio Facebook. Isto é uma ajuda e tanto para aqueles que estão apenas começando.

Com isso em mente, nós preparamos essa lista e mostramos quais são as principais formas de ganhar dinheiro com Facebook! Vamos à lista?!

1. Community manager

O serviço de community manager geralmente é praticado por grandes franquias e empresas, porém nada o restringe para pequenas e médias empresas. Em resumo, este serviço busca criar comunidades engajadas e fidelizar clientes através das redes sociais.

No papel pode até parecer despretensioso, mas essa é uma das principais atividades de quem vive de freelas trabalhando com a rede social.

Para se especializar e entender melhor sobre essa forma de ganhar dinheiro com o Facebook, você precisa pesquisar sobre como funcionam os grupos da plataforma.

Os grupos, geralmente, são espaços mais reservados e com publicações altamente engajadas. Eles costumam tratar sobre marcas e determinados temas.

Especialmente no caso de grandes empresas e, acima de tudo, portais de notícias, os grupos funcionam como um canal para propagar anúncios e notícias, além de receber comentários positivos ou favoráveis sobre determinados temas.

No caso de pequenas e médias empresas, o trabalho de um community manager não pode se limitar à criação de um grupo.

A melhor maneira de começar é estar presente em comunidades já ativas que tratam de temas interessantes ao negócio e buscar promover a marca através de indicações sutis. Em paralelo, fazer convites para clientes já fidelizados pode ser o primeiro passo até tornar o grupo da empresa uma comunidade ativa.

Em relação à precificação, é interessante cobrar por usuário ativo nos grupos dos quais você participa. Por exemplo, 5 grupos de peças de motos de 3 mil pessoas cada: 15 mil x 0,09 centavos por cabeça: 1.350 reais pela gestão/mês!

Por onde começar: sobre os grupos do Facebook.

2. Gerencie páginas no Facebook

Gerenciar páginas no Facebook é uma ótima maneira de ganhar dinheiro com a rede social. Isso acontece porque pequenas e médias empresas ainda não tiram o máximo de proveito da ferramenta.

Ao se tornar um administrador, a sua principal função está na criação de um cronograma de postagens, seja no feed ou no stories. Em relação ao “como fazer”, você pode simplesmente compartilhar fotos do dia a dia do negócio ou criar artes (conteúdos úteis).

Além disso, é importante considerar a resposta de comentários e mensagens algo obrigatório. Portanto, leve isso em consideração na hora de precificar!

Por onde começar: Comece a usar a nova experiência de Páginas.

3. Gerencie anúncios

Os anúncios do Facebook são as maneiras mais fáceis e rápidas de ganhar dinheiro. Isso porque os resultados são mensuráveis e você consegue ter todas as informações sobre cliques/ligações e reações de quem viu o anúncio.

Há diversas opções de anúncios: vídeos, stories, anúncios em carrossel, anúncios de remarketing etc. Entre tantas alternativas, claro que há uns mais fáceis e outros mais difíceis, variando o modo de precificar cada promoção.

Inclusive, vale destacar que os resultados dos anúncios também dependem do budget do cliente. Ainda assim, mesmo com 50 reais você consegue extrair resultados relevantes!

Na hora de colocar o seu preço, há duas sugestões: colocar 40% do orçamento a ser investido (budget de 1000 reais, então a mão de obra é 400 reais) ou com um valor mínimo por anúncio caso o investimento inicial seja baixo.

Por onde começar: Facebook Blueprint (cursos onlines gratuitos) e Guia de anúncios do Facebook.

4. Produza conteúdo para páginas do Facebook

Você também pode produzir conteúdo relevante para as páginas do Facebook, como artes para o feed de notícias e vídeos para stories.

Essa é a maneira mais popular de ganhar dinheiro com o Facebook. Aqui, em vez de criar um cronograma e administrar a página, você se limita a criar apenas os conteúdos direcionados, podendo ser artes ou vídeos.

As artes são mais acessíveis e comuns de serem solicitadas, já os vídeos costumam ser mais caros e têm pouca procura. Os preços variam bastante, então você precisa ter em mente o seu domínio com ferramentas de design e o valor mais justo pelo seu trabalho.

Por onde começar: Facebook for Creators.

5. Atraia mais clientes para o seu negócio

Com os conhecimentos já citados acima, você consegue atrair mais clientes para o seu negócio e assim conseguir resultados ainda melhores ao fim do mês.

