Para nossas viagens dentro e fora do Brasil usamos sempre o Booking para reservar nossos hotéis. Como ficamos pouco tempo em cada lugar vale a pena alugar um hotel e, como viajamos em duas pessoas, geralmente o valor de um apartamento ou casa no Airbnb não tem compensado.

Portanto, para ajudar você a escolher um bom hotel através do Booking vamos mostrar como fazemos para não cair em roubadas.

Como escolher um bom hotel através do Booking

Pesquise no Google os melhores bairros para se hospedar

Antes de começar a sua busca no Booking, pesquise no Google quais são os melhores bairros para se hospedar e veja qual se encaixa no seu perfil e, claro, no seu orçamento.

O melhor bairro para se hospedar é muito relativo, já que o melhor bairro para alguém que quer festar não é o mesmo de quem quer relaxar.

Nós, como nômades, sempre buscamos um bairro tranquilo, mas que tenha uma boa concentração de cafés e coworkings onde seja possível trabalhar com facilidade.

Deixe a preguiça de lado nessa hora e leia o máximo de informações que puder até encontrar a vizinhança perfeita. Lembre-se também de que se você está bem localizado e próximo a pontos de interesse pode economizar – e muito – com o deslocamento dentro da cidade.

Busque hotéis no Booking e use o filtro ‘Nota de avaliação e preço’

Uma vez que você decidiu o bairro que quer ficar, pode fazer a busca no Booking preenchendo o nome da cidade, as datas e o número de pessoas por quarto.

Depois de clicar no botão “Buscar” você pode selecionar o bairro(s) que se encaixa(m) na sua preferência. Aí é só selecionar o filtro ‘preço x nota de avaliação’.

Este filtro é ótimo pois vai fazer uma relação destes dois aspectos e mostrar os melhores preços com as melhores avaliações, te ajudando a conseguir um bom hotel pelo melhor preço.

Veja o que o hotel oferece de serviços gratuitos

O que é importante para você?

Pondere o que precisa durante a sua viagem, quais comodidades são necessárias. Você quer ter café da manhã todos os dias no hotel ou prefere pular da cama e encontrar algum lugar para comer? Quer se exercitar durante sua estadia? Vai precisar de transfer do aeroporto?

Leve em consideração o que está incluso no preço da diária. Muitos hotéis tem uma diária com preço mais acessível, mas não oferecem tantas comodidades.

Se você pesquisar bem, pode encontrar um hotel que tenha a diária R$ 10 ou R$ 20 mais cara, mas que oferece um bom café da manhã ou tem uma piscina para você aproveitar depois de um longo dia passeando ou trabalhando.

Avalie o que é mais importante de acordo com suas necessidades e compare as notas

Gostamos de reservar nossas acomodações através do Booking porque ele mostra notas para diversos aspectos importantes.

Através das notas que os usuários dão para cada aspecto é possível avaliar a qualidade de cada um dos fatores que consideramos importantes quando reservamos um hotel.

Para nós, os aspectos mais importantes são Wi-fi, Localização e Funcionários. Precisamos de internet boa porque trabalhamos através dela. Precisamos e gostamos de ficar bem localizados e próximo à pontos de interesse e restaurante para que possamos fazer a maioria das coisas a pé ou usando transporte público. Gostamos de ter uma equipe prestativa que possa nos auxiliar com informações sobre a cidade ou que possa nos ajudar quando a internet não funciona e coisas do tipo.

Este tópico é muito pessoal. Nômades precisam de uma boa conexão com a internet, portadores de necessidades especiais podem precisar de uma rampa de acesso, elevador ou quartos no térreo. Avalie o que é mais importante para você e verifique as informações e notas de cada aspecto no Booking.

Leia os relatos dos hóspedes

Nem sempre a nota ajuda ou você pode querer ter mais certeza sobre ela. Algumas vezes a nota não é o suficiente, então você pode recorrer aos relatos que, em sua maioria, correspondem à realidade e você ainda pode filtrar por assunto.

Como disse, nós precisamos de uma boa conexão à internet, portanto, além de olharmos a nota da Wi-Fi, também buscamos relatos que incluam este aspecto.

No Booking você pode selecionar os comentários que incluem determinado assunto e ler as opiniões sobre ele. Nós gostamos de ler as informações sobre Wi-Fi e Localização para sabermos mais detalhes e isto sempre tem nos ajudado a escolher lugares perfeitos para nossas necessidades.

Lembre-se de pesquisar sobre a limpeza

Lá no Booking há também a nota da limpeza. Muita gente não leva em consideração e esquece deste aspecto, mas ele é muito importante. Há lugares por aí com muita sujeira, infestação de bed bugs, etc.

Então, se você quer se manter limpinho e saudável, lembre-se de colocar a limpeza como uma prioridade.

Em nossa viagem para a Tailândia erramos feio em um hotel. Acabamos priorizando o preço e ao chegar no hotel escolhido, além de nos sentirmos super inseguros, percebemos que ele era longe de tudo e tinha teias de aranha por todos os lados. Tivemos que trocar de hotel e perdemos o dinheiro.

Lembre-se sempre que o barato, muitas vezes, sai caro.

Leia sobre a política de cancelamento e fique atento às taxas

Antes de reservar, veja como é a política de cancelamento do hotel e também quais taxas estão ou não inclusas no valor indicado.

O Booking informa se o cancelamento é gratuito – e por quanto tempo. Além disso, em letras miúdas você também pode ver o que está ou não incluso no valor mostrado pelo site (valores como impostos municipais, taxa de limpeza e outros podem estar ou não embutidos naquele valor, cabe a você verificar isto antes de reservar para não ter nenhuma supresa).

Portanto, atente-se a estes detalhes.

Uma vez que você fez tudo isso, reserve e aproveite sua próxima viagem!


E aí, curtiu as dicas? Tem mais alguma pra compartilhar? Deixe um comentário aqui nos contando!

Se quiser salvar este post para ler depois, salve a imagem abaixo no seu painel do Pinterest! Aproveite e siga nosso perfil por lá clicando aqui!

Uma fotógrafa que ama fotografar (claro!), viajar, comer, beber, fazer compras, viajar, ler, usar roupas bonitas, ver o pôr do sol, viajar, descobrir coisas novas, decorar a casa, passar horas na Netflix, viajar e conversar sobre todos estes assuntos.