befreela logo 2

Livros de empreendedorismo: 9 títulos que você precisa ler

livros de empreendedorismo imagem 1

No ano de 2020, o Brasil atingiu dois marcos importantes em relação ao empreendedorismo: o maior número de novos autônomos nos últimos 20 anos e mais de 10 milhões de empreendedores encerrando seus negócios.

Essa duplicidade oferece muito o que pensar, não é mesmo?

Muitas pessoas que já empreenderam diriam que abrir um novo negócio é relativamente “fácil”, o que é difícil mesmo é mantê-lo.

E para cultivar uma mente empreendedora e obter sucesso duradouro na carreira, nada melhor do que aprender com quem sabe.

Por isso separamos os nove melhores livros para empreendedores ou para aqueles que já empreendem, mas não conseguiram fazer o negócio decolar ainda:

livros de empreendedorismo imagem 1

1. “Pai Rico, Pai Pobre” por Robert T. Kiyosaki

Já se passaram mais de 20 anos desde o lançamento dessa obra best seller. Contudo, ela continua tão relevante quanto antes para aqueles que querem saber mais sobre a arte de empreender.

A pergunta que dá início ao livro é: “a escola prepara as crianças para o mundo real?”

A partir dessa provocação, Robert então segue desmistificando algumas crenças populares como “notas altas representarem quem terá sucesso no futuro”.

O autor ressalta que muitos dos elementos essenciais para o sucesso na vida adulta, como o conhecimento sobre dinheiro e investimentos, não são ensinados nas salas de aula tradicionais.

Ainda aconselha que hoje em dia não existe mais o chamado “trabalho seguro”, portanto, não faz sentido seguir a receita de bolo que nos ensina a estudar muito para encontrar o tal trabalho estável.

Os conselhos dados nesse livro falam sobre aprender a viver no mundo moderno, o mundo real, não aquele que as teorias tradicionais ensinam ser o correto.

Não só trabalhar para ganhar dinheiro, o autor afirma que é preciso que pais instruam os filhos a fazerem o dinheiro trabalhar para eles. Só assim as pessoas irão de fato entender o que é autonomia e ter o controle do próprio destino.

2. “As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar” por Robert B. Cialdini

Nesta obra, o psicólogo Robert B. Cialdini busca debater os fatores e elementos envolvidos na arte da persuasão. O seu objetivo é revelar o que influencia uma pessoa a fazer algo e quais técnicas funcionam melhor.

Esse é um livro essencial para quem deseja se aperfeiçoar na tarefa de persuadir pessoas, ao mesmo tempo que nos ensina maneiras de evitar sermos enganados por manipuladores.

Para isso, o autor se baseia em seis princípios psicológicos que regem o comportamento humano (e, na linguagem do marketing digital, também agem como gatilhos mentais):

·     Reciprocidade;

·     Coerência;

·     Aprovação social;

·     Afeição;

·     Autoridade:

·     Escassez.

Quando usados com uma intenção ruim, esses princípios podem se tornar verdadeiras armas. No caminho para empreender, é muito importante saber direcionar o seu poder de maneira correta e evitar algumas armadilhas na hora de administrar o negócio.

3. “O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios” por Charles Duhigg

O repórter investigativo Charles Duhigg busca, nessa obra, mostrar a todos nós que o atalho para o sucesso é entender como os hábitos funcionam e como utilizá-los ao nosso favor.

O autor afirma que transformar hábitos com intenção e propósito pode revolucionar toda a maneira como vivemos, trabalhamos e progredimos. Isso pode ser aplicado em qualquer atividade e render bons frutos.

Os padrões regem o modo como sentimos, compreendemos as coisas e realizamos ações. E aqueles que percebem o poder de identificar e explorar o potencial de padrões podem construir um verdadeiro império.

4. “A Estratégia do Oceano Azul” por W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Nesse livro, os dois professores criaram uma obra de referência no que diz respeito à estratégia e sucesso.

Baseando-se em um estudo de 150 movimentos estratégicos de diversos setores, os autores declaram que para conseguir obter sucesso por um longo tempo, organizações devem se concentrar na teoria dos oceanos:

> Evitar o Oceano vermelho: o ambiente competitivo, sangrento e brutal, de um segmento de mercado em que rivais competem por um espaço para conseguir lucro e melhores negócios.

> Focar no Oceano Azul: o espaço intocado e inexplorado pelo mercado, um ambiente cheio de potencial para crescimento que oferece muitas oportunidades.

5. “Os segredos da mente milionária” por T. Harv Eker

Este livro também fala sobre a importância de seguir hábitos, mas dessa vez, os hábitos das mentes milionárias. O autor declara que o sucesso ou fracasso de nossa vida financeira está muito ligado à forma como pensamos sobre dinheiro.

Construímos esse modo de pensar ainda na infância e ele molda o nosso destino financeiro, definindo se vamos controlar ou ser controlados pelo dinheiro.

O autor ainda ressalta como a organização das finanças é primordial, até mais do que a quantidade de dinheiro que temos. É um livro que ensina sobre a verdadeira riqueza: como administrar o dinheiro para alcançar os objetivos que buscamos.

6. “O Mito Do Empreendedor” por Michael E. Gerber

Michael publicou uma obra que traz um passo a passo de métodos eficientes para que preparemos as nossas mentes e nossas atitudes, em busca do aumento da produtividade e do sucesso de negócios próprios.

É uma abordagem teórica que foca na prática: o que você precisa aplicar em seu negócio para que tenha uma excelente base de funcionários, uma estrutura sólida, um sistema estável e um bom planejamento de riscos.

Assim, você alcançará o sucesso e a rentabilidade desejados, com o pé no chão.

7. “Mindset: A nova psicologia do sucesso” por Carol Dweck

Essa obra é considerada uma referência da psicologia, escrita pela professora e psicóloga Carol Dweck.

Após décadas de pesquisa, a autora desenvolveu a seguinte teoria: a atitude mental, que ela chama de “mindset”, que temos para encarar a vida determina se teremos sucesso ou não.

O mindset define a nossa relação com as pessoas, com o trabalho, com a forma de ver o mundo, e é um elemento crucial para explorarmos todo o nosso potencial e atingir as metas desejadas.

8. “O poder da ação: Faça sua vida ideal sair do papel” por Paulo Vieira

Paulo Vieira apresenta neste livro, através conceitos e exercícios práticos, o método que ajuda as pessoas a reformularem os rumos de suas carreiras.

É através da ação que aprendemos a tomar as decisões corretas, a explorar nosso potencial, desenvolver novas habilidades e revolucionar a nossa maneira de pensar.

9. “A startup de $100” por Chris Guillebeau

Neste livro, o autor traz conceitos e dicas práticas que desenvolveu a partir da pesquisa de 1500 empreendedores que começaram seus negócios com um capital baixíssimo, algumas até mesmo com 100 dólares.

Elas conseguiram multiplicar esse capital exponencialmente e através de suas táticas, Chris criou esse guia para aconselhar aqueles que possuem o desejo de fazer o mesmo.

É estudar e seguir métodos que deram certo na vida real.

Qual desses livros de empreendedorismo você já tinha lido? Quais outros indicaria?

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais artigos como este

Inscreva-se na nossa newsletter

Pode ficar tranquilo, não mandamos spam nem vendemos seu e-mail! Sua segurança está garantida com a gente :)

Precisa de ajuda?

Quer ser freelancer mas não sabe por onde começar? Nós te damos uma mão!