Muitos profissionais das redes sociais, especialmente do Facebook, começam assim: entregam bons resultados e na sequência tiram uma ideia própria de negócio.

Caso você tenha vontade de empreender e já conheça as ferramentas acima, talvez seja interessante considerar empregar o que sabe em um negócio autoral.

6. Use o Facebook Marketplace

O Facebook Marketplace é uma ferramenta nova e até agora bastante promissora. Ele permite que você disponibilize produtos (e até os impulsione) e aumente as suas vendas.

Além disso, você consegue vender eletrônicos e móveis que já não são mais usados e assim ter uma renda extra mais imediata.

Por onde começar: Guia do Facebook Marketplace.

7. Crie uma loja no Facebook

As lojas do Facebook são excelentes alternativas para quem pretende criar e vender produtos, principalmente aqueles mais artesanais.

Elas se parecem bastante com as páginas tradicionais, mas podem contar com vendedores, coleções de itens e integração unificada com o Facebook, o Instagram e até mesmo o Marketplace do Face.

Por onde começar: Sobre as Lojas do Facebook.

8. Faça streaming de jogos

O Facebook conta com uma ferramenta até então nova que permite realizar streaming de jogos: o Facebook Gaming.

Embora o nome não seja tão original, o novo recurso surpreende e oferece muitas vantagens a quem pretende ser streaming e ganhar dinheiro. Por exemplo, há o sistema Level Up. Nele, o streamer conta com ferramentas para crescer ainda mais.

Ainda assim, o público ativo ainda não é tão popular. Justamente por isso, caso queira começar streaming de jogos, talvez seja legal dar uma lida em como ganhar dinheiro na Twitch.

Por onde começar: Conheça o Facebook Gaming.

9. Venda páginas

O comércio de página é uma prática não recomendada pelo Facebook, porém não há nenhum tipo de prejuízo ou chances de banimento. Justamente por isso, muitos produtores de conteúdo constroem e vendem páginas com determinado número de seguidores.

Inclusive, até mesmo páginas de memes costumam ser adquiridas por pequenas e médias empresas. E o valor não costuma ser baixo!

Geralmente, a venda da página é calculada pela soma total de seguidores e a suposta qualidade de quem segue o conteúdo. Ou seja, páginas de conteúdos virais valem menos do que um portal para médicos, por exemplo.

10. Promova produtos como afiliado

Outra forma de monetizar o Facebook é combiná-lo com alguma plataforma de afiliados. Desse modo, você consegue ter um retorno sobre o investimento e ter resultados significativos.

Porém, escolher e trabalhar com esse tipo de marketing é bem complexo. Sendo assim, sugerimos a leitura do artigo como ganhar dinheiro como afiliado para ter um entendimento completo!

11. Divulgue seus produtos digitais

Caso você trabalhe com infoprodutos, talvez seja a hora de divulgar os seus produtos digitais no Facebook, seja através do marketing orgânico em grupos ou de anúncios.

Independentemente, a cada nova venda convertida, você aumenta mais os seus ganhos. Portanto, não há muito o que perder!

12. Promova o seu serviço

Quando falamos de promoção de serviço, você não precisa se limitar à ideia de criar anúncios complexos. Pelo contrário, com vídeos simples já é possível se posicionar e ter resultados melhores.

Caso não queira ativar anúncios, tente fazer vídeos ou stories sobre o seu serviço ou temas relacionados para que a sua imagem apareça e deste modo você aumente os seus ganhos.

13. Crie grupos exclusivos

A criação de grupos exclusivos é algo bem interessante para quem quer monetizar um conteúdo dentro do Facebook.

Na prática, você cria um grupo sobre determinado assunto e a entrada de novos membros acontece apenas quando há o pagamento de uma taxa.

Embora pareça fácil, poucas pessoas conseguem concretizar essa forma de ganhar dinheiro, afinal boas ideias não nascem do dia para a noite.

FAQ – Perguntas Frequentes

Depende. Apenas páginas parceiras podem solicitar a monetização de vídeos e até mesmo de cliques no site.

A adesão é bem burocrática e requer o cumprimento de uma série de questões, seja no vídeo, no conteúdo em si e no site.

Até agora é possível ganhar dinheiro apenas com lives no Facebook. As curtidas não podem ser monetizadas porque não veiculam anúncios.

No caso das lives, o Facebook permite que o produtor de conteúdo ganhe através das assinaturas e das doações. Há também os anúncios em live, mas eles ainda não são tão populares.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!