Advogado: você precisa mesmo de um escritório físico?

Advogado precisa escritório fisico

Há exatamente um ano atrás eu estava deixando o escritório de advocacia no qual trabalhava para me lançar no mercado como advogado.

Ué, mas você já não era advogado?

Sim. Mas o mercado não me conhecia. Minha rotina era entrar no escritório às 8h e sair às 18h. Resolver alguma coisa no horário de expediente? Só se avisasse com antecedência.

Eu queria ter tempo e liberdade para fazer as coisas que eu quisesse ou estar onde eu quisesse, sem ter que esperar as férias ou os finais de semana pra isso.

Um ano se passou. O que aconteceu? Estou escrevendo esse texto aqui de Ubatuba – SP, em plena terça-feira, tomando um café.

advogado-escritório-físico
Meu notebook com 4 anos de uso e uma xícara de café.

Se você está em dúvida entre advogar e prestar concurso público, ou mesmo abandonando o barco porque não aguenta mais as despesas do escritório, esqueça o aluguel da sala, as contas de luz, de internet e o cafezinho.

Advogados com visão de futuro já estão carregando seus escritórios na mochila e dispensando o espaço físico.

Confira essas três dicas que eu separei, se você quiser que essa realidade deixe de ser um sonho pra você, assim como deixou de ser pra mim.

1 – Monte seu modelo de negócio

Se você parar pra pensar, ter um espaço físico não é fundamental para advogar.

Pelo celular, eu checo e envio e-mails, recebo e avalio documentos e faço muito networking (principalmente no LinkedIn). Meus clientes entram em contato comigo sempre que precisam, seja por telefone ou por mensagem. Os processos judiciais eu acesso eletronicamente e minhas petições – e textos – são feitas no Word do meu notebook.

Ou seja, basicamente, preciso de um celular e um notebook para trabalhar.

Quando o caso necessita ou o cliente quer me encontrar para conversar, eu o convido para um café ou me ofereço para ir até ele. Além de ser mais cômodo pra ele – o que gera mais valor ao meu serviço – eu mostro que sou um advogado acessível e humano, tornando a relação mais leve, descontraída e, consequentemente, duradoura.

Portanto, deixe de lado a visão limitada de que todo advogado precisa de um escritório e crie seu próprio modelo de negócio. Você já tem o conhecimento jurídico e as ferramentas para aplicá-lo.

2 – Use a tecnologia a seu favor

Eu sou fã de aplicativos e ferramentas que facilitam a minha vida. Afinal, trabalhar por conta própria exige muita organização.

Como eu dependo de um celular e um notebook para trabalhar, fiz deles o meu próprio escritório, e tenho tudo o que preciso para me organizar, me comunicar e escrever.

Com o Wunderlist, por exemplo, consigo organizar simplesmente tudo, desde as finanças de casa até os prazos processuais. O aplicativo me dá um panorama das tarefas do dia e também da semana, todas divididas em pastas, permitindo que eu organize muito melhor o meu tempo. Para me comunicar, o bom e muito utilizado WhatsApp está aí. Faço ligações e chamadas por vídeo, dispensando qualquer custo com linha telefônica.

Recentemente listei os aplicativos e ferramentas que utilizo no meu dia a dia como advogado e escritor.

3 – Abrace a ideia de que qualquer lugar pode ser o seu escritório

Trabalhar em casa é excelente, mas é importante que você não fique isolado. Quanto mais contato com outras pessoas você tiver, maiores são as chances de surgirem oportunidades.

Portanto, coloque seu notebook na mochila e procure uma cafeteria, um coworking ou qualquer espaço com Wi-Fi, de preferência onde outras pessoas também frequentam para trabalhar. Essa é uma oportunidade incrível para você fazer networking, trocar ideias e, por que não, fazer clientes.

Conclusão

Quando eu trabalhava no modelo tradicional de escritório, o único contato que eu tinha era com o relógio. Ficava olhando para ele esperando o alinhamento dos ponteiros às 18h.

Eu lia muito sobre essa galera que trabalha de qualquer lugar do mundo e achava que isso era impossível pra mim, a não ser que mudasse de profissão.

Com um pouco de criatividade e muita coragem, eu mudei totalmente a minha forma de trabalhar. Hoje trabalho no horário que eu me sinto mais produtivo e não preciso esperar as férias para estar onde eu quero.

Se quiser, isso é possível pra você também.

Ubatuba – SP, 23 de Janeiro de 2018.

Publicado originalmente em pedrocustodio.adv.br e republicado em befreela.com com a autorização do autor.


E aí, curtiu as dicas? Tem mais alguma pra compartilhar? Deixe um comentário aqui nos contando!

Se quiser salvar este post para ler depois, salve a imagem abaixo no seu painel do Pinterest! Aproveite e siga nosso perfil por lá clicando aqui!

Advogado precisa escritório fisico

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!